Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

c a r o l 16/09/2022minha estante
Queria tanto que ele fosse atrás da Adela, mas as páginas estavam acabando e tudo estava correndo que vi que não iria acontecer. Queria saber mais sobre as andanças do Juan no Outro Lugar pra libertar a Rosário e achar os signos. Enfim. Queria uma continuação kkkk'

lara.readings 17/09/2022minha estante
meu deus simmmmm!!!! eu realmente achei que eles fossem achar a rosário, ate pensei que esse fosse ser um dos pontos principais, mas ai o juan se desfez das cinzas dela e eu fiquei ?????? muita coisa poderia ter sido abordada, e outras, menos ? uma continuação abordando essas pontinhas soltas ia ser maravilhosoo

c a r o l 18/09/2022minha estante
Foi lindo eles se despedindo da Rosário, mas a minha cabeça só ficava pensando "como ele fez isso?!". Depois fiquei pensando nos porquês da autora não ter se aprofundado nisso. O primeiro seria porque o livro ficaria maior e o segundo motivo seria porque iria dar spoiler do Outro Lugar e, talvez, desse plano de jogar o povo tudo lá. Acho que o Juan já tinha pensado sobre e deixou o Stephen ciente disso. Mas seria tudo uma continuação pra fechar essas coisinhas. Já estava imaginando o livro contando o ponto de vista do Stephen ou da Tali sobre todos os rituais que eles fizeram e tudo mais ??

Cibele 13/09/2022

Gosto muito da escrita de Mariana Enriquéz.
Tive muitos pesadelos lendo esse livro. Mexeu demais comigo, já fazia tempo que não me envolvia tanto com um livro como com esse
Marilucia 28/06/2023minha estante
O único livro até hoje que me fez realmente sentir medo. Adorei!

Dri - @leiturainsone 11/08/2022

Difícil de digerir, mas vale a pena
Um livro bem difícil de ler e de digerir, mas vale a pena ser lido nem que vc abandone no meio e volte depois de uns meses, como eu fiz.

Fala de amor, família, seita, obsessão e muitos momentos históricos da ditadura Argentina. Um livro de uma riqueza que merece ser apreciado com muita atenção e cuidado.

Raquel622 31/07/2022

De rasteiras em rasteiras, caminhamos para a grande surpresa
No começo é um pouco arrastado. A história vai e vem, mas não perdi o fio da meada. É um quebra-cabeça cujas partes vão se encaixando até o final melancólico. Mariana Enriquez faz de um culto cruel uma metáfora para as trevas da História argentina recente.

Mari 03/07/2022

Um livro que me surpreendeu!! ?
*** Leitura concluída ***

Nome: Nossa parte de noite
Autora: Mariana Enriquez
Editora: Intrínsecas

Neste romance histórico nós vamos conhecer Juan, um garotinho que sofre de uma doença grave do coração e que precisou se submeter a diversas cirurgias graves para sobreviver. Seu pai sem dinheiro para pagar as cirurgias e também o tratamento, acabou entregando-o para o médico renomado que tratava dele. Ao chegar à adolescência ele descobriu que tinha um dom de mediunidade onde podia invocar o deus grande da seita Argentina, o senhor Morte. Alguns anos depois, ele de apaixona pela filha deste renomado médico e tem um filho com ela chamado Gaspar, pelo qual herdou o mesmo dom de seu filho. Para protegê-lo após a morte de sua mulher, eles se mudam para Buenos Aires e tentam viver uma vida quase normal, porém muitas coisas acontecem que faz com que Gaspar tenha que enfrentar os monstros do passado de seu pai.
Este livro me surpreendeu muito. Pelos temas, que são muito pesados, até o próprio enredo e personagens. Este é um livro que realmente eu não dava nada, mas me instigou pelo mistério e muito terror urbano, pois de passa durante os piores momentos do país argentino, aborda a diarrhea militar argentina e como a violência fez este povo sofrer e procurar o exílio nos anos 60. Após passar estes anos de turbulência, os protagonistas mostram um pouco sobre o estilo musical que por incrível que parece é o rock e com ele ritmo, a abundância do alcoolismo e as drogas. E a partir dos anos 80 a 90 o boom da doença aids.
É um livro que prende do começo ao fim. Mas precisa ter estômago para acompanhar.
Também é abordado um pouco sobre a mente humana e os transtornos mentais com o controle emocional que muitas vezes não temos.
Os capítulos são grandes, e o estilo de escrita da autora é em formato de contos.
Indico demais para quem gosta de Stephen King e CJ Tudor.

? Cuidado com gatilhos:
- transtornos mentais
- Violência infantil
- Drogas ilícitas
- Ideias suicidas
- Mutilação

eueduardalima 01/07/2022

Bom.
Acho que a história toda poderia ter 200 páginas.
A o livro é muito interessante, mas em alguns momentos é extremamente lento e cansativo.

jules 21/06/2022

nuestra parte de noche
achei o livro impecável do início ao fim. notei que muitas pessoas acharam cansativo, mas consegui ter grandes respiros de uma parte da história à outra, talvez porque li pelo kindle e não na versão impressa.
acredito que um dos fatos que torna a leitura cansativa é ser uma história argentina, ou seja, ler em português pode ser um pouco estranho, e pode não passar a sintonia que a autora escreveu em sua língua, perdendo os toques poéticos da história.
é super queer, mas é um conto pesado, com muitas passagens de horror, incluindo tortura à viagens de lsd. confesso que para mim foi uma delícia, pois adoro este estilo.
enfim, acho que vale muito a pena, o formato pode ser estranho no início mas depois que engata é difícil parar. fora que a leitura é uma forma de resistência e apoio a literatura latino-americana que é tão ryca!

Gabriele 11/06/2022

Tive muita dificuldade para ler esse livro
Tive muita dificuldade para ler esse livro, pela agressividade com que os fatos foram narrados. Muitas cenas fortes (principalmente envolvendo crianças) são narradas de maneira muito descritiva, que te faz imaginar de modo muito detalhado e, confesso que me causou alguns pesadelos por ter a estrutura fraca pra essas coisas kkkkk

Não abandonei o livro porque a curiosidade falou mais alto e eu queria saber o que iria acontecer com o Gaspar, então respirei fundo e fui.

A agressividade com que é mostrado o amor de Juan por Gaspar me incomodou muito, os feitiços envolvendo crianças então, nem se fala.

É um livro com passagens muito densas, as vezes o raciocínio é quebrado para se mostrar um outro ponto de vista da história, um passado. Tudo fica muito conectado no fim, mas o fim me decepcionou muito.

godochiplay 09/06/2022

Ocultismo Confuso
Achei o livro muito confuso, com o vai e vem de histórias paralelas(espaçados com anos diferentes). O tal Culto das Sombras não é explicado, há muitos personagens. Mas o que mais me atrapalhou na leitura foi as falas dos personagens, as vezes escritas de forma indireta(no meio do texto) e as vezes de forma direta(nova linha, travessão). Recomendo o livro a quem quiser um livro denso e pesado de se ler, e se você tiver gatilhos com mutilação ou algo parecido, esse livro não é recomendado.

Mariana 02/06/2022

Não sei se tenho certeza do que eu achei do final do livro.
Bom, no princípio você não entende nada, a leitura é densa e a autora não faz questão de te explicar muita coisa.
Passados 35% as coisas começam a fazer sentido e tudo caminha muito bem.
A escrita continua densa mais você sabe pra onde a história caminha, o apego á alguns personagens já é grande e a desconfiança cresce na mesma proporção que a curiosidade.
Até 75% a história toda se abre e você entende o panorama de tudo, principalmente o tamanho do sacrifício de Juan.
Com Gaspar já adulto ou saindo da adolescência a coisa degringola, ele vira vítima da enchente. Nada nunca está bom pra ele e inevitavelmente ele vai fazer besteira. E faz...
O final da história até é satisfatória, enquanto punição, mais é muito aberto e parece que não acabou.
Parece corrido, mais a verdade é que faltou algumas coisas e então a nota do livro cai.
É uma boa leitura, demora a engatar, tem muitas páginas, o contexto histórico é bem bom e você pode achar se apegando a um outro personagem até um certo capítulo. Depois você meio que joga tudo pra alto e segue pra ver no que vai dar.

Vanessa.Perin 25/05/2022

Não foi...
Não funcionou pra mim.... O começo até é interessante mas vai ficando cansativo, não consegui me ligar aos personagens nem a história.
Ao terminar me deu a sensação de que nao havia lido nada.

Muri 24/05/2022

Garras douradas
Livro pra quem tem gosta de leituras mais pesadas, e pra quem t um estômago forte.
Gostei muito do livro só esperava um final mais impactante.
Recomendo muitooo.

Celia.Mattos 22/05/2022

Sobrenatural? Temos! Terror? Temos! Relações familiares complicadas? Temos também!! Em ?Nossa parte de noite?, a escritora Mariana Enriquez narra a trajetória de Juan, um médium argentino, explorado por uma poderosa organização denominada a Ordem, que luta para livrar o filho do mesmo destino, depois de perder a esposa em condições misteriosas.

Intercalando a narrativa entre o momento em que Juan, de luto, começa a jornada para proteger o filho; as lembranças da infância e juventude de Juan e sua relação com a Ordem; a relação conturbada entre ele e o filho Gaspar; e a vida de Gaspar após a morte do pai, acompanhamos momentos de tensão, perseguição, e muitas tramas que vão surgindo e se resolvendo ao longo do crescimento de Gaspar.

Particularmente gosto bastante de terror e tramas envolvendo o sobrenatural, o livro tem narrativa fluida, apesar de que me perdi em alguns momentos, mas compensa pelos personagens interessantes, pela forma que apresenta o mundo que está por trás do mundo ?normal?, dá vontade de que tenham mais livros, dando sequência a história.

Deia 18/04/2022

Se perdeu no potencial
O livro apresenta um contexto e personagens interessantes. Em certo momento você fica intrigado e quer saber mais sobre o que está acontecendo, mas a autora se perde em tantos detalhes e mistérios sem sentido. O livro acaba ficando longo demais e com um final decepcionante.

Sandro 13/03/2022

Não foi um livro fácil, mas é um livro excelente. É uma leitura fascinante, uma aula de causar terror, em seus mais variados sentidos e de suas mais diferentes formas, em um único parágrafo. A escrita de Mariana Enriquez é arrebatadora, e Nossa Parte de Noite te prende e te destrói um pouco em cada página.
Uma das minhas únicas críticas que poderia fazer a respeito de "Nossa parte de noite" seria sobre seu tamanho. O livro conta com cerca de 600 páginas para uma história que, na minha opinião, poderia ser narrada em 400. O ritmo foi meu maior problema na leitura desse livro, mas não acredito que essa seja uma história para "devorarmos" de uma vez, e sim para ir lendo aos poucos mesmo.