A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

key Z 07/11/2023

Nostalgia!
Esse foi o primeiro livro que eu li. Há 10 anos...

Ah, que nostalgia foi ler isso! No mesmo dia que peguei esse livro (numa biblioteca, assim como 10 anos atrás) terminei a leitura sem parar.
Foi ele que me abriu as portas para a vida de leitura constante, e fico feliz de ter passado por essa experiência com essa história.
Hoje, mesmo mais "velha", dei muitas risadas, me emocionei, entrei na história e pude entender o pq de eu ter continuado com as leituras.

Livro muito especial para mim.

Ana Cristina 13/03/2021

Tem certeza que é só pra criança?
Pra variar gostando muito dos livros dessa autora. Alguns marcaram minha infância, e agora, depois de alguns anos, peguei esse que ainda não tinha lido e me encantei de novo por histórias simples, engraçadas e importantes ao mesmo tempo. Não vejo a hora de ler a casa da madrinha, da mesma autora. Muitas expectativas pra esse próximo livro.

Beatrizfc 23/05/2023

E não ia mais ter dono nenhum costurando o pensamento dele.

Li esse livro pela primeira vez bem novinha não entendia muito bem tudo, ontem lendo pela primeira vez depois de adulta entendi, esse livro é excelente é um livro antigo que retrata um problema atual a sociedade ainda hoje trata as crianças como se não fossem gente como se a voz delas não valessem de nada.
Quantas crianças desde pequena aprendem a reprimir seus sentimentos e suas vontades por causa da família e escola, e provavelmente vão se tornar igual todos os outros na sociedade porque não puderam dar as asas a imaginação e ser quem elas queriam ser.

Annelidea 06/01/2024

Esses dias fiquei pensando que esse livro era o melhor do mundo e se isso não seria só nostalgia. Não era
Juro que li esse livro um monte de vezes quando era criança e ele sempre fazia eu me sentir super compreendida. Minha mãe falava sempre que era um dos livros favoritos dela quando era menor e, sendo filha mais nova em uma família gigante, eu acho que ela também sentia uma compreensão na protagonista do livro. Os diálogos são super engraçados e a história passa que você nem vê.
Peguei pra ler nessa tarde e espero que muitas outras tardes venham pra eu reler e reler.

Edu 04/08/2020

Melhor livro.
Lembro de ter lido ele quando entrei na adolescência, me identifiquei muito com a principal pois eu também não tinha amigos. Kkkkk ainda não tenho.
Camila Cristiane 04/08/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li, tinha 11 anos e lembro dele com um amor no coração ?

Edu 04/08/2020minha estante
também foi o primeiro que eu li ??? conheço várias pessoas também que começaram a gostar de ler por causa desse livro

Bella 31/08/2023

Que graça !
Amei esse livrinho , creio que se eu lesse ele quando pequena , amaria essa história ainda mais!
Raquel é uma menina muito engraçada e criativa , ela ta em conflito com si mesma , pois queria ser menino , e vive no mundo dela. Ela tem vontades que mudam rapidamente, tem uma criatividade pra histórias engraçadas. Ganhou uma bolsa amarela , que cabe Deus e o mundo .

O livro gira em torno dessa bolsa e diversos persongens que são a essência desse livro. Muito perfeitinho , divertido e criativo!
Esse livro mostra a criança que vive dentro de Lygia Bonjuga , não é atoa que ela seja uma autora tão premiada !
Quero ler tudo dessa mulher , e fico feliz que meu primeiro contato tenha sido com um livro tão bom e leve como esse !

Monica Quintal 16/06/2023

"A Bolsa Amarela já se tornou um "clássico" da literatura infanto-juvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade' - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa."

Isso não é um livro, é terapia, é aula, é ensinamento. Que coisa mais linda, sensível, delicada. Estou impressionada com a capacidade de colocar tanto significado em passagens tão "infantis", tão imaginativas. Amei, amei, amei!

Nathalya.Gaspar 18/09/2021

A bolsa amarela
Eu achei esse livro incrível, li pra um trabalho da escola e adorei, é um livro infanto-juvenil muito bom, onde conta a história de uma menina q tem vários conflitos com a família, e todas as coisas q a família n entendia ela guardava dentro de uma bolsa amarela.

Eu gostei muito do livro, a leitura é super fluida li em uma semana, recomendo!

Amanda2174 19/03/2021

Gostinho de infância!
Nunca fui muito de ler livros, mas tenho uma irmã que devora livros num instante! Quando criança admirava muito isso nela, pois vira e mexe ela ganhava livros de presente dos nosso parentes e pais. Um dia a nossa nos deu o livro bolsa amarela, que para não pareceu de imediato um livro interessante. Mas com o tempo minha irmã insistia para que o lesse pois não iria me arrepender (eu até acho que esse foi o primeiro livro que eu li!) Resmungando eu pegue analisei o livro e comecei a ler, não era ruim, pra falar a verdade era ótimo! Pasmém considerando que eu nunca tinha lido um livro (apenas histórias em quadrinhos) me envolvi tanto com o livro que o terminei no mesmo dia! Todos aqui em casa ficam surpresos com a minha ?conquista?. Com o passar dos anos ele continuava sendo meu livro favorito mesmo depois de outos livros que eu li. Esse livro é encantador! Guardo ele com muito carinho no meu coração! Até hoje não o reli, mas pretendo porque sinto a necessidade de ter que renovar o sentimento e o carinho que eu tenho por esse livro!
Certeza que você ficou com vontade de ler, me conta aqui um livro que fez a mesma coisa com você!
Vanessa 19/03/2021minha estante
Tive a mesma experiência com esse livro! Aos 10/11 anos, peguei essa mesma edição emprestada na biblioteca da escola e adorei! Até hoje não reli e também não lembro mais da história (kkkkkk) mas quero muito!

Myh Barreto 19/03/2021minha estante
Que legal! Eu sinto vontade de ler também o meu primeiro livro, o caso da borboleta atíria da coleção vaga-lume. ?

Amanda2174 19/03/2021minha estante
@vany aaa que adorável saber que não foi só eu que em senti assim esse livro é fantástico! ( pelo menos a Amanda de 11 tem ele como favorito kkk) espero encontrar ele aqui em casa para poder lê-lo

Reinaldo.Souza 26/03/2021

Incrivel
Livro muito bom, ensina ótimas lições de moral para crianças e adultos
Prof. Angélica Zanin 30/03/2021minha estante
Curtinha, hem, Arthur!

TA4Y 13/03/2021

Tão gostosinho ver a criatividade de uma criança, eu me senti tão vidrada em conhecer a história de um galo, chega me deixou triste tudo que ele passou
E o guarda chuva então?

Espero que Raquel continue com seus histórias

gabriellepiresss 27/05/2022

Não é apenas um livro infantil
Eu recomendaria esse livro para pessoas de todas as idades. A história é criativa e trás em si ensinamentos mais profundos do que eu esperava quando comecei a ler...

"Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa."

Raphael 24/08/2020

Leiam para os seus filhos e leiam por vocês mesmos
16° livro do ano: A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga.

Nota: 4,0/5,0

Nunca tinha ouvido falar de Lygia Bojunga até recentemente, quando o @synvalbarreiros fez um post, no Instagram, indicando a leitura de 5 escritoras brasileiras, entre as quais a incluiu. Curioso, fui pesquisar a respeito de sua obra e, desde então, quis ler algo dela. Foi a primeira escritora brasileira a ganhar o Prêmio Hans Christian Andersen (1982) - uma espécie de Nobel da literatura infanto-juvenil - e também o Prêmio Astrid Lindgren Memorial Award (2004), que utilizou para criar uma fundação dedicada a incentivar a formação de leitores. Assim, quando vi que o @leiamulhereslavras estava propondo a leitura desse livro, pedi licença para participar dessa leitura, junto com o grupo e agradeço desde já pela experiência de leitura.

A Bolsa Amarela é um desses livros para crianças que os adultos deveriam ler. Conta a história de Raquel, uma menina cheia de imaginação, que tem três grandes vontades: queria crescer depressa; queria ter nascido menino (porque ela achava que ser menino devia ser muito mais legal, já que os homens "podem tudo" e ela tinha vontade de brincar de um monte de coisa que diziam pra ela que não podia, por "ser coisa de menino"); e queria ser escritora. Bastante incompreendida e reprimida pela própria família, Raquel acaba enfiando essas três vontades numa grande bolsa amarela que ganhou de presente e, a partir daí, vive a sua jornada de autodescobrimento, transitando entre o real e o imaginário, com amigos para lá de especiais, como um carismático Galo chamado Afonso, entre outros.

Além de uma história divertida, A Bolsa Amarela toca em temas importantes:
1) é um livro sobre respeito à criança, em sua condição de indivíduo;
2) perpassa a questão da emancipação da mulher;
3) publicado em 1976 - em pleno regime militar - o livro faz críticas veladas ao autoritarismo.

É bem curtinho. Leiam para os seus filhos e leiam por vocês mesmos.

Ana 30/04/2021

total apego emocional com esse livro?li quando era super novinha para uma prova na escola e lembro que gostei dms, pretendo reler
Nay 30/04/2021minha estante
Li vários dela na biblioteca na adolescência

Daniel.Amorim 23/03/2023

É uma leitura simples e rápida mas traz otimos ensinamentos.Ele retrata a infância a inocência das crianças e seus desejos algumas vezes sem sentido. Eu tbm gostei das girias antigas q trazem um ar mais leve ao livro.