Amor, mentiras e rock & roll

Amor, mentiras e rock & roll David Yoon

Resenhas - Amor, mentiras e rock & roll

Carol851 25/09/2022

Um perfeito filme da Sessão da Tarde em forma de livro
Ler Amor, Mentiras e Rock & Roll é o mesmo que assistir a um clássico filme adolescente da Sessão da Tarde, nostálgico, revigorante e capaz de te fazer esquecer de qualquer problema e só ter vontade de rir e dançar.

O livro se passa em 2020, porém tive a sensação que poderia ser em qualquer ano do início dos anos 2000.

A história acompanha Sunny, um menino nerd que sofre bullying e é muito inseguro, que se apaixona por Cirrus, filha de amigos dos seu pais. Porém quando eles se conhecem, Cirrus entra no quarto de Gray, irmão mais velho de Sunny, achando que o quarto é do próprio Sunny. Como ela acha que Sunny é um roqueiro superpopular, ele acaba mantendo a mentira e resolve com a ajuda de seus dois melhores amigos, Jamel e Milo, formar uma banda de rock (detalhe os três são nerds que não entendem quase nada de rock).

Desde esse início o livro já me pareceu um filme da Sessão da Tarde, porém pensei que seria daquele tipo de história besteirol americana protagonizada pelo Michael Cera. Contudo, eu estava enganada. O livro tem uma história adolescente super leve e divertida, mas também é emocionante e fala muito sobre se encontrar e não perde sua essência (típico clichê da Sessão da Tarde).

Um ponto muito importante desse livro e que infelizmente não era comum nos filmes dos anos 2000 é a representatividade. Sunny, sua família e Cirrus são descendentes de coreanos que vivem no sul da Califórnia. Jamil e Milo são jamaicano-americano e mexicano-americano de terceira geração, respectivamente. É muito legal ler um livro com personagens não brancos nos papeis centrais. O livro aborda sobre como se sentir aceito e o preconceito de forma mais superficial.

Ao contrário do que eu falei muitas vezes nesse texto, Amor, Mentiras e Rock & Roll não seria um típico filme da Sessão da Tarde, mas um grande clássico dessa faixa de filmes, daquele tipo que nos faz parar tudo que estivermos fazendo para rever sempre que passar na TV. Agora só falta um produtor Hollywoodiano fazer essa adaptação acontecer.

Dardis0 07/08/2022

Um livro aconchegante :)
Amor, mentiras & Rock n Roll acerta em humor, romance, drama, música e referências nerds.
A leitura leve faz com que o leitor se apegue a Sunny, um garoto q inicialmente é muito intrigante, mas que com o decorrer da história se mostra apenas um adolescente tentando lidar com as mudanças de personalidade e a falta de apoio familiar.
O livro não se trata apenas de uma história de amor, mas sim de todas as relações do personagem principal: com o irmão, os pais, amigos (e até "inimigos") e claro, seu relacionamento com Cirrus. Apesar de pouco desenvolvido, o romance dos dois é fofo o bastante para te fazer torcer por um final feliz. Outro ponto importante são os momentos reflexivos de Sunny em relação à quem ele é, e todas as suas versões.
Gostei muito da experiência e terminei o livro feliz :)
Recomendo muito.
talesmorales 07/08/2022minha estante
Uauuuuuuu fiquei interessado

Sophia.Mattos 07/03/2022

O livro mais fofo que já li até hoje
Meu Deus esse livro é a fofura em forma de páginas.
Eu vi esse livro quando fui comprar o um de nós está mentindo, e o que mais me atraiu nele foi a capa e o título, e no fim acabei comprando ele também.
Quando comecei a ler tava bem confuso pois é um livro que fala de bastante coisas nerds, mas a história é muito bonita, por que no final o sunny se sai melhor do que o esperado.
O romance desse livro é bem leve e fluido o que ajuda a leitura ser muito boa, fora que é lindo e muito fofo a química que o sunny e a cirrus tem.
Se me perguntar se eu recomendo o livro, vou responder com toda certeza que sim, e confesso que esse livro é daqueles que te deixa com gostinho de quero mais, e faz você querer ter um romance também.
Se tiverem a oportunidade de ler, leiam, pois o livro é muito bom, legal, e trás umas reflexões muito boas e interessantes.

Laríssa 19/03/2022

Alta expectativa, talvez...?
Amor, mentiras e rock & roll foi um livro que me chamou atenção pela capa (que é muito fofa) e pela sinopse. Talvez por isso eu tenha colocado uma expectativa muito alta em cima da história e acredito que esse foi um dos fatores que fizeram eu me decepcionar com o desenrolar da narrativa.

No começo o autor mostra que o Sunny é considerado um nerd, junto com seus dois melhores amigos: Jamal e Milo. O fato dele ser nerd, ser um recém chegado de Arroyo Plato, e ser asiático, fez ele sofrer bullying por anos. Isso fez o Sunny se esconder numa caixinha, ou como ele mesmo diz, em uma das caixas organizadoras do quarto dele. Então, quando a Cirrus aparece, a solução que ele vê é começar uma mentira, fingir ser um astro do rock, como seu irmão Gray é. Na cabeça dele, a Cirrus não se apaixonaria pela versão nerd, não gostaria de quem ele realmente é.

Meu problema aqui foi:

Até a metade da história, a leitura foi bastante arrastada. Achei os diálogos pobres. A leitura é cheia de termos do rpg e da comunidade nerd, que foram difíceis pra eu entender. Acabou que muita coisa passou batida e não consegui me conectar com a história.

Em um livro de 368 páginas, foram abordados temas e personagens que não foram bem desenvolvidos.

Queria ter visto mais do Jamal e do Milo, que são personagens engraçados, cativantes e grandes amigos. Ele foram a base do Sunny e ajudaram ele em tudo, deixando de lado seus próprios objetivos.
Tocando nesse assunto, achei o Sunny um péssimo amigo e bem egoísta. Além de ser um personagem principal que não me cativou tanto.

Tambem queria saber mais da história do Gunner, do Gray, dos pais do Sunny e do Gray, até da própria Cirrus. Renderiam bons arcos.

Não consegui me apegar ao casal Sunny e Cirrus. Eles tiveram poucos momentos românticos. E aquele final dos dois.. tendo um perdão tão simples.

Algo que me incomodou também, foi o Sunny ter mudado o estilo e basicamente a escola toda aceitar e ninguém questionar. Ok que ele era "invisível" ali, mas mesmo assim...
E a amizade dele com o Gunner foi muito rápida. Tinha muito potencial pra ir sendo desenvolvida e explorada. Mas mesmo assim eu gostei bastante dos dois como amigos e me apeguei ao Gunner.

No final, a moral da história é: a mentira sempre da b.o, causa problemas e pode te fazer perder as pessoas que ama.

Manu 22/01/2023

Nem horrível nem extraordinário, só bom.
Ok, talvez eu eu não seja a melhor pessoa para fazer uma resenha desse livro porquê tinha expectativas altíssimas - e como vocês viram pelo título, não foram atingidas.
O final era previsível desde a primeira página, logo o que o livro teria que fazer para nos prender seria um bom desenvolvimento, que eu acho que não rolou.
O livro tem seus momentos: algumas descrições são realmente muito boas e faz com que você queira estar no ambiente junto das personagens e certas reflexões que eu mesma e minhas amigas temos (coisa de adolescência talvez? provável mas enfim).
O livro também cita músicas que eu acho que vale a pena escutar enquanto lê, dá um diferencial! Não mais, é isso. Um livro legal, uma leitura normal com seus momentos fofos, bons e reflexivos, mas nada demais ou muito memorável.

soldiergirl 31/07/2022

Eu não tenho palavras para descrever o quão bom é esse livro.
Ele me fez chorar, me fez sorrir, me fez gritar etc... Tudo nesse livro é impecável, a escrita, os personagens e também como isso descreve a vida daqueles excluídos e nerds vistos pela sociedade, é um livro que te faz refletir sobre tal comunidade. Pra quem gosta de RPG então! é um livro ideal.
Bom, acho que todos deveriam ler "amor, mentiras e rock & roll"; É um livro que te traz um turbilhão de emoções e te surpreende mais a cada capítulo. É um livro que eu super recomendo, e diferente de alguns, tem um final esplêndido! não é aquele final que você esperava mais ou esperava menos ou espera uma continuação, não, é simplesmente um final bom. Os capítulos são curtos e o desenvolver da história é ótimo. Não me arrependo nem um pouco da leitura dele.
O jeito com que Sunny lida com sua vida e se esconde de si mesmo, mente a si mesmo reflete muito a vida de muitas pessoas, não só adolescentes, mas todos.
Então, com genuína sinceridade, eu indico esse livro.
belaxzy 14/09/2022minha estante
é uma graça!

Vic 04/12/2021

O que dizer sobre esse livro...
Não vou mentir que no começo tive medo de não gostar da história, pois estava com muita expectativa, ainda mais sendo um livro de um dos meus autores favoritos. Felizmente, ele conseguir entregar mais do que eu esperava. Demora um pouco para você adentrar o universo criado pelo autor, mas, ao se acostumar, a leitura flui que é uma beleza. Os personagens são bem humanos, mostrando seus erros e acertos, seu amadurecimento e sua autodescoberta. Esse livro conseguiu transmitir o que os personagens estavam sentido ao longo da história.
Por isso, recomendo muito esse livro!!!

Gramatura Alta 03/12/2021

Sunny Dae é nerd ― e com orgulho. Essa é a fama que ele e seus dois melhores amigos conquistaram na escola, onde curtir RPG definitivamente não é visto com bons olhos. E estava tudo bem, até Sunny conhecer Cirrus Soh, a garota mais descolada e confiante que ele já viu. Quando Cirrus acha que o quarto do irmão de Sunny é na verdade o dele, o garoto não consegue corrigir o engano. Com os olhos dela brilhando ao ver as guitarras e os posters de rock na parede, ele acaba dizendo que tem uma banda ― embora não saiba nem segurar uma guitarra.

Agora sua única esperança para sustentar a história e conquistar Cirrus é fazer com que seus amigos nerds topem participar de seu plano maluco de tornar essa banda realidade, vestindo as roupas que o irmão mais velho deixou para trás quando se mudou para Hollywood e ensaiando na sala de música da escola.

Sunny é adolescente e tem aquela vida cheia de incertezas e inseguranças quanto à sua aparência, à sua capacidade de despertar interesses em uma garota. Isso é realçado pelo constante bullying que sofre nas mãos do valentão da escola, Gunner. Isso sem falar do fato do irmão mais velho de Sunny, Gray, ser o seu oposto, um cara descolado, vocal de uma banda, que mora em Hollywood e inicia uma carreira de sucesso e fama. Como competir com isso?

Cirrus é a garota da casa ao lado. Ela é descolada, bonita, engraçada, inteligente, é o sonho de Sunny que virou realidade. É compreensível sua decisão de criar uma mentira para tentar despertar em Cirrus um interesse. Já que na cabeça de Sunny, ele não possui nenhum atributo que seja desejável, então sua saída é usar os atributos do irmão. Vestir suas roupas, fingir que são suas músicas. Mas claro que algo assim, uma mentira desse tamanho, tem vida curta.

AMOR, MENTIRAS E ROCK & ROLL seria mais uma história como tantas outras que você já deve ter lido ou assistido naqueles filmes da Sessão da Tarde, se não fossem alguns detalhes. Embora Sunny use uma mentira para conquistar Cirrus, ele consegue transformar a mentira numa verdade, uma vez que ele aprende a tocar, a cantar, monta uma banda com os dois amigos, Milo e Jamal, que também aprendem a tocar, e chegam ao ponto da possibilidade de se apresentarem em um show. Ou seja, Sunny não quer fingir ser algo, ele quer se transformar nesse algo, não apenas por Cirrus, mas por também por ele.

Outro detalhe que foge do clichê é a relação de Sunny com sua algoz, Gunner. Aos poucos, devido a algumas situações, Sunny descobre que Gunner possui uma camada de proteção para conseguir ser alguém no colégio. E Sunny consegue quebrar esse muro, revelar o verdadeiro Gunner, que possui diversos interesses em comum com Sunny, além de ser uma pessoa com sentimentos e fraquezas reais. Essa desconstrução de um personagem que seria detestável, para se tornar um personagem engraçado e até mesmo carinhoso, é muito gostosa de se acompanhar.

O terceiro detalhe de destaque é sobre a conclusão. A moral não se resume à máxima de que mentiras são erradas. O foco não é a conquista de Cirrus, mas o crescimento de Sunny, de Gunner, de Milo, de Jamal, até mesmo de Gray, o irmão de Sunny, que no meio do livro retorna para casa e se mostra um enorme babaca. Gray nunca valorizou o irmão, quando vê que Sunny estão obtendo sucesso onde ele fracassou, tenta sabotá-lo de forma inconsciente, e isso direciona os dois para um conflito que resultará no amadurecimento da relação dos dois.

Ou seja, AMOR, MENTIRAS E ROCK & ROLL não é apenas uma história de amor adolescente, mas de descobertas próprias, de como todos possuem uma parte boa que merece e precisa ser realçada, trabalhada, para se tornar a parte dominante. E, claro, também é uma história que demonstra que o amor é muito maior do que apenas a superficialidade do sucesso ou da fama, é, principalmente, o respeito e o saber apreciar cada qualidade da pessoa que é o objeto de afeição. Uma história fofa, com personagens fofos. Vai amar ler!

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/12/03/amor-mentiras-e-rock-roll/

Luciano Otaciano 08/04/2022

Livro maravilhosamente divertido e dinâmico!
O Ensino Médio por si só já é uma aventura não muito agradável e é óbvio que nós, vítimas desse monstro social, adoramos histórias de outros jovens que também sofrem na escola!
David Yoon apresenta a pacata vida de Sunny Dae, um jovem nerd, e seus dois únicos amigos, Jamal e Milo. Os três são apaixonados por RPG, têm um canal onde compartilham tutorias de acessórios para live actions de games e, claro, sofrem bullying da trupe do atleta valentão da escola pelos gostos não tão populares. E, sim, eles já estão acostumados com essa realidade e não ligam mais para as provocações!
Tudo muda com a chegada de Cirrus Soh, uma garota encantadora por quem Sunny se apaixona logo de cara. Por uma confusão, Cirrus acaba achando que o quarto descolado e cheio de referências ao estilo Rock & Roll é de Sunny. Porém, o verdadeiro dono do quarto é Gray, o irmão mais velho do jovem nerd.
Com medo da desaprovação da garota e de mais uma humilhação na escola, Sunny decide incorporar a energia caótica que Gray tinha quando estava no colégio e fingir que não só é um fã de rock, como também tem uma banda com seus melhores amigos, os Imortais.
É aí que toda a trama do livro se inicia, trazendo ares bem conhecidos de filmes da Disney Channel estrelados pela Demi Lovato (tira tudo, menos o rock!), com conflitos envolvendo amizade, relações familiares e planos para o futuro.
Este é exatamente o tipo de livro para se curar de uma ressaca literária e dar boas risadas. Os personagens são extremamente cativantes e o leitor, muitas vezes, pode se ver sendo saudosista e nostálgico ao relembrar momentos da adolescência.
David Yoon entrega exatamente tudo o que promete. Segundo palavras do próprio autor em seus agradecimentos, esta é “uma história feliz, boba, despretensiosa, muito intencionalmente pensada para trazer um pouco de alegria e luz muito necessárias a um 2020 difícil e enlouquecedor”.
O que deixa um pouco a desejar é a falta de aprofundamento nos dramas de cada personagem – os holofotes estão realmente apenas em Sunny e Cirrus – e, principalmente, discussões maiores sobre as culturas não brancas nos Estados Unidos. Mas como um livro despretensioso e apenas para aquecer os corações dos leitores, cumpre o que se propõe a fazer. Em resumo, AMOR, MENTIRAS E ROCK & ROLL é uma obra leve, gostosa e muito dinâmica, ideal para leitores dar boas risadas, e lembrar do tempo de adolescente. Então, se você está procurando um livro tranquilo, com referências ao mundo nerd, muita música e representatividade não branca, esta é a pedida perfeita! Recomendo muito!
Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Yara 23/07/2022

Fofinho e muito divertido
Não esperava que a história fosse ser tão divertida e interessante assim, acabei me apegando bastante aos irmãos Dae e aos Imortais. Acho que meu único problema com o livro é que parece faltar algumas informações no final, ou talvez seja mais uma percepção pessoal. É uma história muito boa e realmente muito adolescente, de um jeito bem positivo. Acabou sendo uma leitura muito confortável e já quero ler outras coisas do autor!

beths0 14/01/2023

legal, mas decepcionou um pouco
É um livro bem levinho, pra descontrair. O próprio autor falou nos agradecimentos "este é meu livro divertido: uma história feliz, boba, despretenciosa [...]". Mesmo assim, eu esperava mais.

Tinha gostado da ideia da banda de mentira e foi legal ver um pouco da amizade do Sunny com Milo e Jamal. O grupinho ensaiando e dps com o Gray junto, eu realmente gostei. Mas achei o final mt corrido.

Os problemas da família do Sunny podiam ter sido mencionados com um pouco mais de seriedade, senti q foram meio jogados ali. E n gostei dos impasses que ele criou só pra causar alguma intriga, achei meio fracos e as resoluções mt simples tb.

Até li em outra resenha e concordo q a Cirrus podia ter sido melhor explorada pra entender pq o Sunny ficou tao apaixonado.

Senti q faltou algo nessa ideia q tinha potencial pra ser explorada. Achei os temas um pouco saturados, talvez se eu tivesse lido em outra época... Mas até q é um livro legalzinho de ler.

barredagael 16/03/2022

Sunnydade.
O livro é perfeito para quem quer sair de uma ressaca literária, e é bem divertido e rápido. Os personagens não tem nada de muito especial, mas dá para criar uma conexão com eles. Gosto de como o protagonista e seus amigos vão desenvolvendo e resolvendo os obstaculos que surgem.
O conflito interno de Sunny que nos segue durante o livro inteiro é bem interessante, e é legal de ver como o protagonista os enfrenta, porém alguns acontecimentos e personagens me parecem muito rápidos e vagos, quando podiam ter sido aprofundados e explorados como Gray, Gunny e até mesmo Cirrus.
Até gostei do fim, apenas achei meio sem explicação o final com Cirrus, já que não temos uma justificativa boa para ela ter voltado e nem motivos para ela ter perdoado ele tão rápido. Mas num geral o livro é bom até, eu recomendo.
Clari 16/03/2022minha estante
parabéns pela incrível resenha amigo!!!! anita te ensinou bem a fazer

lontra 16/03/2022minha estante
vou até ler dps dessa resenha ??

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 20/10/2021

Resenha: Amor, mentiras e rock & roll | David Yoon
Amor, mentiras e Rock & Roll é um romance escrito pelo autor David Yoon, corresponde a Companhia das Letras no selo da Editora Seguinte sendo de literatura estrangeira traduzido pela Lígia Azevedo. Eu recebi o livro com marcador mais o livro uma princesa em Tóquio em parceria com a editora.

"- Coldplay é muito bom- disse meu pai."

Esse livro contém: dedicatória para os nerds, sumário, frase de Bruce Lee e Gary Gygax, capítulos nomeados e agradecimentos. Capa e Ilustração: Ing Lee, Preparação: Sofia Soter, Revisão: Juceline Honorato e Renato Potenza Rodrigues.

"- As luzes vão te guiar até em casa - ele falou. - Como diz aquela música "Fix You", do Coldplay. "

Essa obra é sobre três amigos: Sunny Dae, Jamal e Milo. Eles são nerds e para conquistar uma garota Cirrus Soh, Sunny mente e inventa que tem uma banda de Rock, o irmão dele Gray tem uma banda chamada Mortais e então ele fala que a banda dele se chama Imortais. Para conquistar Cirrus, ele sustenta essa mentira e os amigos dele o ajudam com um plano de se tornarem realmente uma banda de Rock. Até quando será eles levarão essa mentira...

"-É exatamente esse verso que faz de "You're Beautiful" uma ótima música romântica."

Davis Yoon explora Bandas de Rock, amigos para todas as horas( e mentiras), primeiro amor, irmão mais velho e chato-legale camisetas de caveira. Esse livro tem referência ao Grande Gasbty, Harry Potter, James Bunt, bandas de rock, jogos de RPG e Coldplay. Eu gostei muito de ler esse livro, minha leitura foi muito fluída, cumpriu as expectativas e eu indico. Está disponível no site da editora e nas melhores lojas virtuais.
"- Pfff- eu disse, enquanto um espasmo percorria todo o meu corpo. - É só uma bandinha. Mas sim. Tenho. "

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/10/resenha-amor-mentiras-e-rock-roll-david.html

olirockstar 20/03/2022

"Para de pensar e começa a viver"
Sério como eu amei esse livro,cada momento,cada sentimento,cada frase que me identifiquei,estava com saudades de ler e ter surtos e uma anciedade para ler.
Agora eu tenho um crush Gray se você existi-se você curava minna tristeza,não julgo o Sunny ter feito isso pela Cirrus eu faria o mesmo,tenho vergonha de mostrar uns certos lados meus
Infelizmente demorei por conta das aulas mas valeu muito a pena,virou um dos meus favoritos