Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Biel0.0 17/12/2021

"O Flautista chegou"??????
Este último livro foi uma surpresa IMENSA para mim. Estava esperando um livro bem fofinho com situações comuns do cotidiano, como todos os outros livros da série, mas eu recebi muita dor e sofrimento.?

A gente vai acompanhar a Rilla, filha de Anne e Gilbert, durante sua adolescência. Porém, isso vai acontecer durante a Primeira Guerra Mundial e exatamente por isso, esse é um livro que vai tratar de questões bem mais delicadas.

Como consequência disso, a Rilla vai ter um grande amadurecimento e vai ter que lidar com situações que normalmente alguém não lidaria em seus melhores anos, como a angústia de ter pessoas da sua família batalhando e sempre ter a chance de ter a notícia de que alguma pessoa que você ama morreu, além de outras situações que seria spoiler se eu contasse.

No livro não tiveram muitos novos personagens, mas os que tiveram, foram incríveis, como a senhorita Oliver e o Jims.

Amei as MUITAS referências a Guerra no livro, afinal, os personagens praticamento só falavam sobre isso.

Eu gostei do desfecho e acho que tudo o que tinha realmente que ser resolvido foi.

Eu acho que foi um final incrível, para uma série incrível como essa e que vai ficar guardada no coração.??

E aviso pra quem for ler, pega um lencinho porque você vai chorar e ficar em pedaços.???

Enfim, recomendo muitíssimo mesmo, por favor, leiam essa série maravilhosa. ??

Fabi 27/09/2021

Lindo livro? mostra uma família unida em meio ao caos de ter seus filhos levados a lutar na Guerra. Quanta dificuldade enfrentou a família Blythe! E como Rilla amadureceu! Lindo!!

Bia 07/11/2022minha estante
Esse também é meu livro favorito da série. Amei demais!!!

daniela742 15/11/2020

Nunca chorei tanto com um livro, é muito lindo, no começo parecia bobo mas com o começo da guerra a história ficou emocionante. Fiquei um pouco incomodada com o esquecimento de alguns personagens, mas esse fechou muito bem a série da Anne, vou sentir saudades.

Dai 01/09/2021

Gostei
Assim como acompanhamos Anne, agora acompanhamos Rilla em sua adolescência e suas descobertas
Recomendo a lerem

Gabi 17/06/2020

Um livro para fechar com chave de ouro uma história incrível e emocionante. A leitura não foi muito fácil visto que li uma edição em inglês (e meu inglês não é lá essas coisas), mas mesmo assim me agradou muito, sem dúvidas esse é o livro mais triste da série, me despeço com tristeza da família Blythe, mas com muita gratidão por tudo que me ensinaram. Rilla me cativou muito cedo, já nos primeiros capítulos, como já era esperado, a presença da AnnE é menor (desde o livro anterior), mas ainda assim dá pra perceber nas cenas em que ela aparece a mesma essência da menina que encantou no primeiro livro, agora mais madura. Alguns momentos do livro são bem tristes e mexeram muito comigo, Montgomery encantou mais uma vez nessa obra incrível sobre amor, família, perdas e superação.
Rick Finch 04/08/2020minha estante
Há o nono livro ainda: A Volta dos Blythes

Gabi 12/08/2020minha estante
Só ouvi falar desse recentemente, acredita?? Fiquei surpresa, porque desde o começo do ano pesquisei e em todos os lugares falavam que eram 8 (e alguns contos extras, mas que não eram sobre Anne), fiquei curiosa para ler esse nono também.

Layla.Ribeiro 26/12/2022

Esse é o livro mais diferente da série , pois possui um enredo mais dramático, achei interessante por se tratar de uma estória que se passa durante a Grande Guerra, somos intercalados com eventos históricos, somos inseridos a perceber como a Guerra afeta a todos direta e indiretamente, sofrendo as mesmas angústia que os personagens, acompanhando suas forças e lealdade. Achei interessante a construção da personagem principal e o desenvolvimento de alguns personagens que já conhecemos, a leitura não me impactou tanto, porque peguei um spoiler no histórico de leitura de alguém e prejudicou muito minha experiência com esse livro, no mais, eu recomendo muito essa continuação para os fãs da série, foi uma ótima leitura pra fechar meu 2022.

Lívia 13/10/2021

sinceramente eu acho q esse livro é o meu preferido da coleção inteira, gente q livro perfeito, os personagens continuam perfeitos, esse livro apareceu mais a Anne é o Gilbert, Susan continua a mesma, a prima Sophia muito chata, o pequeno Jims. Só teve duas coisas q eu n gostei, a 1° é q um personagem q eu gosto muito morre, a 2° é sobre a ultima pagina pq n foi como eu esperava, eu esperava mais coisa. Mais o livro e perfeitoooo.

livroslunaticos 14/12/2022

Um livro riquíssimo de amor.
História linda do início ao fim. Divertida e romântica na dose certa, com um drama em foco que quase me fez cair no choro - o que é difícil. Rilla é uma pequena parte da Anne e é tão maravilhosa quanto a mãe!
mayara 14/12/2022minha estante
amo dms esse livro! vê os filhos da Anne crescerem e amadurecerem, pra mim, foi incrível!

Lia Oliveira 14/12/2022minha estante
Eu amo esse livro... E o melhor falar da grande guerra... Ver a Rilla crescer como pessoa, e acompanhar o desenrolar da história é fascinante...

Lívia 13/01/2022

Com certeza é um dos livros mais marcantes, mais maduros e mais reflexivos da Anne...
Ela perdeu seu filho pra guerra e tanta coisa aconteceu, que vc entende a evolução de cada personagem e doa filhos dela. Incrível, recomendo muito!!

Cat Lu 23/06/2022

O Flautista
Realmente não devemos julgar um livro pela capa.

Comecei lendo esperando um livro como todos os outros da coleção, mas esse é um livro bem mais maduro e me surpreendeu murio.

Rilla é uma garota de 15 anos fútil e que só pensa em se divertir. Quando a Primeira Guerra Mundial, seu amadurecimento é testado e ela muda para sempre.

Acho que esse foi o livro da coleção que mais me emocionou. Por mais que seja uma ficção, a guerra foi real e é possível sentir um pouco do que as pessoas sentiram naquela época.

Cada acontecimento foi emocionante, mas o Segunda-feira me conquistou e me rendeu boas lágrimas.
PsicoFlavia 23/06/2022minha estante
Eu amo tanto esse livro que me fez sofrer por dias a fio ??

Paula A. C. 22/12/2021

Que livro lindo! Impossível não se emocionar com a dor e a bravura dos residentes de Ingleside em meio à guerra. Rilla, a bebê mimada de Anne, cresce em idade e em força neste que, em minha humilde opinião, é o melhor livro dentre as sequências de Anne de Green Gables.

amandafffdo 07/07/2021

Rilla-a-Marilla
Nem sei por onde começo...

Esse livro finaliza a narrativa da vida da Anne com a dinâmica na vila Glen/Ingleside no período da primeira guerra mundial.

Ao direcionar a história para a personagem que dá o nome ao livro, a autora não deixa escapar nosso sentimento de amor a casa, aos personagens mais velhos, ao ambiente que todos já conhecemos e visualizamos facilmente a medida que conhecemos Rilla, que tornou-se uma mulher forte e obstinada com uma sensibilidade notável no fim.

É de uma escrita mais madura, diferente dos outros mas não deixa a desejar em momento algum.. consegui sentir um turbilhão de emoção em alguns capítulos e outros foram maçantes, acredito que de propósito porque eram justamente os capítulos sobre o tempo passando, a guerra se esticando e o mundo sofrendo.

Contém passagens inspiradoras e um trecho incrível do pequeno Bruce que vou guardar pra sempre no coração e levar pra minha vida ?

De forma muito amorosa como em todos os outros, a última cena do livro abre espaço para nossa imaginação, deixando uma sensação gostosa de "vocês sabem continuar daqui".... e eu amo como a Lucy faz isso.

Amo essa história, amo Anne e sua família e sou muito grata por todo o prazer que tive ao me entregar a esta saga. ????

natiibonatto 05/06/2021

Rilla-a-Marilla
O tanto que eu amei esse livro não está escrito, o mix de sentimentos que eu senti, chorei muito e meu coração ficou quentinho várias vezes também.

Adorei ver o amadurecimento da Rilla, ela cuidando do Jims, o decorrer da guerra e o envelhecimento dos personagens.

A forma que a experiência da guerra foi retratada mostrando todas as dificuldades, perdas e superações me traz um sentimento de gratidão por ter lido esse livro. Tenho um amor especial por ele.

O livro me prendeu do começo ao fim, me fez pensar sobre muitas coisas e me ensinar sobre várias delas, terminar ele me deixa um leve aperto no coração??

Rilla-a-Marilla você me ensinou tanto!! vai estar para sempre no meu coração?