Não aguento mais não aguentar mais

Não aguento mais não aguentar mais Anne Helen Petersen
Anne Helen Petersen

Resenhas - Não aguento mais não aguentar mais

Luize Marie 08/12/2022

Aquele livro que te entende
Estava ansiosa para fazer essa leitura, pois precisava entender melhor sobre o burnout e talvez compreender através do relato de outra pessoa que passou pela mesma situação.

Aos poucos o burnout se torna assunto entre as pessoas, mas tinha essa percepção e através do livro consegui constatar que não é somente a ?exaustão do trabalho ?, como muitos acham.. é muito maior e significativo do que isso.

A rotina do trabalho acaba trazendo à tona, mas que sofremos ao longo da jornada pela sociedade, cobranças, política e novas tecnologias que nossa geração presencia.

Além do relato da autora, temos um estudo sócio-histórico, entrevistas e análise detalhada sobre a estrutura social no qual os Millennials foram criados e fazem parte.

Muitas reflexões de como o burnout afeta a maneira como trabalhamos, criamos nossos filhos e socializamos.

Obrigada @annehelenpetersen e como você comenta no final do livro: podemos reconhecer que não é o suficiente tentar melhorar as coisas só para nós mesmos. temos que melhorar as coisas para todos ?

Éllen Marianne 02/11/2022

?Todos os dias, temos coisas que precisamos fazer, lugares em que nossa energia mental precisa ser utilizada primeiro. Mas essa energia é finita, e quando você fica tentando fingir que não é? é aí que o burnout aparece.?

Não é uma leitura que eu tenha gostado, ja li outros livro que trazem muito posicionamento ideológico que não tem relação com o tema. Neste caso, não concordo com a autora em criticar a capitalismo por conta do excesso de trabalho, acredito sim que o imediatismo da tecnologia dificulta o desligamento do trabalho/redes sociais mas ao meu ver, o problema não e a tecnologia ou o sistema que vivemos, mas sim o que colocamos como prioridade e como nos organizamos.
Ela critica veemente as redes sociais como o Instagram, mas você tem a possibilidade de desligar as notificações para não ?precisar? acompanhar cada movimento da internet.
Então tiro o que achei pertinente do livro e deixo minha critica a obra. O importante e conseguirmos organizar e dar prioridade para o que realmente é necessário.

Marie67 18/10/2022

Esperava outra coisa
O livro é ótimo, só achava que falaria mais sobre o burnout em si e no entanto a abordagem é mais um estudo antropológico do que leva a sociedade ao burnout, mas ambientado na realidade dos Estados Unidos. O conteúdo é válido, dá pra retirar alguns insights, porém na sua maioria é de difícil aplicação na nossa realidade de Brasil.

Aléxia 06/10/2022

Esse livro causa ansiedade, e não é pouca.
A autora traça como as gerações e governos norte-americanos das últimas décadas moldaram a tempestade perfeita para os millenials acharem que, com esforço suficiente, alcançariam qualquer coisa. Mas acharam errado.

A precariedade que tomou conta do sistema trabalhista impossibilita que a grande maioria das pessoas alcancem sequer o básico, e por isso somos a 1ª geração moderna a produzir menos riqueza que as anteriores.

Só que desde cedo fomos ensinados que, se trabalharmos o suficiente, qualquer potencial pode se concretizar em realidade. E isso se transforma em uma compulsão por tarefas e por buscar se transformar no melhor que podemos ser (com base em quê?), que combinado aos problemas socioeconômicos, nos leva ao esgotamento completo: o burnout.

?A exaustão sentida no burnout combina um desejo intenso por um estado de completude com a sensação torturante de que essa completude nunca será alcançada, que há sempre alguma demanda, ansiedade ou distração que não pode ser silenciada?.

?É a redução da vida a uma eterna lista de tarefas e a sensação de que você otimizou sua existência de modo a não passar de um robô que trabalha e, por acaso, tem necessidades físicas?.

Um resumo bem clássico: a Rory no reboot de Gilmore Girls.

Pra chegar no específico, a autora traça uma longa análise (às vezes repetitiva) de vários aspectos da história econômica dos Estados Unidos, do trabalho e da evolução do modo de criação dos filhos.

É um recorte de classe média norte-americana, em sua maioria branca, que empresta muito pra nossa própria classe média branca. Uma das únicas ressalvas que podemos fazer por aqui é como as universidades públicas e as cotas ajudam a suavizar o problema tão massivo que eles enfrentam com dívidas estudantis: e nossas melhores universidades, sendo gratuitas, passam a criar um novo tipo de problema.

É uma análise interessante pra sair do próprio caos e entender o problema estrutural que existe em volta. É difícil falar em solução, mas um diagnóstico já existe - e é bem triste de encarar.

Duda 24/09/2022

Eu não fui uma millennial por muito pouco. Mas meu deus, mesmo sendo geração Z, como esse livro me tocou forte. Eu não tenho burnout e estou longe disso. Mas capítulos sobre trabalhos terceirizados, tecnologia, pais boomers, e principalmente o final (que final) falando sobre filhos? olha esses me tocaram. Me tocou a forma como ela fala sobre trabalhar com o que se ama e fazer dos seus hobbies uma renda. Já pensei por muito tempo em transformar literatura em renda, e graças a Deus hoje vejo o erro que isso seria. Tirei meia estrela pelo livro somente apresentar pessoas de classe média, mas entendo o ponto da autora.
Mais do que recomendado!

Belle 13/09/2022

Bom livro para reflexão
O livro é bem interessante, pois aborda os limites que a nossa sociedade tem ultrapassado e como isso tem colaborado para o adoecimento em massa.

Realmente é um ótimo livro para entender sistemas que estamos inseridos.

Um ponto importante a se considerar é que o livro conta a cultura americana. Então, apesar de ser possível fazer generalizações, ainda é um recorte.

kathrein.oliveira 31/08/2022

Um gosto amargo para quem é da geração
Um livro super realista que mostra que todos os problemas recorrentes de ansiedade, depressão e bornout da nossa geração é consequência de todo um contexto social passado.

Um livro pra se refletir muito!!!!! Que deixa um gosto amargo na boca e dá altos chutes no estômago hahahah mas dá também vontade de ser diferente e lembra de épocas melhores.

Eu amei! Recomendo pra quem quer voltar a dar valor na vida como ela era antes da internet.

Natalia Portel 09/08/2022

Adorei a descrição dos estudos e pesquisas.
Mas o restante é basicamente história de estadunidense para estadunidense, não se aplica a muitas vivências brasileiras e isso me afastou bastante da leitura.

Fabrício Franco 31/07/2022

Não buscava um livro de auto-ajuda contra os sintomas de burnout, contudo os fatos elencados pela autora não acrescentaram às informações de que eu já dispunha. Não é recomendável a leitura para os millennials, pois é fatidicamente possível a instauração de gatilhos emocionais negativos.

fev 21/07/2022

Para millenials sofredores e com consciência de classe
É uma leitura bastante interessante. Anne Helen Petersen traz um panorama histórico e com dados relevantes sobre como chegamos no momento atual em que muitos de nós vive sob pressão intensa e acabamos sofrendo com isso. O burnout não é algo novo, mas é algo muito mais discutido agora. Ele é mais um sintoma de como o capitalismo está falido e não serve para muita coisa a não ser destruir o mundo e deixar os ricos mais ricos.

Enfim, a autora faz uma perspectiva interessante através de como o burnout age ou agiu durante as fases etárias dos millenials até o momento presente. Ela aborda o tema fazendo recortes de classe, gênero e raça. É um ponto muito válido. No entanto, os exemplos que ela apresenta muitas vezes me pareceram rasos. Gostaria de ter vistos alguns mais profundos.

É uma leitura que traz bons aspectos para analisarmos e lembrar que vivemos em uma sociedade desigual e falida. A mudança para transformar isso não será individual. Por isso ela aponta que devemos nos guiar para escolher bons representantes políticos que nos ajudaram de alguma forma nos dar direitos para talvez amenizar o problema de saúde pública.

A leitura vale super a pena. Mas se você é do tipo que defende empresários, ricos e donos dos meios de produção a todo custo ao invés de defender o trabalhador esse livro não é para você.

C. P. 07/07/2022

Como se sentir parte de um grupo
Primeiramente, muito bom se identificar tanto com um livro. Há muitos anos eu não me via numa leitura assim.
É incrível como vc vai se identificando com o que a autora descreve e vai entendendo o que ela vai explicando. Partindo desde de outras gerações e como chegamos no aqui e agora da nossa própria geração. Recomendo a todos essa leirura. Não há uma fórmula final pra gente seguir. E isso já é ótimo

Alice - Avesso do Caos 22/06/2022

Um problema social
O livro nos apresenta o contexto social, econômico, político e cultural que impacta diretamente nas nossas vidas com cada vez menos tempo e mais sobrecarga.