O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Médonne Pattz 04/06/2023

Eu não sabia nada da história, não vi o filme então fui ler sem conhecimento nenhum... no início achei muuuito arrastado, o que me fez não criar tanto vínculo com a história. Levando em conta que é um livro antigo, ele é bom sim. Mas achei o livro em si muito parado. A história não me prendeu, apesar de ser ok.

Giovanna.paginasda 03/06/2023

Um incrível clássico do terror. @paginasdagio
Começo dizendo que eu não fazia ideua que O Bebê de Rosemary era um livro, sempre achei que fosse somente o filme, então fiquei bem animada para ler a história. Eu nunca assisti ao filme, mas eu já sabia do que se tratava e o que acontecia, mas mesmo assim o livro sempre me surpreendia.

Um dos primeiros pontos positivos é a ambientação e como o terror é construído ao entorno do apartamento e do prédio que Rosemary e Guy se mudam. É aquele famoso prédio que tem um histórico macabro, mas mesmo assim aceitam morar porque está mais barato.

Sobre os personagens, a Rosemary é muita chata e submissa aos outros. Ela não se impõe, fica querendo agradar todo mundo, não faz o que realmente quer, se desde o início ela tivesse sido firme com os vizinhos, nada de ruim teria acontecido. A mania dela também de querer falar as coisas para todo mundo, se ela tivesse ficado quieta e feito as coisas sem abrir a boca, ela também já teria resolvido 90% dos problemas.

O terror no livro é muito bem feito, fiquei desesperada lendo a evolução de gravidez da Rosemary, e como ela mesmo desconfiada continuava fazendo o que os outros pediam. Quando ela começou a descobrir as verdades que rondavam os vizinhos, o livro ficou eletrizante!

Único motivo para eu não ter dado 5?? foi o final aberto. Eu esperava algo mais interessante para o final, mas não teve nenhuma reviravolta, foi realmente só o modo como o livro finalizou que me fez não dar nota inteira.

Mas para quem curte terror clássico ou quer iniciar nesse gênero, esse livro é o ideal!

ironyas 27/05/2023

Terror culto
Eu nunca assisti o filme, mas sabia um pouco da história (o diabo fez um filho em uma mulher).
é um livro bem lento no começo, conta muitos detalhes da vida de Rosemary e Guy, seu marido que é ator, e sobre o seu sonho de morar em um bom lugar, mais especificamente no ed. Bramford. Até aí, tudo bem.
A história continua, algumas coisas estranhas começam a acontecer, só que...tudo é PREVISÍVEL ao extremo. eu já havia sacado a história do livro há muito tempo, as motivações dos personagens e etc.
Isso não faz o livro, de alguma forma, ruim, mas foi previsível kk apesar de já ter sacado o plot, foi muito bom ver minhas teorias se confirmando. é de alguma forma macabro, mas não é assustador. dei 3,5 por ser lento, mas é muito bom!

Leticia 21/05/2023

O neném não é neném
Tome Rosemary, migalhas de amor e consideração que eu criei por você.

Esse livro só me chamou atenção quando descobri a edição da darkside, mas conseguiu se mostrar mais do que uma capa bonita. Sim, eu julgo livro pela capa.

Rosemary é apresentada como uma jovem descobrindo sobre a vida de casada. Com o marido perfeito, em busca da casa perfeita para ter como ninho de amor e poder fazer seus três filhos, tendo assim sua familia perfeita.
E é esse o cenário da nossa historia, um apartamento em Bramford; um lugar com ex moradores esquisitos que até mesmo devoravam criancinhas. Mas certos de que são apenas historias muita criativas, lá vão eles construir um lar doce lar.

O que mais me encantou nessa historia é que mesmo quando estão apenas em sua casa fazendo um chá, a historia continua a fluir. Há algo acontecendo e se desenvolvendo na narrativa, acrescentando no desenvolver dos personagens. Sem descrições exageradas para aumentar a quantidades de paginas.
O final o mais obvio e bobo possível me fez rir as 5h da madrugada, mas de qualquer forma de tantas possibilidades foi uma que eu veria acontecendo e que aceitei, apesar de desejar ver um pouco mais.

Parabéns, Rosemary! Menina? Menino? É o anticristo!

08/05/2023

Um clássico é um clássico por um motivo. que história sensacional. a escrita do autor é muuuito viciante e as construções dos fatos são muito bem colocados. fiquei aflita por rosemary o livro inteiro com o bastardo do marido que tem, e fiquei p* da vida por ser tão submissa e não se impor o suficiente em vários momentos, mas compreensível pois: anos 60/70.... final é bizarro, mas acho que os instintos de mae sempre superam qualquer coisa (?)

larissaplath 23/04/2023

Já sabia da história, pois tinha visto o filme antes. mas mesmo assim, tem uns momentos que eu fiquei com um medo e uma tensão, senhor. ainda tenho pra mim que a história é sobre o nascimento do Roman Polanski
jenkins.fefe 23/04/2023minha estante
li ontem no escuro me cagando de medo, livro tri bom

larissaplath 24/04/2023minha estante
tu já viu o filme? bom demais também

jenkins.fefe 24/04/2023minha estante
não vi, tava vendo pra ver, deve ser foda

jenkins.fefe 23/04/2023

Fiquei em choque como ela não desconfiou de tudo desde o começo, muito bobinha essa rosemary.

o final é muito bom(são incontáveis as vezes que me assustei lendo) mas confesso que esperava algo mais MACABRO do que realmente foi, sabe? faltou aquele TCHAN

raafsoares 16/04/2023

Confie nos seus instintos
Eu adoro o filme e, por indicação da redatora de m#, tive que ter o livro também.

Estava encalhada com outras leituras e pouco interessada com este livro, que ja me olhava da estante há 4 meses. Por fim, decidi começar a ler na quinta-feira antes de dormir e não consegui mais largar. Ira Leving trouxe aqui uma obra-prima e fez com que eu me apaixonasse por historias com um quê de conspiração.

O que mais me deixou apreensiva em toda a leitura é a forma como Rosemary aceita tudo que é feito com ela para manter-se educada e bem vista por quem está a sua volta, raramente dizendo ?nao? e sendo compreensiva com o próprio marido que afirma tê-la estuprado. Um grande show de horror.

A personagem é consolada raras vezes por seus amigos, mas no fim das contas ela só tem a si. No final da trama, decide que será a mãe da criança, sem ligar para quem é o pai, e é acalmada pela seita que despreza, porém que terá que começar a conviver com.

Imagina só se casar, largar tudo e dar todo o seu apoio pra uma pessoa e ela ir la e vender seu corpo pra poder ter sucesso ja que nao se garante no quesito talento? Angustiante.

A lição que fica:::: confie nos seus instintos, larga quem te priva e nada de raiz de tânis

Andrea.Garcia 12/04/2023

Clima de terror no ar...
Gostei muito da leitura, a atmosfera do livro é muito bem construída. O clima de suspense e de que algo muito sinistro está acontecendo vai aumentando a cada página.
Um clássico do terror muito fluido e intrigante. Estava na expectativa de outro final, mas faz jus ao gênero.

Nnanda 05/04/2023

Li em praticamente um dia ,é bem rápido e pequeno o livro ,não gostei do final e meu Deus como ela não percebeu tudo antes?

Mssamuca 29/03/2023

As vezes julgue um livro pela capa
Comprei esse livro pela edição belíssima da Darkside, e acabei deixando na estante por bastante tempo; Sim, já havia visto o filme e gostado bastante, mas não me lembrava de todos os detalhes.
Eis que chega o momento que resolvo lê-lo por ser um livro curto e me surpreendo já no primeiro capítulo. O livro já te cativa ali na primeira página e vai te conduzindo por uma história envolvente, que tem a destreza de fazer com que até o leitor duvide do que ele acredita ser real ali dentro.

Obs: Tudo isso sem mencionar o final eletrizante da segunda parte para não dar muitos spoilers.

Thalles 22/03/2023

Clássico do terror incontestável!
Infelizmente, assim como diversas outras obras, estou "conhecendo boato velho", e, apesar de ainda não ter visto o filme, já conhecia maior parte da revelação final. Imagino quem teve a experiência completa. Deve ter sido ímpar.
Apesar disso, o livro é capaz de, mesmo assim, sustentar a atmosfera soturna e instigante.
Um "livrasso". Obrigatório.

Rayssa 18/03/2023

Brilhante
Rosemary e o marido se mudam para um novo apartamento em um edifício de luxo de NY. Lá eles conhecem um casal de vizinhos um tanto quanto, excêntricos. Quando Rosemary realiza o sonho de engravidar, coisas estranhas começam a acontecer.

Com essa premissa instigante, o livro entrega uma história maravilhosa. Com uma prosa muito fluida e consistente, o livro me prendeu do começo ao fim. A atmosfera é muito bem construída, com um suspense sutil e intrigante, mas nada descarado ou apelativo.

Os personagens são icônicos. Com profundidade e personalidades bem delineadas, sobretudo Rosemary. Indo além de um livro de terror comum, o autor coloca questões muito pertinentes na leitura. Rosemary representa a falta de autonomia com o corpo feminino. O quanto ela é facilmente manipulável traduz a visão de fraqueza que os outros têm sobre ela.

Há ainda, a discussão sobre a questão patrimonial e as consequências machistas que isso traz. A sensação de poder que o marido acha que tem sobre a esposa, cujo ápice se encontra em um abuso sexual, dissimulado pela própria personagem em razão de seu sentimento de inferioridade e solidão.

Além disso, a personagem vê no bebê que carrega a possibilidade de libertação e auto afirmação. Tanto que, ao final, apesar de tudo, ela não abre mão de seu papel de mãe. A sequência de atos estranhos que permeiam toda a gravidez ao final acabam se tornando uma normalidade. Quando ela vê a verdadeira identidade do bebê, o choque cai sobre ela com força. Mas será mesmo? Pra mim ela já sabia de tudo, ainda que de forma inconsciente, mas nada a fez se separar daquela única esperança de independência que a gravidez lhe proporciona.

Um livro brilhante, que eu classificaria mais como um suspense dramático do que terror em si.
B.norte 23/03/2023minha estante
Sua resenha desperteu meu interesse pela leitura do livro.

Mari.andreto 07/03/2023

Gostei muito da leitura, o que foi uma surpresa pois não tinha muita expectativa. Fiquei muito intrigada com as personagens e com a historia em em si. Queria até que o livro fosse bem mais detalhado. A única ressalva é que achei o final meio corrido. Recomendo!

JanaAna 05/03/2023

Um livro de "terror" sem medo.
A escrita é muito boa, dá vontade de ir lendo sem parar.
Quem tem medo de livros de terror, assim como eu, esse livro é super tranquilo e não dá medo nenhum, vale muito a pena a leitura.