Amor, mentiras e rock & roll

Amor, mentiras e rock & roll David Yoon

Resenhas - Amor, mentiras e rock & roll

Mar 04/11/2021

Uma música que não vai ficar na memória
"Razoável". Este é o adjetivo atrelado à nota 2 estrelas, e esse é o adjetivo ideal para Amor, Mentiras & Rock & Roll. A única coisa que resgata a obra de um "Ruim" é que Yoon parece ser sincero no que escreve, ainda que o que escreva seja um festival de cinismo calculado e moralismos plácidos.

"Eu nunca tinha sido convidado para uma tradicional festa americana (...). Aquele fenômeno  ocorria apenas em programas de televisão insípidos (...) ansiosos para ganhar dinheiro em cima da audiência de jovens adultos.", narra o protagonista, Sunny Dae, na página 237. Sunny também nos conta de sua escola, onde há bullys, meninas bonitas, e todos os outros grupos batidos imagináveis. Sunny se enquadra nos nerds, e sofre, e julga.

Irônico é, porém, que a narrativa de Sunny são as palavras de Yoon. Sua escrita, e sua mensagem. E ao criticar os programas televisivos sem conteúdo, simula-os com perfeição e espontaneidade em seu livro. Amor, Mentiras e Rock & Roll se passa em 2020, fazendo referências à febre de K-pop e até o filme Parasita, mas em suas páginas adolescentes com smartphones odeiam nerds que jogam D&D e acham camisetas de gola V do Linkin Park maneiras. Yoon se perde completamente no mundo que se propõe a apresentar, desconexo e desajeitado, projetando clichês e experiências de suas décadas à um futuro que não entende.

Em meio à esses furos, Yoon tenta construir uma mensagem sobre vergonha, identidade e o poder de outres sobre nós mesmes, uma mensagem bloqueada pelos pensamentos ácidos e cínicos de seu protagonista. À princípio ditos um escudo desenvolvido para se proteger do mundo que o julga, Sunny Dae nunca realmente derruba esse escudo, passando a maior parte das páginas narrando colegas e outres como mais idiotas e menos uniques que ele, uma manada que não vale seu tempo e o aterroriza. Yoon nunca alcança realmente o equilíbrio entre arrogância e medo com Sunny, criando um protagonista que antes de mais nada, é apenas chato.

E para se apaixonar por um chato, precisamos de um interesse romântico que não veja seus defeitos. Cirrus Soh, a menina bonita e estrangeira, é um vazio em formato de Sunny. Vazia tanto que Yoon nem mesmo se preocupa em mobiliar seu quarto; num momento que deveria ser terno, Cirrus levanta uma lata com pequenas preciosidades e diz que a lata é ela, e é. Porque Cirrus é um abstrato de sentimentos, uma criativa sem foco que gruda em Sunny porque assim a história exige, sem nunca se destacar ou definir.

Apesar de uma sinergia tropeçada entre o casal que sucede pouco em fazer com que Sunny pense mais em quem é, e Cirrus seja mais sincera, todos seus diálogos são jargões antinaturais de revolta adolescente, conectados por tudo que odeiam e nada do que amam. E é assim, também, que Yoon acaba definindo o rock em uma página - todos os outros gêneros musicais são ruins, e só resta o rock. A crítica à tudo e todes pinta Cirrus e Sunny com a conhecida cor de adolescente revoltado, e um enorme sinal se lê sobre elus: "É assim que adolescentes falam?"

A maior ressalva é o irmão de Sunny, Gray. Um aspirante à músico profissional em um período de falha, Gray fornece para Sunny um relacionamento real e visceral, uma relação de amor e ódio de irmãos que sustenta a fraca mensagem da história, entre as frustrações e sensatez de Gray e seu amor e inveja que sente de Sunny. Poderia talvez mencionar os amigos de Sunny, também, Jamal e Milo, mas assim como Cirrus, são delegados à concordar e sorrir quando Sunny precisa de apoio, e ficar bravos quando ele precisa de uma lição. O laço dos três é bonito, sim, e uma das fundações da moral de Yoon; mas se perde no rapidamente no egoísmo de Sunny.

Em meio à  julgamentos vazios e cinismo destilado, Amor, Mentiras e Rock & Roll perde sua essência aparente, afogando sua mensagem de viver a vida livremente e com orgulho em relações robóticas e tanto ácido calculado que é impossível distinguir sinceridade de comédia, efetivamente resultando em uma obra sem identidade alguma.

rafinha! 23/12/2022

AMEI
acabei o livro a uns dias e esqueci de colocar aqui.
eu adorei, demorei pra ler, mas eu amei, um livro fofo e bom, onde sunny dae entra numa confusão, em que cirrus (a garota em que se apaixona) entra no quarto do irmão de sunny, gray, e pensa que é sunny que tem uma banda de rock.
junto com seus amigos, milo e jamal, os três formam uma banda de rock falsa, e até tocam no show de talentos da escola.
mas alguma hora sunny tem que desmentir tudo a cirrus, né?

belaxzy 14/09/2022

lindo e velho amor nerd
QUE LIVRO LINDO!! eu me apaixonei por cada mínimo detalhe desse livro, simplesmente perfeito, super bem escrito, com referências que me deixaram encantada, principalmente pelas músicas e bandas citadas (????) cirrus e sunny always meus ok! chorei, ri, gritei, marquei e grifei, e adorei muito! super recomendo e acho uma leitura muito delicinha!

beatrice 12/09/2022

Legal
É um livro bem legalzinho até, super clichê e que seria um filme de sessão da tarde incrível!
Mas é só isso, não é nenhum livro espetacular, poderia ter desenvolvido muito mais coisas, tipo a relação da Cirrus com os pais, a relação dos pais com o Gray
Enfim, um monte de coisa. Mas é um livro clichê que entrega oq prometeu, música, mentira e amorzinho adolescentes

Não é ruim, mas não é incrivel
Recomendo pra quem estiver de ressaca literária ou quer ler algo pra descontrair, sem ficar pensando mt

C. Aguiar 21/12/2021

Sunny Dae é o típico adolescente nerd - e com muito orgulho disso -, ele e seus dois melhores amigos são apaixonados por RPG e compartilham toda a sua paixão em seu canal, onde mostram tutoriais de acessórios para as live actions. E claro, o trio acaba sofrendo muito bullying dos atletas do colégio.
Mas, quando uma garota nova chamada Cirrus Soh chega na casa ao lado, as coisas começam a mudar. Devido a um grande mal entendido ela acha que o quarto descolado e cheio de referência ao estilo do Rock é de Sunny, mas o quarto é de seu irmão mais velho.
Sunny decide incorporar a personalidade do irmão mais velho fingindo não apenas ser fã de rock, como também diz que ele tem uma banda com seus melhores amigos - Os Imortais.

Ele sofre constante bullying e seu irmão mais velho é o verdadeiro oposto dele, Sunny está em uma idade de incertezas, por isso se comparar com o irmão bem sucedido é algo que ele faz as vezes. Sem contar que nenhuma garota olharia para ele, Sunny acredita que não tem nenhum atributo interessante que faria alguém se interessar por ele.

Então com base nessa mentira Sunny irá criar sua personalidade baseado nos atributos do irmão, para fazer com que Cirrus goste dele. Mas, como ele vai fazer isso se não sabe nem ao menos segurar uma guitarra?
Apesar das mentiras, vamos vendo que Sunny está aprendendo a tocar e seus amigos também, ele deseja transformar essa mentira em verdade e com o passar da história vamos vendo que todos os personagens tem pequenas camadas que vão se mostrando aos poucos.

O foco dessa história não é apenas em relação as mentiras, mas também no crescimento pessoal de cada um, até mesmo na desconstrução daquele personagem odioso que pratica bullying com os outros.
Agora vamos as considerações finais: não me senti muito apegada aos personagens, em alguns momentos achei Sunny muito egoísta, arrogante e chato demais, e a Cirrus muito vazia e sonsa.
A escrita do autor não é ruim, mas também não é nada marcante a ponto de me fazer não desgrudar da leitura. Demorei demais para ler o livro e fiquei muito decepcionada, talvez minhas expectativas estivessem altas demais para ler uma história bobinha e divertida, mas me deparei com um personagem principal chato demais e uma leitura cheia de estereótipos.

Carolinaaaaaaaa 01/09/2022

Acho q eu tava com tanta expectativa que acabei me decepcionando e ficando sem vontade de ler
Mas é bom
Bem fofinho e clichê
Achei o protagonista muito bem construído

Gabi 23/12/2022

amor mentira rock
legal mas enche o saco as vezes, é claramente adulto escrevendo adolescentes com uma visão de adulto

Luanabookclub 10/01/2023

Várias referências nerds e com muita representatividade
Gostei!
Após os Miseráveis, queria um livro mais leve que eu tivesse em minha estante.
Valeu.
Muita representatividade, música e questões sobre amizade e descobertas.
Mesmo autor de " Frank e o Amor".
Leitura gostosinha.

NIC 22/01/2022

MENTIRAS
A capa do livro é maravilhosa muito linda porém não me surpreendeu tanto é o típico clichê adolescente

Personagens divertidos mas senti muita falta do Cirrus e de momentos juntos com o Sunny

Ambiente bem escolar, games, RPG o típico nerd!

A mentira no final iria dar merda de fato?

???- estrelinhas

Kath. 13/05/2023

"? Ao metal".
Sunny Dae e seus amigos nerds sempre foram eles mesmos na frente dos outros, mas tudo muda quando Cirrus Soh chega na cidade e conhece Sunny. Ele pensa que por ser um nerd assumido, ela não vai achar ele maneiro, e então quando Cirrus entra no quarto do irmão de Sunny, Gray, por engano, ele decide dizer que tem uma banda sendo que nunca tocou nenhum instrumento na vida. A partir daí, Sunny e seus amigos aprendem a como ser uma banda, e Sunny e Cirrus se aproximam cada vez mais.

O livro é aquele romance levinho adolescente que você lê em uma tarde. Infelizmente não vi química nenhuma da Cirrus com o Sunny, o que me deixou chateada mas que não afetou a minha leitura. E acho que deviam ter aprofundado mais as famílias do Milo e do Jamal pq a única coisa que sabemos é que eles não são americanos igual o Sunny.

nick 10/07/2022

Amor, mentiras e rock n roll
Eu ameii esse livro sério, achei mto engraçado várias partes mas tbm achei alguns tristes por causa do casal, qnd tava na metade do livro e tava tudo dando certo eu fiquei desesperada pq eu sabia q alguma coisa ia dar errado, eu nunca vi ngm falando desse livro sendo q ele é incrível e devia ter mto reconhecimento. A história do Sunny é linda e a família dele tbm, msm c os defeitos e problemas q tem entre eles conseguem ser felizes como uma família, a Cirrus tbm foi uma personagem q eu gostei bastante e achei ela mto divertida e engraçada, o Milo e o Jamal mano??? dois piticos eles são os melhores amgs q algm poderia ter sério, a forma como o Sunny conseguiu virar amg do menino q fazia bullying c ele por anos é linda pq da p perceber q o Gunner realmente se arrepende pelas coisas q ele fez ele evolui muito durante o livro; Eu amei o casal que tem no livro e chorei com a única briga que eles tiveram pq eu realmente achei q seria o fim, aql final mano eu nn imaginava de vdd.
Enfim, eu amei muito o livro e acho que mais pessoas deviam ler ele para conhecer a história linda que ele tem?

Day 02/02/2022

A adolescência em um livro
Nesse livro conhecemos o Sunnty, um garoto nerd que acaba se fingindo de estrela de uma banda de rock, assumindo a personalidade do seu irmão, para parecer mais interessante para a sua nova vinha. A trama que poderia ser um clichê visto em tantos filmes adolescentes me surpreendeu muito, pois a jornada de autoconhecimento não se limita ao protagonista. Cirrus, por exemplo, é uma garota que enfrenta diversas questões com os seus pais e com a construção de amizades.

Além disso, algo que me chamou muita atenção foi perceber como no meio da mentira o protagonista acaba se encontrando. Às vezes achamos que os mundos não colidem, no caso o que ele via como o seu lado nerd e quem o seu irmão era, no entanto, tem um meio termo aí que David soube explorar muito bem.

As referências musicais são incríveis! Fiquei feliz de reconhecer todas as bandas e da minha favorita da vida ter sido citada, isso causa uma imersão maior no mundo que Sunny está explorando.

A jornada entre mentiras e amores foi bem explorada, no fim gostei do resultado, da escrita e de conhecer o David Yoon, pretendo ler mais das suas obras! Pra quem gosta de literatura jovem pode ser uma ótima dica.

Gabiruu 22/04/2024

A verdade é que há beleza na mentira
Se você esta procurando um livro bem tranquilo pra ler, a história um pouco previsível, mas de aquecer o coração. Esse livro encaixa muito bem.
Comecei a ler sem saber da história e me surpreendi positivamente. Além, de rolar um identificação com o universo de rpg, musica e colegial, o livro fala muito sobre amizade, relacionamento com a família e relações amorosas e de como às vezes você só precisa se aceitar e ser você mesmo para encantar as pessoa a sua volta.
A verdade é que há beleza na mentira!!