Sem esforço Greg McKeown

Resenhas - Sem esforço

Vivi 22/12/2022

E se isso fosse mais fácil?
Este livro nos mostra como tornar mais fácil aquilo que julgamos essencial, através de práticas que simplificam a vida focando naquilo que é mais importante, sem muito esforço. Será que é possível?

“...estar no estado sem esforço é estar consciente, alerta e presente, mesmo diante de informações em rápida evolução e do massacre interminável das distrações. e isso não é pouco, porque, nesse estado de atenção acentuada, nós enxergamos de um jeito diferente. somos capazes de nos concentrar no que importa. notamos coisas que sempre estiveram bem debaixo do nosso nariz mas que não percebíamos.” (p. 100)

Ao focar na simplicidade das coisas, é possível reduzir a complexidade e descartar o que é desnecessário, porém sempre mantendo a constância.

"...encontrar a faixa ideal nos mantém avançando em um ritmo firme para que o progresso seja constante”. (p. 163)

Um pouquinho de alegria pra rotina também ajuda bastante e pode trazer foco, clareza e calma. Por isso, combine atividades divertidas com as atividades essenciais e alterne os períodos intensos de esforço com períodos de renovação.

“...quando estiver buscando inspiração, a coisa mais fácil a fazer é descansar os olhos. sente-se em sua cadeira favorita. ajuste o despertador, deixe um lápis à mão e escreva o que vier à mente quando seus olhos se abrirem.” (p. 93)

Bruno.Vieira 07/03/2022

Livro muito bom, bastante contextualizado. Porém, deixa a desejar para quem já leu ?Essencialismo? por dois motivos: primeiro porque o conteúdo do Essencialismo é mais incisivo, mais atraente. Segundo, porque espera-se um pouco mais do autor. Não quer dizer que seja ruim. A leitura é rápida e flui bem.
CDL 14/03/2022minha estante
Eu fiquei com a mesma sensação, esperava mais do livro, essencialismo foi fantástico.

Fran Carvalho 27/06/2022minha estante
Adorei a resenha!

Filósofo dos Livros 03/05/2023

Essencialismo na Alma e no Corpo
Greg McKeon escreveu o livro “Essencialismo”. A partir de sua experiência, ele se entendeu como “Pai do Essencialismo”. Em minha opinião, McKeon apenas pegou a visão Minimalista, e fez uma troca de palavras para se autodenominar como o criador de algo diferente. Não quero dizer com isso que as ideias do autor não são boas. A forma pela qual ele as explicita são bem interessantes, valendo a pena serem refletidas e praticadas. Evidentemente, cada pessoa vai adaptar as ideias fornecidas para seu contexto de vivência.
Considerando-se como o criador de uma teoria capaz de trazer grandes melhorias para o mundo, McKeon abraçou a causa, divulgando as ideias contidas em sua obra por meio de sua vida. Tornou-se naturalmente um homem essencialista. O seu ensejo era ser o principal representante das vivências anunciadas.
Tendo como princípio as ideias elaboradas, começou a viver somente o essencial. Descartou tudo o que era excessivo e passou a viver a proposta essencialista (minimalista). Apesar do descarte, Greg Mckeon chegou em um ponto em que não conseguia mais retirar nada de sua vida. O essencial tem seus limites. Com isso, teve uma percepção que apesar de viver totalmente essencialista, havia coisas demais para viver que não poderiam ser deixadas de lado. McKeon chegou num estágio no qual se sentia esgotado mental e fisicamente.
Foi nessa experiência de cansaço que ele percebeu a necessidade de melhorar sua forma de agir. Dessa necessidade nasceram ideias e práticas que estão contidas no livro “Sem Esforço”. A finalidade agora não era mais retirar coisas, ou seja, deixá-las de lado. McKeon notou que deveria realizar suas atividades essenciais na totalidade, mas sem esforço.
Assim, surge um novo método que completa a teoria do “essencialismo”. A principal premissa de sua abordagem é descobrir como fazer tudo o que é necessário sem ter esforço algum que culminasse numa estafa.
Greg Mckeon percebeu que o início de tudo começa na mente. Então, ter um pensamento diferente, um pensamento sem esforço seria a solução. A percepção dele seria que, já mentalmente, configuramos um valor de cansaço a determinadas atividades. Mudar a mentalidade é a primeira condição. É necessário enxergar que atividades simples são realmente simples e não gastam energia. No lugar de nos concentrarmos nas dificuldades, vamos focar nas atitudes mais simples.”
Desse estado denominado sem esforço vão surgir práticas mais diretas e objetivas para a realização de nossas ações. Mckeon nos fornece técnicas de como tornar as atividades mais fáceis. No lugar de perguntar “Por que isso é tão difícil”, podemos inverter o raciocínio: “E se isso pudesse ser fácil”.
O “Essencialismo” nos fala das escolhas essenciais. “Sem esforço” nos revela formas de conduzir essas escolhas de uma maneira a evitar desgastes. Eu diria que a obra trata do núcleo essencialista. Não são apenas as escolhas que devem ser essenciais, mas as práticas devem ser vividas de forma essencial. Poderia até intitular o livro de “Essencialismo na alma e no corpo”. É como se nada pudesse sair de uma vivência essencialista.
Gostei muito dessa leitura. Agora, cabe realizar uma reflexão profunda sobre minha vida e adaptar as ideias a minha experiência histórica. E você que me lê deixe que o “Essencialismo se torne carne em sua carne”.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

Ari 20/05/2023

? Se você extrair uma única lição deste livro, espero que seja esta : a vida não precisa ser tão dura e complicada quanto a tornamos. ?
Faz uns cinco minutos que estou refletindo sobre essa leitura para vim comentar aqui. Confesso que o ponto chave para eu ter dado cinco estrelas não foi nem o conteúdo em si, mas o fato do autor ter conseguido me envolver completamente no livro com todos os exemplos que ele citou da própria vida. Até a parte da ? conclusão ?, não ia favoritar esse livro, porém, a última parte me comoveu demais. Entender o motivo que levou o autor a escrever este livro me deixou completamente emocionada. Acho lindo pensar que por trás de cada escritor tem suas histórias, e costumo pensar que por trás de toda obra, há sim um pouco de características do autor. Porém, quando autor deixa isso claro, sinto-me bem mais engajada com o livro. Esse livro vai entrar para a minha lista de leitura obrigatória. Realmente possui ensinamentos muito bons. Outro ponto excelente do livro foi que ao final de cada parte o autor resumiu de uma forma incrível a essência do que ele quis passar com aqueles capítulos. Isso torna bem mais fácil tentar aplicar os ensinamentos.

Ge 24/01/2022

Sem esforço
Fui atraída por esse livro pelo impacto que o autor me causou no livro Essencialismo. No Sem Esforço você vai encontrar ótimos insights para descomplicar a vida no trabalho. Como todo livro que leio sobre liderança, trabalho, etc. garimpo o que faz sentido pra mim. Saber parar, não fazer menos, nem demais, começar pelo mais simples, dar um primeiro passo mesmo que pareça insignificante, lembrar de coisas simples como um check list e se perguntar como algo pode ser mais fácil, fazer o mínimo viável, pode parecer óbvio, mas esquecemos quando engolidos pela rotina. Foi bom relembrar.

CDL 13/03/2022

A importância da produtividade
O livro trata sobre ser produtivo sem a necessidade de realizar um esforço fora do comum. Uma frase marcou muito;

?Não importam os desafios, os obstáculos ou as dificuldades que encontramos pela frente, sempre podemos procurar o caminho mais simples e fácil.

É sobre isso, a vida tem que ser mais leve.

Evelin Bianca | @paginasete7 26/06/2023

#2 Fazer as coisas certas do jeito certo
"O burnout não é uma medalha de honra". Quantas vezes você se sentiu sobrecarregado com o trabalho ou se cobrou por não estar fazendo o suficiente? A nossa cultura valoriza o esforço, o fazer sempre mais, mas será que precisa ser assim tão difícil? Depois de Essencialismo, que ensina a fazer as coisas certas, Sem Esforço, o segundo livro de Greg Mckeown, é sobre fazê-las do jeito certo.

Para mudar essa mentalidade, o livro é dividido em três partes: Estado Sem Esforço, Ação Sem Esforço e Resultados Sem Esforço, totalizando 15 princípios práticos. Na primeira parte, entendemos como nosso cérebro é como um computador, mas muitas vezes está sobrecarregado, aprendemos como a nossa linguagem desconfia da facilidade, e explica como podemos tornar algo difícil prazeroso, descansar mais e estar atento à nossa volta.

Na segunda parte, o autor nos mostra como a partir de um determinado ponto, o aumento do esforço traz resultados menores; aprendemos a definir onde queremos chegar, encontrar a ação mínima viável para começar, aceitar nossos erros e manter um ritmo. Chegando aos resultados, Greg traz o princípio da alavanca, para alcançar resultados residuais, e fala sobre o aprendizado, o poder da multiplicação e da automatização, e ainda da relevância da confiança no trabalho e nos relacionamentos.

Assim como o primeiro livro, Sem Esforço é uma leitura bastante impactante e transformadora. Traz um importante questionamento sobre a maneira como vivemos e uma mudança de mentalidade. É possível tornar mais fácil o que é mais importante! Ótima leitura!

2/28
272 páginas
Lido: de 17 a 29/01/23

JobsonMendes 16/02/2023

Do mesmo autor do bestseller “Essencialismo”. Também é essencial!
O livro Sem Esforço foi publicado em 2021 pela editora Sextante. Escrito por Greg Mckeown, um palestrante que viaja o mundo ensinando a importância de viver e liderar como um essencialista, autor do premiado e bestseller Essencialismo e apresentador do podcast What’s Essential, destaque em periódicos como The New York Times, Fast Company, Fortune, Politico e Inc., e está entre os colunistas mais populares da Havard Business Review e do LinkedIn.

Essencialismo era sobre fazer as coisas certas. Sem esforço é sobre fazê-las do jeito certo.
– Greg McKeown

O autor traz ao leitor vários exemplos reais e práticos de hábitos e comportamentos usados em suas próprias experiências em seu trabalho, em sua casa junto com sua família, até na vida de famosos e em acontecimentos históricos. Ele mostra como é possível simplificar tarefas complicadas, cansativas e desmotivadoras. Greg Mckeown oferece 15 lições curtas e claras ensinando ao leitor como focar no que realmente é importante e a eliminar o que é irrelevante, como remover etapas desnecessárias que desperdiçam tempo, como resolver problemas de forma simples antes que causem danos e como entender, por exemplo, que um simples cochilo ou uma noite bem dormida podem ser atos propulsores de produtividade.

As ideias de que para se ter um bom resultado deve-se trabalhar mais e descansar menos, de que deve-se fazer horas extras de trabalho e/ou estudar enquanto dormem, de que deve-se abrir mão do lazer, estão perdendo espaço nos dias de hoje para um estilo de vida mais consciente e sustentável e essas ideias são todas reprovadas pelo autor no livro. Para ele esses pensamentos devem ser eliminados da rotina e no decorrer dos capítulos ele faz com que o leitor repense se não é ele mesmo que torna os processos complicados ou mais complicados.

Meus destaques no Kindle:

Sua contribuição para o mundo não precisa ser feita às custas de sua saúde física e mental.

Lembre-se: quando se concentra no que lhe falta, você perde o que tem. Quando se concentra no que tem consegue o que lhe falta.

Ser bom no que ninguém mais faz é melhor do que ser ótimo no que todo mundo faz.

Higor 19/06/2022

?Sem esforço? - Greg Mckeown
Segunda parte da série ?Essencialismo?, o objetivo desse livro é conseguirmos enxergar o essencial, a partir dos conceitos anteriores e executa-los da forma mais simples, e o recado mais importante: como dizer não.

Alessandra.Pinheiro 13/01/2023

Sem esforço
Já Li o Essencialismo que consagrou o autor, esperava talvez mais do mesmo e não foi o que encontrei.
Através de histórias e algumas frases impactantes o autor nos faz refletir o caminho que temos levado duro em busca do sucesso e como podemos ser bem sucedidos sem o burnout.
Sem dúvida será um dos livros que vou sempre recomendar.
Gosto de livros que termino com a sensação que aprendi o manual de como ser melhor e viver melhor e este sem dúvida me deixou a frente para encarar melhor a vida e os problemas tanto pessoais quanto profissionais.

Elaine Miranda 19/04/2023

...uma leitura fluida, leve e reflexiva.
"Seja qual for a dificuldade ou a dor que você precisou enfrentar na vida, por mais significativa que tenha sido, ela empalidece em comparação com o poder que você tem de escolher o que fazer agora". p. 179

Li Essencialismo há alguns anos, um livro que me proporcionou muitas reflexões. Sem Esforço é uma continuação perfeita para quem achou que Essencialismo fez sentido. Leitura fluida, leve e reflexiva.

Rafaela.Monteiro 17/07/2022

Para quem quer mudar de verdade
Depois de essencialismo, esse foi o segundo melhor livro que li no último ano. O autor conseguiu realmente consolidar o que já vivenciou em aprendizados que fazem total diferença no nosso dia a dia. Vale muito a leitura! Se eu tivesse mil exemplares, doaria para mil pessoas.

Jaqueline.Sayumi 21/08/2022

A premissa é boa e possui muitos aspectos práticos e aplicáveis do raciocínio de trabalhar com inteligência ao invés de trabalhar duro. Entretanto em vários momentos senti bastante repetitivo, repetindo sempre mais do mesmo.

Tauã 11/02/2023

Um livro incrível que mostra que nem tudo precisa ser complexo, as vezes fazer de uma tarefa chata algo divertido, torna todo o processo mais fácil e mais leve.

Andre350 18/10/2021

Que livro maravilhoso!!

Em vez de perguntar “Por que isso é tão difícil?”, inverta o raciocínio: “E se isso pudesse ser fácil?”

Quando se concentra no que lhe falta, você perde o que tem. Quando se concentra no que
tem, consegue o que lhe falta.