Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

Gi 21/06/2023

O quartinho
Com uma escrita direta e envolvente Eliana conta uma parte da vida da Eunice e sua filha Mabel. Eunice é empregada doméstica que dorme no emprego com sua filha, em um condomínio de luxo.
Aqui temos um pouquinho da vida real de muitas brasileiras, que cuidam da casa e dos filhos do seu empregador para dar um lar e estudos para o seu filho. E o quartinho é testemunha de todas as alegrias, tristezas, solidão e desaforos.
Um livro muito bom!
Que dá para ler em dois dias.

Denise - @embarcandonaleitura 22/06/2023

Dias atuais
Ler o livro da Eliana só nos faz voltar ao passado e presente. É triste saber que ainda acontece tantas coisas relacionadas ao racismo estrutural e como é difícil quebrar essas barreiras.

Eu só posso dizer que leiam! E repassem. Pois esse livro é necessário.

Aline.Guimaraes 22/06/2023

Que livro!
Solitária narra a história de duas mulheres pretas - Eunice e Mabel - mãe e filha que vivem na casa dos patrões, uma cobertura luxuosa no Edifício Golden Plate. Lá são relegadas aos pequenos espaços que a classe trabalhadora deve ocupar: quartinho, banheirinho, caminha... Tudo no diminutivo ? inclusive o respeito e consideração por estas pessoas, tantas vezes negado. Até mesmo a existência dessas mulheres é negada pois devem fazer seu trabalho caladas, sem serem vistas ou percebidas pelos patrões.

Mabel desde cedo entende que para ter uma vida melhor e mais digna precisa estudar e faz isso sempre que pode, com afinco, na companhia de Cacau, outro filho da classe trabalhadora ? seu pai, Jurandir, é porteiro do prédio e ele também mora ali junto com seu irmão João Pedro. É João quem trava com Mabel um dos diálogos que mais me impactaram nesta história ? ele lembra à menina que não foi o estudo que fez daquelas pessoas muito ricas, mas a herança de famílias que sempre tiveram fortuna. Seria então os estudos e todo o esforço em vão?

Nesse ponto me emocionei muito, pois eu mesma cresci ouvindo que estudar seria a única forma de vencer na vida para pessoas vindas de famílias pobres como eu. Hoje posso dizer que sim, que estudar salva e transforma. Mas também sei que isso está longe da vida confortável, segura e cheia de poder que as pessoas super ricas tem e que obviamente querem manter.

No decorrer da narrativa vemos que muitos daqueles trabalhadores que moram ali no Golden Plate passam por situações absurdas e são vítimas de crimes horrendos. Aliás, um crime passado ali abre a história, que é chocante do início ao fim.

Solitárias é um livro denso, mas curtinho e fluido, com muitas reflexões sobre a realidade da classe trabalhadora no Brasil. Se você gosta de livros deste tipo, recomendo muito esta leitura.

Leticiaos 22/06/2023

Tem um gosto amargo
Adorei! Trata de um tema antigo e atual ao mesmo tempo. Mesmo com uma história pesada, a escrita é leve e fluída. Gostei bastante do uso de diferentes pontos de vista.
Ótimo livro, leitura importante para qualquer um.

Lice 22/06/2023

Um retrato REAL, escrito de forma PERSPICAZ!!
Necessário, muito bem escrito, real e intenso. Comecei a ler sem nem saber do que se tratava e amei muito a experiência. Eunice é empregada doméstica em um condomínio de luxo, onde também temos outros empregados que são narrados na história. A História passa por todos os perregues, a vida de serviço a famílias brancas e ricas e as diferenças percebidas nesse dia a dia. O claro abismo social vivido, as negligências trabalhistas, as fofocas e a maternidade também. Eunice mora junto com sua filha, Mabel, num quartinho no local de trabalho e, e ainda muito nova, Mabel começa a servir a família também. O que mais me pegou no livro foram os pontos de vista, em certo momento era a mãe, em outro a filha e do nada uma narração do quartinho, genial!!!
Além disso, vários momentos da narrativa me faziam lembrar de outras obras e de notícias que li sobre o assunto.
Poderia passar horas falando dessa obra prima, com certeza ainda vou refletir muito sobre, deveria ser leitura obrigatória!!

LEIAM LEIAM LEIAM.

Yara 23/06/2023

História de cortar o coração e fazer refletir
Eliana foi uma descoberta
Ansiosa para ler os outros livros dela
De uma maneira rápida e super bem escrita, ela te passa uma história de resistência e superação.
Com acontecimentos de cortar o coração e de causar raiva no leitor pela injustas que as protagonistas tem que enfrentar, a autora te faz refletir sobre o racismo e sobre os tratamentos absurdos que as ajudantes de lares precisam enfrentar para ter o mínimo para sobreviver.

Contexto atual e assuntos importantíssimos!

Recomendo a leitura

maria12464 24/06/2023

PERFEITO
"Quando você entrar na faculdade, vai lembrar que lhe ensinei que cidreira acalma?" "Não tem nada que me tire essas certezas, d. Codinha."

O odor do chá tomou conta do ambiente. O quarto de descanso é todo aquele que tem o cheiro da nossa própria vida.

Lílian 27/06/2023

Um clássico
Temos um clássico aparecendo aqui? Eu acredito que sim! Estou apaixonada pelas personagens tão brasileiras e tão reais. É muito emocionante como a história de cada uma se confunde com a história do país e como elas se mantém firmes mesmo diante de tantas adversidades.
Livro forte, inspirador, necessario e que eu queria ter lido quando era mais nova. Bravo!

Janinne 29/06/2023

Necessário
Esse livro devia ser obrigatório, todos precisam conhecer essa história.
Várias emoções, mas ,principalmente, raiva. Quando você for ler, se prepare para passar muita raiva, mas ao mesmo tempo é uma história emocionante e tão real que chega à ser cruel

Tati 03/07/2023

Maravilhoso
Um livro triste, forte, mas tão real e necessário. Uma oportunidade para repensar privilégios e sensibilizar a sociedade.

Gabs 04/07/2023

Espetacular
Esse livro me fez prender a respiração durante toda a leitura. Que escritora, senhoras e senhores!
Uma ficção que poderia facilmente ter sido tirada de qualquer noticiário brasileiro. Infelizmente, um retrato cruel e diário de um Brasil cujas raízes deixaram suas marcas até hoje.
Amei demais.

JuMaris 08/07/2023

Relutei muito para ler.
Não costumo escrever resenhas de livros aqui, embora goste muito de ler, e através delas eu escolho minhas leituras, mas desse livro eu precisei escrever. Relutei muito para ler esse livro, porque sabia que ele ia tocar profundamente e pessoalmente. Enfim, peguei pra ler e não teve outra, que livrooooooo!!! Esse livro além de necessário precisa ser obrigatório para todo ser humano.
Personagens bem construídos, carga emocional elevada a mil, enredo extremamente atual e escrita fluída, o livro é espetacular! Leiam!!!!!!!!!!!!!!
Livro perfeito!!!!??????????????????????????

luisa302 10/07/2023

Uau.
que livro mais lindo, que poder tem a voz dessas personagens, uma voz tão pouco ouvida e tão importante.

esse livro é tudo que eu gosto, literatura nacional com crítica social, crime e arquitetura, e foi simplesmente perfeito.

um novo favorito pra eu ficar panfletando para todos que conheço

Lais.Lagreca 10/07/2023

O silêncio se encherá de palavras corajosas
Quanto poderia uma ?dependência de empregada?, um ?quartinho de empregada? contar?

Quanta solidão, quanta saudade, quanto sentimento de humilhação as paredes da área de serviço testemunharam?

Quanta invisibilidade se fez necessária para que a família dos patrões vivessem enquanto aqueles que exerciam os cuidados quase não podiam dar sinal de que viviam?

Quantas formas de burlar a lei para não pagar o mínimo a quem faz o mais importante em sua casa já não arrumaram aqueles que enchem a boca para falar ?mas ela é praticamente da família??

Quem cuida dos amores daquelas que cuidam dos amores das famílias para quem trabalham?

Quantas perguntas! Perguntas retóricas. Porque sabemos bem as respostas.

Sinopse:

?Mãe, a senhora precisa se libertar destas pessoas. A senhora não deve nada pra elas. Não tenha medo de encarar esse povo que nunca limpou a própria privada.?

Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que moram no trabalho, um condomínio de luxo desses encontrados em qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que leva não apenas à elucidação deste crime, mas a uma mudança radical na vida das pessoas que cercam as protagonistas.

dudameliande 11/07/2023

Melhor livro de 2023 que eu li até agora. novo favorito.

só conseguia pensar naquele trecho de construção: ?por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir, a certidão pra nascer e a concessão pra sorrir, por me deixar respirar, por me deixar existir, Deus lhe pague.?

eliana alves cruz, obrigada por essa leitura tão forte, desconfortável e reflexiva, que ao mesmo tempo foi tão fluida, agradável, acolhedora e familiar. todo o sucesso do mundo! talento já tem de sobra