Resenhas - Dente de leite

Edkarl 24/10/2022

Sendo bem sincera, não compreendi tudo
Eu vejo o sofrimento e abandono da infância da idosa que conta a história, eu entendi a violência sofrida e a negligência conferida ao "ser mulher", e os graficos, eu percebi, são bem sensiveis e retrata esse sofrimento também. Mas, mesmo assim, me senti confusa em diversos momentos durante a leitura, confundindo a idosa e sua mãe, seus filhos e seus irmãos, e também não entendi quem estava na cabana com ela, se lorenzo morreu mesmo ou não depois da violência sofrida, talvez esse tenha sido o objetivo, mas isso me tirou um pouco da experiencia.
Nessa 04/01/2023minha estante
Lorenzo morreu na banheira. Quem foi sequestrado e permanece na cabana é o Ricardo

(lidos só 2021 em diante) 18/01/2023minha estante
Eu não entendi foi nada

Haylla.Lorrana 19/12/2023

Os desenhos são lindos
Adorei a temática do HQ, adorei os desenhos, a forma como ele foi pensado e como foi escrito. A dor de ser uma mulher, de fato, é desconcertante, avassaladoramente dolorosa e essa história demonstra isso que maneira certeira e simples, mas com um profundidade bem ampla.
Haylla.Lorrana 22/12/2023minha estante
*de

Nessa 04/01/2023minha estante
A velha que sequestrou o cara no bar. Que era seu filho Ricardo . Após a morte do bebê ele deve ter se afastado cada vez mais da mãe. Assim ela o sequestra e o faz definhar em nome da maternidade. Pelo menos foi o que eu entendi.

Jooy Fun 12/01/2022

Confuso
Ideia legal, mas muito gatilho pouco trabalhado.
Me senti extremamente desconfortável lendo esse livro, pela quantidade de gatilhos soltos.
A ideia da história, mesmo com os gatilhos, é realmente muito boa, mas a hq é uma confusão que no fim das contas não fez sentido nenhum pra mim.
10/03/2022minha estante
Nossa, definiu perfeitamente: "muito gatilho pouco trabalhado"!

LeonardoGS89 29/03/2022

Tocante e doloroso
Estava procurando uma HQ no KU que trouxesse uma certeza leveza em comparação ao e-book que estou lendo, mas foi totalmente o contrário, pois aqui a melancolia grita, uma HQ com um teor triste e pesado, mas muito boa.
Tudo aqui é incrível, a narrativa, as ilustrações a linguagem, as reflexões no final. É uma história angustiante com um projeto gráfico extremamente aflitivo.
A cena da baleia foi um soco no estômago de representação tão viva do peso da vida e da nossa impotência.

Muito reflexivo e importante! Só leiam.
JurúMontalvao 29/03/2022minha estante

Gomes109 10/06/2024

Dente de leite
"No fim, minha mãe, com fome de sentido, não conseguia se levantar da cama nem para comer.?

Uma mulher que segue sua rotina todos os dias, relembrando a infância, sobre seus pais e irmãos, sobre um luto que ainda cedo, desestruturou seu lar e nos contando as próprias angústias.

Será que toda mulher nasceu para ser mãe? Nesse quadrinho, é possível ver como a maternidade está presente no âmbito social, onde essa personagem não teve muitas escolhas a não ser casar, ser mãe e seguir a vida.

Sensível e impactante, iremos acompanhar de forma não linear, suas memórias e traumas durante a vida até o momento presente de sua velhice carregada de solidão, numa atmosfera intensa, desesperadora e reflexiva, que mostra sua potência através de um excelente roteiro e ilustrações maravilhosas!

22/03/2024

Thalita Eduarda 20/10/2021

"Éramos rascunhos de memória a beira do mar. Sumíamos com as ondas, afundados na areia quente."

É uma obra reflexiva, com uma premissa interessante, as ilustrações são fortes e traz um sentimento opressor. Porém, não sei ao certo, mas não me senti de fato ligada à história, no fim tive que ler a sinopse e sobre o processo de criação pra poder entender alguns aspectos na história.
Apesar dessa minha experiência, é uma hq que vale a pena da uma chance.

Eliete 03/11/2021

Muito boa!
Essa HQ apesar de curta é uma experiência totalmente diferente do que eu já tinha lido antes. Minha nota inicial foi por justamente não ter compreendido toda a extensão da história.
Isso não faz dela uma HQ mediana ou ruim, muito pelo contrário, acho que nunca senti vontade de reler uma HQ antes como tenho de reler essa.
A história da idosa, seus sentimentos, a melancolia, a solidão, é tudo tão palpável que como li apenas uma vez, não percebi todas as nuances da história. O desenho conta uma história paralela ao diálogo e as pequenas esquetes(?) Entre um monólogo e outro da idosa também contam outras histórias.
Com certeza pretendo reler e minha nota vai aumentar.

Yas (@vestigiosdesolitude) 12/11/2021

Leiam!!!
Gente que maravilhoso!!!! Não acredito que eu tenha compreendido em toda a sua completude, mas o que compreendi foi incrível e necessário!!! Não tenho condições de falar sobre, de conseguir colocar em palavras o que li e senti, só posso dizer que precisam ler, inclusive os extras!!! Leiam, Leiam, Leiam!!!

Ana Bellot 27/11/2021

Mulheres, suas dores e história
Leitura muito boa! A histórica acontece entre a narrativa da protagonista e suas lembranças. É uma obra muito crua quando fala da maternidade, relações familiares e família. A arte tbm é excelente. Leiam!

amandita 08/12/2021

Incrível!!!
Li algumas resenhas onde as pessoas não entendiam muito bem o ponto e a ambientação do livro, acredito que alguém que passou por uma situação que pode ser identificada no enredo (abandono parental/ superproteção materna/ falta de protagonismo na própria vida) consegue sentir e ser tocado por toda a narrativa. Eu posso dizer que senti toda a tristeza e agonia que me foram detalhados durante a história, fora que as ilustrações contam DEMAIS, são perfeitas!! Recomento demais a leitura.

jessiviesser 23/12/2021

RESENHA #SHORTS | Dente de Leite (P. Martins e I. Frederico)
Vencedora do Prêmio Geek de Literatura na categoria ?Quadrinhos?, a HQ Dente de Leite é um monólogo de uma velha que conta sua própria história de vida enquanto enlouquece. São fatos, pesados e tristes, que marcaram profundamente a vida desta velha e que têm influência em quem ela se tornou. Eles mostram como uma mulher precisa ser forte para superar todas as adversidades da vida.

Não é uma leitura fácil. Os extras ao fim da HQ me ajudaram muito a entender algumas referências. A arte é simples mas ao mesmo tempo complexa e melancólica.

Vale a pena a leitura!

Kawan.Felipp 25/12/2021

4 estrelas
"Éramos rascunhos de memória à beira do mar.
Sumíamos com as ondas.
Afundados na areia quente."

Alef 27/12/2021

Interessante e profundo
Achei muito profundo e quase não entendia, muito pesado, dolorido, não é confortável de ler e acho que é a intensão passar essa dor.

Juliana.Mattos 15/01/2022

Chocante
Trata de assuntos fortes, perdas, vidas sofridas, na real, vida sofrida de uma filha, mãe, esposa....