A extinção das abelhas Natalia Borges Polesso

Resenhas - A extinção das abelhas

Pri 17/04/2022

Nem parece uma distopia
Nesse livro há um retrato do mundo pós pandemia vivendo um colapso climático tendo como um dos motivos a extinção das abelhas pelo uso abusivo de agrotóxicos. Nem diria que é uma distopia, parece mais uma previsão futura do que vivemos hoje no nosso país. Não só por isso mas como outras questões da sociedade como a solidão, um trabalho remoto de camgirl, problemas de fome, alta de preços e perseguição da população LGBTQIA+ e outras questões que permeiam nosso cotidiano. A primeira parte do livro tem uma construção narrativa interessante em que uma frase será completada por uma palavra que inicia o outro capítulo e com isso a autora consegue interligar duas histórias diferentes, a da mãe e sua filha, Regina, a personagem principal da trama. A segunda parte é mais caótica e dá uma dimensão do caos que está o mundo com notícias verídicas mas fora de ordem e por último a tentativa da protagonista de se encaixar nesse mundo após ser resgatada por uma antiga conhecida. O livro e angustiante por parecer tão real. Por outro lado, trata de muitos assuntos ao mesmo tempo, alguns não são abordados com tanta profundidade mas é uma leitura cativante.

Ká - @shotdaspalavras 10/04/2022

Na primeira parte do livro A extinção das abelhas conhecemos a história de Regina, vivendo em um mundo colapsado.
Sua história não é entregue toda de uma vez. Lemos recortes de sua vida e as situações complicadas em que ela está inserida (desemprego, alta dos preços, entre outras).
Vamos juntando as peças e descobrindo cada vez mais detalhes no decorrer da leitura.
Já na segunda parte do livro vem o maior choque. Uma conexão tão próxima com a nossa realidade que chega a incomodar.
E na terceira parte, o desfecho.
Um livro distópico, perturbador, necessário.
Daqueles que te fazem pensar: Até quando, Brasil?

Mi 06/04/2022

A extinção das abelhas
Natalia Polesso tem um jeitin especial de falar do fim do mundo. Em termos de temas apocalípticos, gostei bem mais desse do que de corpo seco.
O jeito que ela fala sobre coisas comuns do cotidiano fez parecer que eu estava na cena junto com os personagens. Essa mesma tranquilidade do cotidiano assusta quando lembro que ela estava falando do fim do mundo, do apocalipse, da extinção das abelhas.
Algumas cenas me fizeram tirar a cara do livro e olhar pela janela, como se a cena fosse continuar ali na rua da minha casa.

Ana.Lomba 25/03/2022

Acho que nunca um distopia bateu tão perto de casa. A realidade exposta nesse livro, além de muito próxima do momento atual, atinge o leitor como uma facada precisa e pesada.
O texto é dividido em três partes, sendo a primeira e a última narrativas claras, mas a segunda uma série de poemas e contos curtos que completam o cenário da história.
Recomendo a leitura, mas aos poucos, para não sofrer demais com ansiedade climática e social

rhana.condado 17/03/2022

?Nós somos a extinção das abelhas??
O livro diz muito sobre a extinção do real significado de humanidade.

Regina é uma personagem extremamente realista, ultrapassando a linha e chegando na negatividade que ronda seu campo de visão. A sua vida inteira também não foi fácil, e isso me fez perguntar: Como posso julgar a tristeza do outro sem saber dos seus traumas?

Em paralelo temos a vida da mãe de Regina que viaja num passado e futuro.

Também temos o fundo do livro onde o mundo vive um apocalipse, esse cenário ficou totalmente perdido do meio para o fim. Também ficou perdido a parte sobre Regina ser camgirl.

Tiago 10/03/2022

Narrativa interessante, mas com muitos focos
Romance bastante contemporâneo, com uma pegada distópica. A obra é dividida em três partes, sendo que a primeira é mais narrativa.
A segunda é mais um conjunto de "cenas" da atualidade que nos dão pistas desse mundo em colapso. É aqui que o mundo atual se confunde com o mundo distópico do romance. Achei que foi um ponto forte.
Na terceira parte a narrativa retorna e avança para o seu final.

Particularmente, achei que a obra tem muitos focos que acabam ficando meio soltos, como o lance do trabalho na internet que ficou perdido na história.
De qualquer forma, a escrita da autora Natalia Borges Polesso é cativante. Há trechos muito bonitos ao longo da obra. Fiquei com vontade de conhecer mais.
Pandora 17/04/2022minha estante
Ainda não finalizei a leitura, mas concordo sobre ter muitos focos.

Let Carvalho 07/03/2022

O livro fala sobre um futuro pessimista pós pandemia. A história gira em torno de uma mulher de 40 anos, seus traumas e como ela lida com uma sociedade e natureza cada vez mais colapsada

Bruna 14/02/2022

Uma leitura maluca mas gostosa
O livro se passa um cenário meio apocalíptico após um colapso ambiental que extinguiu as abelhas. Conta a história de várias mulheres levando suas vidas e as relações entre elas. O livro é bom, as narrativas são bem fortes mas eu senti falta de mais detalhes cronológicos sobre o colapso em si! Mas é bom

Aninha 12/02/2022

Regina e todas a mulheres do mundo
Essa é uma história que podia ser minha, tua, nossa, do Brasil atual ou do Brasil de um futuro que está logo ali.
Mas é a história da Regina, a personagem que carrega as dores de ser uma mulher jovem, desesperançada; dores da alma, da vida e de viver nesse mundo insano.
Certamente esse livro estará entre as melhores leituras do ano. Isso que o ano nem começou.

Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 23/01/2022

Natália tem uma linguagem gostosa que penetra na gente. Este é meu primeiro contato com a sua obra, e ao começar não conseguia parar de ler. Adoro escritores que brincam com as palavras e seus significados,  e Natália faz isso com maestria.

Em A Extinção das Abelhas vemos um retrato fiel das mazelas que temos enfrentado neste cotidiano pandêmico, misturado em mundo distópico onde seus personagens tentam sobreviver através da amizade, do amor e da dor. No fundo no fundo o que levamos desse mundo são nossas relações e alianças que construímos ao longo dos dias.

Livro que quando você termina passa vários dias dentro de você,  vale muito a pena.

Se puder, leia.

Laysa.Souza 20/01/2022

Escrita simples e sensível, como sempre, mas falta aprofundamento no desenvolver dos personagens secundários
O inicio é promissor e bem construído com a narrativa sobre um mundo em colapso. Gosto muito da escrita dela, mas senti que o livro tenta ser muita coisa e acaba não desenvolvendo a maior partes dos personagens. Mas ele funciona na maior parte do tempo e é lindo ver Natalia escrever narrativas lésbicas que não são focadas apenas em relacionamentos românticos. Gosto do desenvolvimento sobre a mãe e a relação familiar com as amigas que a protagonista constrói. Apesar de sentir a leitura arrastada pro final sinto que é um lívro que explora questões atuais profundamente em suas entrelinhas e foi ótimo ler algo novo da autora.

Barbara.Raulino 17/01/2022

Eu adoro a Natalia Borges Polesso e tava muito curiosa pra ler A extinção das abelhas, seu último romance, lançado no ano passado pela companhia das letras. Como sempre, gostei muito do que ela entrega aqui. A protagonista dessa narrativa distópica – que se passa em um mundo pós pandemia – lida com suas próprias questões enquanto tenta sobreviver a um mundo em colapso. Regina é orfã: o pai morreu no início da vida adulta e a mãe foi embora ainda em sua infância. Após a morte do pai, ela encontra em um casal de vizinhas e sua filha uma nova possibilidade de família. Natalia tece diferentes redes e relações entre mulheres, é nas mulheres que visualizamos novas formas de se relacionar. É muito bonita a ideia de comunidade e de família escolhida que ela propõe e apesar do tema difícil que ela aborda, essas possibilidades me deram um quentinho no coração.
A leitura é super fluida e o livro é dividido em três partes. Na primeira, ela usa um recurso pra nos manter conectados na mudança de capítulos e achei isso genial e muito efetivo: não dá vontade de largar o livro. Essa leitura também me provocou vários incômodos, principalmente porque é muito fácil a gente se identificar e também visualizar esse futuro meio distópico que ela propõe. É muito fácil intuir o caos que está por vir se continuarmos vivendo desse jeito. Recomendo demais, acho que é um livro mais que necessário, é urgente.

site: https://www.instagram.com/compartilhandoletras

Lívia 16/01/2022

A extinção das abelhas
"Acho que essa é a diferença que vem com a idade. Claro que a gente sabe mais, mas a gente aceita muito melhor não saber. E aceita que algumas coisas mudam e que outras não mudam nem a pau e que não há nada que tu possa fazer. Só ter paciência. Eu aprendi a ter paciência. Não passividade. Paciência. Um tanto de resignação. Por mim, pra mim, comigo. Depois com os outros"

Bárbara 15/01/2022

Fim do mundo, colapso, caos.
A autora, em sua escrita consegue nos transportar pra esse Brasil apocalíptico.
Trás reflexões importantes.

Luan148 13/01/2022

A escrita da autora é muito compreensível e sem arabescos filosóficos desnecessários, mesmo assim, sendo extremamente poética. A solidão, a sexualidade, a família, a amizade e a relação com o mundo são temas bem expostos no livro, até certo ponto. Tive uma pequena dificuldade em acompanhar a narrativa em certos momentos (o mundo tá acabando? a mãe da protagonista tá viajando? as mulheres lésbicas estão sendo perseguidas? onde estão todas localizadas?). Creio que a disposição das narrativas não são bem distribuídas, apesar de sua clara importância pra história. As vezes o menos é mais mesmo.