Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Bruna Moraes 06/01/2024

Se a Casa 8 Falasse - Vitor Martins
A Casa 8 localizada na Rua Girassol, em Lagoa Pequena/SP, já teve muitos moradores, mas três em especial merecem a nossa atenção, Ana, Greg e Beto, os três moraram na casa 8 em décadas diferentes com suas respectivas famílias. Ana no início do novo milénio, os anos 2000, com seu pai Celso, viveram muitos desafios, segredos e dias bons.

Enquanto Greg, apesar de não morar lá, passou uma temporada com a tia Catarina, nos anos de 2010, ajudando na sua locadora de garagem, apesar de ninguém mais precisar alugar filme. Sair da capital paulista para o interior, foi assustador para Greg no início, mas não imaginava o quanto Lagoa Pequena poderia ser tão acolhedora.

Já Beto, vivenciou o período dos anos de 2020, no início da pandemia do Covid-19, onde as pessoas precisaram se reinventar e arrumar algo para fazer no tédio da quarentena. Com ele não foi diferente, acostumado com a vida agitada se viu preso em casa com a sua mãe, psicóloga que vê o lado positivo de tudo, e a irmã perfeita. Mas era claro que ele estava errado sobre sua percepção das coisas, inclusive sobre si mesmo.

Em meio a esse caos das gerações, as paredes da Casa 8 tinham sim ouvidos, que possibilitaram conhecer seus moradores e contar suas histórias, além de sentir suas emoções, dores e alegrias.

Obviamente a capa cumpre o seu papel de chamar bastante atenção, atraindo o leitor para uma boa fofoca de vizinhança. Uma leitura leve e empolgante, que faz o leitor ficar preso e curioso do início ao fim. Sob a perspectiva de uma casa, conhecemos a vida de Ana, Greg e Beto, que apesar de estarem em décadas diferentes, vivem os mesmo conflitos amoroso, os dramas adolescentes e as instabilidades emocionais, além dos enredos se relacionarem entre si.

Ana é uma adolescente de 16 anos, que está apaixonada por uma outra menina, a Letícia, com a qual namora. Seu pai vive tão focado nos computadores e no trabalho, que nem percebe as questões amorosa da filha, mas agora a vida dos dois está prestes a mudar radicalmente, a nova proposta de emprego do pai no Rio de Janeiro irá leva-los a se despedirem de Lagoa Pequena e da Letícia. No entanto, essa mudança repentina foi fundamental para reaproximar pai e filha, principalmente, para conversarem sobre a mãe, que não sobreviveu ao parto, e a sexualidade de Ana. Quem não queria que todos os pais fossem tão compreensivos quanto Celso? Na prática sabemos que não é assim, mas amamos uma história LGBT com amor e compreensão.

Já Greg vive uma realidade completamente diferente, seus pais estão vivenciando um divórcio e decidem enviar o filho para Lagoa Pequena, para ficar um tempo com a tia Catarina. No entanto, essa proximidade muda completamente a vida dos dois, Catarina acostumada a vida solitária junto de seu cachorro, gostou da agitação que Greg trouxe, sua paixonite por Tiago, a reforma na locadora. E Greg se sentiu em casa pela primeira vez, onde era tratado como ele mesmo e recebia as demonstrações diferentes de afeto da tia, que foram fundamentais. Confesso que esses dois juntos me tiraram boas risadas, uma história leve, mas cheia de significado.

E, por fim, Beto, que não estava vivendo o melhor momento do mundo, todos sabemos como foram os dias na pandemia, teve que se reinventar para explorar seu lado fotógrafo dentro de quatro paredes. Além de ter se aproximado mais da irmã e da mãe, os momentos em família até que não foram tão ruins. Sem perspectiva de fim, fazer planos eram algo incerto e o deixava sem esperança, na realidade todos nos sentimos assim.

Histórias reais, de vidas reais, é quase impossível não se identificar com um dos personagens, quiçá com todos. A maneira que o autor aborda a sexualidade foi tão natural, que até deu para sonhar que vivemos em um país inclusivo, onde essas relações são completamente normais (que de fato são mesmo). Um livro excelente para começar o ano, que nos enche de expectativa sobre o agora e o amanhã.

“Precisava lembrar de como era me sentir em casa. Tenho saudades de morar aqui, mas me dei conta de que casa não é só um lugar. Nossa casa é a gente”.

Analice77 06/01/2024

Decepcionou
Apesar da premissa até que boa, as histórias não têm nada demais, por vezes ficou interessante, mas não vai além disso.
Não gostei da narradora, ou seja a casa kkk, e as "piadas de casa". Além disso, achei raso e artificial em alguns momentos.
A impressão que eu fiquei é que o livro não tem nenhum grande problema, é só as histórias que sei lá, será que valiam mesmo a pena serem contadas?

Amei os outros livros que li do Vitor Martins, por isso digo que foi uma decepção. Entretanto eu entendo que tem coisas nesse livro que eu já não gosto mesmo, como exemplo: quando muda o ponto de vista. Esse não só muda o ponto de vista, como a história toda, a época, todos os personagens, acho que isso levou a realmente não me conectar!

Enfim, acho interessante o que o autor tentou fazer aqui, mas para mim infelizmente não funcionou. Não recomendo a leitura.

Alice2908 05/01/2024

Tão curto, queria mais
Eu gostei tanto da ideia, achei tão original, quando percebi já tinha me enterrado na leitura é uma escrita tão massa, eu amei o crossover de personagens, eles de alguma forma se conectam com histórias ou contos, o desenvolvimento de personagens foi bem agradável apesar de ser poucas páginas, recomendo bastante, e amei a representatividade que teve foi lindo de ler

Estevinho0 05/01/2024

LINDO LINDO LINDO
Eu fico perplexo em como o Vitor Martins sabe te prender em cada livro dele
Você fica encantado com cada história e em como elas se intercalam entre si
Por fim todos deveriam ler pois é um livro apaixonante

Sophia1562 05/01/2024

Se a casa 8 falasse
O livro é bem bom, os personagens são mto bem desenvolvidos. Gostei bastante.
É mto louco vc ler um livro que se passa em três décadas diferentes e ainda por cima ser narrado por uma casa!! Isso deixou o livro tão incrível.
Vitor nunca erraaa!!

withcatsvini_ 30/12/2023

Nossa Casa é a Gente !!!
É uma história simplesmente magnífica, emociante, talvez seja um pouquinho sobre amor mas o foco não é isso, é sobre despedidas como a história da Ana (todo o dilema dela se despedir da namorada é tão lindo e gratificante que você torce pra tudo dar certo e elas continuarem juntas), é sobre descobertas como a história do greg (que chegou em lagoa pequena dunada e foi morar com a tia que odeia muitas coisas e que tem uma locadora falida, tinha tudo pra dar errado mas foi maravilhoso e tudo que ele conseguiu descobrir é emocionante) e sobre frustrações como a história do beto (a pandemia foi um momento difícil pra todos, inclusive para o beto que teve seu sonho arruinado e ficou trancado em casa com a mãe e a irmã, é lindo ver como tudo se desenrolar e várias coisas acontecendo mesmo sendo na pandemia) mas além disso tudo, é sobre uma casa, A Casa 8 que é super carismática e divertida, que as vezes faz uns comentários, faz piadas de casa (sim, isso existe) e é capaz de senti coisas, ela que tbm é uma narradora maravilhosa e foi lar de 8 pessoas maravilhosas e um cachorro de três patas chamado keanu reeves.

Malu.Ferreira 29/12/2023

No fim, a casa somos nós
A casa 8, que é localizada em uma cidadezinha do interior irá narrar a história de 3 moradores que passaram por lá em anos e momentos complemente diferentes.
Última leitura do ano e posso afirmar com 100%de certeza de que o @vitormrtns tem o meu coração. Que escrita bonita, e com sensação de aconchego. Cada personagem é completo e traz em si uma beleza e complexidade (hm queria outra palavra) disso que é ser um adolescente lgbt+. É engraçado a forma como a cada página eu soltava um "HAHAHA fulano é literalmente eu". Enfim só gratidão ao Vitor por escrever e gratidão a quem me emprestou essa obra belíssima.

Leticia2513 28/12/2023

Excelenteeeee! Fiquei muito envolvida com a historia e os personagens, principalmente com a Ana e queria que tivesse outro livro sobre a vida delas ?

Luísa Toresan 28/12/2023

Gostei muito do livro. Toda a questão de ser contada por uma casa me chamou a atenção desde o início. Quero conhecer mais do autor.

diniz!! 28/12/2023

Então, esse livro me deixou xhshsjsh, a história do tiago e o greg ??
eu amo a subcultura emo, então ver um personagem dessa subcultura num livro me deixou mt felizinho. achei eles os meus favoritos, e também adorei o coiso de gostar de amg web kdheidhs me identifico mto.
esse virou um dos meus livros favs

Renata FSM 27/12/2023

Gostei!
Desde a primeira vez que li a sinopse já me interessei pela premissa, e ao ler isso só se confirmou, bem escrito com tiradas engraçadas e reflexivas, já quero ler os outros livros do Vitor.

Duda 25/12/2023

Se a Casa 8 Falasse
Um livro que li já tem alguns meses e acabei esquecendo de escrever uma resenha sobre. Um bom livro, achei uma leitura leve , descontraída, mas não sei, acho que botei muita expectativa.
Não tenho muito sobre oque escrever desse livro, não é uma história que eu recomendaria pra alguém , mas também não falaria para a pessoa não ler.
Gostei bastante da forma como as vivências se conectam, e do final.Vale muito a pena ler a história do Greg, pra mim é a mais divertida.
Foi o segundo livro do Vitor que li ( o primeiro foi quinze dias) e se me pedissem pra recomendar um, eu com toda ctz diria quinze dias.

Camila 24/12/2023

Delícia de leitura
Muito bom pra distrair a cabeça, meio sessão da tarde mas adorei assim mesmo ahqjqkqkql
Amei a história da Ana ??

beewze 24/12/2023

Experiência incrível ?
É incrível como todos os livros do Vitor Martins sempre vão ter um espaço no meu coração (e também na minha estante de favoritos).
Eu ADOREI a narrativa desse livro, juro, é genial! O narrador ser a própria casa é muito interessante.
Adorei todos os personagens, tem histórias tão lindas e tão diferentes e mesmo assim se conectam ?
Ri e chorei muito com esse livro. Gosto como o Vitor constrói o humor da obra e ainda assim consegue falar de assuntos mais sérios.
Vai direto pros favoritos!!!!

lessalucass 22/12/2023

Edificou muito
Gente que livro foi esse??? Não tenho nem palavras pra descrever como essa leitura foi boa e como me envolveu de uma forma que no fim eu queria mais história ainda. As três histórias e as formas em que elas se ligam, também o fato de ser uma casa que conta a história realmente pega muito, e as questões discutidas, os sonhos, os acontecimentos e as vivências cada uma de um jeito especial e que mesmo assim mostram que uma experiência nunca é única mexeu tanto. Enfim, livro maravilhoso, quero mais.