A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

TA4Y 13/03/2021

Tão gostosinho ver a criatividade de uma criança, eu me senti tão vidrada em conhecer a história de um galo, chega me deixou triste tudo que ele passou
E o guarda chuva então?

Espero que Raquel continue com seus histórias

Maria 31/03/2023

Muito fofo
Li por indicação de uma amiga. É um infanto-juvenil bem simples e fofo, mas tem camadas e camadas de imaginação e um quê filosófico que rendem material pra reflexões tremendas sobre infância, sonhos, a forma como valorizamos (ou não) o pensamento das crianças, liberdade, amizade, família... Vish, tem é coisa pra falar!

Daniel.Amorim 23/03/2023

É uma leitura simples e rápida mas traz otimos ensinamentos.Ele retrata a infância a inocência das crianças e seus desejos algumas vezes sem sentido. Eu tbm gostei das girias antigas q trazem um ar mais leve ao livro.

miojosemtempero 27/05/2023

O livro trata dos problemas adolescentes de uma garota e mostra suas paixões por pequenas coisas: ]

Tatiane 24/10/2021

Tenho buscado literatura infantil e infanto-juvenil agora que sou avó para minhas futuras contações de história. A surpresa, porém, é que os livros que estou lendo ou relendo vêm me apresentando um mundo de possibilidades e de reflexões que muitas vezes não acreditamos possíveis em algo destinado a crianças.

Lygia Bojunga tem me deixado desconcertada com sua profundidade. Acho que muitos de nós, adultos, também estamos carregando pesos de mais em nossas bolsas amarelas e estamos precisando aprender a esvaziá-las e nos reconhecer como pessoas com sentimentos, medos, angústias... E isso faz parte.
Ana Sá 24/10/2021minha estante
Que legal isso, Tatiane! Seus netos/netas terão ótimas lembranças afetivas desses momentos! ?? Vou acompanhar suas indicações aqui!

Tamires 13/11/2021

A bolsa amarela, de Lygia Bojunga
A bolsa amarela, livro de Lygia Bojunga, foi publicado originalmente em 1976; época em que o Brasil vivia o período da ditadura militar. Essa contextualização é importante para entendermos uma característica primordial da protagonista dessa história: sua ânsia por ser aceita e livre.

Raquel é uma menina repreendida dentro do próprio lar, com suas vontades e particularidades completamente ignoradas. Ela tem três desejos: ter nascido garoto, ser logo gente grande e ser escritora. Ser garoto e gente grande pelo mesmo motivo: liberdade. Ser escritora porque era um desejo além de qualquer explicação que ela pudesse dar. Só sabia que queria escrever.

“Lygia foi a primeira autora brasileira a receber o Prêmio Hans Christian Andersen (1982) e o Prêmio Astrid Lindgren Memorial Award (2004). Eles são considerados as maiores honrarias concedidas aos escritores da literatura infantojuvenil no mundo”

A menina nos mostra como é difícil pertencer, como é difícil ter a individualidade respeitada sendo uma criança em fase de amadurecimento. A bolsa é onde ela guarda tudo, inclusive suas vontades, ora leves, ora pesadas. Acho interessante a bolsa ser dessa cor, amarela, que atualmente simboliza o cuidado com a saúde mental.

“Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo. Um dia ele muda você e pronto: você enjoa de ser pequena e vai querer crescer.” (p. 49)

É no refúgio da amizade que a vida de Raquel vai se tornar mais leve. Para não dar muitos detalhes sobre o enredo, vou destacar, aqui, dois dos personagens de que mais gostei:

O galo Rei, que depois passa a se chamar Afonso: personagem inventado pela própria Raquel, que escreveu a história dele até certo ponto. O galo estava destinado a ser o chefe do galinheiro, mas não gostava nada disso. Ele queria que todos tivessem voz, que cada um pudesse escolher o que fazer, galo ou galinha. Ele queria igualdade, queria liberdade! Mas, sem apoio entre os seus, foi preso, forçado a ser “aquilo que havia sido destinado a ser”. Apesar de tudo, decidido a lutar por algo importante, foge do galinheiro e vai morar na bolsa amarela, até encontrar uma ideia pela qual lutar.

O galo Terrível: Assim que esse galo nasceu, resolveram que ele seria um galo de briga implacável, e já lhe deram o nome de Terrível. Foi sistematicamente treinado para ser brigão, mas Terrível era amoroso, cultivava felicidade. Chegou um tempo em que ele não seguia o script de galo de briga, então os donos dele adotaram uma medida que resolveria o problema de uma vez por todas: costuraram o pensamento do galo com uma Linha bem forte, para deixar de fora só o que realmente importava para eles: o pensamento de brigar. E assim foi sendo; Terrível venceu 130 brigas, até encontrar um galo mais novo. Aqui também é digno de nota informar que Terrível é primo de Afonso e que a Linha também é uma personagem com seu espaço devido no livro.

“Resolvi que se eu queria escrever qualquer coisa eu devia escrever e pronto. Carta, romancinho, telegrama, o que me dava na cabeça. Queriam rir de mim? Paciência. Melhor rirem de mim do que carregar aquele peso dentro da bolsa amarela.” (p. 103)

A bolsa amarela é um livro que trata de temas sensíveis ao mesmo tempo que nos leva por aventuras incríveis. Pode ser, para muitos leitores, uma bela porta de entrada para a literatura fantástica. Além dos temas retratados por Lygia, outro ponto interessante a ser trabalhado em uma leitura compartilhada com alguém mais jovem é a questão da linguagem. O livro, como já dito, é de 1976. Sendo assim, podemos ver um pouco da forma de se expressar daquela época. Por exemplo, o eufemismo “abotoar o paletó” ao falar de morte; o termo “curtição”, que eu realmente não sei o melhor sinônimo atual, mesmo tendo nascido em 1990; “transa”, no sentido de transação ou acordo; “trambolhão”, que quer dizer também queda barulhenta, entre outros. A bolsa amarela é um livro pequeno, só 140 páginas. Mas uma literatura tão gigante. Tão nossa.

site: https://www.literaturablog.com/resenha-a-bolsa-amarela-de-lygia-bojunga/
Amandinha 13/11/2021minha estante
A primeira vez que li esse livro eu era muito pequena para entender a mensagem que transmitia, mas ele sempre foi um dos meus livros preferidos na prateleira. Depois de ler a sua crítica vou ter que lê-lo com novos olhos.

Débora 14/11/2021minha estante
Li para a minha filha, na época com 6 anos, pensando ser apenas um livro infantil...mas fui EU que amei esse livro, achei genial!!!

Sergiocamppo 27/11/2021

Aprendendo a ser leve
A Bolsa Amarela é uma obra madura. Do tipo que reflete com profundidade as inseguranças, confianças e esperanças do autor.
Em sua obra Lygia Bojunga é capaz de transmitir com perfeição o mundo vivido por uma criança solitária e criativa que precisa urgentemente ter amigos com quem conversar e aprende aos poucos como ser feliz e lidar com suas vontades sempre crescentes.
A maior mensagem do livro é, provavelmente, a de que não é necessário mudar completamente quem somos para que sejamos felizes. É possível ser uma criança madura, um adulto brincalhão e um velho de pensamento sempre novo. Também é possível sermos satisfeitos com o nome que recebemos e o com o sexo que nascemos, ainda que não tenhamos escolhido nada disso. E, além do mais, não devemos nos abalar quando riem, zombam ou debocham de nossos projetos e sonhos.
Este livro é uma obra-prima. Para mim foi um daqueles livros que você mal termina de ler e já quer reler. E posso acrescentar com segurança que é uma obra de extrema importância, que deveria ser lida e contada para o máximo de crianças possível, a fim de que aprendam lições valiosas e não se frustrem jamais com a mente fechada de tantos adultos.
Acredito que através da criatividade e sensibilidade da autora, muitos leitores devem ter finalizado o livro - assim como eu - sentindo-se leves e renovados como Raquel.
Brenda 27/11/2021minha estante
Uau, há um tempo ouvi um podcast fazendo referência a esse livro! Vou colocar na minha lista

cássia 30/09/2021

achei um amorzinho esse livro, mesmo sendo mais infantil trás uma mensagem linda e a maneira como é apresentada é incrível

Rosana Miyata 17/04/2023

Um livro rapidinho de ler e bem gostoso.
Uma menina que não tem voz na sua família e que tem os seus conflitos internos (as suas três vontades) e que, a partir da escrita e da sua imaginação vai se autoconhecendo e entendendo as três vontades que ela tanto queria esconder de todos.

A autora vai colocando vários personagens durante a história e no final consegue interligar todos eles finalizando lindamente.

Bruna 03/08/2022

A bolsa amarela ??

- Fiquei pensando: mas se ela não queria mais filho por que é que eu nasci? Pensei nisso demais, sabe? E acabei achando que a gente só devia nascer quando a mãe da gente quer ver a gente nascendo. Você não acha, não?

Achei aquilo tão bacana! Na
escola, quando a gente lê a vida de Tiradentes e desse pessoal importante, vem sempre essa frase junto: ?homens que lutaram por suas ideias".

- Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo.

sacerda :) 26/06/2020

adorei
segunda vez que leio esse livro, e gostei bastante, leitura leve e rápida

Adriana Scarpin 18/04/2021

Para contrabalancear o narcisismo lispectoriano nesse dia nacional da literatura infantil sempre temos a prosa mais do que maravilhosa da Lygia Bojunga, que ao meu ver é nossa maior autora infanto-juvenil de todos os tempos, impossível não ficar em êxtase diante de sua obra.
E para as meninas que quiserem/querem ser escritoras nenhuma obra falou mais intimamente na cabecinha delas nas últimas décadas do que A Bolsa Amarela, são gerações de meninas querendo ser escritoras e desconstruindo gênero por causa dos lampejos desse livro. Um livro que continua uma delícia mesmo quando somos adultas.