A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

daday :) 09/09/2023

"Mais que isso, até" ??
Eu queria MUITO comentar o quanto eu gostei dessa saga, mas não consigo. Foram tantas falhas. tanta decepção nesse desfecho ?.

Os livros anteriores me conquistaram, fiquei tão encantada por todos os personagens, pela história e como tudo se desenvolveu, enfim.....
Mas esse era o final da história, eu esperava NO MÍNIMO algo apresentável. Nem sei por onde começar citar os erros....

? Parecia que quanto mais lia mais faltava pro livro acabar, a história não se desenrolava, ninguém se desenvolveu. a história em si não avançou NADA.

? nossos personagens amados sumiram LITERALAMENTE.
Christelle, como você pôde ser tão 🤬 #$%!& e ignorar a importância do Archie, da tia Berenilde, Tia Roseline, Raposa, Gaele?????
Surgiram no segundo livro e desde então conquistaram meu coração pra no 3° livro serem dispensados sem mais nem menos e pra piorar mal são citados ou aparecem nesse encerramento. Qual o sentido de ter tanto personagens desnecessários e irrelevante? Eu não tava nem aí pra aqueles babaquinhas lá, pra os pesquisadores, sao todos chatos chatos chatos chatos! Tudo bem que eles tinham uma relação com o contexto, mas era só mostrar nossos queridos. ATÉ DO FAROUK EU SENTI FALTA. DO FAROUK, ARGH?

? Victoire:
ALGUEM ME EXPLICA????? a esperava filha de Berenilde, a descendente direta do Espírito Familiar, deveria ser tão poderosa, sei lá, coloquei TANTA expectativa nessa menininha.... PRA NADA. Foram capítulos desnecessários e entediante. Ela poderia ter feito tanta coisa mais! No fim, se mostrou filha do Farouk mesmo (no pior sentido)...

? Ophélie e Thorn...
A decepção, das decepções...
O que aconteceu com esse casal?
Esse livro mostrou o pior deles
Thorn nem parecia o mesmo dos dois primeiros livros. O calculista que eu me apaixonei cadê? Ele nadou tanto pra morrer na praia. No fim, Thorn sempre estava um passo a frente. Porém, aqui, ele se mantinha completamente perdido.
Sobre a Ophélie, nem sei o que dizer. Ela que sempre tinha uma evolução nos livros anteriores acabou regressando nesse aqui. Ela entrou numa sede neura pra descobrir quem era O Outro e já tava chato. (Tipo Harry Potter perseguindo o Draco Malfoy no 6° livro)
E sem contar que parecia que a Christelle odiava a Ophélie. Ela só se metia em fu?ada e tido que aconteceu com ela foi desumano e cruel. E a narrativa ?ela perdendo os dedos?? Jss, foi torturante.

? O final:
Nem preciso falar no quanto tudo ?eu errado ali. Sério, foi decepcionante.

É muito triste a sensação de descobrir que um livro é tão ruim quanto te falaram. A saga tem potencial e foi bem devolvida até certo ponto. mas depois só ladeira abaixo. Espero ter expressão bem minha experiência com esse desfecho final.

09.09.2023
18:45
ibrendinha 04/11/2023minha estante
EU FIQUEI CHOCADW AO SENTIR FALTA DO FAROUK KKKKKKK

@caixas_e_livros 11/12/2021

A Tempestade de Ecos

?O futuro determinaria quem fizera a armadilha e quem cairá nela.?

Finalmente terminei o último livro da série A passa-espelhos, minhas expectativas estavam altas, ao longo dos três livros me apeguei a esses personagens e suas jornadas, eu estava bem empolgada com o último volume e descobrir finalmente todos os segredos que a autora guardou até o livro final.

Infelizmente minhas expectativas (eu repito, minhas expectativas) não foram atendidas.

Eu e as meninas do Bastardos já estávamos nos perguntando como a autora iria conduzir o livro final com tantas pontas soltas e praticamente com todas as respostas da história. Um livro para tanto a ser resolvido seria difícil, então eu achei que o ritmo iria acelerar e as respostas iriam aparecendo conforme as páginas fossem avançado.

Nada disso aconteceu, tinha momentos em que ela jogava tanta informação de uma forma que não ficava claro, que eu tinha que parar e refletir, só que muitos elementos a autora criou, jogou ali no meio, sem nenhuma explicação. Páginas e mais páginas de enigmas, o que era para ser uma leitura prazerosa e cheia de respostas para um grande desfecho foi se tornando muito frustrante e cansativa.

A história ia avançado e nada!
Um elemento tinha várias respostas diferentes, os personagens se faziam a mesma pergunta durante o livro todo, talvez a autora tenha tentando usar muito do suspense, só que pra mim não funcionou, me dava vontade de abandonar o livro, abandonar uma história que amei desde o primeiro volume, o que me deixava muito triste. Sendo sincera, A passa-espelhos poderia ter sido uma trilogia, os dois últimos volumes, resumidos, daria um livro final perfeito.

E sobre o final? As últimas 30 páginas eu gostei, porém o desfecho não me deixou com aquele sentimento de Adeus, eu sabia que teria um final ?aberto? mas ele é tão aberto que se eu não soubesse, acharia que a autora está planejando um próximo livro.

Eu ainda recomendo sim a Série A passa- espelhos, eu amo esses personagens, e o ambiente em que eles vivem. Fiquei triste com o final sim, mas talvez você não fique, já vi resenhas por aqui em que muitas pessoas amaram o desfecho.

Você que já leu Tempestade de Ecos, quero muito saber sua opinião sobre o enredo e o desfecho.

Até a próxima.

Maria 21/10/2021

Quase acho que uma facada no coração doeria menos...
2,5 ?
Meuuuuu. Por quê????
Quanto peguei o vol. 1 ano passado eu não imaginava o quão incrível esse universo seria. Foi literalmente meu favorito do ano passado. Ontem, ao pegar o quarto e ( penso que) último volume pensei que viria em uma resenha e falaria "assim se encerra com perfeição a minha saga preferida juntamente com trono de vidro". Mas não. As explicações me davam soninho e o típico "complicar algo que poderia ser simples". O mundo construído é super único e incrível, só que aqui nem isso salvou. O slow burn já tinha dado certo no livro anterior então perdeu um pouco da magia. Parecia que eles tiveram menos interações do que nunca (e estamos falando da série que eles só apareciam no mesmo cômodo a cada 200 pgs basicamente). E não precisava de toda aquela interligação e conceitos para justificar o passado. A graça dos outros livros era ver o mistério sendo construído aos pouquinhos e uma resposta ou outra.
E o que falar do final??? Acho que eu até perdoaria a enrolação se não fosse o desgosto de ver tudo arruinado.
Vou fingir que acabou no livro 3 e inventar meu próprio final.
Ps: Eu falo isso, mas se a Chirstelle publicar mais um livro, eu vou ser a primeira a comprar pq tenho a esperança de que ela vai se redimir (ela faz a ilusão delah).
Tina51 22/10/2021minha estante
não fala issoooo!!! vou chorar

Maria 22/10/2021minha estante
Ahh, relaxa, pode ser que eu seja parcialmente culpada por ter lido em período letivo e estar super estressada rs. Mas quando ler, me conta suas impressões hein.

Gu Vaz 20/09/2023

Conclusão
É aqui que tudo entra no mesmo plano, depois de uma jornada de quatro livros. Gostei da conclusão, achei até um pouco agridoce. Ophélie sempre foi forte não por parecer durona ou impor medo ou força, mas por ser resiliente e obstinada. Será que ainda veremos todos esses personagens em algum momento?
dalencarbabi 20/09/2023minha estante
Amigo, do jeito que a Christelle odeia os fãs, eu posso chutar que não.

Gu Vaz 21/09/2023minha estante
Kkkk esses autores amam deixar a gente querendo mais até nas conclusões.

rafayela 14/12/2021

Eu to com MUITA raiva desse final
Eu me apaixonei por esses livros muito rápido, a história é incrível e o universo é muito cativante, te deixa querendo saber o que vai acontecer. Eu to dando 1 estrela só por causa DESSE FINAL HORRENDO, eu tive que reler várias vezes pra entender o que tava escrito ali, o plot que sempre era bom nos outros livros NESSE FOI HORRÍVEL. O thorn meu personagem favorito, que final foi aquele pra ele? Eu acreditava que nesse livro ia ter uma interação melhor pro casal, uma interação digna da química que eles tem, MAS ESPEREI ATOA!
Eu tô com muita raiva de como esse livro foi finalizado, a autora parece que teve preguiça do que fez nos outros livros e decidiu qualquer coisa, tem tantas coisas que poderiam ser bem melhores!
Simplesmente decepcionada com tudo, os personagens, os plots, meu querido thorn que merecia um final digno depois de tanto sofrimento. Enfim, a autora finalizou a série de um jeito preguiçoso, muito decepcionada.

Qnat 14/02/2022

Final perfeito
Não sei, sinceramente, o porquê da nota desse livro estar tão baixa.

A série que teve sua estreia com um primeiro livro que parecia uma versão fantasiosa de Orgulho e Preconceito foi evoluindo, evoluindo e teve o ápice neste livro, que ao meu ver foi muito bem escrito, com revelações entregues na hora certa, satisfatória e extremamente criativas... Ficamos o livro todo ansiosos, sofrendo com Ophélia naquele Observatório. E como os personagens ficaram mais maduros assim!

A autora foi mais arrojada, criou uma mundo muito difícil e com mastreia conseguiu descrever o reverso. Não deve ter sido fácil pensar e encaixar algo assim.

Acho que, quem esperava um romance com final feliz deve ter se decepicionado. Não é culpa deles, o primeiro livro realmente parecia que iria entrar uma série típica YA com pitadas de contos de fadas clássico; e temos nos contos de fadas clássicos sempre aquele ápice no amor: A Branca de Neve é salva pelo príncipe, a Bela Adormecida também; a Bela salva a Fera quebrando sua maldição.

Nesse livro tivemos um pouco disso sim, mas tudo pensado de forma mais atualizada, muito mais agridoce, muito mais inventivo. E nesse interim a autora arriscou ao fletar com o estilo "Dark Fantasy" com pitadas de surrealismo, o que foi ótimo.

Gostei muito e sentirei saudades!

Adrya.Ribeiro 14/02/2022minha estante
Ai, estou com medo desse último livro..rsrs

AngelSFL 10/10/2021

Confuso&Leitura Arrastada
Contei os dias para o lançamento deste último livro de uma das minhas séries favoritas.
O Primeiro, segundo e terceiro livro tem um lugar cativo na minha estante..mas não posso dizer o mesmo deste quarto e último livro.
No segundo e terceiro livro comecei a perceber certas complexidades na construção da história..o que havia me preocupado com a condução e desfecho que teriam.
Contudo confiava que me surpreenderia..Que não havia como uma história maravilhosa dessas não ter um desfecho a altura. Estava muito enganada!
Nesse último livro da saga encontrei muita coisa confusa...explicações que não fizeram sentido para mim. Demorei para engrenar com a história e no meio do livro novamente achei que a leitura ficou lenta, arrastada...não gostei do final..achei que o desfecho não fez jus aos livros anteriores e mudou o tom da história..não cumprindo as propostas dos primeiros livros. O mundo criado, as arcas, poderes..São incríveis! Vale a leitura para concluir a saga. Mas acredito que a autora se perdeu demais para criar as explicações para o universo que construiu.

De.lais 24/01/2022

É tão confusa, é tão genial e única. Eu amei !!
Eu não sei como expressar o tanto que foi gostoso ler essa série
Pensa em uma fantasia completamente diferente, um mundo fora da caixinha.
Ideias tão únicas, geniais e complexas .
Muitas vezes eu achei muito confuso, mas nunca quis parar de ler, é aquela confusão gostosa kkkkkkkkkkkk que te atrai mesmo que pareça que você não está entendendo nada kkkkkkk, mas no final as pecinhas vão se juntando, ainda estou pensando em tudo que aconteceu nesses últimos capítulos kkkkkkkkk e ainda tenho um monte de perguntas e dúvidas, mas eu amei.

Poxa e que final, meu coração está apertado.
Vou sentir muitas saudades da Ophélie e Thor, e desse mundo único e incrível.

Foi um privilégio poder ler uma série tão incrível e tão diferente, realmente não se parace com nada que eu já tenha lido, é única.
Thais 24/01/2022minha estante
ai esse livro é simplesmente PERFEITO! não consigo acreditar até agora que acabou

Lady Bridgerton 05/01/2022

decepcionada é a definição
eu nem tenho forças pra escrever essa resenha, porque ainda tô muito puta da vida com esse livro. com o final então sem comentarios, eu relevo finais abertos mas raramente isso acontece, porque depois de 4 livross tudo que a ophelie merecia era ser feliz, juro da pra fazer uma lista do quanto essa menina sofreu nessa serie, nem sei como ta viva porque [*****], ai vem e ainda me fazem ela sofrer mais do que jesus aqui, ah pela amor de deus. o que aconteceu com a escrita da christelle eu não sei, eu sentia conforto e era fluida na escrita dela, mas agora só peguei foi ranço, do nada ela resolve aumentar a complexidade do negocio no ultimo livro da serie que deveria concluir tudo mas a sensação foi que não concluiu nem metade. chegou no final eu não conseguia me importar mais com ninguem, porque era uma serie de decisões que tava tentando entender apenas o por que, passei metade do livro absolutamente perdida e a outra metade parece que eu tava no começo. acho que a unica coisa aqui que se salvou foi umas mini interações do casal. porque até isso deles juntos me desanimou porque ambos ficaram 100% obsecados na historia da eulalie e do outro, pelo menos uma cena sabe deles falando de outra coisa ja quebraria o cansaço que eu tava da historia. e nem comentar da decisão preguiçosa de quem era na verdade a eulalie, eu reli a parte umas 3 vezes sem acreditar. parece mais livro de filosofia com scifi isso daqui, não faz jus aos 3 primeiros, e simplesmente os personagens não merecem esse final, outra dica, se você amou os personagens do polo, nem conte também com eles pra salvar esse livro, porque a autora esqueceu tudo no churrasco. quanto mais eu penso nesse livro, só fico decepcionada com a ladeira abaixo que tudo se resumiu. ainda amo a passa espelhos mas por enquanto prefiro nem pensar que é uma quadriologia, pra mim acabou no 2 e o resto é fanfic. eu ainda falaria mais coisas mas seria negativa então foi assim, um livro confuso, arrastado, com um final deploravel que não faz jus a beleza desse universo

Nicole.Rigo 15/12/2022

A tempestade de ecos
Ophélie e Thorn ainda estão em Babel. Ophélie sente cada vez mais a sua ligação com Deus e o Outro, e acredita que para desvendar isso precisa procurar pela cornucópia (um ?eco? que supostamente te da respostas). Ela se alista para o observatório dos desvios, onde descobre muito do seu passado.
Nesse livro descobrimos quem é Deus, eu nunca imaginaria, essa parte realmente me surpreendeu.
Bom, eu AMO a escrita de Christelle Dabos, mas senti que nesse último da série muitas coisas não foram esclarecidas (talvez esse seja o intuito, o leitor criar o seu final, seja ele feliz ou não, no meu caso não foi rs).
O único da tetralogia que eu não dei 5?? mas acho que sim vale a pena, pra quem já é fã do universo assim como eu.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 13/10/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
A Tempestade de Ecos é o livro que fecha a aclamada série A Passa-Espelhos. Ao mesmo que eu tinha muitas expectativas, após ler algumas reviews, eu tentei baixa-las um pouco. Após finalizar o livro, eu entendi a razão de algumas pessoas se decepcionarem, o que não foi meu caso.

A Tempestade de Ecos começa diretamente ao final de A Memória de Babel. Ophélie e Thorn ainda estão em sua busca por respostas que os ajudem a derrotar Deus e o Outro, e assim evitar que o mundo seja destruído de vez.

É incrível o crescimento de Ophélie durante a série. Por mais que eu goste de Thorn, ela é a verdadeira estrela da história. Desde o início ela é uma mulher resiliente, agora vê-la se fazer ouvir e ser vista é meu tudo! Ophélie é uma personagem também bastante altruísta e está determinada a salvar seus queridos, mesmo que tenha de fazer alguns sacrifícios no caminho.

Outro ponto alto na história é a ambientação. O universo criado por Christelle é fantástico. As descrições ricas em detalhes, mas não são entediantes. Sua escrita sempre foi bastante fluída e combinado com o ritmo eletrizante desse último livro, a leitura voa e você nem percebe.

Falando do meu casal, o slow burn de Ophélie e Thorn foi tudo que pedi na vida e mais um pouco. Os dois possuem seu jeito próprio de demonstrar que se importam um com o outro, principalmente Thorn. Esse livro é marcado por conversas e declarações que eu só pude surtar de emoção. Além do fato de ambos, finalmente, estarem juntos em sua busca por respostas.

A Tempestade de Ecos é um livro de respostas e revelações. Finalmente aqui vamos descobrir mais sobre Deus, Eulalie, O Outro. De certo que às vezes é muita informação de vez para se assimilar, mas foram respostas que eu muito ansiava e só aumentava mais meu envolvimento na história.

A reta final é bastante frenética, cheia de reviravoltas e fortes emoções. Sobre o final propriamente dito, ao mesmo tempo que eu quis esganar a autora, eu já tinha aceitado que não poderia ser de outra forma. Bem aqui eu entendi bem porque muita gente não gostou da finalização, mas no meu ver condisse com o que foi mostrado na série.

Apesar de ter gostado muito do livro, eu tenho algumas ressalvas. Senti que a autora desperdiçou um certo potencial com os personagens secundários. Nos dois primeiros livros, Berenilde, Archibald, Rosalind e companhia foram bastante importantes para a história, mas ficaram esquecidos no livro anterior, sendo trazidos de volta aqui como se para cumprir tabela.

No geral, a série A Passa-Espelhos foi uma grande surpresa pra mim. É uma série que, assim como Ophélie, vai ganhando forças a cada livro. Foi uma despedida agridoce, mas se eu pudesse fazer tudo de novo, faria sem nem pensar duas vezes.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/10/resenha-726-tempestade-de-ecos.html

Mille 18/01/2022

a Tempestade de ecos
é mais complexo que os outros, mas finalmente as pecinhas se encaixam e da pra entender direitinho oq aconteceu, thorn meu protegido lindo ?? acabo cmg, amei

rayssa.13 14/12/2022minha estante
eu tô rindo pq foi assim que eu me senti lendo esse último livro KKKKKKKKKKKKK
a christelle me humilhou de todas as formas com todos os conceitos que ela criou aqui, se eu entendi 5% de tudo foi muito, mas pra mim tava até tudo bem porque eu gosto das coisas complexas. o que acabou comigo foi o final. SÉRIO, PRA QUE??? eu adoro finais que quebram a nossa expectativa pq foge do padrão mas eu daria tudo, absolutamente TUDO pra q a christelle tivesse metido um clichezao nesse final. livro insuperável.
mesmo com as minhas decepções em relação a esse último livro sigo amando essa série pq nada muda a sensação e a experiência incrível que foi