A extinção das abelhas

A extinção das abelhas Natalia Borges Polesso

Resenhas - A extinção das abelhas

Gi Gutierrez 30/10/2023

A extinção das abelhas
"Nós somos extinção das abelhas. A civilização. A sociedade de consumo. Nós. Os não selvagens."
Uma história de solidão e perda em uma realidade distópica.

Egberto Vital 27/10/2023

"A Extinção das Abelhas" de Natalia Borges Polesso é uma narrativa que oscila entre momentos de brilho e algumas barrigas no enredo, mas, em seu cerne, apresenta uma discussão profundamente intrigante e personagens instigantes que, mesmo que merecessem um desenvolvimento mais aprofundado em alguns casos, capturam a atenção do leitor maior parte da leitura.

Um elemento que merece destaque é a presença da gata Paranóia, uma personagem com uma potência latente que poderia ter sido explorada de maneira mais profunda. A sua conexão com a protagonista, Regina, sugere um potencial não totalmente aproveitado na construção do enredo. Paranóia poderia ter servido como um gancho para arcos mais complexos e interessantes na história de Regina, mas, infelizmente, parece ficar à deriva na narrativa.

Além disso, a ideia ousada de utilizar a figura da Monga como fio condutor dos movimentos de transgressão de Regina não é explorada em sua total potência. A narrativa de uma camgirl que utiliza uma máscara de gorila já é, por si só, um símbolo poderoso, e esse aspecto simbólico poderia ter sido mais profundamente explorado para enriquecer a experiência do leitor.

Apesar dessas oscilações e desafios, Natalia Borges Polesso toca em temas e questões que são essenciais na sociedade atual. A obra aborda assuntos que continuam a ser tabus em nosso entorno, explorando feridas ainda abertas e mal curadas. Mesmo quando a narrativa corre o risco de se tornar panfletária, a autora lida habilmente com os temas fraturantes e fornece uma plataforma para discussões importantes.

Em suma, "A Extinção das Abelhas" é uma obra que, embora apresente desafios narrativos e algumas oportunidades perdidas, oferece uma abertura para reflexões sobre solidão, identidade e as fronteiras entre o público e o privado.

A ousadia da autora em abordar tais temas torna este livro uma leitura intrigante e provocativa, que pode causar estranhamento em diversos momentos.

Maitê Kp 23/10/2023

Podia ter sido bom
Nossa muito confuso. Pula do passado pro presente sem aviso. Poderia ter sido O LIVRO. O tema é muito bom muito interessante mas foi muito mal usado.

18/10/2023

Extinção
Que livro bonito, apesar da crueza dos fatos narrados, da ficção tão realista e atual. Senti tristeza, desalento, mas com o alívio de ser ficção, ao contrário das guerras reais que estamos presenciando e do genocídio quotidiano de pretos, pobres, gays, indígenas....

Tuyl 22/08/2023

Que livro maravilhoso! Texto impecável da autora, que parece dar significado para cada pequena frase.

melbernardoo 12/06/2023

O sol continuará brilhando, alheio as tribulações humanas.
A extinção das abelhas marca o começo do fim num futuro distópico e desesperançado, Natalia Borges Polesso foi capaz de imaginar o fim do mundo de forma palpável.
A narrativa é rápida e ?sem pausa?, caraterística essa que casa muito bem e é até justificável devido às circunstâncias em que se passa o enredo.
Para além da crítica latente sobre a acelerada máquina de consumir e destruir que se tornou o planeta, esse livro trata de relações humanas em meio ao caos e o futuro imprevisível, aqui já não cabe planos estruturados sobre nada.

Alice.Tabarin 08/06/2023

Expectativas altas
A sinopse do livro da ênfase pra uma outra parte da história, que acaba nem sendo tanto o foco. Achei que fosse ser algo tipo a Kat de euphoria, mas nem chegou perto kkkk
Pra mim a segunda parte do livro foi totalmente aleatória? sem pé nem cabeça
Não recomendo

Lediani0 07/06/2023

A extinção das abelhas - Natália Borges Polesso
Neste livro conhecemos a história de Regina, de sua mãe, que a abandonou ainda criança, e de suas vizinhas e amigas, que passaram a entregar sua família.

Mas a narrativa vai muito além disso, pois este também é um livro sobre o fim do mundo, ou melhor, do colapso desastroso para o qual a humanidade se encaminhou.

E ainda mais, uma história sobre amizade, sobre enfrentar seus medos e se adaptar diante a um contexto completamente novo e diferente.

Apesar de não ter sido uma leitura cinco estrelas para mim e apresentar pontos de discussão que divergem das minhas concepções, não há como negar que se trata de um texto forte e impactante, que retrata um futuro distópico não tão distante de um que já podemos vislumbrar os contornos.

Eu, que criei altas expectativas desde que descobri o livro, gostei muito da história e da experiência de leitura.

Dani Pontes 04/06/2023

Distopia da atualidade
Uma distopia q parece tristemente real e atual, com várias referências à cultura da atualidade... talvez por isso ainda mais assustador!! Ele vai e volta em 2 tempos da história o q fez eu me perder um pouco no começo, mas depois o ritmo te pega e te envolve até o final!!

malueconomista 30/05/2023

Bem mediano.
Personagem principal muito chata, não criei vínculo. Ativismo pelo meio ambiente que não colou comigo, achei chato e repetitivo. Tinha maiores expectativas com o livro, principalmente para refletir sobre solidão. Acabou que prometeu e não entregou nada. História com construção pobre (parece que a gente lê, lê e lê e nada acontece. Senti que vários pontos foram jogados na mesa: solidão, sexo, relacionamentos familiares conturbados, causas sociais, mas que não houve um momento em que tudo isso fosse ?amarrado? pra criar um ponto).

Luana.ferigato 29/05/2023

INIMAGINÁVEL
Quando peguei esss livro nem me dei ao trabalho de ler toda a sinopse, pq eu já senti que seria algo bom. MAS NUNCA NA VIDA EU TERIA IMAGINADO ISSO!
A escrita é incrível, te leva pra dentro cabeça das personagens, e vc entende e não entende assim como elas naquele momento. Tem 3 partes e na minha cabeça é uma analogia clara ao livro "Os sertões" de Euclides da Cunha, em que ele separa os capítulos por "A terra, O homem, A luta".
Além da história falar sobre o fim do mundo e como ele não existe de fato - pra todas as pessoas - ela conta sobre relacionamentos, sobre desencontro e encontro, sobre inicios e fins, o abandono e a solidão e tudo oq pode se quer imaginar.
Ótima leitura estou APAIXONADISSIMA, espero ler mais obras da Natalia Borges ??

Ana Tambara 12/05/2023

As abelhas são uma parte
De uma história muito maior. Demorei muito para ler esse livro, apesar dele ser fácil e tranquilo de ler. Contudo, eu achei sensacional o modo que a autora construiu a história e até achei confuso, porque eu não estava conseguindo conectar os capítulos. Quando consegui, tudo fez sentido. A nota aqui no skoob está ruim, porque será? Um livro tão bom. Recomendo demais.

"O fim do mundo exigia decisões impossíveis. Decisões que estavam prontas e precisavam ser aceitas. Como a morte, a proibição ou o esquecimento."
Alê | @alexandrejjr 13/05/2023minha estante
Mas Ana, 3.9 estrelas pra um livro com o alcance da literatura da Natalia é muito bom!!