Um Milhão de Promessas

Um Milhão de Promessas Cinthia Freire

Resenhas - Um Milhão de Promessas

mariavictoriagobbi 30/06/2021

você pode ser o que você quiser ser
bem, o livro realmente é muito tocante (foi por conta das resenhas que resolvi ler). Porém, a primeira parte, é bem desconfortante de ler e bem chata. Muita enrolação. Um terço do livro para desenvolver algo que poderia ser desenvolvido com menos páginas.

Mas, sim, o livro é forte. Trata de temas fortes. Dá pra sentir a dor de thales pela narrativa. Infelizmente, é uma realidade. E quem dera, todos tivessem um Milton para dar um suporte como ele deu.

E sempre reforçar que podemos ser quem quisermos ser. Ninguém pode nos impedir de realizar nossos sonhos. E sim, Thales passou por tantas coisas, ele merecia aquele fim.

luuh.mag 02/09/2021

O melhor livro que já li na vida
Terminei esse livro há 10 minutos e ainda estou processando ele. Quero começar dizendo que é um livro MUITO pesado, incluindo vários gatilhos (estupro, violência, suicídio e outros) e por isso a obra é tão profunda e cativa tanto o leitor. A Ayla e o Thales são personagens extremamente complexos e com muitas camadas, todas muito bem desenvolvidas por sinal. Amei a representação da amizade da Ayla, Duda e Thales e como o amor da Ayla pelo Thales se desenvolveu de forma tão pura e ingênua. É um livro real que fala sobre dores da vida real e como infelizmente crianças, que deveriam ser seres tão puros, podem sofrer com a maldade de pessoas nojentas e cruéis.
Não posso dizer mais sem dar spoilers, mas se não tiver nenhum gatilho desses que citei, por favor, leia esse livro e se desenvolva como ser humano?

simara.fabiana 17/02/2022

Tocante, sensível, incrível, real....
"... Você pode ser o que você quiser, garoto."

"...o que importa não são as coisas que nos derrubam, mas sim aquelas que nos levantam."

Este livro é mais do que uma história, uma ficção e sim, uma visão, um grito silencioso de socorro de muitos garotos.

Somos apresentados à história de vida do Thales, um menino que é negligenciado pela família e que sofre calado a cada dia e mesmo assim não deixa de ter seus sonhos e objetivos. Thales tem em sua melhor amiga, Ayla, um porto seguro, seu único lugar no mundo onde pode silenciar as vozes em sua mente e os maus tratos em seu corpo. Ayla o ama de todas as formas, mesmo nos momentos mais difíceis, e é em um desses momentos que Ayla terá que provar o quanto Thales é importante para sua vida, e a cada prova deste amor surge uma nova conquista para o futuro, uma promessa a ser cumprida, um sonho a ser realizado.

É um livro forte, tocante, sobre a dor de quem sofre calado os traumas por inúmeros abusos, o medo de quem tem o corpo e o coração quebrados diversas vezes e se vê desmoronando e só enxerga uma saída para esse sofrimento.

Um livro onde sonhos, desejos, objetivos e promessas de um menino o ajudaram a seguir em frente, mesmo com todos seus traumas e medos.

Um livro que nos mostra que nem toda família é de sangue, família são aqueles que estão conosco não importa a situação, família é o nosso lar, é onde o coração está.

Um livro sobre o poder das palavras e o poder do amor incondicional, entre dois adolescentes, e de um pai por seus filhos e também pelos filhos de quem ele amou um dia.

Enfim um livro que vou carregar para sempre em meu coração.

Letícia Kartalian 08/07/2023

3 estrelas
O livro que é lindo e tem uma mensagem linda e a escrita da autora é boa (e melhorou MUITO do primeiro livro que li dela, anos atrás) pra esse, o drama é intenso - até demais pro meu gosto, mas sei que é uma característica da escrita da autora e tudo bem -, chorei, me emocionei, mas...
não amei o desenvolvimento do livro.

Entendi tudo, entendi a jornada do mocinho, mas a narrativa foi lenta e prolongada demais, os personagens eram novos demais - o que também atrasou o desenvolvimento.
A linha do tempo pode ser confusa em alguns momentos com passagens de tempos sem sinalização clara e em um dos grandes pontos altos da história, no final, o desenvolvimento foi mínimo porque nenhum dos protagonistas estava na cena.
Eu acho mais do que ok, em alguns casos, ter narração de outro personagem que não seja o casal principal para uma contextualização maior do que está acontecendo, faz toda a diferença. E aqui não teve, o que acabou tornando a cena meio jogada, sem propósito a não ser mais sofrimento para os personagens.

Os dois grandes temas tratados foram feitos de maneira exemplar, dá pra notar o cuidado que a autora teve em retratá-los, especialmente o DPCA, que é um tema da própria vida da autora. Minhas críticas para as duas situações: só ficar explícito o nome da doença ao final do livro, na nota da autora e a falta de nome ao abuso sofrido pelo Thales, pela boca do próprio personagem, dentro da narrativa.
Só é mencionado em duas situações: quando o Milton, pai da Ayla, conta pra filha. E quando o Milton é sequestrado e o Thales cogita explodir pro policial. Eu entendo que seja um tabu enorme falar sobre isso, como foi muito bem mostrado no livro. Mas até mesmo o pensamento era interrompido e não senti um fechamento sobre o assunto da parte do Thales quanto a isso, como se ele sempre fosse se envergonhar do que aconteceu, quando não é motivo de vergonha, já que ele não fez nada de errado. Fizeram errado com ele.

Mas o mais forte pra mim foi o quanto a Ayla deixou de viver pelo Thales.
Mesmo quando ela estava vivendo, fazendo faculdade, não verdade ela não estava.
Ela era a válvula de escape dele o tempo todo, e se tornou pior quando ele sumia e depois voltava esperando que ela estivesse disponível pra ele, além de ter nutrido em um momento aqui e outro ali pensamentos de não ser o suficiente.
Eu adoro o fato de que a cor dela não faz diferença na condução da história, apesar de ter um ou outro momento em que isso é comentado, vindo de outras pessoas, mas ao mesmo tempo é bem complicado ela ser a personagem preta que não tem destaque e só serve de apoio pro crescimento do personagem branco.
E eu acho, sim, bem problemático que a mocinha tenha menos destaque e desenvolvimento que o mocinho. Nada nela foi desenvolvido. Nada nela foi forte ou importante o suficiente. Ele era só a vizinha fofa que lia pra que o mocinho não surtasse, e convenceu o pai a cumprir uma promessa que ele mesmo já tinha feito.

Eu não entendo nada de futebol e nem dos bastidores desse universo, mas não fez sentido algum na minha mente a Ayla não conseguir se encaixar na agenda dele quando a vida dele se transformou e ambos estavam morando na mesma cidade. Ele não quis estar com ela. Ele escolheu se afastar.
E é aí os meus próprios sentimentos eram dúbios, porque ao mesmo tempo em que eu queria que ela parasse de se anular, de viver esperando e ansiando; eu também queria que ela largasse tudo e fosse atrás dele, que se jogasse de vez já que ele era o que ela queria.
Isso me irritou em muitos níveis.

É um livro denso e com temas fortes que foram bem trabalhados, mas que tem muitos defeitos.

May books 20/02/2022

Lindo, emocionante, real, doloroso
Que livrooo! Eu queria aplaudir essa obra quando terminei, tão real e cruel e ao mesmo tempo tão lindo e inspirador, o livro tem muitos gatilhos e sofri com alguns deles, mas não parei pq simplesmente não conseguia é totalmente viciante a escrita da Cinthia Freire, e quero agradecer por esse livro que me ensinou tanto, e agora estou quase de ressaca literária pq não consigo parar de pensar no Thales e na Ayla.
Com certeza esse livro é 5 ??+ ??
Pfv leiam essa perfeição em forma de livro. ?

liitelles 31/01/2022

Bom livro
Gostei do livro, bem intenso. Algumas partes foram cansativas, mas você ainda fica com interesse de ver o final e o que vai rolar com os personagens.

"E eu percebo que mesmo com todas as dificuldades, mesmo tendo conhecido o lado mais feio da humanidade, no fim das contas eu sou eu garoto de sorte, porque o amor me salvou."

Melanie.Roberts 07/02/2022

Lindo, perfeito, devastador...
Foram tantas as emoções lendo esse livro, que só de olhar a capa o meu coração aperta. Amei, chorei, o meu coração foi quebrado, colado, aquecido, quebrado de novo e por aí fora. Um livro doloroso de ler mas muito necessário, para que consigamos entender todos os Thales existentes no mundo. Houveram personagens que ganharam o meu coração todinho, pois deram para o Thales, o que ele nunca teve em casa. Mas há uma personagem que eu não consigo perdoar. O que ela fez foi o que mais doeu em mim. Super recomendo a leitura.

Cris 23/04/2021

Épico
Antes de dizer sobre Um Milhão de Promessas eu preciso dizer sobre Cinthia Freire, que escritora, que autora que pessoa FODA isso mesmo ela é, a The Best, ela é Top é simplesmente uma Autora SENSACIONAL. Quando conheci sua escrita através do Pete achei nossa "que fofo dramático", daí veio o Gatão Cadu e eu disse "NOSSA que garoto quebrado safadinho", daí me empolguei e fui apresentada ao Léo e a Giulia com "G" e falei "MANO, PUTA QUE PARIU" e foi quando pensei ter lido a história mais difícil da minha vida, ledo engano, eu tinha sido apresentada a história mais triste porém, com um final Feliz. Depois veio os nossos meninos quebrados e nossas meninas Super Poderosas da Série Segredos, pensei comigo agora sim nosso Rainha atingiu o apogeu, mas não, ela estava simplesmente ensaiando para nos jogar na BR sem nem ter condições de anotar a placa do veículo. É assustador e ao mesmo tempo maravilhoso como uma história tão sofrida pode mexer tanto com você, Thales é com certeza o garoto mais quebrado e especial que já conheci em minha vida, e o mais me deixa sem palavra e sem ação e ter a certeza que ele não é apenas um garoto da ficção, ele é real, mas daí vão dizer TODOS os personagens da Cinthia são reais, são, são muito reais, mas o que torna Thales diferente é quantidade deles que estão pelo mundo clamando por ajuda e são silenciados, quantos deles não encontram um anjo da guarda chamado Milton, quantos deles não possuí suas Aylas que enquanto o mundo todo dizia que não era possível ela acreditou e incentivou a ganhar mundo. Eu só posso dizer que ler Cinthia Freire é garantia de ter a sensibilidade a flor da pele, uma emoção tão crua, tão primitiva que em certos momentos pode ser cortada de tão palpável que se torna, a intensidade de suas palavras te estraga para o restante de outras leituras. Obrigada Cinthia por colocar cor, voz e formato a problemas que parecem INVISÍVEIS, mas que não param de gritar pedindo socorro, nunca mais conseguirei observar certos comentários e mudanças de comportamento de forma a negligenciar a salvação de alma inocente.
Cínthia Mendes 23/04/2021minha estante
Vou montar meu kit rivotril, lencinho e psicólogo pra ler esse livro.

Laura 25/04/2021

Um milhão de lágrimas para mim (talvez tenham sido mais)?
Eu amei cada pedacinho desse livro! Amei o fato da história se passar no nosso país, amei o fato dela ter sido contada com detalhes desde a infância dos personagens e amei mais ainda a relação entre o Thales e a Ayla. Uma relação que foi amadurecendo, enfrentando os desafios mais difíceis de serem enfrentados e sendo desenvolvida com tanto amor e cuidado!!
O livro aborda temas que a sociedade negligência, temas que deveriam ser enxergados e debatidos com muito mais frequência e responsabilidade! Nessa história, a Cinthia Freire não só expôs esses assuntos, como também me fez ver a importância deles serem discutidos e como eles podem ser traumáticos a quem sofre quando não recebem a devida importância!
Um Milhão de Promessas carrega uma história de superação e de bônus ainda acompanhamos um dos melhores casais que eu já li!!
Os personagens são extremamente bem trabalhados, parecia que eu realmente conhecia cada um deles (até os que eu não tinha vontade nenhuma de conhecer).
Chorei como se houvesse amanhã e posso afirmar que foram lágrimas muito bem ?gastas? kkk. Valeu cada minutinho que eu passei com o livro!!

Esse livro pode conter gatilhos para pessoas sensíveis a assuntos como abuso infantil, violência psicológica, violência física e suicídio.

Andrade 28/06/2021

Nunca me emocionei tanto lendo um livro, história muito bem contada com tema de imensa relevância. O amor dos protagonista é de uma pureza indescritível. Me apaixonei pelos personagens e sofri muito junto com eles. Muito feliz com essa leitura, uma surpresa muito boa.

Katarina Rocha 03/05/2021

Perfeito
Como tudo o que a Cinthia escreve...
Um dos livros mais doídos de ler, mas que no final traz um acalento aos nossos corações...
Amo?

gabi 01/03/2022

chorei muito.
livro FORTÍSSIMO, mas lindo também. tenho vontade de guardar o thales e a ayla em um potinho e proteger eles de tudo. leiam muito esse livro, mas cuidado com os gatilhos. ????

Natany.Ferreira 26/08/2021

Intenso
As vzs fiquei chocada cm a intensidade dos personagens e dos acontecimentos.

"Para uma pessoa machucada, um olhar é o suficiente para quebrá-la."

Confesso q achei q um pouco longo, mas ok