O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Emilia Yumi 18/03/2019

Um acidente, um assassinato, e uma anotação em um pedaço de papel...
Anne Beddingfield testemunha um acidente, o homem pareceu assustado quando caiu da plataforma numa estação de trem. O homem do terno marrom que se declarou ser médico parece somente revistar o morto. E finalmente um pedaço de papel com uma data e local... Esses fatos mais um assassinato em uma casa vazia levam a nossa protagonista a embarcar em uma aventura a bordo do transatlântico rumo a África do Sul. Outros fatos estranhos continuam a acontecer a bordo o que leva Anne a desconfiar de todos os seus colegas de viagem.
Quem será o homem do terno marrom? E quem será o Coronel, mentor de uma quadrilha capaz de roubar e de assassinar? Vale a pena conferir as aventuras de Anne...

Literatura Policial 06/08/2015

O homem do terno marrom, de Agatha Christie
Em 1924, após retornar de uma viagem ao redor do mundo, Agatha Christie se inspirou na África do Sul para escrever seu quarto romance, inicialmente intitulado “A Casa do Moinho”. Porém, a narrativa chegou às livrarias com outro nome, “O Homem do Terno Marrom”, sem dúvida uma escolha mais sugestiva.

Essa alteração não agradou ao chefe de seu marido, Major Belcher, que não só encomendou o título original (vivia num local com esse nome) como convocou a escritora para incluí-lo na história. Homem de temperamento difícil, ele serviu de inspiração para o hilário e irascível Sir Eustace Pedler e comenta-se que Mrs. Christie ficou satisfeitíssima com o resultado.

O Coronel Race, agente do Serviço Secreto Britânico e amigo de Poirot, é quem assume a função de detetive nessa história. Contudo, com uma participação discreta, para quem quiser conhecê-lo melhor indico três livros: “Morte no Nilo”, “Um Brinde de Cianureto” e “Cartas na Mesa”.

Na realidade, quem rouba a atenção é Ann Beddingfield, filha de um famoso antropólogo. Após a morte do pai, sem parentes e com umas poucas de libras no bolso, ela resolve deixar a cidadezinha onde vivia e ir viver em Londres, deixando para trás uma insípida rotina em busca de uma vida repleta de aventuras. Porém, o que ela não suspeita é que acabará metida num caso de alcance internacional, arriscando sua própria segurança.

Aliás, seus problemas começam, quando ela presencia a morte de um homem, eletrocutado ao cair nos trilhos do metrô. Um estranho bilhete que estava com a vítima vem parar nas suas mãos, ligando esse acidente ao assassinato de uma bela mulher numa velha casa desabitada. Quando a polícia decide não dar ouvidos às suas suspeitas, Ann resolve investigar as duas mortes, tendo que enfrentar um dos mais intrigantes vilões criados por Agatha Christie.

Quanto à narrativa, boa parte do livro transcorre durante uma viagem de navio rumo à Cidade do Cabo e com inúmeras personagens (atenção aos nomes para não perder o fio da meada). Curiosamente, Agatha Christie optou por dois narradores: Ann e trechos do diário de Pedler que com algumas passagens hilárias, conquista a todos com seu carisma.

“O Homem do Terno Marrom” não está entre os principais sucessos da escritora e o que mais atrai aos leitores é justamente seu caráter atípico. Ele pouco se assemelha às demais narrativas da Rainha do Crime e com inúmeras surpresas e reviravoltas, o gênero policial cede espaço para o romance e a aventura. Enfim, se você está disposto a arriscar, aposte na sonhadora Ann Beddingfield. Você irá passar horas agradáveis ao seu lado.

site: http://literaturapolicial.com/

Adilson R 04/09/2015

Excelente história! Agatha era fenomenal! Este é um dos melhores que li dela.

Thaiany 14/09/2015

De todos os livros que já li da Agatha Christie até agora (9) esse foi o livro que menos gostei. Não pela trama ser ruim, mas há tantas reviravoltas que me irritei em alguns momentos. Claro que nunca desconfiaria do final, vale a pena lê-lo.

KADU-BASS 04/09/2016

O homem do terno é o culpado ?
O primeiro livro que li da agatha , onde o hercule poirot não está presente . A história em certo momentos se torna empolgante com diversos ambientes como plano de fundo . Poŕem as vezes cai numa mesmice . Quando é um personagem que achamos que é o criminoso, agatha inverte tudo e por isso que a rainha do crime , sabe como poucos esconder a verdade . A personagem principal e uma jovem orfa que esta em busca de aventura pra fugir da mesmice em que vivia e acaba achando muito mais que ela pretendia no começo .

Na minha opinião , não é o melhor da livro da agatha . Mas também não é o pior . Recomendo que leiam .

Portal JuLund 03/11/2016

O Homem do Terno Marrom, @editorarecord
Hey pessoas! Gente, vocês não têm noção o quanto eu enrolei para ler esse livro, ganhei de um amigo há muito tempo e nunca saía da fila de livros para ler. Mas eu venci! Li rapidinho e simplesmente amei Agatha Christie e seu suspense policial, foi minha primeira leitura da autora e vale muito apena.

Nossa heroína, Anne, cresceu com o pai, um professor, meio paleontólogo, estudioso de arqueologia e entende muito sobre o assunto, mas como todos os profissionais da educação não tinha muito dinheiro. Quando morre, deixa um pouco de dinheiro para a filha, que vai para Londres em busca de aventura, e a aventura é que a encontra primeiro.

Na estação de metrô ela presencia um acidente, o qual um homem cai nos trilhos eletrificados porque, segundo as suspeitas de Anne, estava fugindo de alguém. Na ocasião, um homem de terno marrom dizendo ser médico examina o corpo e foge, deixando mais suspeitas em Anne e uma pista que tirou do bolso do morto enquanto o examinava é encontrada por Anne, que liga o ocorrido a outro assassinato de uma mulher desconhecida que acontecera minutos depois em uma casa vazia.

De posse desse papel, ela acaba indo parar em um navio a procura do famoso homem do terno marrom, que de acordo com ela, causou a morte do homem no metrô e depois matou a mulher e estaria fugindo naquele navio. Para embarcar, ela gasta todo o dinheiro que lhe restou do pai, querendo descobrir tudo o que aconteceu e relatar isso em um famoso jornal.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/o-homem-do-terno-marrom-editorarecord

IGuittis 26/04/2017

É...
Nesse livro iremos acompanhar a jovem Anne, que tem sede por aventura e largou tudo o que tinha para ir atrás de uma invesigação de um fato que ocorreu próximo a ela em um trem. Essa investigação dela a leva a embarcar em um trem para a África, onde ela irá conhecer o ciclo de pessoas que determinará esse meio de investigação. Como todo livro da Agatha Christie, ficamos a todo momento tentando descobrir quem é o culpado. O diferente nesse livro, é que a personagem principal, a Anne, é muito fraca, grande parte de tudo que acontece não é ela que descobre, e o livro cita diversas vezes coisas que são tarefas de mulheres e de homens, algo normal para a época em que o livro foi escrito, mas difere muito do que esperamos da Agatha.

Luciana 20/01/2018

Um pouco arrastado, mas vale a leitura!
O livro não traz nenhum dos famosos detetives de Agatha Christie, a história se passa através dos olhos de uma moça corajosa, sem família, que busca por aventura e uma forma de sobreviver, que se vê envolvida num caso de morte é muito mistério!!
O livro se arrasta um pouco na minha opinião, algumas explicações longas, descrições de viagens e etc intermináveis, mas já nos últimos capítulos, a história se torna mais estimulante e agradável!
Vale a leitura, mesmo que demore alguns dias a mais para fazê-la!

Mr. Jonas 12/02/2018

O Homem do Terno Marrom
A jovem e bela Anne vai a Londres atrás de aventuras – e as encontra no local mais corriqueiro possível: a estação de metrô Hyde Park Corner. Ela está na plataforma quando um sujeito magro, com cheiro de naftalina, se desequilibra e cai nos trilhos, morrendo eletrocutado. O veredito da Scotland Yard é de morte acidental. Mas Anne não está convencida. Afinal, quem era o homem do terno marrom que examinou o corpo? E por que ele saiu correndo, deixando atrás de si uma mensagem enigmática? Publicado originalmente em 1924, este romance de mistério que mistura thriller, espionagem e paisagens africanas é um dos preferidos dos fãs de Agatha Christie.

“(...) escrito com verve e humor.” The Observer

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

A Casa Do Moinho
Em 1924, após retornar de uma viagem ao redor do mundo, Agatha Christie se inspirou na África do Sul para escrever seu quarto romance. Inicialmente intitulado "A Casa do Moinho", a narrativa chegou às livrarias com outro nome, "O Homem do Terno Marrom", sem dúvida, uma escolha mais sugestiva.

Essa alteração não agradou ao chefe do marido da escritora, Major Belcher, que não só tinha encomendado o título rejeitado (vivia num local com esse nome) como convocara a escritora para incluí-lo na história. Homem de temperamento difícil, ele serviu de inspiração para o hilário e irascível Sir Eustace Pedler e comenta-se que Mrs. Christie ficou satisfeitíssima com o resultado.

O Coronel Race, agente do Serviço Secreto Britânico e amigo de Poirot, é quem assume a função de detetive. Contudo, ele tem uma participação um tanto quanto discreta e para quem pretende conhecê-lo melhor, indico três livros; "Morte no Nilo", "Um Brinde de Cianureto" e "Cartas na Mesa".

Aliás, seus problemas começam, quando ela presencia a morte de um homem, eletrocutado ao cair nos trilhos do metrô. Um estranho bilhete que estava com a vítima vem parar nas suas mãos, ligando esse acidente ao assassinato de uma bela mulher numa velha casa desabitada. Quando a polícia decide não dar ouvidos às suas suspeitas, Ann resolve investigar as duas mortes, tendo que enfrentar um dos mais intrigantes vilãos criados por Agatha Christie.

Quanto a narrativa, boa parte do livro transcorre durante uma viagem de navio rumo à Cidade do Cabo e com inúmeras personagens, atenção aos nomes para não perder o fio da meada. Curiosamente, Agatha Christie optou por dois narradores: Ann e trechos do diário de Pedler que com algumas passagens hilárias, conquista a todos com seu carisma.

"O Homem do Terno Marrom" não está entre os principais sucessos da escritora e o que mais atrai aos leitores é justamente seu caráter atípico. Ele pouco se assemelha as demais narrativas da Rainha do Crime e com inúmeras surpresas e reviravoltas, o gênero policial cede espaço para o romance e a aventura. Enfim, se você está disposto a arriscar, aposte na sonhadora Ann Beddingfield, você irá passar horas agradáveis ao seu lado.

Graça 17/01/2009

Leitura de lazer. Só pra distrair.

DeiaMolder 13/08/2018

Sem nenhum conhecido
Nessa história Agatha mostra uma nova faceta. Claro que há assassinatos, tramas diabólicas, mas há também uma pegada mais romântica.
Gostei muito da trama, mas não gostei muito da historia toda., me causou arrepios na nuca o machismo em algumas situações que a personagem feminina Anne passava, mas pudera na época que foi escrito, mesmo Anne se comportando como uma mulher a frente de seu tempo. A impressão que me deu foi que não parecia a Agatha que escrevia. Foi um pouco decepcionante, parecia um romance de banca.

Elisabete Bastos @betebooks 23/08/2018

Romance policial perfeito
Agatha Christie sempre surpreende os leitores. O romance tem ingredientes a mais: a narrativa, no qual personagens fazem uma espécie de diário. Em que se percebe: a mesma situação e os personagens percepções diferentes, como os seres humanos.
Anne será a investigadora por ser envolver casualmente com uma morte. Ela é testemunha de um acidente com homem que morre caindo sobre os trilhos elétricos. Ela começa a se interessar sobre o caso e vai se inteirando do quebra-cabeça.
Sim! Ela correrá risco de vida. Mas, ela é tinhosa e corajosa.
Ela não descansará para saber toda a verdade.
O final surpreende o leitor e a corajosa Anne.
É aquele romance com muitas reviravoltas, que o leitor ama.

@livrodores 02/09/2018

O misterioso
É incrível o quanto eu consigo me apaixonar cada vez mais pela nossa rainha do crime, com uma história completamente inusitada onde não há nenhum detetive famoso ou com essas pretensões no meio da trama, contamos apenas com a Jovem aventureira e destemida Anne, que após a morte de seu pai se vê obrigada a procurar emprego, pois a situação financeira não e nada boa. Ela é uma mulher que sonha com aventuras, uma vida agitada e quer um amor verdadeiro no momento certo, nada de conveniência e no meio dessa busca de trabalho ela acaba presenciando um homem morrer nos trilhos do trem. No outro dia uma mulher é morta em uma velha casa o que deixa Anne desconfiada de ambos os casos. Determinada a descobrir o que aconteceu ela embarca em uma jornada cheia de aventuras começando em um navio rumo a cidade do Cabo, onde muitos personagens essenciais são colocados na história.
Anne acaba chamando muita atenção para o que está fazendo o que leva a trama não perder o ritmo e deixa toda a trajetória eletrizante.
Impossível não perceber o quanto essa personagem é empoderada e determinada a fazer o que quer já nessa época cheia de limitações para as mulheres.
Apesar de descobrir o mistério o final não perdeu nenhuma graça, e como sempre a rainha reservou uma baita surpresa para esse desfecho.