Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Humberto.Sampaio 07/09/2021

Falar de política neste momento do Brasil é complicado! Comprei este livro pois vi uma entrevista de Ciro Gomes no YouTube no Canal de Rafael Bastos. Nesta entrevista Ciro falou que escreveu o projeto nacional do Brasil neste livro. Resolvi tomar conhecimento deste projeto! Recomendo a leitura para aqueles que tem curiosidade sobre como um político estrutura suas ideias para governar o país. Mas leve com você a cautela e a ponderação a respeito das ideias de Ciro. Estamos vivendo uma crise política muito forte, não sabemos em quem confiar neste momento!

Cristiano.Goes 07/09/2021

PROJETO NACIONAL
Li o livro escrito por Ciro Gomes. Traduz nas suas linhas o que intitula de projeto nacional de desenvolvimento. Pode-se não gostar do autor, mas é relevante conhecer suas ideias, pois trazem pontos interessantes para entender nossas dificuldades e também os cenários a serem construídos para um Brasil melhor. Leitura que recomendo, principalmente neste momento atual.

Tiago Souza 02/09/2021

Para Refletir
Eu diria que é um livro muito interessante para se refletir sobre nosso país, independente da opção política. Ciro mostra uma visão ampla do Brasil em relação a nossa história política, e com isso propõe soluções para um plano nacional.

Malu 23/08/2021

leitura densa, mas muito importante e completa. as seções acabam se complementado e todos os problemas apresentados recebem ideias de soluções e isso é muito necessário num livro de propostas como esse

Rafa 17/08/2021

Política levada à sério
Independente do espectro político à qual somos inclinados, recomendo expressamente a leitura dessa obra. Para aqueles que, assim como eu, somos céticos em relação à tudo que envolve políticos, a leitura desse livro nos alimentará de conhecimento sobre quão complexo é gerir uma nação continental e caótica como o Brasil.

Muito mais do que desenhar ou projetar futuro, Ciro resgata toda a linha do tempo do nosso cenário político, pontuando fatores decisivos, aspectos positivos e negativos, o que acaba facilitando para que o leitor adentre no contexto abordado pelo autor.

Com severas críticas à dita esquerda tradicional brasileira (lulopetismo) e também à direita radical instaurada pelo Brasil (bolsonarismo), Ciro apresenta os conceitos do porquê dele se considerar de Centro-Esquerda, como um Social-Democrata.

A leitura me fez crer que é possível sim construirmos e viabilizarmos uma 3º via e que essa opção apresenta um preparo infinitamente superior aos demais candidatos supracitados.
Ciro não apresentou uma proposta de governo, o livro vai muito além disso... trata-se de uma reflexão e discussão para gerar um PROJETO NACIONAL, algo sustentável à longo prazo capaz de guinar o desenvolvimento do nosso país.

Durante a leitura, podemos ouvir cada palavra sendo dita por Ciro Gomes, que expressa sua escrita do mesmo modo em que ouvimos suas entrevistas: repleta de palavras que aliam intelectualidade e expressões populares, posicionamentos fortes, utilizando muito bem de sua retórica para argumentar e gerar questionamentos reflexivos.
Trata-se de uma leitura relativamente massante, pois é inevitável a utilização de termos que ficam muito distantes do que grande parte da sociedade está acostumada, quando falamos de política, economia, desenvolvimento industrial, legislação, etc. Mas com a persistência do leitor, a curiosidade de compreender o projeto nacional por inteiro falará mais alto e garantirá a conclusão da leitura.

Lucas.Gabriel 11/08/2021

Bem reflexivo!
Então, deixo logo claro que já tinha uma certa admiração pelo discurso de Ciro Gomes. Enfim, esse livro me fez ter uma boa confiança de que ainda é possível crer que o Brasil pode melhorar em diversos quesitos e que existem remédios para tal. Acho fundamental começarmos a debater mais sobre o Brasil e parar dessa briga besta entre a defesa de "nomes políticos". Como sempre, têm ideias fabulosas e outras as quais eu tenho minhas boas contrariedades, mas, até mesmo elas são bem argumentadas pelo autor e fazem aumentar a sua reflexão acerca do tema. Por fim, recomendo demais a leitura desse livro até para entendermos um pouco mais sobre como o Brasil chegou nesta grande crise, a qual está marcada em todos os pontos da sociedade.

GLIGLI 05/08/2021

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Pedro 03/08/2021

Ótimas intenções
É inegável que o Ciro tenha uma biografia e uma inteligência acima da média. O livro é composto de uma grande contextualização do desenvolvimento brasileiro nos séculos 20 e 21, comparações com experiências internacionais, diagnósticos de problemas e propostas de soluções. Tudo muito lúcido e objetivo.
A crítica que tenho ao livro é a tentativa do Ciro e do PDT de se descolar dos governos petistas (dos quais fizeram parte) que adotaram medidas desenvolvimentistas SIM e tiveram qualquer êxito descreditado no livro.
Ciro foi um grande ministro de Lula e poderia ter a grandeza de reconhecer sua importância e sua contribuição.
Maria 08/08/2021minha estante
Pirracento, que chama!

Marcos 29/07/2021

Talvez algo melhor
O livro é basicamente o projeto de nação de Ciro caso eleito presidente em 2022. Ele faz análises, projeta problemas, resoluções e resultados, busca dar soluções ao país e foca no principal problema para qualquer governo federal: a economia. Ciro não é um político bobo, sabe que para se eleger presidente é necessário dar uma solução à estagnação econômica e o faz (ao menos tem uma boa proposta no olhar de um leigo em economia). Possuo críticas quanto a sua perspectiva sobre a educação, condeno sua falta de ação quanto ao meio ambiente e a ciência, crítico muitas das medidas que ele quer tomar em relação a política e as eleições, mas ao fim, me parece ser o melhor que temos. Pelo que vi em 2018, Ciro é de longe um dos mais preparados para lidar com o país após o armagedon chamado Bolsonaro. Ciro não é muito diferente de Lula, mas possui uma ideia de guinada. É não fica tão longe quanto se pensa de Bolsonaro - Ciro flerta em certos momentos com medidas autoritárias (para afirmar isso me baseio no livro Como as Democracias Morrem), e sua política de meio ambiente é tão catastrófica quanto do próprio Salles. Então, por fim, recomendo que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões. Eu tirei as minhas e mesmo torcendo o nariz, creio ser o único candidato que forneça uma luz no fim do túnel.
Marcos 16/08/2022minha estante
Obs. : para quem estiver lendo o livro devido a corrida eleitoral, saiba que minha perspectiva se modificou frente ao atual cenário eleitoral (16/08/2022). O cenário piorou e tentar uma guinada para algo diferente não vai salvar o país do bolsonarismo. Não se pode correr riscos.

Jéssica 25/07/2021

Otimista
Ciro Gomes faz um diagnóstico indignado da situação do país e propõe uma série de medidas para solucionar os problemas.

O texto é objetivo e fluido, próprio de alguém que já refletiu muito sobre os temas abordados e tem a convicção de que suas propostas são eficazes.

Isso torna o texto bem convincente e, em alguns pontos, ganha um tom de autopromoção, que deve ser lido com cautela, pois o autor é candidato recorrente nas eleições presidenciais.

Vale dizer também que o autor é declaradamente de centro esquerda, bem como é filiado ao PDT, herdeiro do pensamento de Getúlio Vargas.

Então, por mais que a linguagem seja clara, acredito ser necessário ter certa noção de história, economia, direito e geopolítica, para que possa ser feita uma leitura crítica.

De toda sorte, é refrescante ler uma análise do País que se propõe a ir além da polaridade sufocante que predomina o debate político atual.

Cássia 20/07/2021

Esse livro é uma proposta de projeto nacional de um candidato a presidência.

Um projeto bem redigido, de fácil compreensão e bem embasado no que se propõe. Eu indicaria está leitura a todos os brasileiros da dictomia lula x bolsonaro, até como exemplo de que um outro candidato é possível e talvez até melhor preparado.

Gosto particularmente do fato dele listar os problemas e oferecer 'soluções', assim em aspas pq nenhuma solução melhorará o país de imediato, é uma questão estrutural, por isso ele apresenta o livro como um projeto. É uma chamada para refletir sobre a possibilidade de uma gerência diferente da nossa capacidade e recursos, uma proposta de diálogo, pq para funcionar, os governos que o suceder, terá que trabalhar neste sentido TB.

É um bom ponto de partida para discutimos um Brasil melhor.

Edy Marques 13/07/2021

Esperança que O Brasil vai dar certo.
Diante do nosso cenário atual e projetando o amanhã, você já se preocupou como o futuro do seu país? Já parou para pensar como será o Brasil daqui a 20, 30, 40 anos ou mais? Qual será o futuro do povo brasileiro?
Acredito que boa parte dos brasileiros em sã consciência querem ver o Brasil em situação melhor do que temos hoje.
Se você é brasileiro (a), se identifica com esse povo maravilhoso, ama nossas riquezas, cultura miscigenada e com toda a nossa diversidade cultural, e se preocupa com o seu futuro, dos seus filhos, irmãos, parentes, amigos etc., e no geral da sua nação, do seu país, você deveria dar uma chance para a leitura desse livro.
Nesse livro não há culto a pessoa do Ciro, não há personalismo, sebastianismo, messianismo político, o próprio autor não se coloca como salvador da pátria, mas sim um brasileiro preocupado com o seu país, que vêm apresentar suas ideias para a nação. O autor aposta na inteligência do povo brasileiro, para voltar a se unir e pensar e debater nossos problemas e nas soluções para o país dar certo. Esse projeto não é do autor, como ele deixa bem claro no livro, não é um projeto pessoal, mas sim o que mais precisamos para começarmos a mudar mais uma vez a História do nosso país.
Aqui há um projeto de nação, apresentando como chegamos até aqui (nessa precária situação), o que deu errado (apontando esses erros numa crítica sincera e muito bem embasada) e as soluções que devemos adotar que a longo prazo transformará o nosso país.
Você pode ler esse livro e continuar discordando do autor e mantendo sua posição e ideologia política, mas eu penso que a leitura desse livro, no mínimo te dará uma pequena chama de esperança que o nosso Brasil pode dar certo.
As partes em que o autor apresenta as reformas necessárias para fazer o nosso país - que de 1932 a 1982 foi o que mais cresceu no mundo - voltar a crescer, foi a parte que mais me deu uma injeção de esperança.
O Brasil precisa debater projetos de nação e cobrar dos candidatos, na nossa democracia representativa, a apresentação de seus projetos e o que fizeram para mudar tudo isso enquanto tiveram no poder, e não votar em candidato por mero populismo e moralismo de goela, temos que deixar de cristalizar o culto a figura A ou B da política brasileira, que no fundo só pensam em se perpetuarem no poder e nunca fazem as reformas necessárias para o bem da nação. Reconhecer os acertos e apontar os erros. Por essa razão, sempre priorizarei candidatos que tenham projetos para o desenvolvimento nacional do nosso Brasil.
Já com relação a crítica que faço ao livro é que a linguagem acadêmica, apesar de reconhecer o esforço do autor em sintetizar temas que envolvem: Política, Economia, História, Direito, Filosofia, entre outros, dificulta um pouco o entendimento dos argumentos, talvez a quantidade de pessoa que se pretende alcançar só com as ideias contidas nesse livro, prejudique a divulgação dele. Espero que em próximas edições isso seja revisto.
Todavia, aos leitores desse livro, que após a sua leitura se decidirem a militar por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, que espalhem essas ideias Brasil à dentro. É necessário o diálogo respeitoso e honesto. É urgente isso, não dá mais para o nosso povo continuar dividido e preso no debate raso e tóxico da política do ódio. Enquanto isso, estão destruindo o nosso país. O povo brasileiro não merece isso, precisamos fortalecer nossa democracia e combater todas as desigualdades e superar nossos problemas.

Matheus.Santos 09/07/2021

Um pouco melhor do que eu esperava
Se vc quer conhecer um pouco mais as ideias do Ciro e como ele pensa, *TALVEZ* seja um boa ideia ler o livro, considerando q ele costuma se posicionar de forma contraditória.

De certa forma vi algumas coisas q eu ja esperava como a defesa de medidas inflacionarias como o fim do tripé macro econômico (que apesar de existir já não é mais respeitado, msm tendo mantido a estabilidade da moeda por tanto tempo), e então:
- Fazer corte da selic pra forçar um aquecimento artificial da economia aumentando a disponibilidade do crédito e ignorando a inflação
- Explodir o teto de gastos do governo pra fazer investimentos "estratégicos" (pq absolutamente tds os investimentos do governo são, assim como o massivo investimento do governo Bolsonaro em leite condensado e cloroquina), segundo ele isso vai promover a industrialização brasileira.
- Quanto ao câmbio ele pretende reduzir o câmbio (mas não cita como) o q me faz crer que ele pretendo voltar ao sistema de câmbio fixo, a final é a unica forma de derrubar a taxa básica sem explodir o câmbio. A propósito acho q é um péssimo modelo põe expõe o país inteiro a um risco desnecessário.

Quanto ao liberalismo, acho q vivemos em mundo diferentes pq em todos os lugares em q o liberalismo tem sido testado de vdd (sem corporativismo) tem dado certo!

Quando a investir em ciências isso sim é um ponto q eu concordo, não da pra crescer sem inovação, porém a que custo? Isso tem q ser levado em consideração.

Por fim, acho q qualquer pessoa que entenda um pouco sobre economia, geopolítica e história deveria ler para entender a onde estaria se metendo ao eleger Ciro gomes.

Bruno Palmeiras 09/07/2021

ótima analise politica e econômica do brasil atual
Ciro faz um ótima analise politica e econômica do brasil atual, com dados históricos mostrando como damos mais importância para coisas menos relevantes, como a corrupção (importante combate la, mas não se o foco principal como nos fazem crer), ao invés de focamos em problemas muitos mais sérios como uma divida não auditada e obscura, os juros exorbitantes dessa divida , a sonegação/evasão fiscal e a previdência do alto escalão do funcionalismo publico e militares.
pontos negativos: Ciro faz uma defesa, velada, de períodos econômicos da ditadura (apesar de deixar claro q não adianta ter um economia forte sem liberdade) e uma defesa clara de Getúlio, um ditador.
outro ponto que discordo do Ciro no livro: nacionalismo, mas ai como e uma opinião pessoal não muda minha analise ao livro. e claro, ele em um forte viés autoritário q para mim passa longe doq defendo como sociedade.
Thárin 09/07/2021minha estante
Ótima resenha!

Roberto 06/06/2021

Neste livro, Ciro Gomes compartilha seu projeto de Brasil, construído em parceria com diversos intelectuais e depois de anos de debates em universidades, sindicatos e outras instituições do país. O autor, que tem experiência tanto acadêmica quanto política, segue a seguinte metodologia em sua obra: define os problemas nacionais, apresenta um diagnóstico da situação atual e propõe soluções para os problemas tratados.

No balanço histórico que faz do nosso país, Ciro aponta o período entre a década de 1930 até a década de 1980 como um momento de grande crescimento econômico e social, devido às políticas desenvolvimentistas implementadas entre nós. Os anos que compreendem o final da ditadura militar até os dias de hoje, devido a políticas econômicas que fomentam o rentismo e o parasitismo do Estado pelas nossas elites, o Brasil mergulhou em uma profunda crise e perdeu a posição que havia alcançado de oitava economia do mundo.

Dois elementos dessas deletérias políticas, a austeridade fiscal e os altos juros da dívida pública, têm como efeitos perversos a baixa no investimento em serviços públicos, a desindustrialização, a redução dos empregos e o enriquecimento cada vez maior da plutocracia brasileira, proporcional ao empobrecimento da nossa população, dentre outros. Para combater esses problemas, o autor propõe o investimento estatal nos serviços públicos (principalmente na Educação, na Saúde e na Segurança), a coordenação do Estado sobre a Economia, a articulação entre academia, empresários e trabalhadores, a adoção de uma escala progressiva de impostos por meio da qual quem ganhe mais pague mais, dentre outras medidas, inspiradas nos modelos social democratas adotados no Sudeste Asiático, principalmente em Singapura.

Acredito que Ciro Gomes seja hoje o político que apresente o melhor projeto para o Brasil (isso se ele não for o único político entre nós que realmente tenha um projeto de pais). Voto nele desde 2002 (a primeira eleição da qual participei, ainda com 16 anos), falhando apenas em 2006, quando estava no PSOL e votei no partido de cima a baixo. Concordo que hoje o trabalhismo se configure na melhor e mais viável face da esquerda nacional. Ainda assim, algumas ideias apresentadas no texto me incomodam, como a consideração de que Juscelino Kubitschek e os primeiros governos militares pós 1964 estejam na mesma esteira do trabalhismo de Getúlio Vargas e João Goulart. Nesse ponto, concordo com outro trabalhista, Darcy Ribeiro, que apresenta aqueles governos como totalmente opostos ao projeto nacional de Vargas e Jango.

Em alguns momentos o livro soa capitalista demais para mim, que brinco dizendo que sou comunista não praticante, mas, se um dia viermos instaurar o socialismo no pais, melhor que seja sobre o Brasil sonhado e planejado por Ciro Gomes.