Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

ZeusTruqueiro 16/05/2022

Um convite ao debate
Sempre questionei a ausência de um propósito unificador para nosso país. Com a forte influência norte-america, não é difícil ver escritos e falas que afirmam "a influência, o poder, o desenvolvimento dos EUA enquanto Estado-nação, vem a frente de partidos ou de ideologias". E com poucas exceções este dogma segue presente por lá até hoje.
Este livro, escrito por Ciro Gomes, trás a luz um projeto/ideia de desenvolvimento aos moldes e a realidade brasileira, afinal, qualquer projeto de nação por aqui não pode copiar in totum modelos europeus, asiáticos ou norte-americanos, por motivos óbvios de geografia e cultura.
Longe de ser uma verdade, ele se apresenta mais como um apanhado de ideias humildes, no sentido de serem debatidas em sociedade e reformuladas a necessidade. Ambiciosas, mostrando que temos condições e aptidões para nos levar até o objetivo, e esperançosas, quando nos remete a valorização, já perdia em muitos casos, do orgulho de pertencer a este país rico, miscigenado, unido na fala, chamado Brasil.
Para aqueles que se interessam por política, que se interessam por um debate sério sobre planos de desenvolvimento de nosso país e que quer ter fundamentos para levar a cabo um debate mais construtivo, este livro pode ser uma boa pedida.
Estamos em ano eleitoral, este livro me veio na curiosidade de vislumbrar algum projeto de país mais sério, longe de debates rasos e cortinas de fumaça. Espero de verdade que as ideias deste livros possam sair destas páginas e entrarem nos debates eleitorais deste ano e do futuro, nos projetos de governos. Precisamos, enquanto povo brasileiro, retomar nossa autoestima e vislumbrar o país incrível que temos em mãos e nosso potencial vanguardista de influenciar e ditar mundialmente as decisões nos desafios econômicos e ecológicos que nossa realidade mundial nos apresenta.

Kika.Castro 03/05/2022

Meu voto é Ciro Gomes para presidente do Brasil
O que um candidato, seja lá o cargo, precisa para conquistar o seu voto? Você já leu as propostas do seu candidato à presidência do Brasil? Pois eu já, Ciro Gomes argumenta os seus projetos para a presidência em um livro de aproximadamente 270 páginas.

O político Ciro aborda diversos temas desde a saúde até o projeto para a indústria. Durante a leitura fica evidente como ele domina os assuntos e assume a responsabilidade de executá-los.

No decorrer da leitura, Ciro aborda a história do Brasil, os feitos do plano real e também como Ministro da Fazenda durante o governo de Itamar Franco na década de 90. Além disso, o candidato fala sobre seu desejo de governar o país, faz críticas ao governo do PT e também o posicionamento da esquerda e da direita.

Outro ponto que chamou a minha atenção foi sobre a argumentação do consumo por status e como isso afeta a nossa sociedade e como precisamos ficar alertas sobre essa cadeia de consumo desenfreada.

O político também explana sobre o impacto da inflação no país e como é possível reverter essa crescente exagerada do nosso sistema econômico.

Em determinados capítulos, Ciro fala sobre os seus feitos e de seus irmãos no mundo político, chega ser até engraçado como ele fala e comenta o legado de cada um no Ceará.

Redigido antes da pandemia, o autor explica que não aborda a pandemia, mas não deixa de falar sobre o péssimo governo que estamos vivenciando.

Mas nem tudo são flores, acredito que Ciro Gomes deveria ser mais claro e simples na hora de escrever, pois há diversos termos e palavras que não fazem parte do vocabulário da maioria dos brasileiros.

É nítido que o Brasil necessita de uma mudança urgente na política, mas para que isso aconteça precisamos de educação e discernimento para escolher alguém qualificado. Por mais que eu apoie o Ciro, eu sei que ainda teremos dificuldades para gerenciar o nosso país, mas é bom saber que existe alguém capacitado e com vontade de mudar, a polarização só dificulta a nossa evolução e também alimenta a ira dentro de nós.

Jon 28/04/2022

Esperança! Excelente experiência literária, valeu demais.
Um livro com um ótimo conteúdo, uma excelente contribuição, muito enriquecedor. Nossa nação acumula problemas crônicos que afetam o desenvolvimento nacional e a qualidade de vida da população, além de comprometerem o futuro do brasileiro. Estes problemas são complexos e precisam ser resolvidos com urgência, para tal, é preciso um projeto viável, com planejamento e compromisso, estratégias inteligentes, transparência e habilidade politica. O autor desenvolve o conteúdo do livro dentro desta perspectiva, trazendo fatos históricos acerca de assuntos relevantes para o país, suas visões politicas pessoais e apresentando suas soluções para os problemas mencionados, com destaque para os setores econômico e social.

Foi muito coeso na maior parte do livro, e tem razão em muita coisa. Não concordei com alguns aspectos do discurso dele e nem de algumas soluções que ele colocou, mas, sem problema, entendo que faz parte do debate politico (saudável e democrático), está muito claro que o cara não está acomodado, pelo contrário, está insatisfeito, assim como milhões de brasileiros, porém, está arregaçando as mangas, quebrando a cabeça em busca de caminhos menos tortuosos para o nosso futuro.

Foi uma ótima experiência literária, despertou em mim um intenso sentimento de esperança para continuar firme e forte na luta por um país decente, próspero e menos desigual. Parabéns ao autor, muito dedicado e conhecedor, com uma posição forte e serena sobre muitos assuntos relevantes e que com muita seriedade e pés no chão, apresentou um conjunto de soluções viáveis, sem "pirotecnia" ou discursos populistas. Recomendo fortemente esta leitura.

Edu021 26/04/2022

Ciro tem um plano
Tenho minhas ressalvas ao Ciro, mas, no meio desse deserto de ideias e projetos que é a política tupiniquim, considero fortemente dar uma oportunidade ao nosso amigo. Inegavelmente inteligente, ele realmente parece saber que caminho seguir. Se é o melhor e se irá conseguir, não sabemos; contudo, pior do que temos hoje ele não seria.

João Sales 19/04/2022

Ciro Gomes
Nesta obra Ciro Gomes além de desenhar um panorama sobre a situação económica nacional expõe o que ele entende ser uma proposta de governo para o país. Vale a leitura e/ou buscar entender o que ele propõe.

Todo o conteúdo do livro é facilmente encontrado em entrevistas do candidato. Não entendo que seja realmente necessário ler o livro pra entender a linha que Ciro Gomes segue.

Daniel1906 19/04/2022

Projeto Nacional
Gostei do livro, sobretudo por ter lido na sequência de O Estado Empreendedor. Na minha visão, os dois autores convergem muito. Ambos pensam no estado como principal indutor do desenvolvimento, contrariando o senso comum neoliberal.
O projeto nacional do autor é realmente muito interessante e me pareceu viável. Tenho a impressão, no entanto, de que nossa elite do atraso não mediria esforços para atrapalhar.
Yvan 20/04/2022minha estante
Não terminei o livro ainda mas imagino que o final seja esse que vc falou

Daniel1906 20/04/2022minha estante
Bacana Yvan! Eu achei que a leitura foi proveitosa, tomara que seja pra ti também!

Vidal 16/04/2022

Quem dera esse projeto saísse do papel
Vendo esse livro a gente vê que de fato falta um projeto para o Brasil, aqui os governos assumem e deixa a vida levar, vão resolvendo ou tentando resolver os problemas conforme eles aparecem, projeto não existe, se existe é so voltado a vida pessoal de quem governa e seus amigos.
O livro mostra em números e com exemplos o que pode ser feito, principalmente no que tange a educação e a diminuição da desigualdade social.
Porem isso vai ser difícil de acontecer no Brasil, fui lendo o livro e fiquei com sentimento sabe de impotência de ver que temos tudo pra mudar mas não vamos mudar.

Japa 15/04/2022

Por detalhes não dei 5 ?
Vou começar do começo. Eu gostava das ideias do Ciro Gomes em meados de 2013/15e até já votei nele, mas as recentes polêmicas em que ele se envolveu nos últimos anos acabaram fazendo com que eu me desencantasse. Adentrei a partir dos mais centrados na parte esquerda do espectro político e abandonei minha semi-idolatria ao Ciro.

Alguns amigos meus acabaram por se filiar ao PDT (atual partido do Ciro) por conta de grandes ícones da política e educação brasileiras como Brizola, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, e o próprio Ciro. Nunca deixei de olhar para a parte centro-esquerda do espectro, só havia perdido o interesse que antes eu tinha, mas com essa aproximação de amigos meus à ideologia do PDT e aos grandes pedidos deles para que eu lesse esse livro, acabei comprando para ler.

Curti bastante, para ser sincero, apesar de não ter botado muita fé antes de começar a ler. É um livro muito bom, realmente. Ciro escreve muito bem, tem ideias muito bem fundamentadas e estudadas, tem realmente um grande e admirável projeto para o Brasil.

a leitura e leve, com poucas palavras difíceis para o público leigo.Claro que eu não concordo com tudo que eles voltou, mas tudo que ele disse aproveitável de alguma maneira. inclusive, ah no final do livro um direcionamento aos que possuem indicações ao autor, achei isso extremamente interessante para montagem de um pensamento político democrático, que é uma constante no pensamento mostrado no livro todo.

Hugo.Lousada 26/03/2022

Por detalhes não dei 5 ?
Vou começar do começo. Eu gostava das ideias do Ciro Gomes em meados de 2013/15 e até já votei nele, mas as recentes polêmicas em que ele se envolveu nos últimos anos acabaram fazendo com que eu me desencantasse. Adentrei a partidos mais centrados na parte esquerda do espectro político e abandonei minha semi-idolatria ao Ciro.

Alguns amigos meus acabaram por se filiar ao PDT (atual partido do Ciro) por conta de grandes ícones da política e educação brasileiras como Brizola, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e o próprio Ciro. Nunca deixei de olhar para a parte centro-esquerda do espectro, só havia perdido o interesse que antes eu tinha, mas com essa aproximação de amigos meus à ideologia do PDT e aos grandes pedidos deles pra que lesse esse livro, acabei comprando pra ler.

Curti bastante, pra ser sincero, apesar de não ter botado muita fé antes de começar a ler. É um livro muito bom, realmente. Ciro escreve muito bem, tem ideias muito bem fundamentadas e estudadas, tem realmente um grande e admirável projeto para o Brasil.

À todos que gostam de história e política brasileira, principalmente a pós redemocratização (pós ditadura militar brasileira), eu recomendo demais o livro. Deve ser o livro de cabeceira dos progressistas brasileiros, não tem como ser diferente.

Há em alguns momentos certas generalizações que o Ciro faz, principalmente quanto à filosofia política dos grandes clássicos, mas isso dá pra relevar. É um grande livro pra podermos entender como a política deve progredir no Brasil tendo em vista um crescimento e independência econômica que não tivemos nos últimos 40 anos.

A leitura é leve, com poucas palavras difíceis para o público leigo. Claro que eu não concordo com tudo que diz o autor, mas tudo que ele diz é aproveitável de alguma maneira. Inclusive, há no final do livro um direcionamento aos que possuem indicações ao autor, achei isso extremamente interessante para a montagem de um pensamento político democrático, que é uma constante no pensamento mostrado no livro todo.
carlos odeia calvo 25/06/2022minha estante
Mas você deu 5 meu parceiro de foda. agora se você estiver falando da sua bunda pode me dar sim, estarei a disposição para apreciar esses seus cabelos sedosos e suas 2 entradas. bjos nos testiculos, carlos

FANunes 14/03/2022

Excelente leitura!!!
Um livro que aborda os problemas do nosso País e o mais importante, como resolvê-los!! De uma maneira geral o livro traz o que o Ciro fala em suas entrevistas, em seus debates, a diferença é que no livro você pode checar as referências e os dados citados com calma. Para quem quer entender como o Brasil se perdeu em termos de desenvolvimento e o que deve ser feito para retomar esse desenvolvimento este livro é de leitura obrigatória.

Gustavo.Martins 12/03/2022

O dever da esperança política
Excelente. Ciro Gomes desenha nesse livro o projeto nacional desenvolvimentista que deseja para o pais. É o único (os demais eu vou procurar saber ao longo dos próximos meses) candidato a presidência que tem um projeto claro e acessível.

Além de fazer uma revisão histórica simples e necessária no início, ele fala dos cenários, desafios, e propõem soluções realistas - mesmo que difíceis politicamente de serem postas em práticas.

Só recentemente passei a buscar entender de política ativamente, através do canal da Gabriela Prioli no youtube, e muito do exposto no texto: esquerda, direita, neoliberalismo, neocolonialismo, interferência dos EUA no Brasil, prostração do governo federal aos interesses externos, etc; que para muitos é assunto trivial e já bem entendido, foi pra mim uma grande construção da visão de mundo que sempre fui cego. Nesse ponto, tenho apenas elogios ao Ciro, e pretendo ler mais dele para continuar esse desenvolvimento de ideias?. O autor também cita inúmeras referências, e como um estudante de nível superior, muito me agrada ver um texto bem embasado, tomei nota de algumas para conhecer futuramente, como os textos de Mangabeira Umber.

Por fim, esse livro me deu esperança de construir o Brasil trabalhista que conheci no ensino médio, industrializado, forte, rico, e soberano ??. Eu amo essa terra tupiniquim, e ver o quanto o sonho de nação foi interrompido, o quanto o nosso povo é confundido por discursos de um politiquês e economiquês tosco, é muito triste.

Eu tenho esperança.

Arthur 27/02/2022

Social democracia e desenvolvimento industrial
Como iniciar essa resenha? Bom, primeiramente fui eleitor de Ciro Gomes em 2018 por considerar que era condição sine qua non para o processo democrático que a sua candidatura saísse forte daquele pleito. O motivo: Ciro acrescenta muito ao debate, mesmo não sendo a via mais forte. E é aí onde eu quero chegar. De fato, hoje, quem mais fala de um projeto de país entre os pré-candidatos a presidência é ele, coisa que faz questão de enfatizar algumas vezes durante o livro. O projeto em questão perpassa, basicamente, por fortalecer a indústria nacional. Modelo baseado nos países da Europa Ocidental e da Ásia (Tigres Asiáticos, principalmente). Seria a partir do fortalecimento da produção industrial nacional - seja a partir do capital estatal ou privado - que viriam as demais reformas necessárias ao país. A maior parte delas descrita no livro. Aqui uma ressalva: embora cite as influências do seu pensamento em relação à educação, enquanto professor senti um pouco de falta de detalhes sobre a citada reforma educacional.
Ciro é também, fora as candidaturas mais radicais de esquerda, o único a falar abertamente em revogação das "reformas da morte" (teto de gastos e reforma trabalhista). Ok, e quais os problemas do projeto? Basicamente, qual seria a base social para enfrentar o rentismo e o lobby presentes na vida pública do país? Não nego a habilidade política de Ciro Gomes, no entanto, não imagino - até então - que ele tenha essa base.
E por que não dei 5 estrelas para o livro? As vezes achei que Ciro incorre um pouco no personalismo, que ele mesmo critica (com razão). Mas admito que pode ser apenas uma impressão.
No geral, é uma boa leitura acessível e necessária para os brasileiros, independente da posição política. É inegável que Ciro Gomes agrega muito ao debate nacional.
raquelrocha 02/03/2022minha estante
Confesso que tenho curiosidade para ler esse livro, porém tenho muito receio. Não gosto da abordagem de Ciro em vários assuntos, e muito menos o partido dele. Depois de sua resenha pode ser que eu tente ler.

Arthur 02/03/2022minha estante
Oi, Raquel. Te entendo perfeitamente. Nos últimos anos Ciro (e o PDT, pobre Brizola) tem me incomodado também. Mas mesmo assim, do ponto de vista das ideias, eu penso que ele é fundamental ao debate nacional. E justamente por isso penso que conhecer o projeto dele é interessante. Acho que vale a pena dar uma chance.

Eng° Alan 22/02/2022

Bom livro, grande político
Ciro Gomes fez um bom trabalho nesse livro misturando um pouco de história do Brasil com uma análise crítica e técnica do cenário atual e de maneiras e soluções para contornar.

Ele demonstra suas ideias de projeto para o Brasil em diversas áreas estratégicas mas sem oferecer nenhum milagre que irá transformar o país do dia para a noite.

É um projeto interessante que valia a pena arriscar e dar a chance de um mandato à frente de nosso país para Ciro.