Sem esforço Greg McKeown

Resenhas - Sem esforço

Nevessthay 02/05/2024

Essencial este livro
Não li o outro deste autor, mas este livro é maravilhoso.
Me identifique algumas vezes e cheguei a compreender o que eu estava sentindo sobre a minha vida.
Minimalismo é o que busco atualmente, mas quando comecei, minha cabeça estava um caos que busquei me livrar tudo na minha vida e casa e entendi através deste livro que a bagunça da minha casa, me fez buscar isso

Higor 19/06/2022

?Sem esforço? - Greg Mckeown
Segunda parte da série ?Essencialismo?, o objetivo desse livro é conseguirmos enxergar o essencial, a partir dos conceitos anteriores e executa-los da forma mais simples, e o recado mais importante: como dizer não.

Juliana.Leite 22/01/2022

Já li livros melhores sobre o assunto, mas é uma leitura bem simples, fluida...De tempos em tempos tem uma revisão para relembrar todos os pontos principais.
Tem alguns passos para auxiliar a ver os problemas e dificuldades com outros olhos.
CDL 14/03/2022minha estante
Eu esperava mais também, quem leu essencialismo chegou nesse livro com uma expectativa grande.

Juliana.Leite 15/03/2022minha estante
Simmm, eu li essencialismo também hehehe
Senti que só os resumos no final dos capítulos já eram suficientes neste.

Evelin Bianca | @paginasete7 26/06/2023

#2 Fazer as coisas certas do jeito certo
"O burnout não é uma medalha de honra". Quantas vezes você se sentiu sobrecarregado com o trabalho ou se cobrou por não estar fazendo o suficiente? A nossa cultura valoriza o esforço, o fazer sempre mais, mas será que precisa ser assim tão difícil? Depois de Essencialismo, que ensina a fazer as coisas certas, Sem Esforço, o segundo livro de Greg Mckeown, é sobre fazê-las do jeito certo.

Para mudar essa mentalidade, o livro é dividido em três partes: Estado Sem Esforço, Ação Sem Esforço e Resultados Sem Esforço, totalizando 15 princípios práticos. Na primeira parte, entendemos como nosso cérebro é como um computador, mas muitas vezes está sobrecarregado, aprendemos como a nossa linguagem desconfia da facilidade, e explica como podemos tornar algo difícil prazeroso, descansar mais e estar atento à nossa volta.

Na segunda parte, o autor nos mostra como a partir de um determinado ponto, o aumento do esforço traz resultados menores; aprendemos a definir onde queremos chegar, encontrar a ação mínima viável para começar, aceitar nossos erros e manter um ritmo. Chegando aos resultados, Greg traz o princípio da alavanca, para alcançar resultados residuais, e fala sobre o aprendizado, o poder da multiplicação e da automatização, e ainda da relevância da confiança no trabalho e nos relacionamentos.

Assim como o primeiro livro, Sem Esforço é uma leitura bastante impactante e transformadora. Traz um importante questionamento sobre a maneira como vivemos e uma mudança de mentalidade. É possível tornar mais fácil o que é mais importante! Ótima leitura!

2/28
272 páginas
Lido: de 17 a 29/01/23

Tauã 11/02/2023

Um livro incrível que mostra que nem tudo precisa ser complexo, as vezes fazer de uma tarefa chata algo divertido, torna todo o processo mais fácil e mais leve.

Jaderson.Felisberto 19/04/2022

Sem esforço.
Achei os ensinamentos do livro válidos. Pelo menos no meu atual momento em que eu estou (estava), e o momento da leitura, foram de certa forma um modo de observar uma nova possibilidade, acho que eu posso tentar colocar em prática e ver o resultado. O livro me deu uma perspectiva que eu acolhi muito bem. Acho que se você se sente sobrecarregado e está perdido, é uma leitura importante.

Paula1666 14/05/2024

Incrível
Difícil demais descrever esse livro em palavras simples, na completude de tudo que ele me fez analisar, refletir e sentir.
Aprendi muito sobre tornar tudo mais simples e mais leve.
Parafraseando o autor ? não importa os desafios, os obstáculos ou as dificuldades que encontramos pela frente, sempre podemos procurar o caminho mais simples e fácil. ?

Higor.Dilelis 15/02/2022

Sem esforço
Uma ótima opção para quem procurar ser mais produtivo, e por incrível que pareça utilizando menos esforço que anteriormente ao ler o livro. Gostei muito!

Rafaela Marina 25/02/2022

Depois de Essencialismo
Ótimo livro! Anotei muitas frases e quero ler novamente daqui um tempo. Nós não precisamos nos prender a ideia de que para merecer algo, tem que ser difícil. E saber disso muda tudo!

Vitória Paesi 12/02/2023

Um manual para evitar o burnout
Sem esforço é uma leitura gostosa que linka fatos científicos e/ou comprovados pela experiência humana com a vida real, histórias reais, de modo a mostrar as diversas facetas de ações e resultados sem esforços.

Não li ainda o outro livro do autor, "Essencialismo", que trata sobre fazer fazer as coisas essenciais mas me sinto a frente do Essencialismo por ter lido como tornar mais fácil fazer essas coisas essenciais, tornar talvez até um hábito para que essas coisas aconteçam sem eu perceber, sem esforço.

Para quem curtiu O poder do Hábito, super indico Sem Esforço, pois os dois tem a mesma pegada de tornar simples uma ação/hábito, e não são demonstradas nos livros como puro achismo.

Pucca.Farion 04/01/2022

"Em Sem esforço, Greg McKeown oferece conselhos práticos para você realizar suas atividades essenciais com mais facilidade e, assim, atingir seus objetivos.

Se você trabalha muito mas continua distante de suas metas, quer contribuir mais mas lhe falta energia, vai encontrar neste livro ótimas estratégias para lidar com seus projetos e desafios.

Em 15 lições curtas, você vai aprender a:

• treinar o cérebro para focar no importante e ignorar o irrelevante

• resolver os problemas antes que eles causem danos

• simplificar processos removendo etapas desnecessárias

• entender as pausas como propulsoras da produtividade

• definir um ritmo sustentável em vez de avançar a todo custo

• transformar tarefas chatas em rituais divertidos"

Um ótimo livro, focado e que traz soluções simples para tentar mudar a forma pela qual encaramos os nossos problemas.
Os três principais capítulos são divididos em mini capítulos e, ao final de cada uma deles, ele traz um resumo do que foi apresentado. Uma ótima forma de gravar o conteúdo.

Meus pontos favoritos:

1 . Em vez de perguntar “Por que isso é tão difícil?”, inverta o raciocínio: “E se isso pudesse ser fácil?”
2. Combine as atividades mais essenciais com as mais agradáveis.
3. Para iniciar um projeto essencial, defina primeiro que aspecto ele deve ter quando estiver finalizado.
4. Decomponha a primeira ação óbvia em passos menores e mais concretos.
5.Aprenda princípios, não apenas fatos e métodos.
6. Suba nos ombros de gigantes e tire proveito do que eles já sabem.
7. Conte histórias que sejam fáceis de entender e repetir.
8. Crie acordos de alta confiança para esclarecer resultados, responsabilidades, regras, recursos e recompensas.
9. Não se limite a administrar o problema. Resolva-o antes que cause danos.
10. Invista dois minutos de esforço uma vez e acabe com irritações recorrentes.

Meu primeiro contato com o autor e já fiquei curiosa pelo livro anterior.

Se você quer ler um livro de não ficção, este é uma ótima pedida.

Hildeberto 02/11/2021

Reflexões para uma vida mais suave
"Sem Esforço" é, legitimamente, uma extensão do primeiro livro do autor. Em "Essencialismo", tive a impressão de estar aprendendo a ser seletivo e a fazer as escolhas certas; em "Sem Esforço", a realizar aquilo que tinha decidido fazer de forma mais suave e harmônica. Os dois livros se completam: a leitura de "Sem Esforço" acrescenta valor, não sendo apenas uma tentativa de McKeown de ganhar mais dinheiro em cima do sucesso do primeiro livro.

Nesta obra, o autor consegue fazer duas coisas simples, mas muito eficazes.

Primeiro, ele não inventa a roda: a visão que o autor aborda no livro é inovadora, e, mesmo assim, não está tão longe de algumas ideias que podem nos ocorrer naturalmente. Seu mérito está em sistematizar, organizar e ilustrar tudo de forma vívida e tangível.

Segundo, ele não presume que o livro resolverá todos os problemas: o que McKeown propõem é uma reflexão sobre os nossos hábitos e como poderíamos torná-los mais benéficos ao adotar a perspectiva que ele propõe. Diferentemente de outros autores de autoajuda, ele nunca afirma que "Sem Esforço" é uma panaceia para todos os males, nem presume conhecer a natureza humana de forma excepcional; tudo o que ele diz é que certas atitudes podem deixar a vida mais fácil e agradável.

Bom livro, de fácil compreensão e com valiosas reflexões. Recomendo, mesmo para quem não gosta de autoajuda (eu mesmo não sou muito fã).

Rudibirck 30/10/2021

Sem esforço
Simplificar nossas ações e decisões são o objetivo desse livro. Repensar no que podemos melhorar no trabalho, família podem fazer grande diferença no dia a dia.