Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

tavim 30/03/2024

Solitária, de Eliana Alves Cruz
Quão só se é --- aos anos dedicados à família que não é sua, à filha que não é sua, à casa que não é sua, às coisas que não são suas, à vida que não se pode chamar de sua --- para as paredes repararem em você? o quartinho dos fundos, ao lado da lixeira da lavanderia, retém em si a história de um país, um museu particular da solidão; e quanto são esses, os prédios, com seus cubículos de um mundo que ainda não foi embora.

solitária, de eliana alves cruz, traz consigo muito mais que algumas histórias já ouvidas por aí, ele traz casos que não se acabam. questões como quanta desumanidade se esconde num mesmo edifício se esbarra com o quanto nos acostumamos e fechamos os olhos para o que não é com a gente. mas, felizmente, tem saído daí desses quartinhos dos fundos quem ainda nos faz ter algum orgulho de nação.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Maria.OthAvia 30/03/2024

INCRÍVEL!!
?O Impossível tem suas condições para acontecer. E as razões são quase sempre econômicas.?
Um livro emocionante do início ao fim. Eu, como mulher, me identifiquei diversas vezes com a Mabel e o peso que a sociedade impõe sobre nós. E eu, como ser humano, fui impactada diversas vezes com o sofrimento desses personagens e por saber que são acontecimento reais e presentes em muitas vidas de brasileiros.
Recomendo a todos essa leitura. Um agradecimento especial a escritora pelas palavras escritas com tamanho cuidado e fluidez. Espero que seja apenas uma continuação à revolução!

linabinotti 30/03/2024

O silêncio da solitária é um estrondo
Pelo título eu não tinha muito norte sobre a obra. Mas agora com a finalização dela faz total sentido.

O livro, apesar de retratado com sensibilidade, é forte em muitos sentidos. Aborda assuntos como trabalho análogo à escravidão, gravidez na adolescência, racismo estrutural e ainda faz citações à casos brasileiros.

Trás a tona a invisibilidade de muitas vidas guerreiras que não recebem o devido respeito e olhar. Eu simplesmente recomendo muito, é uma
leitura necessária!

Karen Baltazar 28/03/2024

Maravilhoso!!!
Amei demais esse livro, ele trás uma visão sobre a vida que dificilmente teremos sem passar na pele por essas experiências...

Leiam vale muito a pena!

Isabela242 28/03/2024

Maravilhoso.
Real, dolorosa, linda, profunda e emocionante. Essa é a história de Solitária.

Com certeza um dos melhores livros que já li na vida.

Magna.Poetisa 26/03/2024

Se os quartos falassem...
E nesse livro os quartos falam!

A história de Eunice e Mabel entrelaça tantas histórias que fica a reflexão sobre qual delas tem mais impacto nessas vidas. Mas me arrisco a falar que Mabel fez toda a diferença, na própria vida, na vida da mãe e de todas as personagens. Quantas histórias como essa ocupam as realidades? Ler esse livro me fez sentir enojadamente em tempo real. Lembrando a leitura de quarto de despejo o livro despejou o que tem oculto nesses quartinhos e o que o arroto da riqueza escancara: corrupção nas mais variadas formas e trejeitos por vezes naturalizados e pior... disfarçada de caridade.

Essa leitura me fez crescer um tanto e mais ainda, foi fluida, reflexiva e instigante. Valeu a indicação Gilmara Aquino, clube de leitura Moça Bonita (Pau dos Ferros / RN).

deniferreira 26/03/2024

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Pelo mesmo motivo que gosto de recomendar o "Quarto de Despejo", da Carolina Maria de Jesus, esse livro da Eliana Alves Cruz escancara a desigualdade social que ainda perdura na nossa sociedade. Ou seja, não mudou muita coisa desde a década de 1950, quando a Carolina escreveu "O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome".

Felizmente temos hoje um presidente que já passou fome. Mas mesmo três mandatos não foram e não serão suficientes pra resolver tantos problemas entremeados na cultura escravocrata brasileira.

Em "Solitária", torcemos e nos emocionamos com personagens que tentam quebrar as paredes do quarto de despejo. Ler e estimular a leitura de livros como esse são uma das formas de fazer a nossa parte para ajudar a construir mais "quartos de descanso".

Livro 11/2024. Candidatíssimo a melhor livro do ano, e ainda estamos em março.

morfeu_ 26/03/2024

Solitária
Essa história vai abordar a vida de duas mulheres, uma empregada doméstica e sua filha que foram obrigadas a morar na casa de sua patroa em decorrência do emprego da mãe.
É uma leitura extremamente sensível abordando assuntos muito delicados sobre a vida de mulheres que geralmente assumem o papel de "criado-mudo" e se tornam invisíveis no ambiente ao servirem a abrirem mão de suas vidas para dar conforto á vida dos outros.
Para mim Eunice é uma mulher e mãe extremamente forte, apesar de errar em colocar a família rica acima da sua ( não consigo julga - lá por isso ), tudo que ela fez foi levar sua casa nas costas e infelizmente acabou se afastando um pouco dos ensinamentos da própria mãe e se perdendo na inferioridade que lhe foi imposta.
Muito tocante ler sobre o quanto, aos poucos, ela vai aprendendo com sua filha a se dar o valor que merece e a sair dessa ilusão de ser "quase da família" ao mesmo tempo que passa a olhar para o futuro e enxergar algo mais que lavar a roupa dos outros.
O livro aborda temas pesados como gravidez na adolescência, violência, alcoolismo de forma muito sensível, com uma escrita fluida e nada cansativa. Me fez abrir os olhos para uma realidade que eu pouco conhecia, um favorito desse ano.

?FAVORITADO?

Geovana.Menossi 24/03/2024

A narrativa acaba sendo uma poderosa exploração do racismo estrutural, destacando como suas ramificações afetam profundamente a vida das pessoas diariamente. Ao trazer à tona a normalização desse fenômeno na sociedade, eliana alves nos confronta com a urgência de reconhecer e confrontar essas injustiças.

Me prendeu desde o início, do tipo que te faz querer pesquisar sobre a autora e seus trabalhos, a história é muito bem escrita e vc acaba devorando o livro em um dia.

Nane 24/03/2024

Ameiiii
Um livro forte, denso e com temas relevantes e atuais que precisam ser discutidos e repensados. Imprescindível essa leitura!!!!

Rafa 24/03/2024

Que livro e que história? uma leitura rápida e fluida, porém carregada de emoções e significados? solitária é narrada por três personagens Mabel, sua mãe e os quartinhos? em cada narrativa nossos corações são aquecidos por um mix de sentimentos, uma leitura forte e necessária, que trás temas pertinentes e reflexivos.
Recomendo!!!

lara 24/03/2024

Peguei esse livro sem nem saber sobre o que se tratava e me surpreendi com sua profundidade e camadas.
a obra traz um retrato (infelizmente) muito real e atual da sociedade brasileira ao mostrar as infâncias roubadas, as situações humilhantes, exigentes, o suor explorado, os diminutivos para que o outro se mantenha "no seu lugar" e quando o "ser da família" te torna prisioneiro.
é uma leitura extremamente necessária e que precisa ser comentada. a escrita de eliana é potente, fluida e emocionante.

Ticiane24 23/03/2024

Crime é não ter saída, mãe
Essa história é um soco no estômago, tem diversos temas relevantes como o sistema de cotas, trabalho análogo a escravidão, entre outros. O livro é cheio de frases marcantes que da vontade de marcar ele todo.
Essa obra deveria ser leitura obrigatória!

Eu que ralei tanto como Mabel pra me formar pra ser a primeira da familia a fazer faculdade, chorei tanto quando ela passou no vestibular e vi o Dra. ?

elainegomes 22/03/2024

Solitária de Eliana Alves Cruz ??

Quando pensamos em literatura sobre o período escravocrata, logo somos atirados para o período Brasil colônia.

Mas Eliana sabe, como poucos, traçar uma ponte entre os séculos, e mostrar como a miséria humana foi explorada ontem e segue sendo até os dias de hoje.

Já fica aqui minha super recomendação ao livro Água de barrela!!!

Mas vamos falar de Solitária! Que traz um retrato atualíssimo da sociedade brasileira, que por uma licença poética da autora, resolveu colocar toda ?nata? da sociedade morando no mesmo condomínio de alto padrão, e onde vive ?gente de categoria? também vivem os trabalhadores da portaria, limpeza, manutenção, mas o requisito fundamental para exercer a função é manter-se invisível mas sempre a disposição.

Durante a leitura foi inevitável não me recordar de tantas tristes histórias reais que certamente serviram de inspiração ao livro.

Quantas infâncias roubadas, quanto suor explorado, quantos diminutivos são lançados para que o outro se mantenha ?no seu lugar?, quando a gratidão se torna grilhões, quando ?ser da família? te torna prisioneiro?

A escrita da Eliana é realmente muito potente. O livro é dividido em 3 partes, com capítulos curtos e fluidos, possui 3 narrativas, e amei a surpresa com o 3o narrador, achei triste e poético.

Nathaly 22/03/2024

Obrigada por tudo, Eliana.
Que forte, que potência. Leitura fluida e fácil.

Eliana trazendo uma realidade necessária e sincera.