Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Paulo.Matheus 02/03/2024

Tiramos forças de lugares que nem conhecemos para viver. Lutamos para deixar um mundo melhor para nossos filhos, para que eles cresçam e se tornem tudo aquilo que sonham.

Leh150 01/03/2024

Primeiro contato literário com a autora Kristin Hannah, uma historia que prende sua leitura do inicio ao fim, escrita de fácil entendimento...
Uma historia que se passa durante a grande depressão, onde conhecemos as varias situações difíceis que as famílias passaram nesse período. Ocorre no ano de 1934-1936 que nós apresentam situações de desigualdade social, economia, luta pela vida, desemprego ...Leva nos leitores a pensar muito sobre a causa e luta que ocorre nesse período....
Livro intenso em vários pontos , mas apresenta uma mensagem enorme para nós refletirmos e procurar entender ...
Recomendo o livro , venham da uma chance para essa historia maravilhosa.

leeesouzaa 29/02/2024

1 revisão a mais e poderia ter sido livro de vestibular
A primeira parte foi dolorosa de lenta. Me lembrou muito Pachinko, mas sem a parte de ser interessante. Já tinha ouvido falar do evento no qual foi baseado o tema principal da construção da história mas eu achei que se extendeu muito no assunto até chegarmos a segunda parte.
Depois que deixamos a monotonia da areia fica muito mais interessante, toda a questão capitalista, de direitos trabalhistas e ajuda governamental, foi super doloroso de acompanhar, mas foi edificante, trouxe muito mais conteúdo para a história. Sinceramente, essa parte carregou a nota toda nas costas, se não fosse por meio livro de assuntos desnecessários a nota teria sido bem maior.
Terminei com vontade de recomendar para todo mundo, senti que era um assunto muito importante para não ser discutido por todos, MAS nem todo mundo é tão paciente ao ponto de ler meio livro de tortura para alcançar o pote de ouro no fim do arco iris

Gustavo.Fortes 29/02/2024

Depressão ou depressivo?
Ano passado tive uma das melhores experiências com leitura da minha vida lendo o Rouxinol, da mesma autora. Eu não abri....escancarei as portas pra um novo romance dela por conta disso....e percebi que ela segue a linha do sofrimento interminável sufocante.
É evidente que esse fato não desmoraliza a obra, muito pelo contrário. A Hannah tem muita competência. Muita mesmo. Mas é aquela coisa...tem que separar o lenço. Preciso de uns três thrillers seguidos agora pra me recuperar.

Aninha 28/02/2024

Castelos de areia
"Ali, sob o peso da infelicidade, o tempo se arrastava."
(página 203)

Era 1921 e Elsa Wolcott estava prestes a completar 25 anos, sem nenhuma perspectiva de ter sua própria família e, pra piorar, não se sentia bem em sua própria casa. Os pais a tratavam diferente por ter adquirido febre reumática na adolescência e por não ter os atrativos físicos das 2 irmãs. Casamento era pouco provável, pois tinha passado da idade considerada adequada e já estava com o rótulo de "solteirona" pairando sob sua cabeça.

Então Elsa "fugia" e ia se refugiar nos livros e nas tramas envolventes que lá encontrava. Vivia as vidas que não poderia viver de outra forma.

Um dia, porém, ela conheceu um rapaz mais jovem que ela, de família italiana, e pareceu que sua vida, enfim, teria um novo rumo, um futuro promissor. Rafe Martinelli a levou pra casa e a integrou em um novo lar. Não foi fácil de início (gente, evitar spoiler é duro!), mas logo ela se sentiu acolhida pelos Martinelli e começou, inclusive, a trabalhar na propriedade da família em prol do novo lar.

Treze anos depois, a Grande Depressão chegou com seca e tempestades de areia em todo o Texas, acabando com tudo: plantações, criação de animais, reservas pessoais. Não havia comida, nem emprego e Elsa se viu obrigada a tomar uma decisão difícil para garantir a sobrevivência de quem ela amava.

Com uma trama envolvente, Kristin conduz a história de vida dessa mulher e você sente na pele cada dor, cada angústia, cada perda e, claro, cada pequena vitória.

Senti falta de ter informações finais, mesmo que fossem só para o leitor, de alguns personagens. Era como que, ao sair da vida de Elsa, saía da nossa também. Mas, talvez essa tenha sido a ideia: nos deixar sem saber o que aconteceu, nem como obter pistas, como muitas vezes é na vida real.

Vale a pena a leitura!

site: https://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2024/02/os-quatro-ventos.html

Leticia 27/02/2024

Livro envolvente, mas não é o melhor livro desta autora
Gosto desta autora, mas não achei seu melhor livro... Fala da vida de uma corajosa mulher ( Elsa) , sua família e as dificuldades durante a Grande Depressão nos Estados Unidos.

Vitoria444 26/02/2024

Que sofrimento
Meu primeiro contato com a autora foi de choro e tristeza.

Ler esse livro acompanhada do audiobook foi o que melhorou a experiência, logo no começo em um acontecimento específico a autora machucou meu coração, e me tirou lágrimas.

Os quatro ventos conta a história da Elsa e o quanto ela é uma mulher forte e guerreira, mas que ninguém enxerga isso nela. Até que no decorrer do livro ela consegue se encontrar e ter uma família que a ama.

Gostei muito de como a autora descreveu os acontecimentos, apesar de ser bem detalhado causando cansaço. No entanto, a forma que ela abordou a Grande Depressão e a seca em 1921 foi um dos pontos positivos que me conquistaram.

CammisFiggueiredo 24/02/2024

A única parte que gostei do livro todo, foi o contexto histórico. Quem me conhece sabe que amo essa parte nos livros, ter uma visão melhor do que aconteceu e de como as pessoas se sentiram enquanto viviam um marco histórico é a emoção do livro pra mim.
Em relação a leitura, no geral eu achei bem chata. Não me apeguei aos personagens, pra não dizer que não gostei de ninguém, gostei apenas do filho mais novo da Elsa, que era a melhor criança do mundo. De resto... Leiam e tirem suas próprias conclusões.
Monaliza.Moraes 24/02/2024minha estante
Olha ela q famosa

millena77 23/02/2024

Arrebatador
Uau. que livro. um livro triste que vai te emocionar do começo ao fim, apesar da esperança de cada personagem presente a tristeza é presente em todos os momentos dessa história
um livro incrível que recomendo muito!!!
escutei o livro e não me arrependo de forma nenhuma de ter lido ele, nunca pensei q esse livro ia me pegar da forma como me pegou e tb nunca nem pensei em lê-lo, aconteceu e foi incrível.

#MLV-BETA
23/fev/24

Julia 23/02/2024

Um livro sobre a força implacável de uma mãe.
Não era que medo não fosse importante. O mais importante, porém, eram as escolhas feitas quando se está com medo. As pessoas são corajosas por causa do medo não apesar dele.

Luana M Moraes 21/02/2024

Os quatro ventos
Achei interessante o livro aborda o tema da Grande Depressão, deu pra imaginar o que aquelas pessoas passaram momentos difíceis, tudo morrendo de tão seco. Mais em relação a história achei que se perdeu no meio do caminho, endentado o motivo de sair daquele lugar mais Elsa sabia que a vida não seria fácil longe dali, gostei muito da Elsa, não gostei da Loreda sempre cobrando mais da mãe sabendo da situação e foi ela que mais quis sair dali, acho que ela levou a mãe pra quele final, não gostei muito do final achei triste, a história toda é triste

Marcelo Magalhães 20/02/2024

Um bom livro , muito triste , o começo é triste , antes do meio é triste , o meio é triste , depois do meio é triste , o final é triste , e agora eu to triste , a vida já era uma m.... a um século atrás e não mudou muito de lá pra cá, q " tistreza". Rsrs
Meneva 20/02/2024minha estante
Sim, esse livro é muito triste. Eu amo o quão triste ele me deixou e amo o fato de ter chorado tanto que minha garganta inflamou . Triste, triste ????

Marcelo Magalhães 20/02/2024minha estante
Também chorei em vários momentos ,e o mais incrível disso , é o que você falou , saímos deste livro amando ele , os personagens, a dor que sentimos junto com os personagens, quer saber vou aumentar minha nota rsrs

Meneva 20/02/2024minha estante
Chama um 5 aí, rapaz kkkkk

Marcelo Magalhães 24/02/2024minha estante
Kkkk , 4,5 está bom poxa , quase um favoritado nota 5

Maria4735 20/02/2024

Amor, luta e trabalho.
Kristin Hannah é uma autora que sabe abordar fatos históricos de uma forma envolvente e que nos transporta para a época abordada, além de nos apresentar a personagens femininas fortes e cativantes. Mas assim como em "O Rouxinol" as diferenças gritantes de personalidade das duas protagonistas, assim como seus dilemas, acabam quase que por fazer você "escolher um lado" o que acaba atravancando um pouco a leitura em certos pontos, principalmente nas duas partea finais do livro.
Apesar disso, o restante é bem fluído, e o livro como um todo nos faz refletir sobre amor, família, coragem e sobre o que fazemos para continuar vivos e por aqueles que amamos. Super recomendo para aqueles que gostem de ficções históricas fortes.