O Homem do Terno Marrom

Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Mariana113 30/11/2022

Gata triste sem Poirot e Miss Marple
Dos livros que jã li da rainha do crime, adoro muito os com Poirot e Miss Marple (minha fofoqueira favorita), e quando comecei esse e vi que eles não estavam presentes fiquei com um receio, mas foi em vão, pois amei esse livro. Ele conta a historia de uma mulher que depois de uma mudança na sua vida decide viver as aventuras que queria, e por um acaso acaba esbarrando com uma enorme aventura na estação de metro. Esse livro tem perseguição, investigação, reviravoltas e até uma dose de romace.
Guilherme 30/11/2022minha estante
Eu tive esse receio quando fui conhecer Tommy e Tuppence, mas gostei muito deles também

Mariana113 30/11/2022minha estante
Simm, eu tb fiquei. Já li o inimigo secreto, não gostei tanto mas acho que foi mais pela história, mas parece que os próximos que eles aparecem são bons

Janaina 05/06/2020

Marromeno
Estou lendo os livros de Agatha Christie na ordem cronológica e este foi o quinto.
A história em si não é ruim e conta, como sempre, com vários suspeitos e um desenrolar muito gostoso, entretanto esse foi um dos livros que mais me perturbou no sentido de expor um machismo, uma misoginia, um colonialismo e um racismo muito desconfortáveis, AINDA QUE se considere todo o contexto de ser um livro lançado há 96 anos, por uma mulher branca, européia, hetero, de classe média/alta.

Alguns exemplos:
? "... para uma mulher você até que é bem inteligente"

? "... deu um sorriso maldoso:
- Se quiser que algo seja espalhado aos quatro ventos, conte para uma mulher. Do contrário, feche a boca."

? "A vida é mesmo difícil. Os homens não vão tratá-la bem, se você não for bonita, e as mulheres não vão tratá-la bem, se você for."

Eu tô na esperança de que, conforme a escrita for amadurecendo, isso melhore.

Karyn 29/12/2021

O Homem do Terno Marrom
O livro mais difícil de ler da Ágatha Christie até aqui. A história começa nos apresentando uma protagonista feminina e desenvolve para uma investigação de uma forma muito interessante.
Mas tem momentos lentos contando fatos que não achei importante para a história.
A protagonista que no início é interessante, vai se tornando uma personagem fútil que só está preocupada com um romance que aparece do nada.
Comecei toda empolgada e fui perdendo o interessante, nunca demorei tanto para ler um livro dela. Mas apesar de tudo, o crime dessa história nos mantém instigados para ir até o final do livro, para descobrir o que de fato aconteceu.

Herick 02/08/2023

Arrastaaadooooo...
Infelizmente esse é um livro que fica muito abaixo dos demais que já li da Rainha do Crime. um livro que não empolga em momento algum e se torna maçante e bastante cansativo durante quase toda a sua duração.

até mesmo os melhores falham de vez em quando.
AMariReis 02/08/2023minha estante
No geral, todo começo de livro dela é assim, né!?

Acabei de ler Os elefantes não esquecem e achei na msm pegada que vc descreveu

Martelletti Bragança Lucio 21/04/2021

O homem do terno marrom
Anne Beddingfield segue algumas pistas, embarca em seu espírito aventureiro e vai parar na África! O que inicialmente parecia uma simples aventura, torna-se um jogo perigoso...

wannaberorygilmore 27/12/2021

Agatha Christie não desaponta nunca!
Mais uma vez, decidi ler uma obra desta autora. Estava eu na biblioteca da minha cidade quando vi este livro, li o sinopse e fiquei bastante interessada. Continuei a ler e cada vez mais ia ficando mais interessada e intrigada com a aventura da história. Fiquei feliz com o final da obra. A minha teoria estava completamente errada ? mas é isso que eu adoro na Agatha Christie: quase nunca esperamos o final.
Recomendo imenso! Incrível!

Ana Ponce 05/01/2023

“O Homem do Terno Marrom” tem um clima MUITO semelhante ao do livro “O Adversário Secreto”, ambos livros sendo muito trabalhados na espionagem e contraespionagem, o que reflete um pouco o clima da época e chama muito a atenção do leitor. Assim como em “O Adversário Secreto”, aqui temos uma quadrilha que realiza várias operações ilegais controlada por uma figura enigmática, “O Coronel”.

Também não temos a presença dos grandes detetives da autora, Poirot e Miss Marple, o protagonismo fica por conta de Anne Beddingfield, uma jovem inteligente e bonita, que acaba de ficar órfã, se mudando para Londres, e isso foi muito interessante de acompanhar, essa busca da Anne por liberdade e autoafirmação.

O livro é narrado em 1º pessoa por dois personagens: Anne e Sir Eustace Padler (através de trechos de seu diário, que servem também com alívios cômicos a obra), e como é comum nos livros da autora, ao longo da narrativa temos outros pequenos mistérios a serem desvendados, que desviam a atenção do leitor das pistas corretas, o que é bem característico da Agatha.

Fica então a dica de uma leitura interessante e envolvente, que embora não esteja entre os melhores que li da autora, foi uma leitura bastante satisfatória. Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Dani 21/02/2022

Amo Agatha
Gostei bastante! Já havia visto o filme (foi o primeiro filme da Agatha que vi há décadas), a leitura e rápida, pq prende a gnt querendo saber o fim da história. Mto bom.

Carol 29/03/2022

Muita trama
Trama confusa, dos livros da Ágatha Christie este foi o que eu menos gostei. Não tem um detetive e a personagem principal tenta desvendar o mistério sem nada a perder, e acaba envolvendo romance junto. Enfim, achei confuso!

Giaquelli 21/04/2022

Meu primeiro livro adulto
Agatha me instigou na leitura de uma forma que eu não consigo nem descrever. Esse livro em particular né separou dos livros adolescentes pra uma leitura mais madura e desde então eu amo ler qualquer coisa que ela escreve. Não é a Rainha do Crime a toa não é?

Nanda 22/03/2020

Frustrada, mas sigo como fã
Essa obra não me prendeu, não curti, li por ser fã da escritora!
Adriel Alves 22/03/2020minha estante
Parece que Agatha Christie tem altos e baixos

Nanda 22/03/2020minha estante
Adriel sim... Descobri agora, mas espero que o próximo livro que pegarei para ler dela me deixe feliz novamente

Fran RW 20/05/2012

"O Homem do Terno Marrom" - Agatha Christie
Mais Romântico que Policial

(Agatha escreveu este livro, primeiramente com o título "O Mistério da Casa do Moinho", após regressar de uma volta ao mundo que teve a África do Sul como uma das paradas. A ideia de escrevê-lo veio de Belcher, um homem de temperamento difícli com quem Agatha e seu marido Archibald viajavam. Belcher insistiu para que ela o pusesse na história, assim como a casa em que vivia, a Casa do Moinho. Foi daí que surgiu Sir Eustace Pedler).

Se não fossem as inúmeras tentativas de assassinato de que a protagonista é vítima, eu poderia jurar que estava lendo um romance propriamente dito, ou seja, sem a trama policial presente nas obras da autora.
Anne Beddingfeld, uma jovem sonhadora que decide investigar a possível ligação entre um acidente numa estação de trem e um assassinato em uma velha casa, embarca em um navio com destino a África do Sul. Durante a viagem ela faz amizades e conhece pessoas que lhe parecem suspeitas, enquanto sua vida é posta à prova várias vezes por causa de uns diamantes e de um fato aparentemente esquecido, que sem saber, Anne persegue.

Dos personagens, quase todos são adoráveis. E Sir Eustace é muito engraçado. Quando ele conta em seu diário que a única fantasia que lhe serviu para a festa foi a de ursinho, logo imaginei esta cor-de-rosa, rs, mesmo que o provável é que não fosse. A Suzanne também me fez rir em alguns momentos, assim como a própria Anne. O livro é bom, mas está longe dos melhores da autora e eu só recomendo a quem gosta de ler romance misturado com mistério e/ou é fã da autora, porque afinal os fãs vão acabar lendo de qualquer jeito. Para quem quer começar a ler Agatha Christie, é recomendável que comece por outro.

(20/02/2011)
Marcelo 08/05/2014minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, faltam 50 páginas, mas sua resenha condiz com tudo o que li até agora. Esse livro é mais romântico que policial, sem dúvida. Talvez por isso, pelo menos até aqui, perto de seu final, achei o livro um pouco monótono. Gosto dos clássicos de investigação criminal da Agatha Christie, principalmente com Poirot. Esse fugiu um pouco do meu estilo. Mas, ainda assim, é um livro de razoável para bom.

Mirian.Lima 28/05/2021

Estamos em uma roda gigante
Mais do mesmo, já está uma chatice, eu já sabia quem era o homem do terno marrom desde o início, é um bom suspense, com um enredo em vários locais, isso é legal, mas já estou ficando irritada, esta bom dela começa a me surpreender?