Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Ana Alice 14/05/2022

Ainda tentando encontrar as palavras certas...
Gente, que livro sofrido, meu Deus. Confesso que, no início da leitura, não estava esperando muita coisa. Mas, nossa, como eu estava enganada. Foi o livro mais verdadeiro, ao mesmo tempo tão cruel e reconfortante, que li em toda a minha vida. Com certeza uma experiência que vai ficar marcada.
Elsa é a personagem mais forte que já conheci.
Esse livro é simplesmente incrível

Ale Lima 03/05/2022

Um drama completo
Como todo e qualquer drama, não era o final que eu desejava, sendo em quase sua totalidade uma luta constante contra adversidades. Desastre ambiental, miséria, descriminação e trabalho escravo entre seus membros nutre essa narrativa no cenário da Grande Depressão nos Estados Unidos. É um livro bem cruel e frio, que retrata a luta de uma mulher durante uma vida de luta constante.

kaka 29/04/2022

Resenha de Os Quatro Ventos. Kristin Hannah
Começo essa minha humilde resenha, falando que esse livro é para poucos....É um livro para quem tem um alcance maior em literatura.... Uma compreensão mais apurada de escritas profundas e densas.
Porque falo isso? Pois a história, se passa numa fase do Estados Unidos muito difícil. Fase de seca no Texas, a desvalorização da bolsa e a recessão por volta de 1920... 30...
O sofrimento o qual é escrito pela autora é de dura realidade e de como, essa comunidade texana teve que lutar com unhas e dentes por sua terra, para não morrer de fome ,e para que seus familiares sobrevivessem...
A autora deixa claro que se aprofundou muito na história, ela escreveu com propriedade de conhecimento da causa.
O mais tocante foi a personagem fictícia que ela criou, para nos apresentar essa história de luta dor e sofrimento.
Elsa Martinelli era uma mulher de fibra, taxada pela familia como uma insignificante. O que na verdade ao longo de toda narrativa você não verá. Você verá uma mulher de fibra, que ama sua terra, sua familia e seus filhos a cima de qualquer coisa.
Ela é capaz de sacrificar a própria vida seus, conceitos, para que esses filhos possam ter um dia um futuro digno.
Por vezes tive que respirar e parar para pensar se eu teria essa garra. Porque ao longo da história para sobreviver, ela teve que deixar sua terra e migrar para outra... A tão sonhada Califórnia... Como narrava no livro a terra onde tudo era farto... Do pao ao mel... O sonho americano.
Mais a autora deixa bem claro o quanto estes imigrantes, sofreram e que a realidade californiana era outra...
Kristin foi muito feliz em nos mostrar personagens além de Elsa, foi afortunada de criar uma coadjuvante de peso. A filha de Elsa... Loreda, tão ou mais forte e de fibra quanto a mãe. Uma guerreira.
Pontuo, para finalizar a minha rsenha, o seguinte. Que para narrar a batalha do enfrentamento, de fome, frio... A autora escolheu personagens femininos... Mostrando e valorizando a força que uma mulher pode ter numa década onde o imperialismo masculino era muito maior.
Parabéns pela escrita e dedicação Kristin Hannah. Por nos apresentar uma parte, a mim desconhecida da história dos Estados Unidos.
Resenhado por Karina.

@bibliotecadedramas 24/05/2022

"Seja corajosa"
Kristin Hannah é aquele tipo de escritora que entrega tudo com as histórias que promete. Quem a conhece e já é habituado com seu tipo de escrita, sabe antes de começar qualquer história, que irá ler algo que vai arrancar o coração. O que eu mais gosto nela é que seus dramas não são clichês, muito pelo contrário, porque você sabe que está lendo um drama, que terá seu coração partido, mas nunca se sabe aonde exatamente isso irá acontecer e no fim de tudo terá várias grandes lições. O que também gosto muito de seus livros são as personagens incrivelmente fortes, mas sobretudo mulheres comuns que ela dá vida nas histórias. Mulheres com vidas normais, como a minha ou a sua, mas com uma força tão grande e uma coragem tão destemida, que pra mim são todas inspiradoras.

Em “Os Quatro Ventos” a protagonista incrível da vez é Elsa Martinelli e o cenário são os EUA no período da Grande Depressão de 1929 em diante e a seca – Dust Bow – que destruiu e varreu as plantações de trigo das Grandes Planícies – tudo ali pros lados do Texas, Kansas e Oklahoma. Eu realmente sabia pouco sobre esse período histórico dos EUA e dá pra ver que Kristin Hannah se aprofundou e estudou muito o assunto usando bastante fatos históricos para contar sua ficção.

Elsa Martinelli é uma das pessoas que sofreu com tudo isso e migrou – assim como milhões de americanos para a Califórnia, levando junto consigo seus dois filhos e a esperança de reconstruir sua vida por dias melhores. Antes disso acontecer há todo um contexto da vida de Elsa pra chegar até aonde ela chegou – é uma mulher que não teve o amor da família, que cresceu completamente solitária e invisível ao mundo e com uma necessidade enorme de se sentir amada por alguém – por um único alguém que fosse, até que um dia ela conhece Rafe e sua vida muda completamente. Inicialmente não da melhor forma, não um amor genuíno como ela queria, mas aos poucos, Elsa começou a se sentir amada, ter uma família e ser pertencente a um lugar.

As circunstâncias depois de um certo tempo mudam e em um determinado momento, Elsa se encontra em um dilema que irá mudar a sua vida da maneira mais dolorida e sofrida que existe, as coisas não acontecem como o planejado por uma série de motivos, mas paradoxalmente, Elsa vai se encontrando e descobrindo a força e a coragem que tem, que sempre teve, na verdade, mas quem nem ela mesma acreditava nisso.

“Amor é o que permanece quando tudo o mais acabou. (…) Amor. Na melhor das ocasiões, é um sonho. Na pior, uma salvação.”

Há outra personagem de destaque na história que é Loreda – sua filha mais velha, ainda adolescente e que inicialmente você irá odiá-la com todas as forças – outra característica dos livros da Kristin Hannah: você inicialmente odeia todos os adolescentes que ela coloca nas histórias. “Os Quatro Ventos” é acima de tudo uma história de luta e coragem, mas é também sobre família, amor, raízes e pertencimento e é uma história de Kristin Hannah que por si só é garantia de um ótimo livro.

site: https://shejulis.com/livro-os-quatro-ventos/

Caio 25/05/2022

Narrativa lenta
É uma história que se passa durante uma época de seca com graves desastres para a população (saúde e economicamente) e a região do Texas que aconteceu na década de 30 devido ao péssimo uso da terra para a plantações sendo intensificado pela grande depressão de 29.
É um livro pra ser lido com calma, pois tem um ritmo de narrativa mais lento e poucos cliffhangers.

Tati 27/05/2022

Já li quase todos os livros da Kristin e esse foi o menos interessante de todos. A história é arrastada, sofrida, nunca tem um momento de felicidade, achei cansativa e dessa vez não me emocionei

Eliane Maria 13/04/2022

O que achei do romance
"Texas, 1934. Milhões de pessoas enfrentam o desemprego e uma terrível seca assola o vasto território das Grandes Planícies dos Estados Unidos da América. Os agricultores lutam por manter e dar vida às suas terras e aos seus animais, mas as colheitas são escassas, a água é cada vez mais rara e tempestades de areia com vaga após vaga de pó ameaçam cobrir tudo debaixo do sol. Um dos períodos mais negros da Grande Depressão, eram os anos do Dust Bowl, quando uma faixa do território da América se transformou numa aterradora taça de pó ? o retrato de Florence Owens Thompson e dois dos seus filhos haveria de ficar imortalizado na lente de Dorothea Lange numa fotografia, Migrant Mother, que hoje todos reconhecemos. É neste período incerto e terrível que Elsa Martinelli ? como tantos dos seus conterrâneos ? terá de proceder à mais angustiante das escolhas: ficar e lutar pelo que tem de seu, ou partir para Oeste, rumo à Califórnia, em busca de uma vida melhor para si e para a sua família. Tudo na sua propriedade está a morrer, incluindo o seu casamento; cada dia é uma batalha desesperada contra a mãe-natureza e uma luta para a sua sobrevivência e a dos seus filhos. Os Quatro Ventos é uma narrativa preciosa, um romance a que não falta nada, que dá vida e voz, de forma absolutamente extraordinária, à época da Grande Depressão e àqueles que por ela passaram ? uma realidade demasiado cruel que dividiu os Estados Unidos e rasgou o sonho americano, criando uma trincheira entre aqueles para quem tudo não é suficiente e aqueles que nada têm de seu. Um testemunho de esperança, resistência, amor e da força do ser humano perante a adversidade."

Mariliz.Vargas 29/05/2022

Arrebatador
Esta é uma leitura que me capturou desde a primeira página. A humanidade da personagem principal somada ao duro cenário da depressão americana da década de 30 tornaram esse livro um dos meus preferidos. Além disso a narrativa apresenta uma análise fundamental sobre a nossa realidade social, e as relações abusivas de trabalho. A autora é perfeita em sua escrita de grande sensibilidade, nesta história que ela gentilmente presenteou a todos nós.

Bibi 30/05/2022

Coragem
Uma história de muita coragem, com uma personagem muito forte.
Já li quase todos os livros da Kristin Hannah. Não gostei tanto quanto a maioria dos demais. O livro foi muito sofrido, páginas e mais páginas de infortúnio acabaram deixando um clima mais pesado. O final foi bom, apesar de triste.

Nanda Bastos 30/05/2022

Emocionante e inspirador
Difícil colocar em palavras o quanto esse livro me emocionou. A maior parte da história se passa durante um período se seca no Texas e em meio a grande depressão nos EUA. Elsa e seus filhos passam por dificuldades na fazenda em que moram e vão tentar melhores condições de vida em uma pequena cidade na Califórnia. Porém, o que eles não esperavam é nada do que eles pensavam era verdade e os problemas enfrentados por eles serão ainda piores.

O livro, apesar de triste em muitas partes, é inspirador em cada detalhe. Não tem como não se colocar no lugar de Elsa e não sofrer com ela. Apenas leiam, chorem e reflitam com mais essa história maravilhosa da Kristjn Hannah!

Nina Pina 28/04/2022

Uma vida difícil
Um livro que me arrancou lágrima, muitas lágrimas, e gatilhos.
A história é uma luta constante, dia e noite, noite e dia, luta pelo amor do marido, da filha ingrata, a luta no campo, a pobreza repentina, devido ás mudanças climáticas, Elsa leva uma vida muito sofrida, vem de a família abastada, mas, era rejeitada como um patinho feio, igual á história infantil.
Ela pensava que não era corajosa, ledo engano, Elsa era uma mulher de dar orgulho, forte, corajosa, determinada, simplesmente brilhante.

Taynara Lima / @taaynaralima 27/04/2022

Para quem gosta de histórias emocionantes?
Muito emocionante o livro inteiro, acho que nunca tinha visto uma protagonista sofrer tanto. (Salvo em um livro da Danielle Steel chamado ?Maldade?).

Kristin Hannah tem o dom da escrita, ela nos envolve de uma forma que só dá vontade de largar o livro quando acaba. Esse foi o terceiro ou quarto livro que leio dela e até agora gostei de todos.

Helen 24/04/2022

Arrebatador
Como sempre eu finalizo um livro da Kristin sem saber como colocar em palavras o que senti, até porque me falta palavras pra descrever qualquer sentimento advindo de um livro tão intenso, triste, marcado pela dor e também pela esperança e pelo amor. Me limito a dizer que cada livro dela é uma nova oportunidade de sentir tudo no limite, mais uma vez um dos melhores livros que já li.

Márcia 15/04/2022

"As vezes ainda sinto o gosto do pó"
Este livro me marcou de maneiras inimagináveis. Estava em uma ressaca literária horrível, então assistindo a Paola do Livros e Fuxicos, ela indicou. Resolvi ler.

Sem palavras para descrever...

Conta a história de uma jovem que era considerada velha de mais para se casar, por vezes desprezada por sua própria família, Elsa, uma sonhadora, uma mulher a frente do seu tempo, conhece Rafe e 13 anos depois, ainda estão juntos na fazenda da família dele, então vem a seca, "tempos difíceis".

Um livro arrebatador, me fez chorar e rir muitas vezes, aquele livro que mexe com nossas estruturas, que nos faz pensar e dar valor a coisas simples, como tomar um banho, apreciar uma refeição, por mais simples que seja e acima de tudo nos faz ver, que no final o que importa é o amo é a família.

Me apaixonei por Elsa, mas a valentia e bravura de Loreda me encantou.