O Homem Mais Feliz do Mundo

O Homem Mais Feliz do Mundo Eddie Jaku

Resenhas - O Homem Mais Feliz do Mundo

Cristina117 17/01/2024

"Se você perde seus princípios morais, você perde tudo"

"Um dia uma das crianças pequenas de Auschwitz me disse que, quando crescesse, queria ser um cachorro, porque os nazistas tratavam seus cachorros com muita gentileza." ( pag. 67)

Até onde a maldade humana pode chegar?!

Mas mesmo assim existem pessoas boas, pessoas que vivem para fazer a diferença. Eddie Jaku é uma dessas pessoas, que mesmo vivendo as mais terríveis experiências, experiências essas que não faríamos nem com o menor dos animaizinhos, não perdeu de vista seus princípios e ajudou a quem pode dentro do campo de concentração.

Uma leitura fascinante; um exemplo a ser seguido; para ser repensado tudo o que foi relatado.

"Depois de fechar este livro, por favor, lembre-se de parar para ser grato por cada momento de sua vida: os bons, os ruins. Às vezes haverá lágrimas. Às vezes, haverá risadas. E, com sorte, haverá amigos para compartilhar tudo isso, como vim a descobrir ao longo da vida." (Eddie Jaku)

Andrea M 13/10/2021

É preciso saber viver...
Já li vários livros sobre o Holocausto, mas esse me ganhou com a escrita leve, porém bem detalhada dos horrores vividos nos campos nazistas. Deu vontade de conhecer esse senhor e carregar no colo.
É um depoimento cheio de emoção e sentimentos, mas ao mesmo tempo nos dá a lição de
não desistir da vida e saber se livrar da raiva e, principalmente do ódio para seguir em frente tentando ser feliz a cada dia.
Todos deveriam ler esse livro !!

Elisabete Bastos @betebooks 31/12/2021

Superação
O homem mais feliz do mundo
Ellie Janku
Ano 2021
Ellie era descendente polonês e morava na Alemão. Era judeu. Mas, a família tinha orgulho de serem alemães e depois judaísmo. Foi criado com muito amor pelos pais e família. Mas, um dia com Hitler no poder começou as restrições para os judeus. Ele para continuar a estudar ficou fora, sozinho, em uma cidadã alemã aperfeiçoando em mecânica, com documentos falsos de um adolescente órfão ariano. Quem arranjou? Seu pai. O pai semeou no seu filho: ser estudioso, excelente profissional e ajudar o próximo. Assim, com estes princípios nos campos de Buchewald, Auschwitz é a Marcha da Morte Nazista. Neste livro, temos a sua saga e ao mesmo tempo como o amor transforma tudo até o ódio.
"A vida pode ser bela se você a torna bela. Cabe a você ". Após a guerra, ele entendeu que não tinha culpa de ter sobrevivido, mas tinha obrigação de ser feliz e seguiu firme neste propósito. Ele nasceu 1920 e morreu no ano 2021. É um livro de superação e de amor.

Cecchetti 29/08/2021

Sua Vida Pode Ser Bela, Cabe a Você
Diferente de tantos pensadores que escreveram e escreveram suas experiências sobre o holocausto, Eddie Jaku não é um pensador. É um homem simples, que narra com sabedoria, princípios e valores fortes a experiência que viveu. Um livro forte e impactante, impossível não chorar e não sofrer com tanto terror que foi o holocausto, mas Eddie Jaku na sua convicção simples mostra uma bela história de superação. Primo Levi diz que todos, todos os dias devem lembrar o terror do holocausto para que nunca mais se repita. Eddie Jaku talvez escreva na medida certa, direto ao ponto, com uma empatia e uma simplicidade admiráveis. Recomendo a TODOS a leitura!

Philipe 22/09/2023

O.homem mais feliz do mundo !
Livro sofrido e com uma história bem dolorida, mais que vale muito a pena a leitura e que dá um pouco de esperança para termos um mundo melhor .

Lira Juazeiro 23/03/2024

Um dos melhores livros que já li
Não tem como não dar cinco estrelas. Chorei demais. Como o ser humano consegue ser tão cruel? Mas há esperança.

Vicente 06/03/2022

Uma lição de vida
Comecei O homem mais feliz do mundo sem muitas expectativas, porém a escrita de Eddie Jaku me conquistou logo nas primeiras páginas e li o livro inteiro de uma vez. O centenário autor de origem judaica narra suas experiências durante o Holocausto. E conta como enfrentou as provações nos campos de concentração com uma franqueza e lucidez impressionantes. Mas o que mais chama atenção no livro é a mensagem sobre o poder do amor e da solidariedade humana mesmo em situações tão tenebrosas. Difícil não se emocionar com essa história.

Eri 09/11/2021

"Não compartilho minha dor. Compartilho minha esperança."
Eddie Jaku não conta somente o que viveu durante/após a Segunda Guerra Mundial e nos campos de concentração; ele deixou muitos conselhos e mensagens lindas neste livro.
Me emocionei em vários momentos na leitura. QUE LIVRO!!

Fabiana 13/12/2021

Leiam, leiam, leiam esse livro. ??????
Se a avaliação dos livros fosse de 0 a 10, minha nota seria 11. É um livro necessário, leiam esse livro. Leiam

Elaine.Paula 21/02/2022

Emocionante e Inspirador
Comecei a ler livros sobre as guerras que ocorreram e que infelizmente ainda ocorrem, e sem dúvida nunca teremos um mundo em completa paz... já li sobre o ponto de vista político, econômico e estratégico, mas o que sempre me chamou a atenção foi e é o lado humano!
Quem realmente esteve na linha de frente, quem de fato sentiu na pele as consequências da ganância de poucos em seus escritórios chiques com cheiro de mofo... Não apenas os soldados, mas também os civis... gente como a gente!
Sempre tive vontade de descobrir quem foram as vítimas do Holocausto, o que elas passaram, mas acima de tudo..qual foi o fim ou o recomeço delas!
Ao ler esse livro, pude sentir como esse evento pesa nos ombros da humanidade! Uma história forte, triste mas símbolo de "esperança"!
Eddie, sem dúvida seria a pessoa com a qual gostaria de tomar um café com ele, enquanto me ensina a ser uma humana melhor!
Que no nosso dia a dia, possamos defender a paz e a integridade das pessoas ao nosso redor! Não permitamos que algo assim se repita!

Hanna 08/02/2022

Eddie
Mais uma história comovente sobre a segunda guerra mundial, um sobrevivente do holocausto que apesar de tudo o que passou conseguiu ter fé e esperança que as coisas iam melhorar.
Aqui fica bem claro a importância dos estudos e do conhecimento, foi graças aos seus conhecimentos sobre as máquinas que ele conseguiu sobreviver aquele horror.
Mesmo passando fome e doente ele ajudava os companheiros.
Assim como ele o leitor se pergunto porque??? Porquê esse genocídio aconteceu?? Que ódio foi esse que fizeram as pessoas virem animais???

Catia Gama 08/02/2022

Escolher ser feliz apesar das cicatrizes
Que livro reflexivo. Eddie escreveu com sabedoria as suas dores, pontuando sim, mas há esperança. É possível vermos o mundo de forma melhor.
O amor, a generosidade, a amizade podem salvar uma vida.
Que livro importante ?
Rafael Kerr 08/02/2022minha estante

Janaina.Borges 31/12/2023

Eddie Jakur teve sua vida virada de cabeça pra baixo na infame noite conhecida como a Noite dos Cristais. Jovem judeu alemão ele é capturado e enviado ao campo de concentração de Auschwitz, logo na chegada e separado da família e os pais são enviados a câmara de gás. Ele é um exímio técnico engenheiro e por isso é enviado como escravo para fábricas do campo. Em Auschwitz ele perde familiares, amigos vê atrocidades inimagináveis, é torturado fisica e mentalmente todos os dias. Mas não perde sua dignidade e nem a fé na humanidade. Vivendo um dia de cada vez, sem saber se vai estar vivo amanhã, mas assim mesmo com um coração cheio de esperança.

Rê Lima 26/01/2022

Que lição de vida, gente! A gente acha que já sabe tudo sobre o Holocausto, mas cada livro que leio sobre o assunto me revela uma maldade diferente que me assusta e me entristece. Mas, apesar de todo horror que ele e sua família sofreram, Eddie Jaku consegue expressar com clareza e positividade, todas as lições que aprendeu ao longo do caminho.
Uma perda muito grande esse homem não existir mais nesse mundo, ao mesmo tempo em que ele merecia algo muito melhor!

Erica.Regiani 22/12/2021

?Se você tem sorte o bastante para ter dinheiro e uma boa casa, pode ajudar aqueles que não têm?, dizia-me ele. ?A vida é isso. É compartilhar sua boa sorte.? Meu pai me contava que há mais prazer em dar do que em receber, que as coisas importantes na vida (amigos, família, bondade) são muito mais preciosas do que o dinheiro. Um homem vale mais do que sua conta bancária. Na época, eu achava que ele era louco, mas agora, depois de tudo que vi nessa vida, sei que estava certo."