Los abismos

Los abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

Natália Caetano 21/10/2023

O livro me prendeu muito no início, a narrativa flui bastante. Apesar de abordar assuntos mais pesados e delicados, não foi algo que fez minha leitura se tornar arrastada. Senti que do meio para o final a história começa a se arrastar e não se desenvolve, principalmente na viagem para quinta. É uma boa leitura, porém fui me decepcionando com a força que foi perdendo

Flavinha 21/10/2023

Achei ok! Livro começa intenso, prometendo e perde a força. Tinha tudo para ser ótimo e infelizmente não foi. O final deixou a desejar, sem impacto. A sensação é que a autora cansou e parou de escrever. Aborda alguns temas importantes como a depressão, suicídio, solidão e abandono. A história é contada por uma criança e mostra uma visão interessante do mundo.

"Os gritos cessaram. Agora não se ouvia nada. Só o silêncio. Só o abismo daquele silêncio.
Chorando voltei para o meu quarto, agarrei Paulina e me aninhei com ela no canto da cama."

Camila Felicio 20/10/2023

Uma história simples e boa, mas podia ser incrível!
O início intenso me fez acreditar que a história seria avassaladora, mas que engano!! O livro perde fôlego e de algo que poderia ser ótimo transforma-se em algo ok, bom e apenas isto!
Acho super válido elogiarmos e lermos tanto nacionais como sulamericanos, no entanto, não é por ser sulamericano (ou nacional se fosse o caso) que não podemos citar alguns probleminhas. Por exemplo:
A Colômbia de 1980 era dominada por Pablo Escobar e tinhamos as Farcs em operação plena, principalmente Cali onde a personagem residia, e uma vaga menção é feita sobre um grupo guerrilheiro, fiquei inclusive em dúvida se era algo relacionado as FARCs tamanha falta de profundidade! Aliás já sei que não era a temática, mas uma ambientação seria interessante, mesmo a narradora sendo criança.
Segundo ponto, uma coisa é um final em aberto e outra é um final sem nenhum
impacto, sem nada, parece que a autora apenas parou de escrever. Falta fôlego narrativo em muitas partes, ao meu ver obviamente, em um livro curto, o que me deixa triste porque a escrita da Pilar é super gostosa e bem feita, me fez ter vontade de ler sua obra "A Cachorra".
Meu ponto positivo vai para a construção da depressão infantil, a boneca jogando-se no abismo, a solidão e o abandono em que vemos a pequena Cláudia jogada me pareceu extremamente bem feito e doloroso

Leila 16/10/2023

Os Abismos, da autora colombiana Pilar Quintana, proporcionou-me uma experiência de leitura interessante. A narrativa, que se desenrola sob a perspectiva de uma criança, cativou-me desde o início. Sempre tive uma afeição especial por narradores infantis, pois oferecem uma visão única e muitas vezes genuína do mundo ao seu redor. No entanto, devo admitir que, apesar dessa atração inicial, a história em si não se mostrou particularmente marcante. Tenho a sensação de que, daqui a uma semana, talvez não me lembre dela tão vívidamente quanto gostaria.

No entanto, o livro merece elogios por sua abordagem de temas profundos e impactantes. A solidão, a depressão e o suicídio são tópicos complexos que, quando bem explorados, podem gerar reflexões significativas. Pilar Quintana consegue inserir esses temas de forma sensível na narrativa, revelando as lutas internas e as questões emocionais dos personagens.

Interessante também é contexto em que a autora escreveuo livro. O fato de que Pilar Quintana escreveu parte da obra durante a pandemia acrescenta uma camada adicional de significado à história. Nesse período, a solidão, a depressão e o suicídio se tornaram assuntos ainda mais relevantes e pessoais para muitas pessoas ao redor do mundo. A capacidade da autora de capturar essas emoções e experiências em sua narrativa, sobretudo durante um período tão desafiador, é notável.

Enfim, Os Abismos é uma obra que, embora não tenha me impactado de forma profunda, oferece uma visão interessante do mundo através dos olhos de uma criança. Os temas abordados, especialmente no contexto da pandemia, acrescentam relevância à história e a tornam uma leitura que pode gerar reflexões importantes sobre questões de saúde mental e a experiência humana. É um livro que merece ser lido, mesmo que não seja lá uma "Brastemp".

Lilian 15/10/2023

Selva
O livro trata dos abismos e selvas internos, dos perigos da mente e dos desejos. Rápido de ler e bastante reflexivo

Jorlaíne 15/10/2023

O livro é narrado por uma criança e traz o ponto de vista dela em relação aos problemas familiares.
A protagonista acaba vivendo situações pesadas para a sua idade, como as reflexões sobre maternidade, o papel da mulher na sociedade e as doenças mentais das mulheres causadas por excesso de responsabilidade e de trabalho.
Gostei muito mais do livro "A cachorra", mas é uma boa leitura também.

Nathalia 10/10/2023

Se fosse maior ia ser um sofrimento
Em poucas páginas a autora conseguiu trazer uma profundidade que eu não estava preparada. Comecei a ler sem saber sobre o que se tratava, e achando que leria em poucos dias. A cada página que ia entendendo mais as entrelinhas, ficava mais difícil de ler. É uma leitura um pouco pesada, mas boa.

Tami 01/10/2023

Pequeno, mas meio pesado
Esse livro traz o relato de uma menina e seu relacionamento na vida com as pessoas ao seu redor, principalmente com sua mãe. Foi um livro bem rápido devido a diagramação mas não foi leve. Achei que pudesse ter algum acontecimento que mudasse a história da personagem principal, mas a história acaba do nada, então por isso apenas 3,5.

Ihorana.Cuco 01/10/2023

Quantos abismos cabem dentro de nós?
Um livro que fala sem dizer, que a angústia tá sempre ali. Faz parte das páginas, da história. Um livro muito bem escrito, sob um prisma infantil, mas ainda assim sério. Pesado.

Um livro que também faz refletir, sobre as relações familiares, sobre como as nossas ações também refletem naqueles que nos cercam, que nos amam.

Favorito, super indicado!

John.Welliton 01/10/2023

"Eu tinha ouvido falar de suicídio e achava que sabia o que era, mas só agora começava a entedê-lo. Não era que de repente a pessoa caía num acesso de loucura e se matava.... Era que a pessoa realmente queria morrer.

Vi minha mãe magra, desbotada, com o nariz descascado de tanto assoar, o peito e os olhos fundos. Eu a enxerguei de verdade.

- Mamãe, você quer viver?
- Não pergunte bobagens - disse."

Lilian 30/09/2023

Eu esperava mais? Talvez. No começo foi empolgante, muitos detalhes, muitas coisas cotidianas. Depois fica dramático e nada mais acontece.

Leonardo896 29/09/2023

Melhor do ano
Simplesmente maravilhoso. Eu sempre acho muito mais fácil se sentir parte de histórias quando o autor é nacional, ou latino, parece pra mim sempre mais perto, mais real. Além de uma belíssima descrição de Cáli, que me despertou uma curiosidade e uma vontade de checar o Maps, a história também é muito bem escrita e fica fácil fazer paralelos e refletir sobre aspectos da minha própria vida e é claro, principalmente, da infância. Qual é a imensidão de tantos abismos que cabem dentro de nós?.. ?Os gritos cessaram. Agora não se ouvia nada. Só o si-lêncio. Só o abismo daquele silêncio.? Melhor leitura do ano.

duda maia 27/09/2023

Um livro que trata de assuntos difíceis, mas narrado da perspectiva de uma criança, tornando a leitura e a entrega mais leve. fiquei meio sem saber o que achar, gosto muito da narração e a escrita da autora é muito gostosa de ler, porém a leitura não me marcou.

thay 20/09/2023

Amor e ódio materno
Esse definitivamente não é um livro bom... mas é melancólico,pesado e feliz,sinto muito por tudo que a Cláudia passou ela lidando com a dualidade do amor ou ódio por causa da mãe dela me deixa muito desconfortável,todas as frase e pensamentos que ela fazia sobre a morte e como a autora nunca deixou claro se ela tinha ou não depressão me pega um pouco además é um livro fácil de ler e bem mediano.