Amar é relativo

Amar é relativo Sophie Kinsella

Resenhas - Amar é Relativo

Carol Mendes 24/08/2023

Criei muitas expectativas pra esse livro por ser da Sophie Kinsella e acabei não gostando muito, o que eu realmente gostei foram os últimos 15%.
Achei a Ava um pouco chatinha, o Matt achei ok, gostei mais dos secundários do que deles. Demorei muito pra terminar e estava quase querendo abandonar, mas minha curiosidade em saber como eles iriam resolver o relacionamento com todas as diferenças e sem dialogar foi bem maior, além da escrita da Kinsella que é ótima e fez o livro fluir um pouco. Mas assim, só melhorou mesmo perto do final e gostei de como tudo foi concluído.

Priii Reis 24/08/2023

Você ficaria com alguém sem conhecer quase nada?
* * Nota: 3,5 * *
É um romance engraçado cheio de altos e baixos o casal principal no início é um clichê de romance previsivel e do nada se tornam eternas brigas sobre diferenças,e resistência em aceitar o outro,falta de comunicação,atitudes e muitos problemas internos que precisavam ser resolvidos a muita pedrada,rompimentos...

Não foi fácil aturar o casal (confesso) mas o reforço desse livro é o protagonismo dos personagens secundários, e como eles se tornaram uma parte essencial. O que não vejo acontecer muito nos livros ultimamente.

É sobre expectativas e fantasias que plantamos na nossa mente sobre o que a pessoa que você escolhe deveria ser,comer,lidar com a família tóxica,terminar o que começa,aceitar os gostos para arte duvidosa.
_______________________________
RESUMO_POSSIVEL SPOILER
_______________________________
Ava tem um mundo só dela onde entra suas amigas do coral e seu amado cachorro e mil projetos que ela começa e não consegue terminar.
Uma amiga para todas as horas,e que não tem uma carreira além de escrever bulas de remédio.
Vegetariana convicta,que tenta a todo custo levar as amigas para o mesmo lado.

Na área do romance não consegue conexão de verdade
e além de um namorado que nunca dormiu em sua casa,e um ex que disse que ela é estranha e irracional.
Não tinha tanta convicção que alguém pudesse a conquistar.

Quando ela decide fazer um curso de escrita romântica na Itália,tem todo o apoio necessário e a certeza de que Harold seu caótico Beagle está em bons cuidados.

No curso não estava conseguindo escrever ou buscar ideias,até que um lutador de artes marciais a tira do seu eixo.E ela sentiu que precisava conhecer esse homem,de qualquer jeito.

O curso tinha regras...
Nada de nomes
Vida pessoal
Ou conversa fiada

O nome fictício dela é Ária e o dele Holandês,os dias passam e ela não só torce pra que ele fique até o fim do curso,como sejam próximos se tornando sua única obsessão.
Mesmo fora do curso Ava não permite que ele fale sobre a vida pessoal,e nem ela quer falar. A verdade é que a imagem que ela tinha dele,ia ser melhor que a real. Ela acredita que o conhece só pelo básico de convivência, que eles tem no dia a dia e no pouco que fala sobre sua vida.
Em uma tarde eles tem um torrido dia de amor,onde pularam em penhascos,se "amaram" no carro,e foram comer macarrão nas ruas da Itália. Seria esse o romance clichê perfeito?

"A bolha" como ela dizia era tudo que eles tinham e mesmo ao assumirem para todos o namoro. Ela fez ele prometer que só falariam de suas vidas quando voltassem para a vida real.

Mas nem tudo é como ela imaginava,e suas expectativas estavam sendo frustradas a cada momento do retorno deles.

Ava na visão de Matt é o caos em pessoa e sua casa como ele diz o ataca e da arrepios com móveis velhos resgatados,janelas frágeis e uma bagunça que incluia Harold o comedor de tudo que estivesse dando sopa.

Matt na visão de Ava era uma pessoa de dupla personalidade entre a tensão do trabalho dia e noite e as raros momentos de felicidade,só demonstravam o quanto ele era: infeliz,inseguro e não assumia suas vontades para sua família tóxica incluindo mandar sua ex pastar.
Fora o fato de ele não se abrir sobre nada ou ter medo de contar mais.
Um casal improvável e muito dificil com amigos incríveis, que por mim podiam ter aparecido muito mais.

Eles brigam,Ava volta para a Itália e percebe que realmente não terminava nada,que queria mais para sua vida ela passa sete meses fora e termina seu precioso livro e com proposta de publicação.

Matt toma o rumo de sua vida,finalmente vai trabalhar com o que gosta. Declarando que a família pode não gostar mas vai ter que aceitar de qualquer jeito.

Cheguei no final pensando eles deveriam ficar juntos de novo? Realmente teve mudanças mas seria o suficiente para continuar? Sim,quem sabe...

Os amigos já estavam tão unidos e muito mais conectados que o próprio casal que mantiveram contato e isso foi tão lindo.

"— Nós sabemos que somos diferentes. E vamos tentar lidar com isso. — Olho bem fundo nos olhos dele. — Vamos respeitar um ao outro. Não consigo amar tudo na sua vida, e você não consegue amar tudo na minha. E... você sabe. Está tudo bem.
— Combinado. —Matt assente. — Está tudo bem."

Bina ð¦ 22/08/2023

Suspeita
Cara eu sou muito suspeita pra falar sobre livros onde tenham um homem gostoso kkkkkkk pq as leitoras tem que ser tão malvadas e nos fazer apaixonar por macho literário em??? Qual a necessidade meu povo, como que eu fico depois??
A solteirisse reina graças ao livros escritos por mulheres kkkkkk amoooooo.
Mas falando sério agora que livro bom vei, eu amei a amizade de todos no final tão perfeitinhos, e eu sou boiolinha pelo nerd ??

Carol Luques 21/08/2023

Ava sempre está envolvida em vários projetos e nunca consegue concluir nenhum deles. Após terminar mais um relacionamento, decide viajar para um retiro de escritores com o objetivo de, finalmente, concluir seu livro (um desses projetos inacabados). Mas, ao chegar lá, conhece Holandês e os dois se apaixonam, mesmo sem saber suas profissões, de onde são, seus nomes verdadeiros, etc. Quando volta para Londres, Ava finalmente descobre a identidade de Holandês e, toda a compatibilidade que eles sentiram no retiro, fica estremecida.
E, não tinha como não ficar. Embora os protagonistas sejam 30+, parecem adolescentes que acabaram de entrar para a universidade. A personagem da Ava é chata e infantil; ela vive em um mundo paralelo em que todos precisam estar em função dela. Gostei muito mais dos amigos dos protagonistas, inclusive. O romance tampouco me passou credibilidade... Ou seja, uma super decepção.
Foi o terceiro livro que li da Sophie Kinsella e eu sempre vou cheia de expectativa, pois é uma das autoras mais conhecidas do gênero. Mas, nas três vezes, tive experiências bem mais ou menos de leitura.

luisa655 21/08/2023

Diferente de todos que falaram que é chato... Eu amei! Representa muitos casai (crítica construtiva: Poderia mostrar mais a parte do HOLANDÊS/MATT)

Carol 19/08/2023

Paixão vs Amor
Mais uma leitura concluída, e mais um livro da Sophie Kinsella lido. "Amar é relativo" é um romance que não me pegou de primeira, pois achei a leitura um pouco arrastada, por conta da protagonista. Mas no final me vi rendida pela história, personagens e também com reflexões interessantes sobre amores modernos.

No livro conhecemos a Ava, uma mulher eclética, que possui vários hobbies e leva a vida como se fosse o último dia, e o Matt, um herdeiro corporativista que até curte algumas aventuras, mas leva a vida com mais cautela. Os dois se conhecem em um retiro literário e decidem iniciar um relacionamento "sem bagagens emocionais", ou seja, não sabem nada da vida um do outro. Tudo parece lindo, enquanto vivem em um paraíso italiano, mas ao voltar para a triste realidade da vida comum, ambos percebem que um amor à primeira vista não se sustenta sozinho. A vida deles não combina em absolutamente nada (ou quase nada), e eles passam a questionar o quanto vale a pena ceder para ficar com uma pessoa que você acabou de conhecer, mas que teve uma química muito forte.

E isso me fez pensar sobra as relações atuais. Quantas pessoas saíram da sua vida do nada? Quantas relações foram perdidas apenas porque as pessoas não conversaram, ou encontraram um meio termo para resolver determinada questão? Muitas vezes perdemos pessoas incríveis que poderiam estar do nosso lado por essa superficialidade das relações e pela falta de interesse em manter uma conexão saudável. Enfim, sigo refletindo por aqui e deixo a recomendação do livro para quem curte este estilo. 📚

Nayarapeixoto 17/08/2023

Amar é relativo
Esse livro tem altos e baixos. Em alguns momentos Matt não me conquistou e achava ele bastante chato. Ava também tinha seus momentos de ?mais do mesmo?. Mas eu gostei do final, o desenrolar dos protagonistas, os amigos todos juntos. Achei fofinho!

Nath 06/08/2023

Mediano. Relevante
Pois é né.
Apesar da Ava ser uma CHATA, eu gostei do Matt e dos amigos.
Pelo menos deu pra aprender alguma coisa com a história.
A primeira metade é mais interessante, mas a segunda traz mais aprendizado. É um livro ok, três estrelas.
Pra quem gosta muito de romance contemporâneo deve aproveitar mais.

apwadsie 30/07/2023

Interessante
O livro é legal e os personagens são bem desenvolvidos. Porém, não foi uma leitura que me prendeu completamente do começo ao fim.

Sereno Vila 24/07/2023

Amar é Relativo - Sophie Kinsella
Poder ler esse Livro ?Amar é Relativo ? Sophie Kinsella.?, me deu um MIX de sentimentos, às vezes me dava raiva, ás vezes eu me pegava emocionado, também me fez ri bastante de alguns fatos interessantes, e no final, me sentir entregue aos personagens principais. Há história também me mostrou que a gente é tão conectado com redes sociais, e
aplicativos de relacionamentos, que às vezes ficamos cegos, e não olhamos para o nosso próprio ser interior. Outro aspecto que eu senti e observei lendo esse livro, foi como se eu estivesse assistindo a um filme da sessão da tarde, ou a uma novela das 7...

Cássia 19/07/2023

Cansativo
Meu primeiro livro da Sophie e eh muitoooo cansativo! Gostei, mas não asmei!
Eles são imaturos, incompatíveis, a premissa eh boa mas a leitura eh maçante, penei pra terminar
Jubs..nieto 20/07/2023minha estante
Oiee, alguém sabe a classificação etária???

Cássia 20/07/2023minha estante
Não tem nada muito picante não, tem cena de pegação mas não me pareceu nada impróprio.

MiMoreli 18/07/2023

Chato
O livro é muito chato, o mais chato que li esse ano. A protagonista é um porre, vive em um mundo paralelo. O protagonista também é outro porre. Duas pessoas que decidem manter um relacionamento mas não podem conversar sobre nada. Os personagens não evoluem ao longo do livro, a autora parece querer resolver tudo nas últimas páginas. Só gostei dos amigos dos personagens principais, foram muito mais interessantes.

Sara.Adganiel 17/07/2023

CANSATIVO
Pode até ser que fique melhor mais pra frente, mas eu me senti simplesmente cansada no primeiro cap. e a vibe a protagonista tbm n me cativou! se vc é uma pessoas que gosta de colocar muito ignificado em tudo e é muito sensível talvez tenha uma experiência melhor. Apenas considerando os dois primeiro capítulos!

Bell 16/07/2023

Leitura gostosa, leve e divertida. Estava precisando de um momento Kinsella. Relaxei a mente! No início achei que não iria gostar, a protagonista Ava é bem chatinha e irritante, praticamente uma adolescente da Malhação, o Matt é sem graça. A história de amor é bem maluca, meio sem pé nem cabeça. E COMO GOSTEI COM TODOS ESSES PROBLEMAS? Bom, Kinsella sabe contar uma história. Ela caprichou nos personagens secundários, são bem divertidos e carismáticos, inclusive adoraria um livro sobre eles rsrs a história prende, flui muito bem, e o livro tem ótimos momentos, então a leitura deu aquela sensação gostosa de estar ali, na sala, rindo com eles.
E preciso ser justa, Ava e Matt amadureceram e melhoraram muito ao longo da história. E o desfecho me agradou bastante!
Kinsella dificilmente erra!

Livro entrega o que propõe. ?