Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Marco.Baptistini 13/02/2021

Renascimento do trabalhismo
Livro fundamental para entender a social democracia brasileira, e sua vertente histórica mais potente, o trabalhismo. Ciro Gomes apresenta seu projeto de retorno a uma tradição esquecida no Brasil com o advento do neoliberalismo em terras tupiniquins nos anos 80. Faz uma defesa enfática do legado varguista, do trabalhismo e da tradição da social democracia europeia. Alguns dados apresentados são interessantes, como o fato de o Brasil ter sido o país que mais cresceu no mundo entre 1930 e 1980. Faz criticas duras ao marxismo e ao liberalismo por serem internacionalistas, não respeitando a soberania nacional. Faz críticas duras aos tucanos e ao lulo-petismo por aderirem ao consenso neoliberal. A saída de nossa crise está no nacionalismo, na condução econômica estatal, mas sem abolição da propriedade privada, no industrialismo e na ênfase de uma revolução educacional. Ênfase na defesa de uma esquerda que volte a se debruçar nos aspectos econômicos e não somente em pautas identitarias. Defende que a sociedade brasileira é conservadora e tenta amarrar nisso uma defesa de uma respiritualizao da sociedade, que seria a defesa de um norte valorativo da vida ao invés do consumismo desenfreado.

Ranielly.Batista 10/02/2021

Adoraria ver o projeto em prática mas me incomodou um pouco o tipo de escrita panfletária, e algumas vezes reducionista em algumas conclusões. Ainda assim, é válido e fluido.

IgorX96 10/02/2021

É uma boa análise e projeto, mas...
O livro é uma boa análise do Brasil e muitas das soluções apontadas pelo Ciro são válidas e necessárias, como as reformas tributárias para taxar os mais ricos, o desenvolvimento industrial do país e de sua soberania nacional, enfrentando os imperialistas, etc.
Porém, falta força em Ciro, e principalmente no PDT, para ter bases para esse projeto, visto que em seu próprio partido há movimentos fascistas e uma "oposição" que sempre vota com o governo e contra os trabalhadores. Como confiar?
Além disso, Ciro vê a social-democracia europeia como modelo final a se alcançar. Ao meu ver a social-democracia é um ponto de partida para uma sociedade mais justa e sim, socialista.
Ainda assim, como eu disse, é um livro extremamente válido para se debater soluções para o Brasil atual. Recomendo.

jonasamster 28/01/2021

Cumpre o que promete. Impossível ler e não ficar otimista, apesar de tudo.

Jackson 26/01/2021

O dever da esperança
O livro apresenta 3 partes
A primeira trata da história política e econômica dos anos 1930 até a promugação da constituição de 1988.
A segunda parte trata essencialmente do projeto de governo e ideários políticos de Ciro, muito bem elaborado, com muitos dados técnicos que para um leigo em economia pode ser difícil essa parte do livro.
A terceira parte, Ciro discorre sobre o que é esquerda e direta, remontando à França do século XVIII e trazendo aos dias atuais o entendimento contemporâneo dessas classificações.
O livro termina com o discurso emocionante de Ciro, muito bonito, pega no coração.
É um livro razoavelmente fácil de se ler, esclarecedor, enfim... Recomendo muito!

Alisson 10/01/2021

Tratado
É mais que um livro, é um Tratado de Reconciliação Nacional.

LisboaPB 08/01/2021

Ciro aponta algo que devemos colocar em nossas cabeças: a necessidade de termos um governante que nos lidere e represente com um grande projeto nacional de desenvolvimento.

Agora quais as suas características? Ciro apresentará suas opiniões e visões.

Somente um erro grosseiro que vejo é sua visão equivocada sobre o neoliberal. Em boa parte de seu livro suas críticas voltaram para os neoliberais mas suas intenções diziam que as críticas eram para os liberais e não neoliberais.

Me deixou em dúvida e contestação.

As críticas que ele faz sobre o PT são interessantíssimas, digmas de serem ouvidas para refletirmos um pouco mais.

O importante é estarmos unidos para construírmos um país mais justo e digno de orgulho.

Alexandre.Nunes 30/12/2020

Uma solução para o Brasil
Um livro de um político experiente mostrando suas soluções práticas para um país que não sabe o caminho a seguir.

Rodrigo 24/12/2020

Incrível
Se vc não conhece a vida de Ciro, sugiro conhecer antws de ler o livro.
Bem o livro é mais do mesmo, não trás novidade. Parece material de campanha eleitoral. As propostas aqui detalhada são propostas de passados não cumpridas. Não vejo diferença nos dia de hoje.
Faka muito mal de outras administrações e enaltece a sua.
Acho que está pedindo voto.
Recomendo a leitura p/ nível de conhecimento. Mas não trás novudade como disse antes.

Lucas 21/12/2020

É bom lembrar que tem quem tenha um projeto de governo e de país
Fico feliz de saber que há políticos que tem projeto de governo e de país. Difícil não politizar esta resenha... Na verdade impossível. O livro é escrito por alguém da política, Ciro Gomes, com posicionamento e aspirações.
Contudo, a leitura é interessante para saber como ele pensa e o que pretende/deseja para o país. Sinceramente me pergunto se o Bolsonaro conseguiria escrever um livro assim com coerência. Critico não sua posição ideológica de extrema direita, mas sua ignorância, sua maldade e estelionato eleitoral. Imagino quantos possam ter se decepcionado com as práticas de seu governo, com sua luta pela não vacinação do povo enquanto abafa os relatórios da Abin...
Não assumo que Ciro pense de forma perfeita e tenha a solução para tudo. Na verdade, há vários pontos que me dão dúvida ou discordo. Mas, diante do que vivemos, diante de um governo que cria crises políticas e ideológicas, ler um livro explicativo e, em certo nível conciliador, dá esperança.

Alan.Nina 20/12/2020

Ciro Gomes e a esperança
O Brasil vai mal das pernas, isso é fato, independente de qual corrente ideológica você apóia. Por isso é tão necessário um livro como esse, que resgata a auto estima do povo brasileiro e cumpre seu papel de promover esperança em dias melhores, trazendo muitos dados.
O Ciro Gomes escreve muito bem, e por mais que você não seja de esquerda, é inegável que estamos diante de um grande intelectual, preocupado com nossa nação. Uma ótima leitura para se compreender o Brasil de hoje e para vislumbrar um futuro ao país.

Pedro Moura 20/12/2020

Esse livro traz um projeto para o país, muito bem traçado, feito por um político que demonstra ter total conhecimento sobre a realidade do país e os rumos que devemos tomar para termos bons resultados futuros.

Eduarda Alves 12/12/2020

Coerente e honesto.
No momento atual que o Brasil se encontra, não podemos nos deixar iludir por promessas falsas e vazias, muito menos por populistas. A política, é necessária a vida de todos, independente de você gostar ou não de debater sobre ela. Não falar sobre política foi justamente o que nos colocou aqui, pois a ignorância de um povo sobre sua história, faz esse mesmo povo repetir os erros cometidos no passado. Nesse livro, Ciro Gomes fala com muita franqueza e segurança sobre os problemas do país, inclusive, me surpreendendo bastante em relação ao vasto conhecimento acerca dos assuntos aqui apresentados. Não generalizando a discussão em torno de dois ou três tópicos, mas fazendo uma análise minuciosa desde os anos de 1930 até os dias atuais. Não economizando em críticas (e autocrítica) a esquerda, ele formula o que chama de "Projeto Nacional" com o intuito de fazer o Brasil voltar a se desenvolver, e como consequência o povo brasileiro se desenvolver em conjunto. Apesar da linguagem mais técnica, o livro no geral é de bom entendimento, o projeto, apresentado por ele, é totalmente plausível e coerente. Sem mais delongas, o livro é muito bom, e desenha muito bem o futuro que nos aguarda caso nós não fizermos nada para acabar com a situação que se encontra hoje. Afinal, não podemos esperar até que seja muito tarde para dar um jeito no país.

Phillipe Luiz 07/12/2020

Desafios e ideias para um País emancipado
Vários pontos interessantes, livro de coragem de expor as ideias para a construção de um país melhor, pois aponta caminhos e estabelece margens que muitas vezes podem incomodar o poder instituído em nosso país.
O mérito do autor é na sua autenticidade e coragem para delimitar os caminhos e apontar as forças que impedem que um projeto de desenvolvimento se estabeleça. É justamente essa autenticidade o que tornará a caminhada para um possível presidenciável ainda mais difícil, mas como o próprio autor indica, não há outro caminho que permita mudar de fato a realidade inexorável a qual encontra a percepção do Brasileiro sobre o Brasil.

Holmes 22/11/2020

Uma boa análise sobre o Brasil
Para entender um pouco mais sobre as características políticas e econômicas do Brasil. Um bom livro.