Joia Rara

Joia Rara Bruna Borges

Resenhas - Joia Rara

Laura 06/11/2021

Se você gosta de livros com a temática de melhores amigos que se apaixonam, esse livro é para você!

Em Joia Rara (+18), Jade irá mostrar sua trajetória de liberdade após o término de um relacionamento abusivo. Embora seja um gatilho para muitas pessoas, o tema é tratado de forma leve, trazendo uma linda superação com uma família e grupo de amigos que são uma grande rede de apoio.

Vamos conhecer Brasília através do olhar da protagonista e Eduardo, seu melhor amigo, apaixonado por música, organização e... pela Jade. Há 5 anos.

O livro é repleto de referências a livros e músicas, cultura brasileira, muita representatividade, poemas, e símbolos (?). A amizade do grupo é insuperável, todas as cenas com eles são divertidas, principalmente quando eles iam para alguma festa! Eu me sentia junto deles.

A escrita da Bruna é linda e descritiva a ponto de me transportar para dentro da história em vários momentos. Todos os plots me deixaram muito surpresa. E o do final, então?

É impossível terminar a obra sem estar apegado a todos os personagens. Quero conhecer a história de cada um!

Joia Rara foi um dos melhores romances que li em 2021 e recomendo muito!

Stef 01/11/2021

Uma metamorfose
Jade Duarte sofre uma metamorfose durante o livro, sai de seu casulo e passa a voar por si mesma, EM sim mesma. Eduardo a acompanha nessa jornada e, mais que isso, a ajuda a ser sua própria heroína.
Falando assim, parece que é um simples romance onde o amor está impregnado no casal principal. Só que Bruna Borges, que eu sabia que não iria me decepcionar, fez o amor ser cultivado entre as irmãs, os amigos e os pais de Jade. Toda essa família enorme, de sangue e de coração também, formam o amor do livro.
Obrigada, Bru, por ter me dado essa experiência.

Moon ð 25/10/2021

Ai ai essas Jóias
O livro é ótimo, cheio de representatividade, lições de vida, de música, poesia, recheado de referências literárias que a gente ama, super engraçado, personagens muito bem desenvolvidos, sinto que conheço cada um e não consigo escolher qual gosto mais.
Jade, heroína ?.
Preciso pra ontem da história do Diego e da Rubi ?.
A Cristal, nossa, encantadora?.
E a Safira... Só posso imaginar o que vem por aí ?.

Foi minha primeira leitura (moderna/YA) de um autor BR e preciso aplaudir.
Apesar de não ser meu gênero favorito, tenho que reconhecer que foi maravilhoso conhecer Brasília pelos olhos da Bruna e dos seus personagens, tornou tudo muito palpável. Foi uma delícia.

"Tá, então porque 3,5 ??"
Apesar de tudo isso de pontos positivos, a leitura em um certo ponto do livro me deixou cansada, eu tive que persistir pra finalizar porque eu tava curiosa sobre alguns personagens. O livro é muito bem detalhado e os capítulos são enormes (pra mim que só consigo largar quando termino o capítulo completo, foi difícil).

Fora isso é uma massagem no coração.

Lavinya 09/10/2021

Surpreendente:)?
Esse livro superou todas as minhas expectativas, a forma como é tratado o relacionamento abusivo da Jade com o seu namorado. O desenvolvimento da protagonista e o relacionamento dela com as irmãs dela, cada uma mais cativante que a outra. A relação dela com o Eduardo, sem contar no fato que ela ama ler. Meu novo livro favorito, quero muito o físico. :)

Gabimamoreh 07/10/2021

Maravilhoso
Joia Rara me prendeu desde o início da leitura, os personagens são maravilhosos e a história flui bastante. Me apaixonei pela forma que os personagens interagem dando um quentinho no coração e garantindo ótimas risadas. Amei a leitura e estou aguardando ansiosissima para o livro 2.

Darkk 02/10/2021

EU AMEI 27/09
QUE LIVRO INCRÍVEL.
Muita representatividade, choro, sofrimento, amor e principalmente conexão.
A autora simplesmente fez uma obra de arte!

Thays 21/09/2021

Esse livro é tão necessário. Traz o verdadeiro significado de Amor, Familia e Amizade.
A mocinha descobre as manipulações e terminar com namorado abusivo
É melhores amigos que se apaixonam
Amigos que são mais chegados que família.
Impossível não se apegar aos personagens.
Antes de ler verique os gatilhos.

É um livro Nacional!

giuliarsf 13/09/2021

meu deus, esse livro superou tudo! Tão importante a forma que foi abordada?? mal posso esperar pelo próximo livro. Diego já tem meu coração.

@amandalimasou 04/09/2021

Verdadeira definição de leveza e fluidez
Joia Rara vem para nos ensinar o verdadeiro significado de palavras como: resiliência, esperança, amizades e o principal de tudo amor.
O livro conta a história de Jade, seu relacionamento completamente tóxico e abusivo. Mostrando que abuso em relações não são apenas sexuais,mas psicológicos. A manipulação, a forma de se submeter a tudo. A autora usa esses temas como base mas a maneira como ela trás a tona é de uma fluidez. O livro prende você do início ao fim, você passa pelas emoções vivendo junto com a personagem cada momento de sua vida. Você sofre, você sorrir (ênfase bem aqui, você sorrir muito), você chora conhecendo o passado de Eduardo e você ama, mais ama muito, a família, o casal principal, os amigos. A escrita da autora é envolvente e principalmente edificante, temos vários ensinamentos que levarei para a vida. Esse livro com certeza se tornou meu favorito, é um ótimo livro para sair de uma ressaca literária.
Autora você merece o mundo por criar essa preciosidade. Foi uma escrita responsável e totalmente comovente

Caia.Monti 17/08/2021

Eu necessito pra ontem do livro dois. Os personagens, a história, simplesmente perfeitos. Me apaixonei por cada um, Jade, Edu, Diego com sua falta de filtro, Rubi, Alice, todos, que história mais perfeita

Kailanny 13/08/2021

PERFEITO
Fiquei completamente apaixonada nos personagens, meu Deus.
A história, o romance, as amizades, tudo perfeito.
Amei esse livro do início ao fim.
E vou tentar ler todos os livros que foram citados, fiquei tão curiosa pra saber a história por trás de cada trecho.
E estou muito ansiosa para o próximo livro, para conhecer a história da próxima joia.?

Duda 03/08/2021

Perfeito!
Não tenho palavras para descrever o quão bom é Joia Rara! Uma leitura muito fácil e rápida! Você mal começa a ler e já tá no finalzinho de tão fluida que é! Personagens cativantes e um enredo maravilhoso! Simplesmente apaixonada ?

Giovanna 02/08/2021

Surpreendente e cativante ?
Joia rara é muito mais que um romance, é uma história de superação, amadurecimento, e não menos importante: amor. Amor em todas as formas da palavra, amor entre um casal, entre uma família, entre um grupo de amigos. É um livro fácil de ler e de se apaixonar, seja pelos personagens cativantes, ou pela escrita fluída e envolvente da autora. Já estou ansiosa pelos próximos!