Sem esforço

Sem esforço Greg McKeown

Resenhas - Sem esforço

Lari Giotti 21/02/2023

Adicionar a frase "como posso fazer isso da forma mais fácil?". Leitura leve e com muitos exemplos para descrever os pontos q o autor traz.

Mateus.Lima 12/09/2022

TORNE MAIS FÁCIL
Leitura muito fluida, rápida, prazerosa e, mais importante: com grandes resultados. Um livro para ser lido e relido. Consultado várias vezes. Um verdadeiro manual de como reduzir a energia de ativação de nossas tarefas e concluir, com êxito, tudo que é essencial

Vitor Hugo 03/05/2022

Para trabalhar com qualidade!!
Estamos vivenciando rupturas no tradicional modelo de trabalho. O famoso horário das 9h às 18h, com horas extras, seguindo o mesmo padrão de séculos anteriores, estão com os dias contados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Burnout (síndrome do esgotamento profissional) como doença do trabalho, em janeiro de 2022.
Frases famosas do tipo: “trabalhe enquanto eles dormem”, “abra mão do lazer”, “trabalhar não mata”, estão perdendo espaço para um novo estilo de vida mais equilibrado e sustentável.
O autor Greg que já falou sobre isso em “Essencialismo” (já resenhado no 1porsemana), escreveu um novo livro o “Sem Esforço” para ampliar sua visão e dicas sobre o equilíbrio pessoal e profissional.
Bem mais prático que o seu antecessor, o livro é dividido em três partes:

1. Estado sem esforço - ato de eliminar comportamentos que favoreçam o trabalho em excesso;

2. Ação sem esforço - ato de simplificar o trabalho diário;

3. Resultado sem esforço - ato de terceirizar/monitorar determinadas atividades.
A premissa do livro é inverter o processo realizado por anos na sociedade, trocando tudo aquilo considerado complexo pela simplificação. O objetivo é claro: ganhar uma maior qualidade de vida. Termos como o descansar, relaxar, cochilos durante o dia, são amplamente utilizados na escrita do autor, dando ênfase para o simples.
A teoria tradicional afirma que mais esforço garante maiores resultados, Em 245 páginas, Mckeown expõe a fragilidade do modelo tradicional e seguido por milhões de pessoas. Fazer o leitor fugir do convencional é a grande missão que o livro propõe. Se você sentir um certo desconforto durante à leitura, meus parabéns, é um primeiro passo para se libertar de um modelo arcaico.
Se você leu o “Essencialismo” vai gostar do atual livro de Greg Mckeown. O autor poderia ter seguido o que a grande maioria faz: ter escrito uma continuação apenas para ganhar dinheiro. Pelo contrário, ele conseguiu com o “Sem Esforço” melhorar sua escrita e ampliar ainda mais o debate em prol da saúde física e mental. Como ele escreve no livro “relaxar é uma responsabilidade”.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

BelaBelli 01/01/2022

Achei o livro com a mesma pegada do Essencialismo, leitura fácil, rápida, linguagem simples.
O livro gira em torno da pergunta: Como podemos tornar as coisas mais fáceis?
Qual a forma mais simples de obter o resultado que queremos?

Ele mostra alguns caminhos de como podemos tornar algumas atividades essenciais mais divertidas. Como adicionar diversão e brincadeiras para desfrutar melhor desses momentos.

No mundo de hoje nós criamos a ilusão de que tudo que é essencial tem que ser difícil e chato, e tudo que é muito fácil é trivial, e não tem que ser assim.
Temos que tornar as coisas essenciais, fáceis.

Ele também foca na importância de descansar e o poder de não fazer nada. Pois, hoje também estamos seguindo na cultura de que sempre temos que estar produzindo (trabalhando, estudando, fazendo algo "útil") e não conseguimos mais relaxar.

Estabeleça limites máximos e mínimos do que estamos nos propondo a fazer, pois evita frustrações e caminhamos para conclusão do objetivo.

Tauã 11/02/2023

Um livro incrível que mostra que nem tudo precisa ser complexo, as vezes fazer de uma tarefa chata algo divertido, torna todo o processo mais fácil e mais leve.

Jaqueline.Sayumi 21/08/2022

A premissa é boa e possui muitos aspectos práticos e aplicáveis do raciocínio de trabalhar com inteligência ao invés de trabalhar duro. Entretanto em vários momentos senti bastante repetitivo, repetindo sempre mais do mesmo.

Rafaela.Monteiro 17/07/2022

Para quem quer mudar de verdade
Depois de essencialismo, esse foi o segundo melhor livro que li no último ano. O autor conseguiu realmente consolidar o que já vivenciou em aprendizados que fazem total diferença no nosso dia a dia. Vale muito a leitura! Se eu tivesse mil exemplares, doaria para mil pessoas.

Alessandra.Pinheiro 13/01/2023

Sem esforço
Já Li o Essencialismo que consagrou o autor, esperava talvez mais do mesmo e não foi o que encontrei.
Através de histórias e algumas frases impactantes o autor nos faz refletir o caminho que temos levado duro em busca do sucesso e como podemos ser bem sucedidos sem o burnout.
Sem dúvida será um dos livros que vou sempre recomendar.
Gosto de livros que termino com a sensação que aprendi o manual de como ser melhor e viver melhor e este sem dúvida me deixou a frente para encarar melhor a vida e os problemas tanto pessoais quanto profissionais.

Andre350 18/10/2021

Que livro maravilhoso!!

Em vez de perguntar “Por que isso é tão difícil?”, inverta o raciocínio: “E se isso pudesse ser fácil?”

Quando se concentra no que lhe falta, você perde o que tem. Quando se concentra no que
tem, consegue o que lhe falta.

Higor 19/06/2022

?Sem esforço? - Greg Mckeown
Segunda parte da série ?Essencialismo?, o objetivo desse livro é conseguirmos enxergar o essencial, a partir dos conceitos anteriores e executa-los da forma mais simples, e o recado mais importante: como dizer não.

JobsonMendes 16/02/2023

Do mesmo autor do bestseller “Essencialismo”. Também é essencial!
O livro Sem Esforço foi publicado em 2021 pela editora Sextante. Escrito por Greg Mckeown, um palestrante que viaja o mundo ensinando a importância de viver e liderar como um essencialista, autor do premiado e bestseller Essencialismo e apresentador do podcast What’s Essential, destaque em periódicos como The New York Times, Fast Company, Fortune, Politico e Inc., e está entre os colunistas mais populares da Havard Business Review e do LinkedIn.

Essencialismo era sobre fazer as coisas certas. Sem esforço é sobre fazê-las do jeito certo.
– Greg McKeown

O autor traz ao leitor vários exemplos reais e práticos de hábitos e comportamentos usados em suas próprias experiências em seu trabalho, em sua casa junto com sua família, até na vida de famosos e em acontecimentos históricos. Ele mostra como é possível simplificar tarefas complicadas, cansativas e desmotivadoras. Greg Mckeown oferece 15 lições curtas e claras ensinando ao leitor como focar no que realmente é importante e a eliminar o que é irrelevante, como remover etapas desnecessárias que desperdiçam tempo, como resolver problemas de forma simples antes que causem danos e como entender, por exemplo, que um simples cochilo ou uma noite bem dormida podem ser atos propulsores de produtividade.

As ideias de que para se ter um bom resultado deve-se trabalhar mais e descansar menos, de que deve-se fazer horas extras de trabalho e/ou estudar enquanto dormem, de que deve-se abrir mão do lazer, estão perdendo espaço nos dias de hoje para um estilo de vida mais consciente e sustentável e essas ideias são todas reprovadas pelo autor no livro. Para ele esses pensamentos devem ser eliminados da rotina e no decorrer dos capítulos ele faz com que o leitor repense se não é ele mesmo que torna os processos complicados ou mais complicados.

Meus destaques no Kindle:

Sua contribuição para o mundo não precisa ser feita às custas de sua saúde física e mental.

Lembre-se: quando se concentra no que lhe falta, você perde o que tem. Quando se concentra no que tem consegue o que lhe falta.

Ser bom no que ninguém mais faz é melhor do que ser ótimo no que todo mundo faz.

CDL 13/03/2022

A importância da produtividade
O livro trata sobre ser produtivo sem a necessidade de realizar um esforço fora do comum. Uma frase marcou muito;

?Não importam os desafios, os obstáculos ou as dificuldades que encontramos pela frente, sempre podemos procurar o caminho mais simples e fácil.

É sobre isso, a vida tem que ser mais leve.

Evelin Bianca | @paginasete7 26/06/2023

#2 Fazer as coisas certas do jeito certo
"O burnout não é uma medalha de honra". Quantas vezes você se sentiu sobrecarregado com o trabalho ou se cobrou por não estar fazendo o suficiente? A nossa cultura valoriza o esforço, o fazer sempre mais, mas será que precisa ser assim tão difícil? Depois de Essencialismo, que ensina a fazer as coisas certas, Sem Esforço, o segundo livro de Greg Mckeown, é sobre fazê-las do jeito certo.

Para mudar essa mentalidade, o livro é dividido em três partes: Estado Sem Esforço, Ação Sem Esforço e Resultados Sem Esforço, totalizando 15 princípios práticos. Na primeira parte, entendemos como nosso cérebro é como um computador, mas muitas vezes está sobrecarregado, aprendemos como a nossa linguagem desconfia da facilidade, e explica como podemos tornar algo difícil prazeroso, descansar mais e estar atento à nossa volta.

Na segunda parte, o autor nos mostra como a partir de um determinado ponto, o aumento do esforço traz resultados menores; aprendemos a definir onde queremos chegar, encontrar a ação mínima viável para começar, aceitar nossos erros e manter um ritmo. Chegando aos resultados, Greg traz o princípio da alavanca, para alcançar resultados residuais, e fala sobre o aprendizado, o poder da multiplicação e da automatização, e ainda da relevância da confiança no trabalho e nos relacionamentos.

Assim como o primeiro livro, Sem Esforço é uma leitura bastante impactante e transformadora. Traz um importante questionamento sobre a maneira como vivemos e uma mudança de mentalidade. É possível tornar mais fácil o que é mais importante! Ótima leitura!

2/28
272 páginas
Lido: de 17 a 29/01/23

Juliana.Leite 22/01/2022

Já li livros melhores sobre o assunto, mas é uma leitura bem simples, fluida...De tempos em tempos tem uma revisão para relembrar todos os pontos principais.
Tem alguns passos para auxiliar a ver os problemas e dificuldades com outros olhos.
CDL 14/03/2022minha estante
Eu esperava mais também, quem leu essencialismo chegou nesse livro com uma expectativa grande.

Juliana.Leite 15/03/2022minha estante
Simmm, eu li essencialismo também hehehe
Senti que só os resumos no final dos capítulos já eram suficientes neste.

Elaine Miranda 19/04/2023

...uma leitura fluida, leve e reflexiva.
"Seja qual for a dificuldade ou a dor que você precisou enfrentar na vida, por mais significativa que tenha sido, ela empalidece em comparação com o poder que você tem de escolher o que fazer agora". p. 179

Li Essencialismo há alguns anos, um livro que me proporcionou muitas reflexões. Sem Esforço é uma continuação perfeita para quem achou que Essencialismo fez sentido. Leitura fluida, leve e reflexiva.