A extinção das abelhas

A extinção das abelhas Natalia Borges Polesso

Resenhas - A extinção das abelhas

Gabi Sagaz 12/12/2022

Presente e futuro
Atual e incisivo. Parece narrar a história de uma amiga, de uma vizinha ou de uma possível vc.
Com uma.escrits Marcante, a autora consegue fazer com que a gente fique presa ao livro. Adorei.

Mary 11/12/2022

O apresentador não é a melhor opção
A distopia criada pela Natália é muito real, é assustadoramente real. As nossas escolhas, as reações advindas delas, além de todos os problemas causados pela política nos fizeram chegar ao fim do mundo, ou quase lá. Seria a história uma distopia ou uma previsão do futuro?

lua 10/12/2022

Paranóia
Eu tava doida pra ler esse livro faz tempo, mas sempre ficava pra uma outra hora. Até que encarnei que queria ler os finalistas do prêmio Jabuti desse ano. Ganhei de presente e engoli o livro. A Extinção das Abelhas é uma mistura do presente, do passado e do futuro. É se identificar com o que está vivendo e refletir se nossos medos não são os medos de Regina. Em nenhum momento julguei Regina. Pelo contrário, achei ela muito corajosa. Colapsos, traumas, paranóias, desânimo e sonhos. A Extinção das Abelhas é um livro político, sobre amor, amizade, justiça, traumas, sobretudo, sobre a vida.

VinAcius49 08/12/2022

Nós somos a extinção das abelhas ?
O mais assustador sobre a história da Regina é o quão atual é. O quão o nosso presente e um possível colapso do cenário mundial
estão separados por uma linha absurdamente tênue... Assustador!
LaAsa.Gabrielle 08/12/2022minha estante
doida pra ler esse livro!

VinAcius49 08/12/2022minha estante
Não vai se arrepender

Pretti 27/11/2022

Sensacional!
A extinção das abelhas é um romance sensacional, tanto em relação ao tema, quanto à forma. Polesso traz para o texto questões políticas, ambientais e individuais. O texto é dividido em três partes, sendo que a primeira delas traz um aspecto muito interessante, com a última palavra de cada capítulo se tornando o título do capítulo seguinte. A parte central do livro é mais "experimental", com uma multiplicidade de textos em formatos diferentes. A parte final retoma a estrutura inicial, mas com capítulos não nomeados.

O livro é excelente, era meu favorito para o jabuti 2022, uma pena não ter levado.

Apenas Evelim 26/11/2022

A extinção das abelhas
Livro muito bem construído, com uma narrativa envolvente.
É um livro que traz bastante informações relevantes e que nos faz pensar nas nossas relações com o meio ambiente, além das implicações sociais e econômicas da exploração em massa dos recursos naturais.
Nessa perspectiva, a narrativa foi criada para nos fazer pensar.
Por outro lado, o livro também retrata bem as inseguranças, medos e aflições humanas em um cenário distópico.
Livro gigante, no sentido figurado.

Fabio.Favero 15/11/2022

As solidões
Uma história incisiva sobre as nossas solidões: familiares, coletivas, sexuais e afetivas, econômicas e ambientais. Sobre desamparo e esperança num mundo distópico que não parece tão distante. E sobre como nossas solidões também são uma forma de egoísmo e generosidade. Gostei, mas deixa a gente com um gosto meio agridoce na boca, de que mesmo no caos, no desespero e angústia ali haverá algum amparo, alguma luz (como a bela metáfora do segundo sol), que existir também é uma forma de resistência

bdebea 14/11/2022

"Nós somos a extinção das abelhas."
há tempos não me sentia assim lendo um livro... tão doída. esse livro é uma distopia tão gostosa ao mesmo tempo que tão dolorosa e real. Regina é Regina, mas poderia ser eu, você e tantas outras pessoas. como foi difícil ler algo que me remete tanto aos dias de hoje, a vivência de alguns. me peguei chorando várias vezes.

comecei a ler despretensiosamente e me vi presa e fascinada por aquele mundo após uns capítulos, que vale ressaltar, são muito envolventes por serem curtos, e um sempre tem relação com o outro, e como a escrita da Natalia é de uma beleza imensa, uma coisa linda e poética que fica dentro da gente. marcado.

vou engatar em outro livro da Natalia e espero que seja tão bom quanto ou até melhor do que esse, e que me deixe sem palavras e de coração na mão igual.

"Quando tu imaginou o fim do mundo, não era o fim do teu mundo que tu imaginava, era? As estrelas que nasciam, prolíficas, recém-descobertas pelos estudiosos, não tiveram nada a ver com o fim. Eram uma fonte de vida. Nós, uma fonte de morte."

Manuelli.Luise 09/11/2022

Mais uma vez a minha conterrânea não decepcionou. Natália tem um jeito bem único de escrever, poético e prático ao mesmo tempo.
Esse livro é angustiante pela utopia que nada tem de utópico. Tudo que aconteceu nesse livro pode acontecer se a gente não ficar ligado no mundo. Muito bom, super recomendo e super merece um Jabuti!

Dena 30/10/2022

Começo bom, mas depois começa a cansar
Tive uma relação bem estranha com esse livro. Comecei super animado com a trama, com a história da protagonista, como as coisas aconteceram para chegar até ali, o easter egg do presidente (rsrs), mas enfim, para mim o enredo começa a ficar monótono, sem muitas evoluções e se torna desinteressante. Por pouco não abandonei.

Renata 08/10/2022

Tudo nesse livro nos leva a um certo incômodo: a normalidade no abandono, a apatia de Regina e suas escolhas, uma sociedade manipulada por mentiras, até mesmo os capítulos que terminam com frases incompletas?
A mescla de alguns fatos verídicos junto à uma ficção de fim de mundo nos faz perceber que não estamos muito longe disso.

Paulo 07/10/2022

A Extinção das Abelhas
O livro percorre um caminha muitas vezes difícil, muitas vezes óbvio, nem sempre fácil. O que transparece na leitura é a cólera e o desconforto que a autora tem, não com o futuro, mas com o tempo que vivemos.

Diovana.Krauchemberg 25/09/2022

Que livro incrível!!!!
Uma distopia sobre o Brasil pós pandemia, que conta a história da Regina, uma mulher que tem 40 anos.
Regina tem vários traumas do passado principalmente o de ter sido abandonada por sua mãe quando ela era criança.
Achei super fácil a leitura, capítulos tão pequenos que tu fica naquela "só mais um" e quando viu já leu uns 15 capítulos.
Achei interessante a forma como ela escreveu cada parte, as três partes são tão diferentes e uma melhor do que a outra.
Achei que o final merecia um final melhor mas me contentei com o que eu recebi!
Super indico!!!

Ju Harue 18/09/2022

O agro é tech mas não deveria ser pop
Eu achei a premissa interessante, um fim dos tempos distópico - talvez nem tanto - que leva o Brasil a escassez e tudo que trás de degradação consequente, quando o uso de agrotóxicos exagerados acaba dizimando as abelhas e isso foi só o início do colapso. E acontece não somente no cenário nacional, há problemas do tipo em diversos países, medidos através do colapsômetro, mas achei bem interessante a história se passar em uma cidade brasileira pequena e interiorana. A personagem Regina, imersa em não-sentimentos, trazendo debates raciais, políticos, culturais e econômicos incomodamente próximos do cotidiano, reais demais, causou-me sentimentos que levei para o lado de não gostar da leitura, mas depois da oportunidade de ouvir a autora e outros participantes do projeto Piquenique Literário, eu entendi que foi intencional da autora e repetiu-se mesmo efeito em muitos outros leitores - objetivo atingido com sucesso rsrsrs. Esses sentimentos fazem parte de tudo que a história é e representa.
Com um estilo de escrita de experimentação, de muita intensidade e momentos fortes, Natalia trouxe histórias de mulheres diferentes e semelhantes ao mesmo tempo, cada uma com sua história e seu eixo de acontecimento, que se entrelaçam e separam-se conforme o desenvolvimento. A forma narrada é muito característica e acaba sendo uma leitura rápida apesar de ser indigesta em muitos momentos. As notícias que parecem ficção mas são reais foram outro soco no estômago e saber hoje, que ela escreveu antes da pandemia, torna ainda mais potente e significativo - ela revisou acrescentando falas pontuais sobre a pandemia, quando a obra não foi publicada originalmente na data prevista.

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 20/09/2022minha estante
Amei suas observações!

Ju Harue 20/09/2022minha estante
Obrigada Tha, e agradeço novamente por coordenar junto com o Bruno, um projeto tão especial e que proporcionou o encontro com a autora que agregou tanto. Vocês arrasam com o @piquenique.literario ??

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 21/09/2022minha estante
??????