Sem esforço

Sem esforço Greg McKeown

Resenhas - Sem esforço

Maycon Bittencourt 31/07/2023

"Sem Esforço" - Simplificando a Vida com Significado
Em "Sem Esforço", o renomado autor Greg McKeown nos presenteia com uma jornada reflexiva sobre a simplicidade na vida, conectando-nos verdadeiramente ao essencial sem cair na armadilha do cansaço e da complexidade.

A introdução, intitulada "Nem tudo tem que ser tão difícil", é um convite instigante para embarcarmos em uma busca por simplificar o essencial. A conclusão emocionante, "AGORA: o que acontece em seguida é o que mais importa", traz um tom pessoal e convidativo que ressoa com o leitor. Dividido em três partes - "O Estado sem Esforço", "Ação sem Esforço" e "Resultados sem Esforço" - o livro apresenta abordagens práticas para alcançar a eficiência com significado.

Na Parte 1, o autor explora o estado mental necessário para o desempenho ideal. "Inverter" nos convida a questionar a ideia de que tudo o que é essencial é complicado, lembrando-nos de que nossa essência humana busca o caminho mais fácil. "Aproveitar" nos ensina a tornar o essencial prazeroso, transformando tarefas importantes em rituais significativos. Já em "Soltar", aprendemos a libertar velhas ideias, ressentimentos e reclamações, abrindo espaço para uma mentalidade positiva e produtiva. "Descansar" destaca a importância do sono reparador e de pausas regulares para restaurar a produtividade.

A Parte 2, "Ação sem Esforço", destaca a importância de definir claramente nossos objetivos para alcançar melhores resultados. "Começar" nos encoraja a dar o primeiro passo com clareza, evitando o excesso de planejamento que pode paralisar nossos esforços. "Simplificar" nos orienta a eliminar etapas desnecessárias e agregar valor de forma consciente. "Progredir" enfatiza a importância de aprender com os erros e evoluir continuamente para alcançar resultados com menos esforço.

A Parte 3, "Resultados sem Esforço", destaca ações exponenciais que geram resultados contínuos. "Aprender" destaca o poder do conhecimento e sua multiplicação através do ensino. "Elevar" incentiva o ensino como uma forma de multiplicar o impacto positivo. "Automatizar" apresenta a importância de check-lists e hábitos para evitar erros e sobrecarga cognitiva. "Confiança" mostra como construir relações baseadas na confiança impulsiona a produtividade. "Prevenir" nos ensina a lidar preventivamente com problemas recorrentes, economizando tempo e esforço no futuro.

"Sem Esforço" é uma leitura inspiradora que nos convida a abraçar a simplicidade e a encontrar significado em nossas ações. Embora se some com o livro anterior do autor, "Essencialismo", trazendo valiosas contribuições, considero que não o supera em minha ótica. Recomendo esta obra a todos que buscam uma vida com mais propósito e eficiência, aprendendo a alcançar resultados significativos com menos esforço e em sintonia com o que realmente importa.

assibely 02/10/2022

Incrível
Que livro incrível e inspirador. Desde o início do livro que fiquei absolutamente encantada com cada página, cada ensinamento, cada visão que eles nos traz. Eu amei muito!!

Laísa 25/03/2023

Sem esforço não é um livro é um manual da vida adulta. Porém, a vida não segue regras e controlar todas as variáveis é bem difícil.
Eu adorei o livro, ele dá boas dicas de como lidar deixar a vida mais leve. Estabelecer um ritmo ao tentar finalizar um projeto, aceitar que feito é melhor do que perfeito.
" A vida não precisa ser tão dura e complicada quanto a tornamos." É uma frase bonita para quem tem privilégio, e uma frase dura para quem não tem.

Tyler 06/07/2023

Sem Esforço
"Sem Esforço" é um livro que desafia a cultura do esforço excessivo, oferecendo estratégias para alcançar resultados significativos com menos trabalho. O autor incentiva a identificar o que é essencial, estabelecer limites e criar sistemas eficientes para maximizar a produtividade e a satisfação pessoal.
De forma geral, eu esperava um pouco mais da leitura, embora temas um pouco diferentes, prefiro sua obra "Essencialismo".

Alex 29/01/2022

O simples funciona
Assim como essencialismo, não há como não se apaixonar pela obra de Mckewon. Entender, pelas palavras dele, como temos a tendência de complicarmos nossas próprias vidas, abre os olhos para um forma mais simples e eficiente de encarar os dias. O livro traz dicas e fórmulas fundamentais para vivermos com mais eficiência e menos esforço.

Luciana 01/08/2022

Livro sensacional!
McKeown me conquistou com Essencialismo, mas Sem esforço tem, literalmente, influenciado positivamente no melhoramento da minha rotina. O livro desenvolve vários pontos para um dia a dia mais eficiente que gere resultado residual. McKeown nos mostra que os detalhes podem moldar e fazer toda a diferença para nós.

Jessica M. 29/01/2023

Até 40% do livro é interessante.
Fala sobre "trabalhar de trás para a frente, perguntar "E se o oposto fosse verdadeiro?". A inversão pode ajudar a perceber insights óbvios que você deixou passar porque estava olhando o problema de um único ponto de vista."
Mas então começa a ficar repetitivo. Algumas frases eu podia jurar que estavam exatamente iguais a outras lidas capítulos antes. E preencheu o restante do livro com histórias de "Jeff Bezos, Warren Buffett e Elon Musk", como todos os outros livros de não ficção fazem para tentar exemplificar seus pontos de vista.
Me pareceu mais um "livro qualquer que preciso escrever porque a editora me pagou já que fiz sucesso com o primeiro" do que uma ideia original que o autor gostaria de ter desenvolvido.

Um ponto que gostei foi a prática do Comitê da Clareza: quando um membro da comunidade (a “pessoa-foco”) enfrenta um dilema importante, ele pede que algumas pessoas em quem confia (os “Anciãos”) apenas a ouçam em silêncio e sem julgamentos a fim de que a pessoa-foco descubra por si mesma uma solução. “Cada um de nós tem um mestre interior, uma voz da verdade, que oferece a orientação e o poder de que precisamos para resolver nossos problemas”. Isso é algo que gosto de fazer e realmente funciona.
E também a estratégia dos 90 minutos que consiste em decompor seu trabalho em três sessões de 90 minutos cada, fazendo um intervalo de 10 a 15 minutos entre as sessões para descansar e se recuperar.

Nada similar ao Essencialismo, que foi muito bom. Como li em outra resenha: Bom para pegar emprestado numa biblioteca, mas não para comprar.

Eduardo 28/02/2022

O que é essencial, do jeito certo
Sem Esforço nos leva a refletir sobre o impacto dos métodos que utilizamos em nossas ações sobre nossos resultados.

Com ele refletimos um trabalho árduo sem resultados. O que influencia em não conseguirmos ser eficientes, já que damos sangue e tudo que podemos?

Aí é que pode estar o erro, não precisamos sofrer para alcançar nossos resultados, e é isso que aprendemos: fazer as coisas do jeito certo.

Lari Giotti 21/02/2023

Adicionar a frase "como posso fazer isso da forma mais fácil?". Leitura leve e com muitos exemplos para descrever os pontos q o autor traz.

Filósofo dos Livros 03/05/2023

Essencialismo na Alma e no Corpo
Greg McKeon escreveu o livro “Essencialismo”. A partir de sua experiência, ele se entendeu como “Pai do Essencialismo”. Em minha opinião, McKeon apenas pegou a visão Minimalista, e fez uma troca de palavras para se autodenominar como o criador de algo diferente. Não quero dizer com isso que as ideias do autor não são boas. A forma pela qual ele as explicita são bem interessantes, valendo a pena serem refletidas e praticadas. Evidentemente, cada pessoa vai adaptar as ideias fornecidas para seu contexto de vivência.
Considerando-se como o criador de uma teoria capaz de trazer grandes melhorias para o mundo, McKeon abraçou a causa, divulgando as ideias contidas em sua obra por meio de sua vida. Tornou-se naturalmente um homem essencialista. O seu ensejo era ser o principal representante das vivências anunciadas.
Tendo como princípio as ideias elaboradas, começou a viver somente o essencial. Descartou tudo o que era excessivo e passou a viver a proposta essencialista (minimalista). Apesar do descarte, Greg Mckeon chegou em um ponto em que não conseguia mais retirar nada de sua vida. O essencial tem seus limites. Com isso, teve uma percepção que apesar de viver totalmente essencialista, havia coisas demais para viver que não poderiam ser deixadas de lado. McKeon chegou num estágio no qual se sentia esgotado mental e fisicamente.
Foi nessa experiência de cansaço que ele percebeu a necessidade de melhorar sua forma de agir. Dessa necessidade nasceram ideias e práticas que estão contidas no livro “Sem Esforço”. A finalidade agora não era mais retirar coisas, ou seja, deixá-las de lado. McKeon notou que deveria realizar suas atividades essenciais na totalidade, mas sem esforço.
Assim, surge um novo método que completa a teoria do “essencialismo”. A principal premissa de sua abordagem é descobrir como fazer tudo o que é necessário sem ter esforço algum que culminasse numa estafa.
Greg Mckeon percebeu que o início de tudo começa na mente. Então, ter um pensamento diferente, um pensamento sem esforço seria a solução. A percepção dele seria que, já mentalmente, configuramos um valor de cansaço a determinadas atividades. Mudar a mentalidade é a primeira condição. É necessário enxergar que atividades simples são realmente simples e não gastam energia. No lugar de nos concentrarmos nas dificuldades, vamos focar nas atitudes mais simples.”
Desse estado denominado sem esforço vão surgir práticas mais diretas e objetivas para a realização de nossas ações. Mckeon nos fornece técnicas de como tornar as atividades mais fáceis. No lugar de perguntar “Por que isso é tão difícil”, podemos inverter o raciocínio: “E se isso pudesse ser fácil”.
O “Essencialismo” nos fala das escolhas essenciais. “Sem esforço” nos revela formas de conduzir essas escolhas de uma maneira a evitar desgastes. Eu diria que a obra trata do núcleo essencialista. Não são apenas as escolhas que devem ser essenciais, mas as práticas devem ser vividas de forma essencial. Poderia até intitular o livro de “Essencialismo na alma e no corpo”. É como se nada pudesse sair de uma vivência essencialista.
Gostei muito dessa leitura. Agora, cabe realizar uma reflexão profunda sobre minha vida e adaptar as ideias a minha experiência histórica. E você que me lê deixe que o “Essencialismo se torne carne em sua carne”.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

BelaBelli 01/01/2022

Achei o livro com a mesma pegada do Essencialismo, leitura fácil, rápida, linguagem simples.
O livro gira em torno da pergunta: Como podemos tornar as coisas mais fáceis?
Qual a forma mais simples de obter o resultado que queremos?

Ele mostra alguns caminhos de como podemos tornar algumas atividades essenciais mais divertidas. Como adicionar diversão e brincadeiras para desfrutar melhor desses momentos.

No mundo de hoje nós criamos a ilusão de que tudo que é essencial tem que ser difícil e chato, e tudo que é muito fácil é trivial, e não tem que ser assim.
Temos que tornar as coisas essenciais, fáceis.

Ele também foca na importância de descansar e o poder de não fazer nada. Pois, hoje também estamos seguindo na cultura de que sempre temos que estar produzindo (trabalhando, estudando, fazendo algo "útil") e não conseguimos mais relaxar.

Estabeleça limites máximos e mínimos do que estamos nos propondo a fazer, pois evita frustrações e caminhamos para conclusão do objetivo.

Mateus.Lima 12/09/2022

TORNE MAIS FÁCIL
Leitura muito fluida, rápida, prazerosa e, mais importante: com grandes resultados. Um livro para ser lido e relido. Consultado várias vezes. Um verdadeiro manual de como reduzir a energia de ativação de nossas tarefas e concluir, com êxito, tudo que é essencial

Vivi 22/12/2022

E se isso fosse mais fácil?
Este livro nos mostra como tornar mais fácil aquilo que julgamos essencial, através de práticas que simplificam a vida focando naquilo que é mais importante, sem muito esforço. Será que é possível?

“...estar no estado sem esforço é estar consciente, alerta e presente, mesmo diante de informações em rápida evolução e do massacre interminável das distrações. e isso não é pouco, porque, nesse estado de atenção acentuada, nós enxergamos de um jeito diferente. somos capazes de nos concentrar no que importa. notamos coisas que sempre estiveram bem debaixo do nosso nariz mas que não percebíamos.” (p. 100)

Ao focar na simplicidade das coisas, é possível reduzir a complexidade e descartar o que é desnecessário, porém sempre mantendo a constância.

"...encontrar a faixa ideal nos mantém avançando em um ritmo firme para que o progresso seja constante”. (p. 163)

Um pouquinho de alegria pra rotina também ajuda bastante e pode trazer foco, clareza e calma. Por isso, combine atividades divertidas com as atividades essenciais e alterne os períodos intensos de esforço com períodos de renovação.

“...quando estiver buscando inspiração, a coisa mais fácil a fazer é descansar os olhos. sente-se em sua cadeira favorita. ajuste o despertador, deixe um lápis à mão e escreva o que vier à mente quando seus olhos se abrirem.” (p. 93)

Bruno.Vieira 07/03/2022

Livro muito bom, bastante contextualizado. Porém, deixa a desejar para quem já leu ?Essencialismo? por dois motivos: primeiro porque o conteúdo do Essencialismo é mais incisivo, mais atraente. Segundo, porque espera-se um pouco mais do autor. Não quer dizer que seja ruim. A leitura é rápida e flui bem.
CDL 14/03/2022minha estante
Eu fiquei com a mesma sensação, esperava mais do livro, essencialismo foi fantástico.

Fran Carvalho 27/06/2022minha estante
Adorei a resenha!

Ari 20/05/2023

? Se você extrair uma única lição deste livro, espero que seja esta : a vida não precisa ser tão dura e complicada quanto a tornamos. ?
Faz uns cinco minutos que estou refletindo sobre essa leitura para vim comentar aqui. Confesso que o ponto chave para eu ter dado cinco estrelas não foi nem o conteúdo em si, mas o fato do autor ter conseguido me envolver completamente no livro com todos os exemplos que ele citou da própria vida. Até a parte da ? conclusão ?, não ia favoritar esse livro, porém, a última parte me comoveu demais. Entender o motivo que levou o autor a escrever este livro me deixou completamente emocionada. Acho lindo pensar que por trás de cada escritor tem suas histórias, e costumo pensar que por trás de toda obra, há sim um pouco de características do autor. Porém, quando autor deixa isso claro, sinto-me bem mais engajada com o livro. Esse livro vai entrar para a minha lista de leitura obrigatória. Realmente possui ensinamentos muito bons. Outro ponto excelente do livro foi que ao final de cada parte o autor resumiu de uma forma incrível a essência do que ele quis passar com aqueles capítulos. Isso torna bem mais fácil tentar aplicar os ensinamentos.