Los abismos

Los abismos Pilar Quintana




Resenhas - Os Abismos


517 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Fernanda.Malagutti 17/04/2024

Um visão infantil da realidade
Confesso que esse livro despertou em mim uma sequência enorme de gatilhos e sua leitura foi um misto de conforto com inquietudes. Pilar Quintana apresenta vida vista sob os olhares de uma criança, mistura a ingenuidade, a ilusão, a realidade triste, a vergonha. Pode ser um livro um pouco dispersivo para alguns e profundo para outros mas no geral um ótima leitura de aconchego.
comentários(0)comente



Maria18112 14/04/2024

Claudia é uma criança de 8 anos que convive com uma mãe doente e não tratada.

O livro explora a visão de Claudia sobre as situações vividas pela família e por ela mesma. Leitura rápida e profunda ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



Daniela 14/04/2024

O quão complexo é criar uma criança?
A Claudia é uma menina doce, esperta e inteligente, e ela só precisa de pais menos perturbados pelo passado. Os abismos é um daqueles livros que você termina com uma crise existencial escomunal.
comentários(0)comente



isabellinara 09/04/2024

Pelo olhar de uma criança
Tocante. Reflexivo. Memorial.

Claudia me transmitiu o mesmo entusiasmo e curiosidade da percepção de mundo de quando se é criança. Mesmo com a sensibilidade aflorada acerca de assuntos nem tão infantis assim; ainda tem o toque inocente da infância.

Enquanto lia, diversas vezes me imaginei no lugar dessa garotinha, tentando entender os pais; enquanto tudo o que devia fazer era apenas existir, ser criança.

Pilar tem a facilidade de escrever sobre uma perspectiva que, as vezes, nós esquecemos existir. O olhar de uma criança percebe o mundo de forma diferente, mas nem tão diferente assim. Nem tudo ela vai entender com riqueza de detalhes, mas é notório o sentimento de ?ei, tem algo acontecendo aqui? que abismo é esse??

E ao mesmo tempo em que ela nos faz embarcar nesses questionamentos, demonstra a paz e inocência que é pegar uma boneca e voltar ao ?mundinho da criança?.

Fechei o livro várias vezes para absorver o que lia; para respirar um pouco e não chorar. As palavras me tocaram; mas as minhas memórias me fizeram dar valor a minha infância; mesmo com tantos percalços; me fizeram sentir muita saudade.

Então, um brinde ao tempo em que se tinha tempo para não pensar o tempo todo na resolução dos problemas. Um brinde ao tempo em que a ?pulga atrás da orelha? podia virar uma borboleta e você ir brincar com ela.

Os pensamentos hoje em dia são bem mais complexos?
comentários(0)comente



Amanda 07/04/2024

Que livro incrível
?Queria enfrentar de novo o abismo, sentir a coisa gostosa na barriga e o medo, a vontade de pular e de recuar.?
comentários(0)comente



@biaentreleituras 06/04/2024

Os Abismos é uma leitura sensível que conta a história de uma família em crise pelos olhos de uma menina de nove anos, que parece ter muita maturidade e entendimento, mas, na verdade, é apenas uma criança assustada que está passando por momentos ruins e ninguém percebe, ninguém enxerga que ela precisa de atenção.⁣

*Resenha completa no Instagram

site: https://www.instagram.com/p/C4YMgEDuZl6/
comentários(0)comente



Bianca1465 29/03/2024

Os Abismos
Mais um livro do Clube Intrínsecos finalizado!

Os Abismos conta a história de Cláudia, que mora com seus pais na cidade de Cáli, em um apartamento amplo e repleto de plantas. Toda aquela exuberância não consegue esconder de Claudia os problemas reais dos adultos de sua casa e com seu olhar de criança ela narra sobre seus próprios sentimentos e de seus parentes, sobre a vida e a morte, mesmo sem entender muito bem tudo oq se passa.

Esse livro é bem curto e com uma diagramação diminuta que faz parecer que será uma leitura rápida, mas não é bem o que acontece aqui.
O livro é complexo, cheio de alegorias e metáforas, apesar de ser narrado pelo ponto de vista e entendimento de uma criança de 8 anos.

O livro aborda abertamente temas como depressão, suicídio e traição, tudo isso suavizado pelo véu da inocência de Cláudia.
Ela é exposta aos problemas conjugais dos pais e historias de suicidios, sem ao menos receber uma explicação adequada pra sua idade.

Todo esse clima mórbido, histórias antigas de familia numa época em que as mulheres mal tinham autonomia sobre o próprio destino e o resultado disso estampado na mãe de Cláudia que claramente está com uma depressão profunda, permeia a família dela e acaba afetando a cabeça da menina. Vemos também a negligência do pai com relação aos sentimentos das duas, sempre minimizando as situações.

Em vários momentos a extensa descrição dos ambientes, mesclado com cada sensação da menina, mediante esses estímulos, acabou sendo um pouco enfadonho.

Enfim, foi um livro Ok, mas que não deu resolução pra nenhum dos problemas apresentados. Só ficou o rancor e ressentimentos de uma menina que acha que sua mãe doente não liga pra ela e ninguém ao redor faz nada a respeito, pois na cabeça deles é só ignorar um problema que ele desaparece, nem que seja junto com a pessoa.
comentários(0)comente



Alanny.Santos 24/03/2024

Os abismos
Os abismos é um romance da escritora colombiana Pilar Quintana, onde a protagonista é uma criança e a história é narrada a partir da perspectiva dela. O livro explora o mundo complexo e muitas vezes sombrio da infância, oferecendo uma visão única das experiências e emoções dessa fase da vida. Mergulha em um mar de abismos e precipícios, explorando os demônios internos que assolam a família de Cláudia nossa narradora e que ressoam com as lutas emocionais e psicológicas enfrentadas por muitos de nós no dia a dia.
comentários(0)comente



Wanessa Braga 24/03/2024

Os abismos
Eu já sei que adoro romances escritos a partir do olhar de uma criança e depois que li a sinopse desse livro, sabia que seria o próximo.
aqui, a narrativa é contada por Claudia de 8 anos, quando ela começa a perceber as nuances da crise conjugal dos seus pais, da depressão e pensamentos suicidas da mãe, da ?ausência presente? do pai e da solidão pra qual ela é empurrada.
que negócio complexo esse de educar uma criança pro mundo. me tirou muitas reflexões.
comentários(0)comente



Ju 21/03/2024

Eu esperava mais...
Quando vi o tema do livro, mesmo forte e cheio de gatilhos, imaginei que dava pra explorar... E deu até certo ponto. O final é decepcionante.
comentários(0)comente



Rodrigo 16/03/2024

Mulheres e suas escolhas
Um livro sobre mulheres, sonhos e verdades.
Cláudia é uma criança que mora com os pais e sente a vida de uma maneira diferente.
A partir das escolhas das mulheres da sua vida percebemos o quanto é difícil ser mulher e ter seus desejos e vontades atendidas.
Um livro revelador.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cadu Costa 14/03/2024

Bom, mas não me pegou
Minha primeira leitura da Pilar Quintana, então li sem saber muito sobre o que ela escrevia e do que se tratava o livro. Entretanto, foi uma boa surpresa.
É o tipo de livro "monótono", sem grandes plots e narrativas, mas ainda assim, que prende a atenção do leitor e cativa.
Temos, aqui, uma história narrada pela perspectiva de uma criança em seus 8/9 anos, desde cedo instigada por abismos, que começa a perder sua visão de mundo infantil e passa a ver e entender problemas da sua família que atingiam ela de alguma maneira.
Não vou falar muito mais com medo de dar spoiler, mas quem for ler, saiba que não é uma leitura agitada, muito pelo contrário.
A Pilar narra neste livro, alguns tópicos sobre a vivência feminina e tem alguns gatilhos como suicidio.

Não dei mais estrelas porque não foi um livro que me impactou muito, mas ainda assim, não deixa de ser uma leitura boa.
comentários(0)comente



Jessie Sioux 10/03/2024

É pesado, é real. Muitas vezes eu tentei me colocar no lugar da mãe, ainda mais por compreender o que ela está passando. Ainda assim, não deixei de sentir raiva.
E ainda mais raiva pelo pai da criança. Mas essa é a realidade. É tudo isso o que acontece. Por isso não há um fim na história.

Mas não sei... Faltou alguma coisa para que o livro fosse mais.
comentários(0)comente



fev 09/03/2024

Segundo livro que leio de Pilar Quintana e pela segunda vez acho que falta algo que me conquiste. Talvez algo mais trabalhado. Não é ruim, só a narrativa que não me conquista. É tudo muito breve.
comentários(0)comente



517 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR