Não aguento mais não aguentar mais

Não aguento mais não aguentar mais Anne Helen Petersen
Anne Helen Petersen

Resenhas - Não aguento mais não aguentar mais

Carol 15/10/2023

Tema interessante, mas maçante
Acredito que o tema do livro é muito importante e interessante de fato, mas achei que a autora se arrasta demais no assunto, tornando a leitura cansativa.

Carla 12/10/2023

Interessante
Livro até interessante mas acaba ficando um pouco entediante do meio pro final, demorei um pouco pra terminar a leitura.
Dani Veiga 12/10/2023minha estante
Também senti isso

Rodolfo 30/09/2023

A sobrecarga que naturalizamos !!
Fomos criados para produzir e esse é o sentido que deram as nossas vidas, por isso nos culpamos tanto quando estamos de folga ou simplesmente sem produzir. As pressões que colocamos em nós mesmos vem de um sistema e uma criação familiar repleta de receitas de sucesso que nunca funcionam pra gente. O resultado final é o único possível; estamos em pleno burnout.

checkmatedaisy 10/09/2023

Um livro necessário para a vida
Demorei pra ler, mas foi uma leitura que agregou muito. Sempre que eu começava a ler começava a refletir mais sobre a atual relação social com o burnout e como eu conseguia encaixar minha mãe nela.

Julian 07/09/2023

Boas reflexões sobre burnout nos EUA
O livro discute bem o tema, traz bons relatos, trabalha o papel do jornalismo. A autora se prepara bem e apresenta pontos importantes, que servem até de comparação com Brasil e outras nações.

Alguns capítulos eu achei meio repetitivos, mas como um todo, vale a leitura. Tive de parar em determinados momentos e refletir com atenção. São insights interessantes.

Não considero que ele proponha uma solução, mas pode ser um início para quem não havia lido nada sobre. É um grande artigo.

Luana 26/08/2023

Todo mundo deveria ler
Não é uma receita de bolo de como aguentar, mas sim uma explicação do pq a geração de millenials está tão cansado de tudo. É bom se reconhecer e entender
@literatoando 26/08/2023minha estante
Tenho vontade de ler esse.

milena.hernandes 23/07/2023

Para a eu do futuro
Livro muito bom. É uma leitura bastante densa porque traz um contexto histórico, cultural, político e de gênero do porque sempre estamos buscando produtividade, trabalhar o tempo inteiro e nunca parece suficiente. Gostei do jeito que aborda a questão de gênero e social, e como tudo pode ser pior se você é pobre ou mulher (ou pior ainda: os dois). No final, a autora não da solução alguma, e achei importante, bem realista da parte dela, porque a solução pessoal e individual não existe nesse caso.

Hiária 16/07/2023

Estamos exaustos e correndo e dopados?
A leitura é cansativa, porém o conteúdo no faz refletir. Vou resumir o sentimento que tive ao ler o livro e embora eu já conheça e use essa frase há muito tempo, cada dia que passa faz mais sentido?

?Exaustos e correndo. Exaustos e correndo.
E a má notícia é que continuaremos exaustos e correndo.

Porque exaustos-e-correndo virou a condição humana dessa época.

E já percebemos que essa condição humana um corpo humano não aguenta.

O corpo então virou um atrapalho, um apêndice incômodo, um não-dá-conta
que adoece, fica ansioso, deprime, entra em pânico. E assim dopamos esse corpo
falho que se contorce ao ser submetido a uma velocidade não humana.

Viramos exaustos-e-correndo-e-dopados.
Porque só dopados para continuar exaustos-e-correndo.?

Eliane Brum

Carolina2809 16/07/2023

Uma leitura fluida
A autora contextualiza bem o significado do trabalho para cada geração, e como o burnout evoluiu e tem se constituído como uma doença predominante nos dias atuais.
Muito bem escrito e fundamentado, fala sobre como nossa cultura contribui para a exaustão tanto no trabalho quanto em todos os aspectos da vida e como essa é uma demanda mais coletiva que individual.
Interessante para compreender melhor o burnout, embora se você estiver buscando intervenções ou orientações, não é esse o objetivo do livro.
Recomendo!

cibelle.canto 03/07/2023

Não Aguento mais não aguentar mais, um livro que vale a pena, mas nem tanto...
A Petersen apresenta um panorama bem completo do mundo do trabalho estadunidense, que nos ajuda a entender a dinâmica do trabalho no mundo e apesar de sermos capazes de traçar muitos paralelos entre a cultura de trabalho estadunidense e a cultura de trabalho brasileira eu sigo crendo que mesmo com a base em comum são coisas bem distintas.
A autora não se aprofunda na critica anticapitalista, porém deixa bem claro no decorrer do livro que quanto mais o capitalismo ganha, mais nós perdemos nossa sanidade mental.
A autora deixa claro desde o inicio que se trata de uma analise restrita aos EUA, mas me vi e me identifiquei com muitas coisas apresentadas nesse livro.
A minha critica maior é que acho que faltou rigor cientifico, a autora aborda temas como: trabalho feminino, maternidade, paternidade, trabalho domestico e autocuidado de forma bem superficial e sem citar autoras extremamente relevantes dentro dessa discussão, nesse sentido acredito que seja realmente um livro pra nos instigar a pesquisar e estudar mais, porque realmente falta profundidade em vários aspectos.
Outra coisa que me incomodou, e eu não sei se é algo relacionado a tradução ou a escrita da autora é o fato de ela traçar o perfil de seus entrevistados, sobretudo os de minorias sociais, de forma meio estranha (na minha opinião), ao se referir a entrevistados brancos era só assim: "Fulana, branca, x anos...", ao se referir a alguem de minoria social: "fulana que se diz latina" ou "fulana, que se identifica como neuroatipica". Não sei o que move esse tipo de decisão, só sei que essa diferenciação entre a pessoas me causou estranheza especialmente no ultimo capitulo.

Jéssica 23/06/2023

Bom para entender como chegamos nesse ponto.
Que vivemos em um mundo em que estamos constantemente exaustos todo mundo já sabe. E que essa condição é generalizada, todo mundo já sabe também. Mas como chegamos a esse ponto? O livro é bem bacana por expor condições sociais que fizeram com que a nossa geração chegasse ao ponto de burnout crônico. A autora trouxe reflexões bem bacanas e nos faz pensar em quais atitudes podemos tomar para resolver o nosso burnout. Achei que alguns tópicos foram um pouco repetidos demais, e que poderiam ser cortados para deixar a narrativa um pouco mais dinâmica.

mari.mondadori 07/06/2023

Praticamente um desabafo
Como resenhar um livro que conversa contigo o tempo todo, e se termina como se deixasse a porta aberta?

Em termos técnicos, a escrita da autora é maravilhosa e de fácil compreensão. Mesmo assim, levei praticamente um ano para concluir a leitura tamanho o peso emocional envolvido. Sabe quando precisa de um tempo para digerir o que leu? Pois bem. Foi assim basicamente a cada capítulo. E não apenas pela visão da autora ser precisa, mas por retratar uma realidade tão absurdamente cruel e real (com exemplos mais voltados à vida americana, mas que no fundo pouco difere da nossa).

Certamente uma leitura longe de ser gostosinha, mas com toda certeza, necessária. A probabilidade de conclui-la com um ponto de interrogação e um inconformismo maiores do que quando começou é enooorme, e quase que totalmente garantida. Mas, de novo, repito: necessária. Este livro deveria ser leitura obrigatória não só dos tais millennials, mas de absolutamente todas as gerações.

eduarda 04/06/2023

Necessário! Ótimas reflexões sobre a realidade em que vivemos hoje tanto no trabalho como nas relações familiares.

Lele 30/05/2023

Para aqueles que querem parar de se culpar
Esse livro foi muito importante para entender como a minha geração se relaciona com o trabalho, exaustão e cobrança excessiva que não faz bem para ninguém, muito mais para nós mesmos. Uma reflexão real sobre o mundo atual e esse espectro maluco que vivemos .