A Passagem

A Passagem Justin Cronin

Resenhas - A Passagem

Vinicius Takaki 01/02/2013

Você gosta de terror, suspense, vampiros que matam ou simplesmente um bom livro? Então não pode perder esse aqui...
A Passagem é um livro de 2010, escrito por Justin Cronin, norte americano nascido na Nova Inglaterra em 1962. É o primeiro de uma trilogia, o segundo foi lançado em 2012, entitulado "The Twelve", e o terceiro, provavelmente chamado "City of Mirrors", está programado para 2014.
A frase de Stephen King no dorso já avisa: 30 paginas são o suficiente para te prender. E como ele estava certo! Na página 30 (das mais de 800 do livro) eu já não podia esperar pelo que mais o autor me reservara.
Esta basicamente é uma história de como as coisas podem dar errado, e as consequencias que todos teriam que pagar pelo erro de alguns; é uma história de terror, com monstros barra-pesada, assutadores mesmo; mas principalmente é uma história de pessoas: como elas vivem (apesar de tudo), como se relacionam, suas pequenas alegrias e prazeres, seus segredos e como encontram forças para fazer o que tem que ser feito.
No começo do livro apenas vamos acompanhando pequenos momentos: uma tragédia familiar aqui, a história de um par de agentes do FBI ali, um pequeno experimento ultra-secreto do governo dos EUA acolá... opa, pera aí! Todo esse início vai indo assim, a conta-gotas, com todos esses acontecimentos lentamente tomando forma e se juntando até que BAM! a merda atinge o ventilador. E quanta merda, senhoras e senhores!
A segunda parte do livro nos apresenta um mundo completamente diferente, mudado, com novas regras e novos jogadores. Isso mesmo, é como se fossem vários livros em um, agora somos apresentados para um totalmente novo elenco de personagens, todos com suas características, segredos e sofrimentos secretos. Aqui começa uma aventura digna de O Hobbit, cheia de ação, terror, adrenalina, descobertas. Vamos descobrindo junto dos personagens o que aconteceu com o mundo. O que há do lado de fora das muralhas? Não sei... mas sinto que vou descobrir em breve!
Este livro é muito bom. Os personagens me conquistaram, tem os malévolos, os bonzinhos, e os que não são nem um nem outro. Todos tem sua motivação, por mais profunda ou profana que possa ser. Os monstros assustam, e nos deixam com um sentimento de impotência. O cenário é verossímil e cheio de detalhes que fazem ele ganhar vida. A narrativa, por mais devagar que possa ser em algumas partes, em hora alguma me deixou entediado. Cada parte da história parece ter seu motivo, sua razão de estar lá, o que nem sempre se pode ser dito em livros de 800 páginas. Uma hora lá pelas tantas do livro eu pensei "ahá! agora saquei tudo! entendi até o porquê do nome da sequência! sou foda!" e pronto, duas páginas depois lá se vão todas minhas teorias por água abaixo hahaha.
Acho que essa é a principal característica desse livro: você nunca sabe onde vai parar. Mas onde quer que seja, pode ter certeza, essa viagem vai valer a pena. Mal posso esperar pela sequência, que deve sair agora em 2013 aqui no Brasil.

Jois Duarte 07/02/2013

O exército dos Estados Unidos está testando um novo vírus que pode transformar seus soldados em super soldados. As cobaias são criminosos sentenciados à morte.

O homem encarregado pelo transporte desses presos é Wolgast, agente do FBI. Ele não se importa com o que é feito aos presos depois que os entrega. Isso nunca lhe pesou na mente... até ser enviado para pegar Amy, uma menina de 6 anos.

A partir daí, vários eventos acontecem, que mudam a vida de todos. A história é contada a partir de várias perspectivas, várias pontos de vista, pessoas que não se conhecem, mas que acabam tendo seus caminhos cruzados.

Não é um livro fácil: muitas descrições sangrentas e 815 págs. Nossa, não via a hora de acabar e quando tava acabando eu só queria que as págs se multiplicassem... vai entender, né?!
Cris Paiva 07/02/2013minha estante
Morro de curiosidade de ler esse livro, mas também morro de medo! Já li resenhas que falam coisas meio medonhas a respeito dele...

Jois Duarte 07/02/2013minha estante
Cris, já adianto que não há vamps gostosos aqui... todos sãos maus, maus mesmo, mauzões! Referências românticas são poucas, mas a maior parte é de suspense mesmo. Já assistiu "Eu Sou a Lenda"? Lembra muito. Muito sangue e cabeças rolando, mas o livro é ótimo XD

César 10/03/2013

Bom, já li este livro antes, mas não tive a oportunidade de fazer uma resenha. Estou relendo o livro (agora em inglês), e percebi que além da facilidade que o autor tem de colocar suas ideias no papel ele prova para muitos que para fazer um bom livro (otimo) não é necessário utilizar muitas palavras bonitinhas que dificultam o entendimento. Muitos autores tem essa mania de querer provar que conhecem palavras, acham que enriquecem a obra colocando palavras complicadas, existem livros que ficam chatos e cansativos por este motivo, mas este não é o caso. Caso tenha alguém que interesse em começar a ler em inglês para melhorar o vocabulário eu indico este livro, apesar do tamanho o vocabulário é simples e o livro é ótimo de fácil entendimento.

heldin 18/07/2022

Extraordinário.
Esse livro me deixou apaixonado. Durante três anos tentei voltar a ler, peguei vários livros considerados excelentes por todos e não tive sucesso. Nunca conseguia engatar uma leitura realmente proveitosa. Porém, ?A Passagem? me deixou alucinado da primeira página até a última, me vi transportado pra o universo do livro, em muitos momentos me peguei até sem ar, respirando quando os personagens respiravam.
No começo vemos a jornada da nossa primeira protagonista, e é uma delícia a primeira parte da história. A escrita do Justin é muito boa e nos transporta de forma perfeita até a mente de cada um dos personagens que acompanhamos, é incrível ver como a narrativa se desenrola em toda a primeira parte.
A partir desse momento Amy Belafonte tinha conquistado meu coração inteiramente, e é de longe a personagem mais interessante do livro. Contudo, como nem tudo são flores, a segunda parte é tediosa, e o livro foi de 100 a 0 muito rápido. Personagens que, em primeiro momento, são totalmente desinteressantes encaixados de em uma narrativa lenta, pacata e capenga. Esse momento me fez tirar uma estrela e do livro.
Contudo, são apenas 100 páginas. Me forcei pra ler e logo as emoções vieram à tona de novo. A partir daí o livro decola e tudo passa a ser icônico, cada aventura tão bem costurada que parecia que eu estava ao lado dos personagens. Hoje, fazendo essa resenha, o sentimento que tenho é que li 3 livros diferentes em um só, e fico muito feliz em dizer que amo cada história contada ali.
Gi Annemberg 18/07/2022minha estante
Depois desse feedback eu até coloquei na lista de livros q quero ler?

Paulinha 22/06/2020

Me prendeu
O primeira livro da primeira trilogia que li e com isso descobri que romance não é a minha praia!
Achei por um acaso no Kindle e fiz a releitura esse ano ( primeira vez que faço isso também) e olha valeu a pena!
É certo que tem uma enxurrada de personagens,mas a história é excelente.
Para você que gosta de apocalipse é esse o seu livro.

Mariana 12/04/2023

Prolixo
A sensação é que o autor consegue te fazer passar 815 páginas DESESPERADO pra chegar no final e entender o que está por trás de tudo. Na página 816 o livro acaba e as coisas ainda não foram esclarecidas. Claro, é uma trilogia. Ainda assim, a raiva é tanta que não sobra vontade nenhuma de continuar a saga. Ou seja, a narrativa, o mistério e as personagens, tudo te envolve e te deixa roendo as unhas. Mas no final... não vale a pena.

Cleiton.Allves 28/07/2020

É só bom e nada mais
Por saber que agradou a tantas pessoas, acreditei que a experiência seria a mesma comigo, mas não foi.
É bom. Tem cenas legais que lhe prendem de tal forma, que as páginas vão passando sem você perceber. Porém, tem momentos em que a leitura se arrasta e fica tudo muito cansativo.
Pretendo sim ler os outros dois livros da trilogia, porque acredito que pode melhorar e eu quero saber como tudo termina.

Vitor 19/05/2017

Um livro repleto de camadas
Li A passagem faz mais de três anos, mas até hoje esse livro me impressiona. De início, não imaginava que poderia trazer tantos universos, tantas questões, conflitos de diferentes e mais inesperadas camadas. Estávamos em uma overdose de livros do gênero e tinha a sensação que nada me impressionaria mais depois de tudo que tinha visto e lido. A passagem me trouxe de volta o gosto pela jornada, pelo universo apocalíptico, o desconhecido. As camadas de seus personagens e arcos me impressionam até hoje e ainda me pego lembrando de suas diversas histórias ao ver um filme ou ler um outro livro; tudo que vejo/leio me remete a A passagem e isso é bom.
Em A passagem, nada está ali por acaso, e é ao final de cada arco que percebemos o propósito de cada coisa. Ali naquele universo, nada é o que parece ser, e quanto mais você acha que sabe e tem o poder de prever o que vem à frente, mais se surpreende e passa a entender que ali se trata de um conceito de algo maior, criado por uma mente brilhante, com capacidade de criar e mover as peças de sua própria jornada com distinção, capaz de criar um universo novo com essa tamanha complexidade.

Pri 24/09/2013

anhhhh Incrivel
E olha que pra eu achar um livro incrível vale muito viu.Esse livro é inovador um relato da devastação humana muito eletrizante,empolgante,assustador,criativo.
A história tras uma menina que tem a cura para a nossa espécie que por sinal foi devastada por um vírus devastador que transformou todos em Vampiros.Mas não se preocupe não tem nada de vampiros amorosos e se beijando tenho certeza de que você viajara junto com essa história

Silvia França 29/12/2020

Podia ser muito bom, mas não funcionou tanto.

Gosto do tempo de Antes; o desenrolar dos fatos. Acompanhar Amy.
Mas o tempo do depois cansou. Muito enrolado e não me importei com a galera da Colônia.

É o desejo humano de ser imortal. Cria algo na ciência. Mas é fantasia... e ciência, e fantasia... no fim, é fantasia demais e pela proposta inicial, isso me incomodou.

Mais da metade do livro, a história começou a caminhar melhor, mas mesmo as "trocentas reviravoltas" não me empolgaram.

O que aconteceu nas últimas páginas. Os personagens restantes. Os virais (e toda a fantasia sobre eles), nada me animou a ler mais muiiitas páginas. :(
Esse primeiro livro poderia ser menor tbm.

É legal, em alguns momentos, mas só.

Rafael.Amauri 02/08/2014

Resenha: A Passagem
Pela primeira vez, desde quando escrevo pra minha página, eu me encontro em um grande estado de insegurança, terminei de ler A Passagem, do autor Justin Cronin, e ao ler a ultima página eu simplesmente estaquei, era pra ter escrito algo ontem mas não deu, nada parecia bom o suficiente para descrever a grandiosidade desta obra, como foi dito na contra capa do livro pelo mestre do terror Stephen King: A Passagem tem a força de um épico.

Há pelo menos uns 3 meses eu vinha sentindo grande vontade de ler esse livro, acessava o submarino e ficava namorando ele, colocava no carrinho e não finalizava a compra, fiquei assim por quase dois meses, até que mês passado eu fui ao sebo aqui perto de onde trabalho e acabei vendo ele em uma das prateleiras e tive que comprar (pasmem com o preço: R$49,90) mas como a vontade era grande demais eu me obriguei a fazer esse sacrifício, resultado : Me apaixonei pela história, acrescentei mais um autor ao meu rol de preferidos, percebi a versatilidade que se pode ter ao escrever um livro, Justin Cronin dá um show quando o assunto é mudar foco narrativo, velocidade e personalidade de personagens.

O livro tem 815 paginas, é um colosso, um delicioso colosso por sinal!

Resumo básico da história:

Tudo começa quando o governo norte americano descobre um vírus letal nos confins da Amazônia, e com esse vírus resolve criar uma arma biológica capaz de maximizar a força de um soldado, dando lhe super resistência, hiper velocidade e movimentos mortais, porém não sabem que o vírus não pode ser controlado e muito menos o infectado , o vírus que é transmitido inicialmente por morcegos dá apetite voraz ao infectado e a sua fome é de puro sangue e como conseqüência os infectados adquirem hiper sensibilidade a luz e hábitos noturnos.

Os cobaias escolhidos para o experimento, ex prisioneiros no corredor da morte, fogem da unidade de testes e espalham a morte pelo mundo causando um apocalipse a base de sangue.

A história é dividida em duas partes, o PRESENTE que conta como algumas pessoas sobreviveram aos primeiros ataques, e sua trajetória até lugares seguros e o FUTURO que conta a vida de pessoas 100 anos depois do desastre bioquímico, pessoas essas que vivem em uma colônia, protegida por grandes muros e luzes durante a noite.

Eu já adquiri a continuação, Os Doze, mas não lerei agora, as férias estão acabando, se começar agora não prestarei atenção no começo do terceiro bimestre.

Eu simplesmente me surpreendi com o livro, eu já esperava algo bom, mas nada tão bom quanto foi, recomendo demais, acho que mais do que uma história de vampiros misturado com resident evil
A Passagem é um relato de sobrevivência e de esperança, de fé no futuro, claro, as partes de ação são fantásticas mas o livro oferece muito mais.

site: https://www.facebook.com/pages/Uma-Odisseia-na-Estante

Telma 14/07/2014

ADRENALINA NA VEIA DO CÉREBRO
O livro que quero comentar hoje, é A Passagem, de Justin Cronin, lançado pela Editora Arqueiro alguns anos atrás.

Demorei pra começar a leitura, né?

O fato é que eu estava tão bombardeada por "vampiros" e "zumbis", que ouvir que havia saído no mercado mais um livro com esse tema começou a me causar blahrg (náuseas)... entretanto, devido à quantidade de boas resenhas e notas boas, resolvi pedi-lo para a Arqueiro. Bendita hora! Meuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu (sotaque bem paulistinha)... o livro é do balacobaco!

São 815 páginas, desencoraja qualquer leitor "meia-boca", mas eu juro, cada página é uma explosão de novidades, sustos, estratégias bem boladas, excelente escrita que, até tenta-se ler menos páginas mas... uma coisa leva a outra é torna-se impossível largar o livro.

A trama gira em torno de um projeto secreto para "criar" Homens mais fortes... imotais ou quase imortais. O projeto chama-se "Projeto Noé", justamente por Noé ter vivido, segundo a Bíblia, mais de 900 anos. Daria certo? Poderia o homem brincar de Deus?

Esse livro remeteu-me a trilogia Franskestein de Dean Koontz (que amei). Ambos autores são geniais! Eu ainda não havia lido nada de Cronin e estou totalmente apaixonada!
T-O-T-A-L-M-E-N-T-E A-P-A-I-X-O-N-A-D-A ! ! !

Esqueça os vampiros que brilham ou os zumbis que se apaixonam, aqui o sinistro é o que dita o roteiro todo. O sinistro, o "dark", o paranormal e as muitas vertentes do egoísmo, fanatismo social e tantas coisas ruins... mas, também lembra o lírio que floresce no lodo: Amy. (não tem como não se apaixonar por ela e sua história também). Amy é uma meninina fofa e diferente... muito adulta pra sua idade e essa menininha me impressionou muito numa visita que fez ao zoológico que culminou num estardalhaço entre os bichos e visitantes, enquanto ela afirmava para a freira que estava com ela no Zoológico que eles (os animais) sabiam o que era ela. O que era ela? O QUE ERA ELA? (eu também queria muito saber)...rs*

Apaixonei-me também por Carter, um presidiário no corredor da morte, cujo único crime era uma pequena debilidade mental que não o deixava explicar-se o que ocorreu no momento em que ele matou uma mulher.... Carter foi convidado a participar (ser cobaia) do projeto e com isso, teria sua pena comutada de pena de morte para prisão perpétua. Por que não? Ele queria viver...

Tô me sentindo esbaforida... falando pelos cotovelos sem estar linear. Isso mesmo! Meus pensamentos estão todos malucos, correndo para (e por) todos os lugares agora que acabei o livro!

Não vou contar mais nadica de nada!

Só volto a afirmar que a história é MARAVILHOSA, que o autor é um GÊNIO e que a Editora Arqueiro ACERTOU em cheio ao publicar esse livro! Se tivesse mais estrelas pra dar eu DARIA!

Quero a continuação "Os Doze" pra JÁ!

Clique no link abaixo e leia trecho do livro

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/07/resenha-passagem.html

Desativado por enquanto 26/03/2014

O autor eh ótimo, envolvente e criativo, criando conversas até entre cartas, emails, diários, se transformando em algo quase cinematográfico, indo bem além dos diálogos habituais de personagens de um livro.

De fato ele pegou uma ideia cliche de um enrredo apocaliptico e vampiresco e conseguiu ser criativo e sobretudo diferente.

Mas o que me fez não colocar 4 ou 5 estrelas foi o fato dele ser demasiadamente cansativo e longo em trechos que NÃO PRECISAVA SER, ficando pedante. Mas sim, tem muitas cenas rápidas e aceleradas de qualquer forma.
Bom livro, e envolvente, não tiro os méritos.

Tiago 20/10/2013

livro incrível
Em um mundo pós apocaliptico tomado por humanos infectados por um vírus vampírico, sobreviventes enfrentam um mundo de desafios para continuarem vivos, narrativa viciante, personagens muito bem construídos e aprofundados, vc sente algo pelos personagens, seja ódio ou amor, ótimo livro super recomendado, ansioso para ler a continuação : Os Doze.