Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Paulo.Brunassi 07/02/2022

Um debate racional
No livro, Ciro apresenta um raio x das mais diversas areas do Brasil, apontando problemas e propondo soluções. Mostrando que para termos pais desenvolvido, precisamos fugir desse culto a personalidades atual, e debatermos de forma racional problemas e soluções. Saio desta leitura com energias renovadas, e com uma sensação de patriotismo que nos meus 30 anos de vida, ainda nao havia experimentado. Recomendo a leitura, independente de sua orientação política.

FabioMartineli 06/02/2022

Plano Nacional
Antes de falar do livro em si, oxalá todos os candidatos à presidência fossem tão transparentes a ponto de publicar suas ideias para a população.

Como livro escrito por um presidenciável, precisamos aparar as pontas de "discurso de politicagem".

Agora sobre o livro: inicia-se com contexto histórico que, na visão do autor, fez com que chegássemos em uma situação caótica no país.

São apresentadas propostas ora conceituais, ora práticas, de como colocar o país nos eixos.

De uma forma humilde aponta os erros cometidos pela esquerda, e propõe mudanças para modernizar a forma de trabalho político.

Atenção à educação e desenvolvimento industrial e tecnológico.

Considero uma boa leitura, ainda que não concorde com tudo, mas sabemos o que podemos esperar (e cobrar) caso seja eleito.

Lucas.Almeida 27/01/2022

Leitura obrigatória
Obrigatório para qualquer brasileiro minimamente comprometido com o Brasil.

Há décadas vivemos em uma disputa baseada em emoções. Ciro mostra o que nos trouxe a essa crise que parece se fim com dados e reflexões pontuais, além de apresentar um projeto de logo prazo conciso para o Brasil.

Satiro 15/01/2022

Digno de ser lido em todos os momentos- ainda mais em 2022
Um livro extremamente pertinente no atual momento em que estamos (criticando a polarização, criticando tanto candidato X quanto Y e procurando instigar a reflexão num momento tão passional na política). Ou seja, ele nos apresenta sua visão histórica sobre o Brasil e o que fazer para OUSARMOS dar o primeiro passo - mas o leitor sempre atento pelo autor ser alguém do meio e que haverá vantagens em aceitarmos o que ele diz sem qualquer criticidade.
Ciro enriquece e traz a luz da razão a uma discussão carente disso, promovendo choque em certos conceitos e nos fazendo concordar, e o mais importante, discordar através de argumentos. Quanto mais lia as páginas, mais sentia nosso estado atual de fundo de poço e as perspectivas (ainda) desanimadoras do que está para vir, porém enxergando também que HÁ MANEIRAS e que será através do debate e da participação popular que chegaremos numa situaçãomelhor, acompanhada semprede esperança... E não por meio de mitos e santos!

Vinicius.Ferreira 12/01/2022

Um livro para todos os brasileiros
Ante a classe política brasileira, ter um presidenciável com um livro publicado é meritório.
O livro traz diversos pontos sobre um plano nacional de Ciro Gomes, alguns bem interessantes, já outros demasiadamente simplórios.
Sugiro ler o livro com o auxílio de outros livros e autores, pois há omissões de alguns aspectos na obra, também há algumas falácias (no entanto, acredito por causa do lapso temporal entre a publicação e minha leitura), além de diversas suposições, porém também há muitos dados concretos e relevantes. Toda a obra demonstra coragem e boa intenção da publicação.
Angélica 14/02/2022minha estante
Comprei e chegou semana passada. Na expectativa

Victor Montes 05/01/2022

Para entender mais as ideias do Ciro
Muito bom para entender melhor as ideias, as propostas, e, só serviu para confirmar que é uma das pessoas mais preparadas para assumir a presidência e colocar o Brasil em um novo rumo.

Nelson.Lima 20/12/2021

Se algum candidato tem um plano, este alguém é Ciro Gomes.
Em um país acostumado com figuras carismáticas e populistas, Ciro Gomes se recusa a reduzir o debate a chavões e argumentos fáceis. A leitura foi boa no sentido de saber que, concorde você ou não com o Ciro, ele realmente tem um projeto de país em mente.

A única coisa que incomodou foi o tom em alguns momentos de panfletagem e autopromoção... o que está mais do que justificado pelas aspirações políticas do autor. Neste sentido o livro não apenas cumpre o que promete como cumpre também o real objetivo de seu autor que é o de desde logo iniciar os trabalhos de campanha.

O livro é objetivo e bem construído, possui uma linha de raciocínio direta e segue uma boa cronologia explicando de onde surgiu o problema econômico do país, mostra quais seriam os entraves ao desenvolvimento (na visão do autor, vale salientar) para depois elencar as soluções para o problema.

Os capítulos finais do livro, (excluindo-se a parte do discurso emocional panfletário sobre o dever da esperança) são os melhores. Demonstram a lucidez do autor ao denunciar, não apenas as mazelas geradas pelo discurso neoliberal, mas também as contradições da própria esquerda.

Eu gostaria realmente que outros candidatos fizessem o mesmo pra que pudéssemos entender realmente o que pretendem fazer caso cheguem à presidência, mas acho que alguns prefiram evitar porque não têm capacidade para tal tarefa o que nos poupa, de certo modo, a um sofrimento desnecessário. Imaginem só como seria ler um livro escrito por Jair Messias Bolsonaro.
flavioadsilva 20/12/2021minha estante
Meu pai do céu, não consigo imaginar.

flavioadsilva 20/12/2021minha estante
Boa resenha. Já flertei com este livro algumas vezes que o vi na Amazon. Sua resenha me norteou um pouco, me fez querer lê-lo de verdade, aliás, de certo modo, já estou começando meus preparativos para às eleições.

Wagner 27/11/2021

Esclarecedor
Para aqueles que se interessam pelo tema da história e do futuro do desenvolvimento no Brasil e também gostariam de entender melhor as ideias do candidato Ciroz este livro caiu como uma ótima leitura.
Claro, como candidato que o autor é no atual momento, é com certo olhar crítico que o leitor deve entrar no conteúdo.

Bianca1148 25/11/2021

É um plano de governo com propostas muito coerentes, acho importante um presidenciável ter publicado um livro que dialoga com vários fatores muito importantes atrelados à política e governo. Achei muito bem embasado e convincente.

Jhow 20/11/2021

Um debate necessário
Faz um diagnóstico com referências sobre os problemas do Brasil de maneira imparcial. Discute e propõe soluções para os problemas diagnosticados, nesse caso, adicionando sua opinião particular. Por fim, faz apelo ao leitor para deixar de lado seu viés e manter a esperança num futuro melhor para o país.

Independente de sua identidade política, este livro deve ser lido. É o único político proeminente no espectro político das últimas duas décadas que apresenta um projeto documentado. Eu discordo de parte das soluções, mas identifiquei sinceridade e legítima boa intenção em suas palavras finais.

fredec 30/10/2021

"Projeto Nacional: O dever da esperança" tem no título o otimismo de Ciro Gomes com o Brasil, e, "nacionalismo" foi a palavra que eu mais li. Para isso, Ciro propõe na prática um fortalecimento do mercado interno, o chamado "desenvolvimentismo".

Muitos ditos liberais vão torcer o nariz mas a questão é que, no final das contas, os objetivos são os mesmos.

Acredito que o grande problema hoje é a desigualdade social. O país que tem a maior concentração de renda do mundo, onde cerca de 30% da riqueza está nas mãos de 1% da população. Ou seja, sem mudar o mecanismo, gerar mais riqueza vai aumentar essa concentração. O que Ciro propõe é um fortalecimento da indústria nacional partindo das classes menos favorecidas. Vamos lá...

Fortalecimento da cultura nacional, tão rica, única e muito pouco explorada como uma indústria; um planejamento econômico de diminuição de juros para o crescimento de pequenas empresas com acesso ao crédito, ao mesmo tempo incentivando uma nova cultura empresarial de capital venture e apoio ao empreendedorismo; e claro, uma política industrial clássica porém pouco trabalhada de forma séria no país, para fortalecer os setores de bioenergia, saúde e medicamentos, agronegócio, construção civil, defesa nacional, entre outros.

Ciro apresenta dados muito interessantes. Você sabia que 80% dos medicamentos importados e dos componentes químicos usados para produzí-los no Brasil se encontram com a patente vencida? Ou seja, poderíamos estar produzindo aqui mesmo e até exportando! Todos nós sabemos o quanto o país é forte nesse setor.

E para quem tem interesse por economia, é um livro fantástico! Principalmente por elucidar conceitos como o neocolonialismo (países desenvolvidos explorando o 3º mundo) através da ideia exagerada do liberalismo econômico atual (ou neoliberalismo) que tem consequencias não só econômicas mas também sociais.

Acho que o pecado de Ciro Gomes está na forma de expor as ideias. Quem não pára pra ouví-lo tem a impressão de que ele é anti-liberal e um comunista marxista do c@r#lh$. (ou sei lá do que mais chamam).

De todo jeito, acho que é um livro muito bom pra enriquecer a discussão política saudável! #ficadica

Le_lucena 05/10/2021

Varguismo disfarçado de projeto.
Eu diria que é um bom livro para pensar sobre o Brasil, mas não CUIDADO!
O livro se propõe agir em duas esferas, na esfera histórica e muito bem explicada, mas é o clássico, todo contador de história usa sua ótica e a reproduz. O livro se propõe em ser um livro histórico mas é um programa político. A outra esfera seria o projeto político, Ciro traz boas pinceladas históricas bem pontuadas, mas elege Vargas como o grande herói nacional e esquece de figuras importantes das nossa história, como Brizola. Ciro basicamente se propõe ser Getúlio de 2022.

Fran 19/09/2021

Projeto muito bom
Vale à pena ler e conhecer, um projeto real e possível para o Brasil. Traz desde um histórico político brasileiro à idéias para as mais diversas áreas, mostrando como seria feito.
Acredito que como cidadãos por mais que você já tenha uma idéia pre-concebida de voto e de lado, seja nosso dever abrir os olhos e a mente para novas idéias.

arlete.augusto.1 10/09/2021

Há um projeto para o Brasil!
Faço minhas as palavras de Ciro Gomes: ?? não permita nunca que alguém o faça sentir vergonha de ter esperança em seu próprio país?. Li com calma o projeto para um país que tenhamos orgulho é isso me deu alento pra continuar a acreditar que há esperança. No momento de caos que estamos vivendo, estou me empenhando em entender de onde viemos e buscando um projeto de governo que nos permita crescer como povo e como nação. Encontrei isso neste livro.
Wesley - @quemleganhamais 10/09/2021minha estante
??????