Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

Bianca2515 26/04/2024

Palavras mais que necessárias para dar um acalanto e identificação com os sentimentos que permeiam o luto, cada camada mais profunda que vamos acessando com o passar do tempo, dando consciência a dores para permitir que seja transmutada e curada. Não é fácil, cada luto é único e não cabe julgamentos. É você com você mesma nesse processo de transformação de sentimentos e pensamentos e redescoberta de um novo eu e o reaprender a viver.

Igorclxt 23/04/2024

O luto é uma forma cruel de aprendizado.
Minha avó, que me embalou nos braços e era a única pessoa que se importava verdadeiramente comigo, faleceu no começo desse mês. Apesar do quadro clínico dela, após um AVC em fevereiro, nunca apresentar algum progresso minimamente relevante ou indicar um fiozinho que seja de esperança, a gente ainda tenta seguir em frente e pensar positivo, acreditar até em milagres. Exatamente às 1h da madrugada resolvi, inquieto, sair para caminhar pelas ruas desertas do meu bairro. Pela manhã, a notícia veio da minha mãe, chorosa: "O hospital ligou. Sua avó faleceu às 01:30." Agi com dureza, como se já esperasse, porque no fundo eu já esperava mesmo, mas no fundo eu também buscava não pensar tanto como uma forma de evitar ou atrasar o inevitável. Enquanto esperávamos no hospital para resolver as burocracias da coisa, senti (como tantas vezes antes) que aquela minha "calma" era apenas momentânea, que em algum momento a barreira iria se romper e de mim sairia uma avalanche de raiva, negação, culpa e, principalmente, dor.

Comprei esse e outro livro enquanto estava no hospital esperando pelo atestado de óbito. Comprei várias coisas: algumas úteis e outras inúteis. Queria ocupar minha cabeça, assim como o venho fazendo ao máximo desde então. Escrevo este desabafo em uma madrugada vazia e solitária na casa onde a presença da minha avó está em cada cantinho, em cada mínimo detalhe, mesmo com sua ausência. A cama dela está vazia. A cômoda, com as roupas cuidadosamente dobradas, ainda está no mesmo lugar. O potinho que ela sempre enchia de doces e vinha me dar, agora está vazio. Para sempre. E eu não sei mais onde me encontro nessa nova realidade. Há pouco mais de uma semana, após uma crise, comecei um tratamento: agora estou sempre medicado, sempre dormindo também. Os remédios me impedem de chorar e sofrer muito, me impedem de agonizar, mas não fazem desaparecer a pavorosa sensação de que uma parte de mim foi arrancada para sempre.

Sinto-me incompleto.

No mais, este livro é, de fato, um relato muito potente sobre o luto, sobre a dor da perda e sobre a dificuldade em saber lidar com ela. Me identifiquei em muitos trechos e agradeço por ter conhecido a escrita da Chimamanda, que agora me convida a conhecer mais e mais de sua obra.

"Como é possível o mundo seguir adiante, inspirar e expirar de modo idêntico, enquanto dentro da minha alma tudo se desintegrou de forma permanente?"
JoAo366 23/04/2024minha estante
Meus sentimentos.

glwrix 21/04/2024

Um relato potente e honesto sobre o luto.

por muito tempo, restringi meu luto ao castelo da minha imaginação. ser encontrada por narrativas como essa, que acolhem e abrem caminhos para a identificação, é sensacional.

a escrita da chimamanda é encantadora por si só. aqui, ela coloca verdade e afeto em cada palavra, tornando a leitura um abraço para todos aqueles que já conheceram o luto.

TatiFranca 21/04/2024

Retrato fiel do luto ?
Comecei este livro duas semanas após perder meu pai. foi ao mesmo tempo um alívio pela identificação e uma dor profunda pelos sentimentos colocados em palavras de forma tão intensa e significativa. lindo! ?

Rodrigo Leão 20/04/2024

Incrível
Um livro que me fez chorar! Desbloqueou lembranças que eu estava guardando. Enfim recomendo demais para todos que tem alguém que já se foi....

Thá Cherilli 18/04/2024

Esse livro é um abraço
Esse livro é realmente um abraço.
Perdi meu pai em circunstâncias completamente diferentes da autora. Mas ela colocou em palavras o que em muitos momentos eu senti.
É difícil explicar pra quem não passou por essa dor, por mais que a gente tente a gente não consegue dar a real dimensão.
E me senti acolhida em muitos momentos da narrativa dela.
A raiva com as outras pessoas, a sensação de não saber quem você é a partir de agora.
Eu recomendo demais esse livro.
Foi uma amiga que me indicou e foi perfeito!

babipalhuzi 13/04/2024

Sensível
O livro é de simples leitura, bem sensível e ajuda a nomear alguns desconfortos presentes na vivência do luto, em específico, de alguém muito próximo. É bastante íntimo e real.

saam.L 04/04/2024

Reflexivo.
Perdi meu pai ha 5 anos,e como sempre fui muito próxima dele,fiquei destruida;esse livro me ajudou a aceitar muitas coisas,pensar,e me tirou muitas lágrimas.

Bruna 04/04/2024

O inevitável luto
Uma leitura sentimental, pessoal e crua. Chimamanda com a maestria das palavras traz o relato de seu próprio luto com a perda do pai tão próximo e querido, externando como a dor muda para sempre a vida das pessoas. A narrativa traz ainda nuances culturais da etnia igbo (grupo do sudoeste da Nigéria), que tem rituais funerários próprios, como também tem como plano de fundo as dificuldades trazidas com a pandemia de covid-19 e o isolamento social.

lidoporluana 10/03/2024

24ª leitura de 2024
Essa é a minha 4ª leitura de uma obra da Chimanda e é impressionante o quanto a autora consegue sensibilizar o leitor durante o decorrer de cada capítulo. A escrita dela é honesta, sincera e forte e nos deixa completamente conectados.

“Notas sobre o luto” fala sobre as fases do luto que ela viveu e que muitos de nós já viveu ou pode acabar vivendo. Além disso, Adichie resgata com muito carinho, vários momentos vividos pela família.

Essa leitura é muito rápida, li em duas horas. O livro é pequeno e a escrita é fluida. Vale muito a pena ler!

Wintruff 06/03/2024

Muito emocionante, me sinto genuinamente afetuosa em relação ao pai dela. Ele parece ter sido um pai incrível.

alanamendesm 06/03/2024

Livro muito interessante por se tratar não apenas do luto em si, mas do luto durante o pico da pandemia do COVID. para quem está passando por qualquer tipo de luto, o livro é reconfortante na identificação dos sentimentos.

Tatiana Andrade 04/03/2024

Um livro bem sensível.
Eu não tenho muito a dizer
Mas valeu a pena ler sobre como esse sentimento provoca muitas emoções.

Tatiane256 04/03/2024

Notas sobre o luto
Mais um relato de como o Corona vírus afetou física e emocionalmente o mundo, de como ele arrancou da vida das pessoas quem elas mais amavam.