Los abismos

Los abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

tacizera 09/03/2024

Os abismos
Acho que um soco na cara teria doído menos do que ler esse livro sendo filha de uma mãe depressiva, assim como a protagonista.
A escrita desse livro é descritiva de um jeito tão imersivo, extremamente íntimo nos pensamentos da nossa protagonista e em como ela enxerga o mundo, e isso ainda é potencializado por ser um livro latino, com algumas coisas tão especificamente latinas que é uma leitura encantadora, mesmo que gurutal no tema.
Acabei achando o livro meio lento demais em alguns momentos, mas o final pra mim foi uma obra de arte.

DebyCCruz 07/03/2024

Um livro tenso, denso e intenso.
Comecei a ler sem saber muito sobre o que se tratava e confesso que me identifiquei com partes tão dolorosas.
Um livro fácil na escrita mas tão difícil de engolir.
A narrativa de Claudia e a história da sua mãe e seus recortes em volta são profundos demais.

Virginia.Laurindo 04/03/2024

Pilar Quintana consegue criar uma personagem infantil e profunda.
O fato de conhecermos a história pelo olhar da menina Cláudia é inusitado, porque o que sabemos é a partir do que os adultos dizem a ela.
"Os abismos" é uma leitura simples, mas que desperta muitos sentimentos que nos tiram da zona de conforto.

Marih 29/02/2024

Ameeii mto esse livro, achei a escrita dele de uma sensibilidade tão única e me envolver de uma forma que eu não conseguia parar de ler.

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

Claudia é uma criança cercada por abismos ? físicos e simbólicos. aqui, há sempre no entorno penhascos, despenhadeiros, longas escadas e pessoas emocionalmente feridas, com buracos internos impreenchíveis, abismos permanentes.

assim é também para a mãe de Claudia, a Claudia primeira. a promessa de Claudia para a filha, a quem deu seu próprio nome na esperança de quebrar um ciclo de abismos familiares, era de estar sempre presente, diferente do que sua mãe costumava fazer. mas para além dos abismos que a cercam, Claudia tem que aprender a lidar, na criação da filha, com os seus próprios abismos. afinal, abismo que não se cura, se transmite como herança familiar.

tenho gostado muito de livros que abordam a infância ou que, como este, são contados a partir da perspectiva da própria criança. é interessante ver aqui como temáticas tão pesadas são narradas pelo olhar infantil de Claudia, a atenção dela para detalhes que passam batidos para os adultos, suas descobertas em torno das complexidades do que sente e do que sentem e fazem as pessoas que a cercam. a maneira como os abismos se apresentam para Claudia parece torna-los ainda mais densos, insalubres e doloridos. acredito que sua delicadeza diante deles seria impossível de ser captada pelo olhar de quem acha que já viu de tudo.

na narrativa de Claudia, há sempre abismos misteriosos na iminência do porvir. passei toda a leitura dessa história me sentindo suspensa, aguardando a queda, me deixando devorar pelas bordas.

Leonardo Bezerra 22/02/2024

Tudo nesse livro é extremamente empolgante e te dá vontade de devorar tudo em um dia, apesar de seu tom introspectivo. Foi maravilhoso acompanhar o sentimento de fim da infância da protagonista e a escrita da autora me fez sentir como se fosse a própria personagem. É sobre um sentimento que todos nós já tivemos.

Carol 18/02/2024

Abismos
Falar sobre depressão é muito importante, contar pela visão de uma criança e como ela vê isso é para poucos. O livro não é de todo ruim, mas senti falta de algo mais.
Talvez esse algo mais seja os abismos de nossas vidas...

Tuyl 17/02/2024

Muito bom! Dolorido, pesado, até arrastado muitas vezes, mas tudo propositalmente e maravilhosamente executado pela autora.

Sarah 13/02/2024

"aos poucos o apartamento foi se enchendo de plantas até se transformar em uma selva. sempre pensei que a selva eram os mortos da minha mãe. seus mortos renascidos"

amo livros pela perspectiva de crianças, principalmente quando se trata da perda da inocencia, Cláudia tinha só oito anos, era tagarela, super inteligente, perguntava sobre tudo, respondia além do que a perguntavam, era muito carinhosa, embora os pais dificilmente demonstrassem reciprocidade nesse carinho, tinha medo do monstro que habitava o interior do seu pai, tinha medo que sua mãe se jogasse do precipício e afundasse no abismo, mas mesmo assim, era uma criança como tantas.

esse livro é excelente para quem está com ressaca literária, a forma de escrita flui muito bem, não é arrastado, você se prende facilmente na trama e, embora traga temas intensos como a morte, ser narrado por uma criança passa-se uma perspectiva menos "horrível", embora o final tenha sim sido horrível, li as últimas páginas três vezes pensando que perdi algo, mas a autora simplesmente cansou de escrever e terminou a obra, uma infelicidade... mas com certeza leria outros da mesma

helololo 13/02/2024

Cheiro de cigarro e balas de hortelã
Comprado na seção de 10 reais da intrinseca na bienal de 2023
lido parcialmente durante a gravação de um curta chique, num apartamento do bairro que morei brevemente na facul. lá as pessoas eram em si chiques (categoria inalcançáveis ce ve), com grade de tinta a oleo ou aquarela e muita arte envolvida.
gostei do livro, ele sempre vai ter essa memoria cmg, além de ser bem base de fofocas e familia
helololo 13/02/2024minha estante
primeira leitura de 2024!!!

amandocao 12/02/2024

Apesar da minha mãe, virou uma festa.
Ao longo desse livro eu me deparei com inúmeras partes profundas. De todas elas, as explicações cruas acerca da morte foram as que mais me chocaram.
Eu ainda me pergunto, como que a Cláudia teve a coragem de falar sobre algo tão profundo e complexo para a filha de apenas 8 anos de idade? Tenho certeza que muitas dessas conversas vão ressoar na mente dessa criança.

GiArgia.Gschwendtner 11/02/2024

Como uma criança enxerga a vida
O que mais gostei neste livro é o fato de ser narrado pela perspectiva de uma criança. Que percebe várias nuances da vida familiar com uma grande sensibilidade e vive seus abismos sem espaço para muita partilha.

Uma grande reflexão que nos faz embarcar e revisitar também nossas infâncias. Além de revelar uma Colombia em suas percepções urbanas. Algo que pode ser tão distante as nossas vivências.

Thais645 09/02/2024

Uma vida de abismos
Que livro magnifico para refletir, quantos abismos cabem em nos, fala sobre família, depressão, problemas da vida, um livro denso e assustador, em muitos pontos me coloquei no lugar da Claudia, o sentimento de rejeição tanto pelo pai e principalmente pela mãe. Um livro lindo e triste.
"O Cheiro da minha mãe, para que eu nunca esquecesse. acariciei sua testa e depois seus cabelos, desembaracei os fios com os dedos até deixa-los lisos e brilhantes, dei um beijo na sua testa e me deitei ao seu lado. Segurei minha mãe pelo pulso, com força, para que não pudesse ir embora."

Aninha 07/02/2024

Esses dias li um post que falava sobre as meninas/mulheres que acreditavam que salvariam suas mães de si próprias. Quintana trás para além disso, a imagem de uma mulher exposta por suas vaidades, mas ainda protegida por quem a admira que é sua filha. Um enredo incrível sobre maternidade/ sobre quem não quer ser mãe/ sobre a responsabilidade de ser mãe.

debs 06/02/2024

Começou com uma leitura rápida mas depois ficou arrastada. Deu pra entender o abismo das relações entre a família, triste de ler a distância que há entre eles e o quanto a criança é atingida por isso, pela depressão da mãe e do silêncio do pai. Apesar de compreender a situação da mãe, Senti muita raiva da forma que ela e o pai tratam a filha. Uma surpresa foi o trecho em que a mãe fala que não quer ser igual a sua própria mas, mas nem nota que está sendo. não gostei muito da leitura em si, achei um pouco esquisita e desconexa, apesar de trazer um assunto importante.