A Escuridão de uma Mulher

A Escuridão de uma Mulher Thalissa Betineli

Resenhas - A ESCURIDÃO DE UMA MULHER

annafeeer 14/03/2022

QUE LIVRO FODAAAAAA
Eu tinha grandes expectativas para esse livro, mas ele conseguiu suprir todas elas de forma espetacular, qualquer expectativa existente foi suprida multiplicado por mil.
Thalissa vem o poder de contar uma história com muitos detalhes, muitas páginas sem que seja enfadonho e isso me agrada demais.
A história nada mais conta a vida de uma mulher que precisou ser forte, sair da bolha em que foi criada e se abriu para o mundo onde fez grandes descobertas sobre si mesma e essa bagagem que criou a Anya que temos hoje.
Anya é uma mulher forte e decidida que não abaixa a cabeça pra ninguém, ama a si mesma em primeiro lugar e nem um amor forte e avassalador te tira desse posto de amar a si mesma em primeiro lugar.
Toda a temática de incesto continua sendo abordada nesse livro, mas se uma forma mais forte.
Temos uma carnificina aqui, aviso logo ???
Foram fortes emoções, eu ri, chorei, gritei, tive ódio e ameacei a autora por WhatsApp.
Recomendo muito a leitura, foi o melhor livro lido até agora e com certeza estará no meu top melhores livros do ano.

LariLendoHots 18/03/2022

Enya ??
? Já teve livros antes desse que eu disse que foram os mais intensos que eu já li e já teve também livros que eu disse que nunca esqueceria. Nunca tive ressaca literária, porque quando estava terminando um livro já estava pensando no próximo.
O por que estou falando isso? Para preparar vocês para esse livro. Todas essas situações com livros anteriores que eu disse, aconteceu comigo somente lendo esse livro, e certeza que você leitor(a) vai se sentir assim.

?? O que posso dizer desse livro é que ele é muito intenso, insano, não só no quesito Dark, máfia e etc... Não, ele é intenso totalmente, ele te puxa pra dentro do universo dele e você sente tudo, você sente a raiva daquele personagem, a indiferença em situações que são necessárias, a tristeza, às vezes você se sente triste até quando o personagem não está nem aí para aquela situação, vai ter momentos que você vai sentir vontade de estar dentro do livro para matar alguém ou para salvar alguém, além desses sentimentos você vai sentir muitos outros.

? O Enzo no primeiro livro é totalmente diferente desse, mas no começo ainda temos alguns momentos que ele mostra ainda ter um pouco do passado, depois no decorrer do livro vamos vendo ele mudar totalmente, e ele pode ser o protagonista, mas de mocinho ele não tem nada.
Sempre amou a Anya, isso vemos desde o começo, o jeito como ele admira ela, ama ela e sempre a protege. E nesse livro, vemos mais ainda dessa paixão por ela evoluir apesar de tudo que ocorreu com ele.

? A Anya continua sendo a mulher poderosa que vemos no primeiro livro, mas nesse ela fica mais intensa nesse papel de femme fatale, alguns momentos do livro pensamos que ela tá ficando louca com certas ações. É uma personagem muita difícil de entender, muito complexa. Acho que foi isso que a Thalissa queria nessa personagem e se era, ela conseguiu, a Anya é mais insana que o próprio Enzo. Ela é a protagonista da sua própria história e da vida de todos, não pode ser considerada mocinha mas muito menos uma vilã.
? "Anya é loucura. É toxidade. É exagero. É crueldade. É manipulação. É ódio. Mas também é amor, é força, é perseverança, empoderamento, bondade (pouco)... Anya é humana"
Depois de ler esse livro, eu acho que todas nós mulheres, devemos e precisamos ter um pouco de Anya dentro de nós.

?? O jeito como a Thalissa descreve todos os personagens, deixando claro cada detalhe, você sente literalmente que conhece eles, e até mesmo os personagens que você não gosta depois de um tempo conhecendo eles você fica com pena do que pode acontecer.
É um livro muito bem desenvolvido, ficou bem grande mesmo, mas quando você chega no final e lê "Sobre a escrita" onde a autora explica muitas coisas, você entende o por quê ser tão grande, o quanto ela se esforçou para que nada ficasse fora de contexto, com cada detalhe, personagem e cena perfeitamente planejados depois de tanto tempo que ela passou escrevendo ele.

?? Minha resenha ficou bem grande, comparada à outras que eu escrevi. Mas o livro em si é grande, então acho que era necessário e merecido uma resenha dessas para ele.
Eu estou terrivelmente triste com o término desse livro e com esse universo envolta de Enya. Nunca me senti tão conectada com um livro.
Obrigada Thalissa, por sempre superar quaisquer expectativas dos seus leitores.
Eu espero que com essa resenha, você leitor(a) fique com vontade de ler a história de Enya, e quando ler sinta tudo com ele e então entenderá como estou me sentindo.

?Por favor leiam a nota da autora, para saber os gatilhos do livro. É um dark romance, poxa.
Não leiam o livro sem saber os gatilhos, para não criticarem a autora depois.?

- Parceria ?

ferreirareads 01/04/2022

Na minha história, os Lehansters se fizeram eternos.
A história de Anya Lehansters começa no primeiro livro, A Destruição de um Homem, quando conhecemos uma mulher dominadora, imbatível e dona de si. Desde o instante que ela surgiu, me perguntei: o que contribuiu para que essa mulher fosse assim?

Filha de Otávio - membro da KBG e infiltrado na Bratva - e Nádia, ela foi criada para ser uma mulher submissa, porém, ao se dar conta do mundo machista que a cercava, ela criou aversão a ser controlada e desenvolveu uma verdadeira paixão pela arte da dominação.

O universo parece conspirar para que essa história caminhasse para o caos e, sem saber, ela acaba se casando com Nicolai, membro da Bratva. Anya foge, retorna para Awnston e o que era para ser a sua fuga, se torna a sua ruína. A partir daqui, a história é contada em A Destruição de um Homem e vemos o Enzo seguir os planos de Otário e entrar para a Bratva. Apesar de estar sentimentalmente envolvido com Anya, ele não abre mão dos seus objetivos e enfrenta seus piores monstros.

Após 6 anos, a história continua em A Escuridão de uma Mulher e o Enzo retorna a Awnston. Algumas (muitas!) interferências da Anya acontecem no meio do caminho, afinal, ao escolher ir embora, o Enzo não contava que ela construiria um império e alianças um tanto quanto perigosas. Até aqui, estava tudo (relativamente!) bem.

Aliás, não espere um Enzo bonzinho ou arrependido. Ir para a Rússia, enfrentar diversas coisas e se mostrar digno de entrar na Bratva foi algo que o mudou para sempre. Em A Escuridão de uma Mulher vemos um Enzo ainda mais fechado, duro e gostando do fardo que lhe foi dado. Ao chegar ao desfecho da história, percebi que sempre foi sobre a Anya. O Enzo é uma peça fundamental para que a Anya pudesse contar a história dela e também foi um personagem que me conquistou pela sua determinação.

Ao m4t4r um membro da Bratva, a Anya se coloca em uma posição complicada e é levada até Moscou para julgamento. Enzo, que já tinha ganho a confiança de alguns membros, usa uma carta na manga para salvá-la de um fim trágico. Com muito jogo de conversa, ele consegue, mas o preço que paga é alto.

Após o julgamento, Anya retorna para Awnston enquanto Enzo permanece na Rússia sob os olhos perigosos. Meses se passam, fatos importantes acontecem e o Enzo chega ao topo da hierarquia e se torna Pakhan. O plano perfeito segue sendo executado com maestria pelo homem perfeito.

Você sabe, ou pelo menos desconfia de algo. Ao longo da leitura, é possível pescar várias falas em que uma dúvida é plantada na mente de quem está lendo, mas nada te prepara para o plot.

Dona de uma escrita envolvente e intensa, a Thalissa pensou em cada ponto, cada desfecho, cada gancho. O que culmina para o nosso desespero é que isso tudo acontece faltando, literalmente, menos de 10% para o livro acabar. Nesse quesito, a cada página lida, a Thalissa me fez sentir como se eu estivesse dentro da história, presenciando a cena e vendo tudo em slow motion com direito a gritos e choros, bem aquelas cenas de filme. Além de um desfecho de digno de Oscar, acredito que seja isso que faz com um livro envolva e desperte os mais variados sentimentos.

Se nada te preparou para o plot, absolutamente nada vai te preparar para o fim. Eu comecei a duologia internalizando que a Thalissa não me daria um final feliz. Mas será que existe um fim para os Lehansters? O que é um final feliz?

Para alguns, o amor é visto como uma fraqueza, e a verdade é que não existe certo ou errado. A Anya é segura do que quer e aqui você não encontra uma personagem que passa por cima das suas verdades em nome do amor. Taxada como egoísta, ela deixa claro que o que existe entre ela e o Enzo não a doma, não a faz o priorizar. Em diversos momentos você vai acompanhar ela fazendo de tudo para tirar o dela dá reta sem que o remorso a atinja. Ao questionada, ela traz uma reflexão: no fim, todos não fazem isso? A Anya é incontrolável. A única pessoa que tem acesso aos seus medos e anseios é ela mesma. Não existe espaço ou situação que a faça demonstrar fraqueza. Durante a leitura pude observar que vários personagens a viam como uma mulher manipuladora, e ela, de fato, é. Ela controla tudo e todos, mas o que ninguém imagina, e o que fica perceptível nos capítulos finais é o controle que ela exerce na própria mente e isso, temos que concordar, é a 4rm4 mais potente que uma pessoa pode usar. No entanto, enxergo nela um lado humano ao abrir mão de uma pessoa que significava muito na história dela. A vejo como uma humana ao lutar pelos seus direitos, impor as suas vontades e se enxergar capaz de tudo, inclusive, de dominar o mundo sozinha. Já li livros em que protagonistas masculinos foram construídos dessa mesma forma e sempre que questionava: por que a mocinha não pode ser assim também? Ela é o significado de muitas coisas para mim, é o tipo de personagem que te desperta um sentimento além do convencional.

Enya é insuperável. Já muitos livros, me apaixonei por muitas histórias, chorei por vários personagens, mas nada se compara ao que vivi com eles. É uma química avassaladora, daquelas que você vibra só com um mero olhar que eles trocam. É um casal que não precisa de rótulos e afirmações e declarações amorosas a cada segundo. É um casal que te instiga, te faz torcer, te faz sentir, te faz querer. Aqui não existem definições impostas pela sociedade, mas sim duas pessoas que nasceram em meio ao caos e deram as almas por seus objetivos. No fim, nasceram destinados um ao outro.

Carol 29/03/2022

O desfecho
Um livro que me deu agonia em certos momentos, confesso.
O plot nem vou comentar porque realmente não esperava.
Apesar de sentir alguns momentos repetitivos, fiquei vidrada.
Enzo com suas emoções e sensibilidade apesar tudo, fez toda a diferença, foi um personagem incrível que foi se modificando mas não perdeu a essência, e ainda mais incrível foi saber do porquê dele fazer tudo o quê ele fez, só o deixou mais incrível ainda.
Anya, ooo mulher difícil, as vezes não conseguia entendê-la muito bem, ao contrário de Enzo, sentia humanidade zero nela e me perguntava o porque dela ser assim.
No entanto, conforme eu devorava as páginas tudo se encaixou e o final foi digno, entregue até mais, cavado até o fundo para compreendemos essa família nada convencional e emocionante.
Até então não havia lido nada parecido, foi uma surpresa tremendamente agradável embarcar em algo original, duro, que mexe com as nossas emoções e desconstrói padrões.
Sensacional.

Malucas Por Romances 28/03/2022

Resenha no instagram @porromances
Olá leitores!
Quem gosta de dark romance por aqui com tabu e cheio de reviravoltas? Se você já leu o primeiro dessa duologia vem comigo nessa resenha. A resenha contém spoilers do livro A Destruição de um Homem.

A história começa com Enzo retornado depois de passar 6 anos na Rússia passando o pão que o diabo amassou para ganhar as suas 5 estrelas e ser um Vor. Enzo ainda está atrás de vingança em nome de seu pai e sua família, mas ainda tem muito segredos a serem revelados. Enzo quer matar um por um, será que vai conseguir ir adiante com seu plano?

Anya continua mais vilã que nunca. Quando pensa que ela não será capaz de fazer isso ela vai lá e faz. Anya é a personagem feminina mais foda que já li. Todos os panos devidamente passados para Anya.

Nesse livro a autora trouxe os personagens mais humanos, na medida de um dark romance. Claro que com Anya pra achar o sentimento tem que cavar bem fundo, quase achando petróleo 🤣. Enzo tem a pose de durão de ser um mafioso da máfia, mas acho que é o que mais sente ali de todos.

Destaque também para os personagens secundários que eu sinceramente pensei que a autora não ia dar conta. Além dos antigos novos são adicionados, mas todos com o seu final redondinho, como eu sempre digo: nenhum foi esquecido no churrasco.

A autora também aborda vícios como drogas e álcool com o irmão mais novo dos Lehansters. Você pode sentir raiva desse personagem, mas para quem convive com viciados você ver ali um, de sempre colocar a culpa em alguém por ser viciado.

As cenas hots não poderia deixar de falar aqui. Apesar de falar também sobre BDSM não tem muitas cenas sobre, mas as cenas com Anya e Enzo são fogo no parquinho e não me enjoei de nenhuma delas.

O grande mistério na história é saber se Enzo ou Anya são realmente irmãos e saber os outros segredos dessa família. Adianto que nada me preparou para os plots e rerivoltas.

O livro seria favoritado com certeza se não tivesse as divagações e alguns vícios de linguagem o que pode tornar a leitura arrastada, mas em contrapartida li e me via pensando que a história daria uma ótima série ou filme.

O livro é um dark romance, ou seja, tem cenas gráficas que pode te tirar do conforto. Antes de começar a leitura leia a nota da autora que ela tem todos os gatilhos.

A Escuridão de uma Mulher foi um ótimo desfecho para duologia, com personagens cheios de defeitos e totalmente imperfeitos. Entramos no mundo da máfia Russa, entramos na mente de personagens sombrios e também ficamos nos perguntando quem é o certo ou errado nessa história. Sem mocinha nem herói , e sim personagens que traem e machucam para chegar a onde querem chegar. Parabéns Thalissa por esse universo belamente perverso criado.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2022/03/resenha-escuridao-de-uma-mulher.html#axzz7Ormhi9Aa

Mile | @ler.teratura 25/03/2022

Eu nem sei o que escrever, só sentir, foi o meu primeiro livro favoritado do ano, e tinha que ser o da Thalissa.
Mulher você destruiu tudo, quebrou a casa, tocou fogo e espalhou as cinzas em todo planeta.
Tudo isso, para recolher tudo e reconstruir a casa. Eu amei da primeira palavra a última dos agradecimentos.
A falta de limite da Anya, essa mulher faria o diabo obedecê-la, de tanto medo, ela é sensacional, se tornou uma das minhas personagem femininas favoritas.
O que falar de Enzo, frio, implacável e movido por um único sentimento, o amor incondicional por essa mulher.
A união dessas personalidades, foi tudo para mim, eu respirei Enya por uma semana, todos os momentos que tinha livre, era para ler.
A cena do primeiro assassinato de Anya e ela oferecendo a sua submissão a Enzo, me quebrou de uma forma sem igual, foi nesse momento que eu soube que ela realmente o amava.
Eu realmente não sei falar do seu livro Thalissa, eu só estou apaixonada pelas camadas dos seus personagens e do nada me pego pensando neles.
Obrigada por tanto, continue desgraçando meu psicológico, terapia existe pra isso, né more, te amo ?

Carol 05/05/2022minha estante
Aquele livro entre amor e ódio kkk

Karina 05/05/2022minha estante
Disse tudo

Gabrielli.Vitoria 17/10/2023

Lindos!!!!
Como é bom achar um livro q supere minhas expectativas, passei raiva, fiquei com odio, fiquei chateada fiquei feliz pelos momentos de afetos Anya e Enzo me trouxeram um turbilhão de sentimentos achei que uma hora todo mundo ia morrer que ia dar bosta fiquei apreensivo mais não larguei não dei nada a eles e no final superaram tudo. Sem dúvidas algumas favorite esse livro virou o meu favorito em tudo a história a personagens TUDO. Anya e Enzo não decepcionaram em nada são perfeitos se amaram mesmo quando não podiam quando sabia que era errado, Anya um exemplo foi forte do começo ao fim e Enzo um querido entendi todas as decisões dele entendi o pq de sw tornar quem deveria, e eu digo leiam esse livro sem medo algum, obrigado autora por isso?

iscamily 22/03/2022

Nos leve para o inferno, lá poderemos ser um do outro
Meus amigos, isso é o que eu chamo de ?OBRA PRIMA, FODA E NACIONAL ?
Thalissa simplesmente ARRASA na escrita, os detalhes? De cair o queixo. Os diálogos? Profundos e bem estruturados. A escrita? MARAVILHOSA.

Se você quer um dark de qualidade, essa duologia é tudo? Dark de verdade, mostrando o lado feio mesmo da Bratva. E ainda um incesto, a gata sabe escrever um livro bombástico e foda pra [*****].

O livro trata de assuntos polêmicos, tabus e piores crimes! Se você quer um livro Dark que não esconda nenhum detalhe, que não diminua a real situação, recomendo! A autora descreve algo tão real? partes tão cruéis que infelizmente acontecem. E fora do hot de qualidade! Sério, TUDO DE BOM!

E o que falar desse casal? [*****], fico até sem palavras para descrever Anya e Enzo, eles são uma bomba separados e quando se juntam formam uma bomba nuclear! A intensidade, crueldade, o coração frio, dominação, a toxicidade, obcecados, um desejo inexplicável?

Anya é uma mulher fria, que não depende de homem nenhum, que não chora, que não sofre (só pelo irmãozinho que fode bem rs). O que ela passou nesse livro, GENTE! A MULHER DEMONSTROU REALMENTE A FORÇA QUE ELA TEM E CLARO, O ORGULHO! O EGO!

Enzo é tudo! Depois de entrar na Bratva só se tornou mais impiedoso, gato ele já era, gostoso também! Porém, o cara carinhoso, que tinha uma vida boa, foi embora! Ele virou sua pior versão, alma? Nem existe mais?

Fecho essa duologia com chave de ouro! Desejando mais livros, mas fazer o que né. Não teve final melhor, não foi bem um "final feliz" mas foi o melhor para eles. Inclusive, esse livro é plot atrás de plot, surto atrás de surto, você vai ficar com raiva, ódio e indignação em MUITAS coisas, porém o livro é muito bom.

Só queria dizer que fiquei chocada com as revelações que Enzo tanto enrolou no livro 1, sendo revelados neste livro. E o que a gente imaginava não era? [*****], BOM PRA [*****].

?Quero Anya, e não é como irmã.

@reading.withagnes 21/03/2022

Loucura
?Não somos perfeitos, estamos mais para uma péssima família, mas, no final, com todos os segredos, mentiras e ligações ? respirou fundo ?, é o que sobra. Nós.?

Difícil trazer uma resenha sobre esse livro sem dar nenhum spoiler. Porém alguns capítulos te fazem questionar sobre a verdade que cerca a Família Lehansters.

Thalissa soube levar a verdade até o final e ainda fazer o leitor surtar o livro todo.

"Enxerguei, na escuridão da sua alma, uma loucura semelhante à minha. Se ela me tocasse, o quanto eu me perderia?"

Anya deixa bem claro o quanto ela pode ser e consegue ser letal nessa continuação da história.

"Só que, quem se prende, também não perde espaço? Ao aceitar apenas uma janela com barras, também não limitava a minha visão?"

"Desculpe-me, Antone, mas amo o pedestal em que me coloquei, não só por estar por cima, mas porque ali, ninguém me alcançaria."

Em A Escuridão de Uma Mulher iremos vivenciar sacrifícios agonizantes, decisões imprevisíveis, sede por poder, ânsia por prazer, aflição pela busca por sanidade, mas, acima de tudo, o empenho incomparável de Enzo para cumprir um juramento familiar meticuloso, assim como a caça exaustiva de Anya pela verdade.

Jeh 13/01/2024

A Escuridão de uma Mulher
Quando terminei esse livro, o único pensamento que me veio na cabeça foi: QUE PERFEIÇÃO!!!
Personagens crus, imperfeitos, de aspecto duvidoso mas que carregam fardos muito piores. Em A Destruição de um Homem, a Anya já tinha me conquistando, mas esse???? Ela ganhou meu coração. E o título faz todo sentido pra mim, pois, no primeiro nós vemos a Anya forte mas ainda com vestígios de um ser humano que cede aos desejos e que se submete. Nesse, ela não se submete a NINGUÉM, nem mesmo ao amor que sente pelo Enzo. Ela é dela mesma, e sempre vai se escolher, independente de qualquer circunstância. A Thalissa escreveu uma personagem tão crua e tão cheia de facetas, tão cheia de personalidade, que muitas vezes eu cheguei a pensar que ela era real, que existia em nosso mundo. Foi incrivelmente muito bem escrita, tanto a personalidade em si como toda a história que envolve a Anya.
Já o Enzo, eu fiquei pensando o quanto que esse homem foi quebrado e mesmo assim, eu ainda conseguia ver em pequeninas (bem minúsculas) atitudes, que ele ainda tinha um coração. Tudo o que ele viu, presenciou era pra ter arrancado qualquer traço de bondade que ele viesse a ter.
O Plot Twist no final foi MUITO surpreendente, não só o segredo que o Enzo guardava, como também a história da mãe da Anya. Foi simplesmente surreal de bom.
Termino essa resenha com um sentimento de que a Thalissa deu praticamente seu cérebro e seu coração (olha a easter egg) nessa duologia. Enredo, história, desenvolvimento, personalidade dos personagens, minuciosidades e detalhes maravilhosos. O melhor livro de máfia e dark romance que já li. É nível gringa.
Recomendo muito e LEIAM OS GATILHOS.

Entrelivros_efilho 07/04/2022

A capacidade que a Thalissa tem de deixar a gente desmaiada e sem possibilidade de reanimação é única, finalizei A Escuridão de Uma Mulher e estou procurando minha alma que saiu do corpo e ainda não retornou!
ㅤㅤ
Esperei esse desfecho da Duologia Os Lehanster por 4 anos e apesar de saber que seria uma história intensa não imaginei que seria tão desafiador ler, em certos momentos achei que não conseguiria terminar a leitura porque o caos, a morte e o desespero era tão presente que o medo de saber o que aconteceria co esses personagens que tanto amo me dominou, tudo caminhava pra morrer todo mundo e eu não estava preparada (e nunca vou estar) para perder nenhum deles, perdi a conta de quantas vezes desliguei o kindle pra surtar de medo, de desespero e para respirar fundo e criar coragem de continuar, sem dúvida esse foi o livro mais intenso, forte, brutal, avassalador, sangrento e real que já li até hoje, finalizei a leitura faz dias e desde então não consigo ler nada, ainda não descobri como me despedir desse universo e personagens que me fez viver tão intensamente cada momento.
ㅤㅤ
Thalissa fez um trabalho impecável nesse livro e nada do que eu escrever aqui fará jus a essa história, só lendo pra entender e sentir, mas antes de iniciar a leitura tenha em mente que esse é um dark romance tabu 🔞 e é necessário ter lido o 1º livro da duologia: A Destruição de um Homem e, possui gatilhos para: inc3st0, t0rtur4, vi0lência, abus0 físico e psicológico, tráfic0 de mulheres, p3d0filia, BDSM, menções a necrofilia, misoginia, r4cism0, naz1sm0, suicídi0, uso de substâncias ilícitas e alcoolismo.
ㅤㅤ
A Escuridão de Uma Mulher continua de onde terminou o 1º livro e aqui vamos encontrar Anya, com o coração fechadíssimo para qualquer sentimento que não seja o amor próprio depois de tudo o que passou com a partida de Enzo. Ela está mais fria, mais vingativa, mais calculista, mais perigosa e disposta a tudo para arrancar todos os segredos de Enzo, que após abraçar o seu pior lado e entregar-se a Bratva, retorna a Awston após alguns anos disposto a passar por cima de qualquer um para concluir os planos do pai e manter a família segura, mesmo que para isso ele precise trair, m4t4r, trafic4r e colocar em risco a própria vida.
ㅤㅤ
Em um primeiro momento a quantidade de páginas assusta, mas ao ler você entende que cada página é necessária para a construção dos personagens e para que cada detalhe se encaixe e fique coerente com o desfecho, Thalissa amarrou todas as tramas e subtramas com maestria, então esse é o tipo de leitura que você lê pausadamente porque é tão visceral que deixa suas emoções a flor da pele de um jeito que dificilmente outro livro do gênero deixará, aqui você encontrará personagens egoístas que usam outras pessoas para alcançar seus objetivos, personagens que não se importam com os meios e sim com o resultado final a seu favor, personagens que vão te levar do ódi0 a empatia em um virar de páginas porque apesar de ser um livro pesado e sangrento com muita m0rte e violência, ainda assim você consegue ver em alguns momentos o vislumbre do lado humano deles, personagens que estão presos nas consequências não só de suas escolhas, mas nas escolhas de terceiros também.
ㅤㅤ
Enzo é um personagem que começou partir meu coração no 1º livro, acompanhar a sua desconstrução e vê-lo nesse volume muito mais cruel, frio, letal e disposto a tudo para concluir o seu plano foi um misto de passa pano aqui, quero gritar com ele ali enquanto meu coração era despedaçado bem devagarinho porque nunca mais eu veria aquele Enzo do primeiro livro, mas apesar do que ele precisou se tornar para chegar onde queria, não mudou em nada o meu amor e admiração por ele, porque eu o admiro sim, é preciso ter muita coragem para enfrentar e fazer tudo o que ele fez por uma escolha que não foi dele, então, ele tem meu coração todinho (e os panos também).
ㅤㅤ
Já Anya é 8 ou 80, ela nos faz viver sentimentos conflitantes e nos leva ao limite do desespero com suas atitudes, em um paragrafo queremos abraçá-la e beijar os seus pés e no outro queremos entrar no livro e matá-la lentamente, ela é forte, determinada, egoísta, corajosa, maldosa, manipuladora, traiçoeira, fria, cruel, vingativa e, sabe o que balanceia tudo isso? Ela é a personagem mais real, admirável e mais f0d4 que já li até hoje, porque do jeito dela ela dá uma aula de amor próprio e empoderamento, ela se impõe e nunca abaixa a cabeça pra ninguém nem que sua vida dependa disso, mesmo apaixonada ela não abre mão de si e de suas vontades por ninguém, passei pano pra ela e em muitos momentos rasguei esses mesmos panos e quis esfregar na cara dela, mas que força, que coragem! Sem dúvida é uma personagem incrível e inesquecível.
ㅤㅤ
Através do ponto de vista de vários personagens Thalissa nos insere não só na mente dos protagonistas, mas também no mundo da máfia Rússia e mergulhamos com intensidade nesse mundo cruel e sangrento porque ela abordou tudo de maneira tão detalhada e realista que me senti lá, no berço da máfia, as cenas h0ts são de tirar o fôlego, Enzo e Anya botam fogo no parquinho e deixam o leitor em chamas, que calorão que dá 🔥!
ㅤㅤ
Algumas mortes me deixaram triste, mas entendi que eram necessárias, mas outras só fiquei com aquele sentimento de: já vai tarde. O último capítulo fez meu coração parar, mas aí veio o epilogo e eu voltei a respirar, Thalissa fechou com chave de ouro a duologia e me deixou chorando em posição fetal sem saber o que fazer da vida agora que Enzo e Anya tiveram o se desfecho!
ㅤㅤ
Se gostam de histórias que desgraçam sua mente, te faz surtar, gritar, chorar, desesperar e se emocionar ao mesmo tempo, essa duologia é a escolha perfeita.