A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Marialeticia_costa 28/04/2021

A Bolsa Amarela
Raquel é uma menina cheia de vontades, mas as suas maiores vontades são a de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. Sua família não dá ouvidos as suas grandes vontades, em Raquel resolve esconde-las e guarda-las em uma enorme bolsa amarela.

Bia 07/04/2011

A Bolsa Amarela
Esse livro fala sobre uma menina chamada Raquel que tem vontade de ser grande, de ser menino e se tornar escritora. Só que sua familia não da atenção para ela, não acredita nela.Por ser criança, sua família trata ela diferente e pensa que criança não tem vontades.Raquel junta o mundo real da família com o mundo criado por sua imaginação, cheios de amigos secretos e fantasia.
Dentro de uma bolsa amarela, ela coloca suas vontades, imaginações, amigos.Juntos vivem uma aventura incrível cheia de emoções e fantasias, assim resolvendo seus problemas com sua familia e com o mundo.
Vale apena ler esse livro fantástico, que ajuda as pessoas a perceberem que a vida não é nada sem imaginações e fantasias e que crianças tem vontades iguais a todas as pessoas.Então não adianta dizer que você não tem vontades, porque todas as pessoas tem algo em mente.

Beatriz M. Tertuliano
Prof. Angélica Zanin 08/04/2011minha estante
Valeu, Bia!

bia 21/10/2011minha estante
eu ainda irei ler esse livro

Rogerio 21/04/2018minha estante
obrigada bia
valeu mesmo você me ajudou muitooooooo

Lua 22/04/2021

Muito fofo e leve
Eu amei o livro foi uma delícia de ler. Ótimo para crianças.
Ótimo pra qualquer pessoa que queira relembrar a infância, ou se sentir jovem de novo.

Helena Gonçalves 25/11/2022

A Bolsa Amarela
Livro de Lygia Bojunga, A bolsa amarela conta a história de Raquel, uma menina que se sente meio deslocada na família, que não a escuta ou compreende, como ela mesma relata em uma carta a um amigo inventado. Percebendo que criança tem pouca ou nenhuma escolha e que, da mesma forma, as mulheres são impedidas de fazer uma porção de coisas, Raquel tem vontade de ser grande e de ser menino. E uma terceira vontade: ser escritora.
Mas, sua família não é muito aberta às suas vontades e até ri de suas invenções, ela decide esconder as três vontades, para que ninguém as veja. O melhor lugar que encontra é uma bolsa amarela que chega entre os presentes de uma tia e que ninguém da família quer. Na bolsa amarela, ela guarda também outras coisas e amigos secretos, com os quais entra em um mundo de fantasia que a ajuda a lidar com as limitações de menina e com o crescimento daquelas vontades.
O livro cutuca a sociedade da época sobre a forma como as crianças em geral são tratadas: sem direito a se expressar, tendo sua privacidade invadida a todo momento, sendo obrigadas a fazer coisas que não querem, como, por exemplo, comer bacalhau na casa da tia, mesmo não gostando de bacalhau, ou fazer apresentações para entreter os adultos.
Também chama a atenção para as diferenças na educação entre meninas e meninos, na forma como a sociedade podava as mulheres.
É um livro com mais de quatro décadas poderia muito bem se passar por um livro escrito agora, exceto pelas expressões que entregam sua idade.
Hoje em dia, mesmo que o tratamento destinado às crianças seja diferente e que as mães e os pais se esforcem para prover tudo aos filhos, é provável que muitas crianças se sintam como Raquel: incompreendidas, sem direito a ter vontades, silenciadas.
Sobre as mulheres, embora tenhamos alcançado muitos direitos, ainda precisamos vencer grandes obstáculos. Fora essas reflexões, que são bastante ricas, é uma aventura acompanhar as fantasias e o crescimento de Raquel. Por essa razão, recomendo A bolsa amarela não apenas aos jovens leitores e leitoras, mas a todo mundo que aprecia uma boa leitura.

Fernanda 31/08/2022

Todas as crianças deveriam ter essa bolsa??
O tipo de livro infantil para todas as idades. Para quem, como eu, já está longe da infância, essa história trás um sentimento nostálgico e acolhedor.
Além de que, a protagonista é tão fofa e merece tudooo??

Déh 16/08/2022

Que nostalgia!
Li esse livro quando tinha 10 anos e agora pude reler novamente, tirando uma grande lição: Precisamos deixar a bolsa mais leve, pois a medida que vamos guardando coisas desnecessárias o peso vai aumentando e não conseguiremos carregá-la.
Gostei muito como a autora coloca numa linguagem simples e infantil e como ela faz uma crítica à sociedade por diminuir as meninas e colocar os meninos no poder.
Amanda 16/08/2022minha estante
Marcou minha infância também ?

Ana Cristina 13/03/2021

Tem certeza que é só pra criança?
Pra variar gostando muito dos livros dessa autora. Alguns marcaram minha infância, e agora, depois de alguns anos, peguei esse que ainda não tinha lido e me encantei de novo por histórias simples, engraçadas e importantes ao mesmo tempo. Não vejo a hora de ler a casa da madrinha, da mesma autora. Muitas expectativas pra esse próximo livro.

Maikele.Jardim 24/07/2022

Favoritei
Acabei de terminar a leitura desse livro e estou aqui encantada, me sentindo acolhida por essa história tão linda. Li esse livro em 3h num dia que foi muito especial pra mim, e o fato da história ser leve e ter me dado a sensação de aconchego só a tornou ainda mais especial pra mim. O livro é escrito de uma maneira leve e simples, pelos olhos de uma criança: a Raquel, que é curiosa e questiona tudo ao seu redor. Ainda assim, o livro trás críticas importantes sobre a maneira que as crianças eram tratadas naquela época -uma crítica que permanece atual aos dias de hoje- e o livro traz também a crítica de gêneros: Raquel pensa muito que queria ter nascido menino só por que quer brincar de soltar pipa, jogar futebol e ter suas vontades ouvidas e respeitadas, quando na verdade ela só queria se sentir livre e respeitada. Tudo isso dito de uma maneira simples e clara, mas com muitas metáforas também. Fiquei triste pela maneira que a família de Raquel a trata, pois sei que muitas pessoas já passaram por isso na vida e muitas ainda passam. Mas meu coração se encheu de alegria quando ela encontrou amigos, deixando claro com uma citação: "que bruta diferença é a gente ter amigos". Me encantei pela Raquel, sua criatividade, seu desejo de ser livre para realizar seus sonhos e achei o final do livro perfeito, mesmo querendo ler sobre Raquel a vida toda. Amei a linguagem usada no livro e penso que este livro bem poderia ser lido por todas as idades.

Beatriz3345 22/07/2020

Meu primeiro livro
A bolsa amarela foi o primeiro livro que eu li, tirando aqueles de princesas de 10 páginas sabe?! Até hoje me lembro de sentar em um cantinho da biblioteca municipal para ler essa história. Agora enquanto escrevo me vem a vontade de reler esse livro que marcou tanto minha infância.

Angela87 04/02/2023

A bolsa amarela
Leitura muito tranquila, no início achei que seria muito infantil mas com um pouco mais de empenho da minha parte se mostrou ser uma história encantadora, onde a imaginação de uma criança se mistura com sua realidade difícil de ser compreendida pelos adultos, me identifiquei com a Raquel em vários momentos e pude tirar lições deste livro.
"Queriam rir de mim? Paciência. Melhor rirem de mim do que carregar aquele peso dentro da bolsa amarela" - Raquel.
Jaqueline228 04/02/2023minha estante
caraca, memória desbloqueada. Lygia Bojunga foi a minha companhia durante os tristes recreios escolar, deu até saudade de ler "Corda bamba" dela

Isabele 09/01/2022

Um livro muito criativo, eu simplesmente adorei, teve algumas partes em que eu ri, outras em que eu me emocionei, outras d raiva etc.. é um livro que eu amo e já li mais 4 vezes

Nathia 13/02/2020

Conflitos de uma criança
A história relata de uma maneira muito clara e com uma linguagem simples os conflitos de quando se é criança.
A menina encontra na "bolsa amarela" uma maneira de reprimir suas três vontades íntimas: de crescer, de ser menino e ser escritora.
Um enredo que provoca uma reflexão sobre tudo aquilo que cada um reprime em sua própria infância por conta de uma pressão, muitas vezes, exercida pela própria família.

Roselaine12 27/04/2023

A bolsa amarela
Esse foi um dos livro que me fez gostar de ler. Li quando era criança e me apaixonei. Conta a história de uma menina que escondia na bolsa amarela suas 3 principais vontades que eram: ser menino, crescer e ser uma escritora. Recomendo a leitura.