O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Jéssica 15/12/2022

Prende
Uma história com muita enrolação pras coisas de desenvolverem, mas que prendem o leitor de alguma forma.

Meury Scorsi 06/12/2022

O Bebê de Rosemary - Terror Clássico
O Bebê de Rosemary é um clássico do terror. O livro foi publicado em 1967 por Ira Levin, e foi adaptado para os cinemas em 1968. Aqui, acompanhamos a história de um casal: os Woodhouse. Rosemary é uma típica dona de casa, que sonha em construir uma família ao lado do marido. Guy é ator e sonha com o sucesso, reconhecimento e a fama.
Os dois conseguem um apartamento disponível no Bramford, um prédio antigo e famoso em Nova York, e se mudam para começar uma nova vida. Com alguns vizinhos estranhos e muitas histórias no mínimo sinistras sobre o prédio, Rosemary nem imagina os acontecimentos macabros e bizarros que irá enfrentar. E tudo fica ainda mais estranho quando ela descobre que está grávida de seu primeiro filho.
A leitura me surpreendeu bastante. Claro que aqui temos uma linguagem um pouco mais antiga e com um ritmo as vezes mais devagar, porém tudo aqui é muito bem construído e atiça sua curiosidade. Em primeiro lugar, a ambientação é muito boa: é possível visualizar o apartamento do casal e o edifício, com as descrições que são feitas pelo autor. Os personagens são enigmáticos e misteriosos, o que nos faz simpatizar com a Rosemary rapidamente, principalmente quando ela começa a suspeitar de alguma coisa que poderia estar meio estranha.
O final, porém, me decepcionou um pouco! Tudo é ?resolvido? de forma muito simples, e onde esperamos um conflito caloroso entre alguns personagens e um desfecho eletrizante, temos um encerramento tranquilo e sem muitas surpresas.
Porém, para quem gosta da literatura clássica, e especificamente de ler terror, é uma leitura obrigatória. É um ótimo livro para passar o tempo, e a edição da Darkside é, como sempre, um presente pros colecionadores de livros.

Rittes 04/12/2022

O filho do demo
Um clássico que ainda mantém a sua força, embora soe antquado em muitos momentos, "O bebê de Rosemary" é um livro que até envelheceu bem. Ao contar a história de um jovem casal que se muda para um edifício de má fama, Ira Levin acaba por entregar uma história de terror diferente e de fácil leitura. A ambição do marido de Rosemary e sua aparente inocência funcionam como uma metáfora para a presença do mal no mundo. Não vai fazer você perder o sono, mas é interessante.

Karina599 30/11/2022

Um bom clássico.
Muito bom! Eu não conhecia nada da história e de fato me surpreendeu bastante. O final foi um pouco repentino, mas fez total sentido. Leitura agradável e muito fluida.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 30/11/2022

Rosemary e Guy Woodhouse estão em busca de um apartamento maior para morar e quando vaga um apartamento no edifício Bramford, Rosemary faz questão q seja lá o seu lar, mesmo com as estranhas histórias q rondam o edifício sobre mortes sem explicações e suspeitas de bruxarias.
Enquanto Guy se dedica a tentar alavancar a sua carreira de ator, Rosemary cuida da casa e fazem amizade com o casal idoso q mora ao lado, os Castevet, principalmente Guy, q começa a frequentar e conviver sempre com eles.
Logo a carreira de Guy começa a decolar e Rosemary engravida, mas algo parece estranho, entre pesadelos constantes, o cuidado excessivo dos Castevet e a difícil gravidez, Rosemary vai começar a desconfiar que algo maior está acontecendo e q seu bebê parece ser o centro de tudo.

Publicado em 1967, o livro virou um clássico do terror após o sucesso de sua adaptação p/ o cinema em 1969 com Mia Farrow no papel principal.
A leitura flui bem e a partir da metade vc não consegue mais largar a leitura, ficando agoniada, com vontade de gritar com a Rosemary por ela ser a única cega da história, aceitando e achando tudo normal.
Nao achei aquele terror todo, ele esta mais para um gótico suspense q trata de bruxaria, mas tem cenas q te deixam indignada e não indico p/ quem estiver grávida, rsrs.
Por não ter assistido o filme, o final me surpreendeu muito, realmente foi a última coisa q esperava e eu gostei,mas, achei q muitas pontas ficaram soltas e queria mais respostas e explicações. E por falar nisso... assisti o filme logo em seguida, e apesar de achar meio cansativo, adorei como foi fiel ao livro, inclusive com diálogos iguais (a musiquinha do filme é tenebrosa, rsrs).

Julinho 22/11/2022

Freud, ao se arriscar na teoria literária, trabalhou o conceito chamado "o Inquietante": para o pai da psicanálise, tudo o que nos "Inquieta" - na vida e na literatura - é um elemento familiar, inofensivo, bom, reprimido dentro do nosso inconsciente, e que a despeito disso, retorna a superfície; mas nessa "volta", esse elemento resurge como algo "Inquietante", insólito, estranho, infamiliar. Segundo o autor, o Inquietante é o elemento que repousa na ambiguidade, na incerteza entre esses dois polos.

A maternidade, uma vida de conto de fadas de um casal, um apartamento "dos sonhos", vizinhos prestativos, são os elementos inicialmente inofensivos que povoam "O bebê de Rosemary". E é a incerteza na narrativa, ao nos perguntarmos se o bebê que cresce no ventre de Rosemary é uma ameaça ou não. Nisso o final na adaptação dirigida por Roman Polanski, é mais impactante: insinuar e sugerir é melhor que mostrar e descrever.

Outra leitura bastante válida para o romance é a que enxerga a saga de Rosemary como a impossibilidade da mulher tomar posse do próprio corpo numa sociedade patriarcal: tirando fora a trama sobrenatural, a protagonista teria sofrido estupro marital, foi rotulada como louca e coagida a tomar decisões contrárias as suas próprias crenças. Infelizmente, essa leitura ainda é bastante atual.

Robe 14/11/2022

A história é legal, o meio do livro é bem interessante e com suspense. Mas achei q demorou pra vingar e achei o final meio sem graça. É um bom livro, mas nada demais.

Ana Paula Hoffmann 06/11/2022

Envolvente
Uma leitura fluida e envolvente. A escrita se assemelha muito com uma montagem cinematográfica, ou seja, com descrições e fluxos de consciência muito bem delineados, dando a sensação de estarmos assistindo as cenas. Não atoa foi realizado o filme homônimo (o qual ainda não assisti). Uma história que atualmente pode parecer óbvia no seu delinear, mas que é necessário pensar que foi uma das obras precursoras do tema. Além disso, o final é bastante intrigante e inovador.

Selennie 05/11/2022

É fantástico como o livro consegue nos deixar meio paranoicos junto com Rosemary! Mas no início é bem devagar e o final não me agradou muito.

Luuma 31/10/2022

Essa leitura foi uma verdadeira experiência, me senti presa ali em Bramford, em diversos momentos me sentia sufocada, a forma como a história é conduzida em volta da Rosemary, me causou essa sensação.

Foi uma ótima leitura, um clássico do horror!

Carina 23/10/2022

Terror surpreendente!
Um terror surpreendente principalmente levando em consideração a época em que foi escrito. Me senti presa à história desde o começo e ao longo da leitura vamos suspeitando de coisas, criando teorias e a cada página nos conectamos mais e mais com Rosemary e sua nada convencional experiência.
Amei a experiência de leitura e espero ler mais ótimos clássicos do terror como esse.