Corajosas Maria S. Araújo
Queren Ane
Thaís Oliveira

Resenhas - Corajosas

Daniele 01/01/2022

Tenho pouca experiência com literatura cristã nacional, então imaginei que a leitura deste livro seria difícil, mas me surpreendi com o enredo e a construção dos contos e personagens no geral. É tudo tão lindo e agradável! É nítido o amor em cada página. Através de histórias belíssimas, o livro passa ensinamentos preciosos sobre fé, amor e coragem. Recomendo demais a leitura!
Ane 01/01/2022minha estante
Que alegria saber que você gostou de Corajosas.
Obrigada por avaliar!

Jéssica 05/02/2022

A proposta de "Corajosas" é interessante: uma releitura dos contos de fadas, mas com um viés cristão. Eu, que amo contos de fadas e os estudos relacionados a eles, não pensei duas vezes antes de ler.
São quatro contos: Espelho do coração (Branca de Neve); A princesa e seu sonho (A princesa e o sapo); Encontrada (Cinderela) e A fera sou eu (A Bela e a fera). Histórias leves, fáceis de ler e divertidas. E o mais importante: todas elas nos ensinam algo a respeito de Deus. Só achei que as autoras poderiam desenvolvê-las mais. Os acontecimentos aconteceram de maneira muito corrida e com poucos diálogos. Acredito que esse ponto poderira ser melhor.
De qualquer forma, a leitura vale super apena, principalmente para as meninas que estão entrando na adolescência em diante, já que o público do livro é o juvenil. Esse livro é quase uma bússula ensinando-nos que o caminho com Deus é sempre o melhor caminho. Meu eu adolescente ficaria encantado com essa leitura. A Jéssica adulta já ficou, imagine!

Gleize Costa 21/05/2022

Corajosas... e maravilhosas...
Sempre que uma obra me toca tão profundamente como este livro me tocou, fico com a sensação de que nada do que eu disser será suficiente para expressar o quanto eu amei.

Sim, e como eu amei esses contos!

Arlene, com sua releitura sobre a Branca de Neve, me fez sorrir em vários trechos, mas também me emocionou, e muito!!!

Queren, com sua releitura sobre Tiana, me levou a profundas reflexões, confrontos e lágrimas (tanto que até precisei dizer isso a ela).

Minha querida Maria, ou Socorrinha (como eu sempre costumei chamá-la), com sua releitura sobre Cinderela, me deixou com o coração apertado. Como eu desejei ser amiga de Ella, poder ajudá-la e tirá-la daquela vida... Mas o desenrolar foi lindo, doce e extremamente tocante.

E Thaís, com sua releitura sobre A Bela e a Fera, aqueceu meu coração todinho. Como é gostoso ver o agir e o cuidado de Deus sobre nossas vidas! Esse conto fechou o livro com chave de ouro!

Se você ainda não leu, então leia, e tenha sua própria experiência com cada um desses contos. ♥️

Ingrid897 15/02/2024

?Deus enxerga e te ama? o que quer tenha machucado você?
?ele é capaz de sarar??

Acho que nunca me apaixonei por um livro como esse. Era um livro que eu estava muitoooo precisando! Esse livro nos traz uma releitura cristã de 4 histórias de contos de fadas, vou comentar sobre cada uma agr.

- Espelho do coração (Arlene Diniz)

Nesse primeiro conto, teremos uma releitura de Branca de Neve. A nossa protagonista é a Bianca, que planeja concluir uma pesquisa científica feita pela sua falecida mãe, que era fazer a partir de casca de maçã produtos recicláveis.

Esse primeiro conto eu li no shopping então não me lembro muito da história, mas eu lembro de ter achado ela muito emocionante. É bem retratado o quão difícil é ter que enfrentar um padrasto ou uma madrasta.
E dentre todos os livros esse teve o casal em que eu mais amei (no caso Bianca e Edu) ?

Enfim, gostei bastante desse conto, mas senti aquela sensação de que poderia ter tido mais coisa, tipo estava faltando alguma coisa nesse conto. Por isso, apesar de amar a história e a protagonista, dentre todos os contos esse foi o que eu menos gostei.

- A Princesa e seu Sonho (Queren Ane)

Aqui teremos uma releitura da história da Princesa e o Sapo. Acompanharemos a Tati, uma jovem que mora no Rio de Janeiro, apaixonada por culinária que sonha em ser chef e ter seu próprio restaurante. E que faz de tudo para conseguir o seu sonho.

Esse foi o meu segundo favorito! A história é em primeira pessoa é a escrita da autora tava muuuuuito real! Parecia muito que era realmente a Tati que estava contando! Aliás, a Tati é uma pessoa muito fácil de se identificar.
É bem visível como é retratado o perfeccionismo do tipo Self-Oriented na Tati.

Essa história me deu bastante reflexão de quem estava ocupando o primeiro lugar da minha vida e isso até agora me deixou bem pensativa.

Já conheci a autora, mas nunca tinha lido sequer livro dela, então vou ler mais livros dela.

- Encontrada (Maria S. Araújo)

Aqui temos uma releitura da história da Cinderella. Aqui temos a Ella. Uma jovem que perdeu os seus pais e tem que viver com a sua madrasta, que abusa dela psicologicamente. E vemos o como a Ella enfrente isso.

Essa definitivamente é meu predileto dentre todos os outros contos!

Da pra realmente se colocar no lugar da Ella e sofrer junto! A trama é a melhor dentre a dos outros contos. Ela foi a que mais me envolveu e foi a que mais fluiu!

- A Fera sou Eu (Thaís Oliveira)

Essa daqui é uma releitura de A Bela e a Fera, mas no caso, a Bela é a Fera! Após a perda abrupta de sua mãe a felicidade da família da Bela pede tbm. Com seu Pai quase perdendo sua mercearia e Bela tendo apenas sua gata e seus livros para esconder de sua realidade terrível. No entanto, um novo amigo em sua nova escola irá most tava para ela outra perspectiva de sua história.

Bom, essa era pra ser a que eu menos gostei, se não fosse por uma coisa:

Foi uma história que eu realmente precisava pois eu estou passando por momentos difíceis esses últimos meses. Meu pai tbm está tendo problemas no emprego e isso está nos dando um pouco de preocupação na nossa família. Então acho que conto me mostrou outra perspectiva dos problemas.

Enfim, acho que a trama desse conto poderia ter sido mais interessante.

Ana Pereira 11/01/2022

Fadas fortes e corajosas
Amei demais esse livro! Gostei de todos os contos com releituras dos clássicos. Achei da hora!
Cada autora com seu jeito de escrita me fez refletir bastante sobre o que realmente importa na nossa vida e me sinto mais corajosa e segura em algumas tomadas de decisões. Lembrando sempre que a fé importa muito.

toledorachel 28/01/2022

Pegada mais teen
Comecei a ler o livro por indicação e por isso nem me atentei ao público dele. No início pensei em desistir porque ele é bem voltado para um público mais teen, mas continuei e achei os contos super fofos e com frases destacáveis até para gente grande. São 4 contos diferentes onde nós podemos ver como nosso Deus é pessoal. ??

Fernanda 22/01/2022

Que livro maravilhoso, histórias que prendem a atenção com ensinamentos que aquecem a alma. Contos encantadores que me deixaram com vontade de saber mais das histórias, foi meu primeiro contato com a escrita das autoras e me encantei.

_faabianac 22/01/2023

Que tal reeler aquelas histórias que nos cativaram e encataram nossa infância? Mas agora em universo totalmente diferente das originais, com princípios e valores totalmente cristãos, isso é possível? Simmm.

Arlene Diniz, Queren Ane, Maria S. Araújo e Thaís Oliveira transformaram quatro contos clássicos em ficção cristã, longe ser contos de princesas encantadas, histórias clichês com o final mais clichê ainda. Aqui o autor é nosso Pai celeste, aquele que nos chama, nos ama e é suficientemente capaz de nos transformar. Não tem feitiços, frutas mágicas e muito menos sapo encantado. Jesus é aquele que nos liberta da prisão do pecado, Jesus Cristo é nosso príncipe da paz.

Cada conto um testemunho, e cada testemunho a certeza de que a vida encantada não existe, a perfeição do ser humano muito menos. Somos falhas, pecadoras, miseráveis mas a graça do Senhor nos encontra, e nos transforma, nos molda, até nos quebra, como vasos frágeis que somos.

Sabe o final feliz que tanto buscamos aqui nessa terra? Ela não existe. Sabe porque? Nós não somos desse mundo, não pertencemos a ele. Nossa morada é junto ao Pai e é por isso Ele nos chama.

Belii 21/01/2022

Corajosas
Simplesmente amei esse livro! É uma releitura das princesas da Disney porém como se vivessem atualmente, pensei q seria meio chato mas eu amei.

Lulis 04/01/2022

Favorito da vida
Esse livro é completamente maravilhoso, com 4 contos baseados na história da Cinderela, Branca de Neve, Princesa e o Sapo e Bela e a Fera, relata os dramas vividos por 4 personagens que enfrentam desafios na sua vida e em suas famílias e que em meio ao caos conseguem encontrar esperança e o amor de Deus. Mesmo não tendo vivido algo parecido com as personagens é possível se enxergar nas histórias e perceber o quão falho é o nosso relacionamento com Deus, o quanto colocamos outras atividades, projetos, sonhos, traumas em Seu lugar e não nos focamos em ter um relacionamento íntimo e profundo com o Criador das estrelas. É possível ver através das histórias que através do amor e a misericórdia Deus é possível e inegociável ter um relacionamento com Ele.
Impossível escolher um conto favorito, pois todos me prenderam e me fizeram chorar. A escrita das autoras é simples e super leve, eu amei ter começado meu ano lendo esse livro e já se tornou o meu favorito da vida!!

Liérgina @leiturasdalia 23/07/2022

Princesas modernas que amei conhecer
Como eu disse para Arlene Diniz, uma das autoras de Corajosas, eu não sabia que precisava ler esse livro até começar a leitura ?

Tem leveza, mas também aborda assuntos interessantes que nos trazem lições sobre fé, esperança, o valor de boas amizades e da família que temos. Ainda que as coisas não estejam como gostaríamos, somos amadas e cuidadas pelo Pai eterno.

As protagonistas são adolescentes e eu me vi pensando em como teria sido incrível ter acesso à literatura cristã na minha adolescência, ter lido histórias assim enquanto eu estava mergulhando nos estudos sem me dar conta que precisava ter mais equilíbrio com meu tempo.

Ainda assim, a leitura foi o incentivo que eu necessitava para aprender a aproveitar mais meu dia e ainda conseguir colocar a lista de tarefas pra jogo ?
Sarah 23/07/2022minha estante
Minha irmã mais nova amou esse vídeo!

Letty 27/05/2022

Lembretes de Deus
Esse livro contém 4 releituras de contos que estamos carecas de ouvir mas trouxe nessas linhas uma cosmovisão muito necessária ? que, infelizmente, costumamos esquecer no dia a dia.

Uma de cada vez, acompanhamos as histórias de 4 protagonistas que estavam passando por um momento chave em suas vidas, esse que elas precisaram ser muito CORAJOSAS.

? A primeira é Bianca, ela foi inspirada na Branca de Neve e conhecemos ela no Conto: Espelho do Coração. Na sua história recebemos um lembrete de Deus, ou melhor, sobre Deus!

(Vale ressaltar que essa resenha contém conclusões que eu mesma fiz sobre essas histórias ? o que vi e aprendi com elas! Mas prometo não trazer spoilers!)

Através dessa releitura, somos lembrados do Deus criativo que não é alheio a nossa dor. Ele sabe onde nossas feridas doem mais e Ele quer ser aquele que nos abraça e transforma cada sofrimento que passamos em algo bonito (p.38). Pois só Ele detém esse poder.
Além disso, somos encorajados a olhar para as pessoas como elas são: seres complexos que só podem dar aquilo que recebem. Por isso há importância em se relacionar com Deus, pois só assim poderemos dar as coisas boas que só existem nEle!

A escrita é leve, mas parece um tanto rápida. Entendo que seja um conto (e pode até ser que eu seja mal acostumada com esse estilo) mas ainda assim acredito que eu poderia passar mais alguns minutos lendo essa história! O final é de aquecer o coração ?
???½

? Quanto a segunda história: A Princesa e o Sonho, acompanhamos a Tatiana inspirada na Tiana de a Princesa e o Sapo.

Não vou mentir, essa foi uma das duas histórias que não tive tanta identificação ? o que é, também, um ótimo sinal pois passei bastante tempo focada em aprender! Ela é workaholic e por isso tem consigo uma garra, coragem e ambição (do tipo bom) que é de invejar ? mas não sinta, é pecado kkkk
Foi muito bom ser lembrada sobre o Deus que deve ser o número 1 no nosso coração!

A escrita aqui é muito boa, creio que nessa (ou até mesmo em todas as outras) o romance em si não foi muito desenvolvido mas entendo que seja porque não é foco; ainda assim foi bom (afinal, quem não ama a dinâmica "gato e rato"?!) Gostei que aqui vemos o desenvolver de mais alguns outros personagens também! ?
???½

? O em terceiro conto, é uma releitura de Cinderella e se chama: Encontrada!

Ella, nome da personagem (e também da própria Cinderella!), é, com certeza, nosso maior exemplo de conduta cristã entre as princesas que poderíamos ter ? mas óbvio que isso não significa, de forma alguma, ser alheio aos abusos cometidos contra você.
Essa história é sobre bondade e perdão; características que só aprendemos com Aquele que é bom e tem sua misericórdia renovada toda manhã. Já falei isso aqui antes: é bem provável que eu surtaria no lugar dela mas ela permaneceu fiel a Palavra que recebeu. Até porque não é como se a Ella fosse boa por si só, mas é porque ela se apegou na Verdade! Aqui lembramos do Deus de propósito, bom e zeloso!

A escrita é fluída e a forma que o conto da Disney foi reescrito é bem interessante, gostei muito das adaptações!! ?

????

?Por fim, A Fera sou eu ? baseado no conto da Bela e a Fera!

Pois é meus amigos, a verdade dita nesse conto é a que eu mais prego para mim. Não porque é agradável de escutar e deixa meu coração quentinho mas é porque é aquilo que mais precisa ser tratado! Logo, acredito valer a pena essa história ser contada.
Aqui vemos um Deus que rege o mundo em sua sinfonia bem cronometrada onde tem o controle de todas as situações, boas ou ruins. O Deus que não é ruim, não é sádico e que não pensa em nós como suas marionetes. Enquanto, nós sim somos maus e se há algo bom em nós, vem Dele!

A escrita é bem pessoal e bonita, mas não fica enchendo linguiça e flui bem! De modo geral (e aqui falo do livro Corajosas como um todo) ignoro a falta de profundidade no assunto do luto por ser um conto, feito para ser rápido e, independente disso, o livro fez seu trabalho com clareza!

????

Meu pensamento final? É um livro bom para ler em poucos dias, tem personagens e histórias interessantes com foco no que mais importa nesse mundo! Se você, menina cristã, está procurando uma leitura fácil, rápida e que vai te ajudar a lembrar de quem é seu Deus; recomendo ele a você ??

Side note: é bizarro como várias personagens de contos fantasiosos perdem um dos ou os dois pais, né? Mds...

Lissa 17/04/2022

Corajosas
De início, confesso que fiquei com o pé atrás com esses contos pelo fato de ser cristão, pois não sabia o que poderia vir a acontecer nas histórias, porém, não me arrependo de ter lido, os ensinamentos que esse livro me trouxe foi maravilhoso.

O livro é composto por 4 contos (análogos a branca de neve, Cinderela, princesa e o sapo e bela e a fera) totalmente inovadores, histórias que demonstram o nosso atual e que traz um obstáculo que cada uma dessas meninas precisaram ultrapassar.

Além da coragem que vem delas, as histórias nos mostram a importância que Deus tem para aqueles que acreditam nele, tudo na vida foi escrito por Deus e ele não coloca nada no nosso caminho que a gente não consiga suportar, sendo necessário que a gente aprenda a escuta-lo e aprenda a falar com ele em nossos momentos de aflição, não se deixando levar pela tristeza e destruição.

Sinceramente, os contos são muito gostosinhos de ler e são super rápidos e valem super a pena para quem gosta dessa pegada e para quem acredita no senhor.

Ps.: Meu conto favorito foi o da Ella ??

Liv 10/10/2022

???? ? ?????????????
Estou apaixonada por todos os contos, mas o que mais gostei foi o da tati, eu recomendo muito que todos leiam, fala sobre o amor de Deus e a lealdade com os amigos

beloa 26/08/2023

4 CONTOS DE PRINCESAS QUE SÃO CRISTÃS ??
A leitura é super fluída e curta além do mais por contar 4 histórias de princesas q nós amamos e q são cristãs, a escrita é muito linda e belo qnd se trata de Cristo.
Concerteza os contos q eu mais gostei foi o da Cinderela (Ella) e da Bela (Isabela).