A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Milenas4 19/03/2023

Esse livro é muito bonitinho, fiquei encantada com as histórias que ela criava e me peguei refletindo sobre várias coisas com elas, muitas lembranças da infância também vieram ao ler esse livro e o sentimento era de nostalgia. A história também mostra sobre como a criação baseada no "criança não tem querer" é triste e como os adultos tendem a não respeitar as crianças como seres humanos que têm suas próprias vontades e opiniões

nkog.neato 02/07/2022

Cute
Estava precisando de uma coisa mais leve, adorei!! O Afonso é um galo muito esperto e a menininha não fica atrás. É uma historinha muito envolvente, faz com que você se sinta dentro da bolsa. Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas, muito gostosinho.

Pretti 09/10/2022

Uma bolsa amarela para tempos cinzentos
A bolsa amarela, da Lygia Bojunga: um livro com cheiro de infância, mas uma infância inventiva e revolucionária, a mesma da qual o mundo precisa hoje. A discussão no Clube de Leitura Bons Casmurros foi ótima e fez o livro crescer ainda mais.
isaak_gd5 09/10/2022minha estante
adoro esse livro ?

Paloma 02/08/2021

Para qualquer idade!
Adorei! Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Muitos ensinamentos importantes para o desenvolvimento de crianças e de qualquer pessoa; sendo, dessa forma, um livro para qualquer idade (Levando em conta que a existência humana é um continuo processo de aprendizado). E ainda é muito engraçado!
Quero ler mais dessa autora e tentar convencer minha sobrinha de 9 anos a ler (me desejem sorte kkkk).

MônicaZC 01/09/2020

Impossível não amar este livro. A protagonista Raquel e sua imaginação fértil, nos leva a mundos imaginários. A bolsa amarela refere-se ao amadurecimento da menina.

Lígia 28/06/2020

Nunca me identifiquei tanto com um livro
Eu comecei a ler esse livro devido a um dos desafios de uma maratona que estou participando o qual tenho que ler um livro de uma escritora do mesmo nome que o meu. Escolhi A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, pois era um dos vários livros da autora que tive em minha casa quando criança, mas que nunca cheguei a ler. Imaginem a minha surpresa, anos depois, de que esse livro se tornou facilmente um dos meus preferidos. E, ao conhecer a protagonista Raquel e suas três vontades - ser grande, ser homem e ser escritora - entendi porquê essa leitura pôde ser muito mais aproveitada agora do que teria sido se eu tivesse lido quando criança.

Escrito em 1976, Lygia (muito íntima como podem ver) retrata em a bolsa amarela uma realidade que não está tão distante da nossa. É fácil entender e se identificar com Raquel quando ela convive com uma família que a reprime todos os dias, afinal por que as crianças deveriam ter o direito de imaginar e de criar? Por que ela poderia criar um história sobre um galo chamado Rei? Além disso, quais as vantagens de ser uma menina em um mundo que só os meninos podem fazer as coisas? é aí que seus desejos são expressos como uma necessidade de liberdade por toda a repressão sofrida em casa.

Ao ganhar uma bolsa amarela, Raquel vai colocando nela todas as suas vontades que vão crescendo ou diminuindo de acordo a como ela vai se sentindo. É somente ao conhecer Afonso - o galo que se chamava Rei -, Terrível, a Guarda-Chuva, o Alfinete bebê, e a família que mora numa Casa de Consertos que Raquel vai conseguindo se encaixar e descobre que nem tudo é como ela imagina, e que no mundo há bastante espaço para nos aceitarmos.

Embora um livro infantil, o que pode fazer com que nem todo mundo goste, a história de Raquel e sua bolsa amarela traz diversas lições ainda muito importantes na atualidade e, mais do que tudo, representa algo que muitas vezes esquecemos - ou nos fizeram esquecer - sermos nós mesmos.
Victor 28/06/2020minha estante
Eu li esse livro na infância e outra vez na adolescência e acho incrível como ele aborda questões importantes de forma leve, apesar de tanto tempo publicado ele continua atual.

Gilmara.Fernanda 28/06/2020minha estante
Eu sempre indico esse livro para os meus alunos. Se puder, leia "sapato de salto" tbm da Lygia. É muito bom!

Lígia 28/06/2020minha estante
nossa, demais!

Lígia 28/06/2020minha estante
Vou ler sim! Obrigada pela indicação

Camila 23/12/2022

Vontades de ser garoto, adulto e escritora ...
Reflexão sobre como vc age com as crianças, como diferenciar menino de menina pode ser negativo (antes de tudo são crianças) e como se deve levar em consideração suas opiniões... recomendo.

omanoel 29/04/2021

Perfeito!
Uma História sensível e encantadora, que nos permite viajar por diversas situações e viver essas experiências incríveis que se passa pela vida de Raquel.

Sarah.Diane 23/11/2022

Maravilindo ?
Já havia lido este livro quando tinha uns 11 anos, e não me lembrava direito da história, só lembrava de ter amado lê-lo. Hoje, terminei o livro emocionada, lembrando dos momentos que passei lendo ele na infância, e na certeza de querer lê-lo também para as minhas filhas. ?

Géssica 14/07/2023

A vontade de escrever só para quando se escreve
Muito ruim ser criança. Era isso que a protagonista tanto odiava, ela queria ser grande logo e fazer e falar tudo que queria.
Vendo do olhar de um adulto da até tristeza pensar que tratamos crianças dessas formas por vezes, isso só deixa elas incapazes de se expressar, de aproveitar o que são sem pressa do que poderão ser, nada que uma grande imaginação e bons amigos não tenha ajudado.

tainana0 18/02/2022

o livro é 'infantil' mas é muito bom para todos nós, que somos gente grande e não entendemos mais como funciona o mundo dos pequenos. recomendo muito, leitura levinha e super fácil!

Dani 23/05/2021

Me surpreendeu!!
Este livro estava guardado aqui em casa há anos, nunca havia lido pois achava que seria um livro bobinho para crianças, estava errada.
Foi uma leitura muito gostosa de se fazer, me surpreendeu muito desde o começo, quando acabei fiquei com um quentinho no coração.

LAvia240 25/03/2024

Eu achei o livro muinto legal principalmente a parte em que ela esconde as coisa dentro da bolsa e quando ela cria personagens

Hanchuk 22/03/2023

Mais um da Lygia e confesso que gostei, é infantil mas tem uma moral bem legal, até quero ter uma bolsa amarela também