Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Lucas 02/11/2020

Fundamental para compreender os desafios do Brasil hoje
Neste livro, Ciro Gomes traça um diagnóstico da conjuntura social, política e econômica do país, levando em consideração, ainda, a conjuntura geopolítica do mundo. Em seguida, de modo bastante concreto, apresenta propostas para que o Brasil supere a crise. Ao fim, faz uma análise do papel desempenhado pela esquerda, propondo uma nova forma de atuação política. Trata-se de uma leitura fundamental para o atual contexto do país, uma vez que o livro oferece uma visão abrangente, pragmática, crítica, e coerente com os problemas atualmente vivenciados.

Victinhodoagro 25/10/2020

Necessário
Um livro extremamente necessário para entender do o Brasil realmente precisa. Grande Ciro

Lindomario 16/10/2020

Seria Ciro apenas um bom vendedor?
Essa foi a pergunta que me conduziu até a leitura deste livro. Sou do Ceará, onde se admira e se critica Ciro na mesma medida. Vou ocasionalmente a Sobral e acompanho o desenvolvimento da "Princesa do Norte" uma cidade bem cuidada que adquire ar de cidade planejaada. Em Fortaleza, que seu grupo político comanda, observo também grandes mudanças na infraestrutura e gerenciamento, apesar de desafagens em setores específicos.

Mas seria Ciro apenas um bom vendedor? O livro entrega o que seu título apresenta: esperança. Focado em apresentar o cenário sob sua ótica de forma surpreendemente clara, ao mesmo tempo que apresenta suas propostas.

Um ponto que me chamou a atenção é que no final do livro ele apresenta o trabalhismo brasileiro como uma alternativa a disputa de esquerda/direita. Neste momento entendi a função do livro.

A única coisa que posso afirmar com precisão é que comprei. Não sei bem o que, mas comprei.

Marcelo 12/10/2020

Uma proposta para enfrentar os desafios de nossa nação.
Um livro onde podemos ver pistas do caminho para a reindustrialização do Brasil e dos grandes desafios atuais e de um futuro próximo de nossa nação

Galvis 11/10/2020

Por que o Brasil ainda não deu certo?
Autoconhecimento é fundamental para nossa autonomia como indivíduos. Projeto Nacional: o dever da Esperança, de Ciro Gomes, mostra que, no plano político nacional, o ?autoconhecimento? enquanto nação tem o mesmo peso - talvez até mais, considerando seu impacto coletivo.

Ninguém duvida do potencial e da diversidade energética e cultural brasileiros, e a proposta desenvolvimentista de Ciro considera essas particularidades enquanto propõe um projeto espelhado nos exemplos mais bem sucedidos de nação: nem Estado mínimo, nem Estado total, mas Estado necessário.

A Internet, a bomba atômica e outros avanços tecnológicos de relevância geopolítica inegável vieram de investimentos do Estado. Ainda assim, a mitologia neoliberal insiste em demonizá-lo. Está mesma ideologia condena o funcionalismo público mas desconhece que nos Estados Unidos (a princesa de seu discurso) 14,8% da população ocupa cargos públicos contra 11% no Brasil.

Segundo Ciro, globalistas de várias tendências ideológicas tentam minar o papel do Estado-nação. A intenção deles? Colapsar o desenvolvimento dos países - especialmente os em desenvolvimento - e colocá-los a serviço de seus respectivos projetos neocoloniais. E mais, a instabilidade que o Brasil viu nas últimas décadas - o teatro da Lava-Jato aí incluso - viria desses exatos interesses.

Mas Ciro não faz disso uma tragédia inevitável e apocalíptica. Mostra dados que embasam seus pontos de vista e detalha exemplos bem sucedidos daqueles que se recusaram a abaixar a cabeça e assumiram a direção do seu desenvolvimento. China, Japão, Singapura, Suécia, Noruega...

Sem esquecer do plano interno, Ciro apresenta como o nosso sistema financeiro se tornou viciado no ?rentismo? (viver de renda e dos juros altíssimos), de como ele contribui pra o nosso atraso e como todos os últimos governos se renderam a ele. Além disso, denuncia o sucateamento do complexo industrial e científico brasileiro, enquanto entregamos de mãos beijadas - ora pra os EUA, ora pra China, ora para outros países - nossos recursos naturais. As nossas contas não fecham vivendo de commodities.

Engoli vários sapos lendo o livro. Inclusive me vi obrigado a encarar certos fatos que considerava ?conspiração?. O livro é um alerta mais que necessário; resume bem a nossa história e apresenta um Projeto Nacional otimista - o que, confesso, me dá um certo nível de desconfiança.

Um livro essencial para pautar o próximo debate presidencial e uma alternativa tanto ao conspiracionismo histérico, quanto à demagogia oportunista que impregnam a bipolarização e o fanatismo políticos.

Hernandes 04/10/2020

Ciro é um político com projeto.
Projeto Nacional: O dever da esperança – Ciro Gomes.
O presidenciável Ciro Gomes apresenta um inteligente trabalho de análise dos problemas brasileiros, contextualizando no tempo e fatos políticos que originaram nossas mazelas mais relevantes. Para cada abordagem o autor faz uma análise histórica, determina a correção necessária e apresenta soluções elaboradas com base em experiências vivenciadas nos diversos cargos públicos que enriquece seu currículo, ou de ações exitosas em terras estrangeiras e nacional, parametrizadas no respeito às particularidades de cada caso e demanda a ser atendida, sempre orientado por fartos dados numéricos e competente interpretação deles.
No campo da política partidária causa estranheza a forma respeitosa com que o autor trata os eleitores bolsonaristas, procurando até mesmo justificar seu advento, em oposição à maneira pouco interessada no eleitor lulopetista, por vezes até agressiva, ainda que tenha havido problemas nas relações partidárias nas eleições de 2018, esse eleitorado tem representatividade pra colocar um candidato no segundo turno, entretanto, empatizar com esse nicho, que a princípio tem posições mais próximas das defendidas no livro, não parece que interessa ao autor.
É um texto bom, esclarecedor e escrito de uma maneira que transmite ao leitor a impressão de ouvir o autor argumentando em seminário e, principalmente, exibe um político com objetivos e com receituário para alcançar os resultados. Goste ou não de Ciro Gomes, fato é, ele se preparou para o cargo de Presidente do Brasil e conhece o país e seus problemas em profundidade, quando não, não se acanha em informar de seu desconhecimento quanto a solução, como fez no capítulo da segurança pública, e ainda assim revela conhecer a matéria e quais medidas já se mostraram ineficientes.
Ciro Gomes pavimenta seu caminho para o sucesso de um eventual governo na reindustrialização do país, promovida pelo empresariado nacional, orientado por políticas que, naturalmente, estimularão a vocação empreendedora do Brasil que sempre se mostrou capaz de realizações excepcionais.
É uma boa leitura e excelente reflexão.

Diego 26/09/2020

Ciro Gomes e sua eterna luta contra o rentismo
O livro é muito interessante em seus diagnósticos dos problemas brasileiros, notadamente o principal deles: vale mais a pena ser rentista no Brasil do que ser empresário ou dono de fábrica. E evidentemente que isso é uma sentença de morte ao nosso desenvolvimento.

Ao longo de suas páginas, Ciro Gomes não poupa nem esquerda e nem direita de suas duras observações. Bota o dedo na ferida nas bobagens de governos petistas -- que continuaram com a farra do rentismo.

Já nas últimas páginas, o autor dá palavras de esperança. Diz que nosso sincretismo e nossa mestiçagem são potenciais de um grande povo. E que uma falsa ciência social nos fez acreditar durante décadas que o brasileiro seria naturalmente corrupto. Tudo balela para dar de bandeja nossas consciências para potências estrangeiras colonizarem.

Tendo sempre em mente que estamos lendo o texto de um político, e ainda por cima candidato à presidência, aproveitamos muito as análises de Ciro Gomes. Seja para concordar ou criticar, trata-se de um estudo necessário e sério. Recomendo a leitura.

Luana.Rayalla 05/09/2020

praticamente um plano de governo
eu acho que o livro é bastante valido para quem não conhece o Ciro Gomes e suas ideias. Para mim não fez muita diferença porque já conhecia suas ideias.

Milenia 04/09/2020

Esperançar
A melhor mensagem da leitura é a de que não devemos tentar prever o futuro ou esperar pra ver e, Sim, construir nosso futuro. E esse é o dever da esperança, fazer acontecer.

Dalves 30/08/2020

Instigante e motivador!!!
Independentemente de qualquer apreço político ou afinidade às ideias de Ciro Gomes, não se pode (nem de longe) negar sua profunda inteligência e entendimento dos problemas do país. As vezes, chega a ser assustadora tamanha compreensão, seu senso de justiça social e o afiado pragmatismo na proposição de alternativas.

Vale muito a pena, ainda que você não tenha qualquer identificação aos seus pensamentos, direito de todos. Porém, conforme exposto no livro, o debate fraterno, respeitoso e inteligente, no campo das ideias, constitui o dever de cada um de nós.

Gutierrez.Lellis 17/08/2020

O Dever da Esperança
Mesmo em um momento tão conturbado de nossa história - vivemos praticamente numa distopia -, é preciso não perder a esperança, como o título desta obra de Ciro Gomes deixa claro. E tenho que confessar que ler este livro me devolveu a esperança.
Primeiro, por ver algum político disposto a discutir um projeto claro de país. Não teremos jeito se continuarmos confiando apenas em caudilhos, salvadores da pátria e mitos. Precisamos de ideias. E é um marco simbólico significativo que a discussão dessas idéias aconteça a partir de um livro.
E o autor mostra que o país tem jeito, partindo de dados embasados e num esforço de diálogo bem amplo (ele cita inclusive a Doutrina Social da Igreja Católica).
Apesar de boa parte do livro não ser novidade para quem acompanhou as palestras de Ciro Gomes no último ano, o texto permite uma melhor compreensão do projeto do autor. Recomendo muito a leitura a todos, mesmo aqueles que não concordam com suas ideias.

Paulo 16/08/2020

Talvez um pouco utópico.. mas o autor nos leva ao país que queremos.
Uma combinação de passado, presente e futuro que resgata a esperança pelo futuro do Brasil.

Hostyn 15/08/2020

O início de um debate
É uma excelente leitura para pensar a respeito do presente do país, bem como para mapear estratégias para o futuro do Brasil. Trata-se de uma obra baseada em dados e que pode ajudar os leitores a buscar um pensamento autônomo e científico. O autor, Ciro Gomes, deixa diversas referências de estudos e livros, o que proporciona uma continuidade do assunto fora dos limites do livro.

Você não concordará com tudo o que diz (eu acho), mas parece que se trata de uma leitura obrigatória até 2022.

De Gasperi 04/08/2020

Boa leitura
Ciro deixa claro o seu pensamento e projeto de país, é um bom livro, não é preciso concordar com o todo para apreciá-lo. A mensagem que passa é muito importante: a esperança em dias melhores é um dever construir.