No Coração da Bruxa

No Coração da Bruxa Genevieve Gornichec

Resenhas - No Coração da Bruxa

laisestalendo 02/04/2024

Não queria largar e quando largava só pensava nele
DEVOREI PRA 🤬 #$%!& ESSE LIVRO. eu não consegui nem por um minuto largar ou parar de pensar nessa história. Foi uma jornada pra mim, gostei do ritmo e não achei maçante, mas tiveram oras que eu ficava cansada tal qual a personagem principal (não que seja uma coisa ruim, até porque eu simplesmente estava entendo tanto o lugar, os problemas e o cansaço da personagem que fiquei um tanto exausta também em algumas partes). Nunca tinha lido nada que tivesse a cultura nórdica como referência e foi uma maravilhosa surpresa.

an_ne 28/03/2024

Eu amei a história, amei os personagens (tirando o Loki que foi meu ÓDIO a história toda)
muito cativante, fui sem expectativa e amei

Gabriel Marin 27/03/2024

Quebra da expectativa, execução mediana.
Confesso que talvez eu tenha criado muita expectativa em torno desse livro, imaginei que estaria lidando com algo a altura de ?Circe? da Madeline Miller, mas são propostas diferentes, o que acabou me decepcionando.
Embora seja um bom livro em alguns momentos se tornou um pouco maçante, algumas informações mitológicas foram jogadas aleatoriamente, o clímax se desenrola no final numa corrida contra o tempo, num piscar de olhos toda tensão inflamada no decorrer do livro explode num monte de informações com personagens que aparecem uma única vez.
O livro gira em torno da protagonista e da profecia, mas achei ela muito mal desenvolvida, a forma com que ela lida com toda responsabilidade em suas mãos é imatura, o que não contrasta com tudo que essa mulher passou no decorrer do livro e no que ficou subtendido de seu passado onde ela era considerada uma grande bruxa, portadora de muito conhecimento e poder. Até o simbolismo do coração ficou mal desenvolvido. Achei que o livro tinha um potencial enorme mas que não foi executado da melhor forma. Foi uma leitura gostosa, mas toda problematização dos temas abordados se deram na minha cabeça, porque a autora não entregou isso.

anapmoscoso 27/03/2024

"E isso é o que a menina contaria para os seus filhos, e o que eles diriam aos próprios filhos muito depois da partida daqueles que vieram antes:
Dizem que uma velha bruxa viveu ao leste, no Bosque de Ferro, e que deu à luz os lobos que perseguem o Sol e a Lua..."

Eu não estava pronta para esse livro. Eu não estava pronta para a quantidade de EMOÇÕES que ele me fez sentir.

Antes de mais nada, preciso deixar claro que, tirando uma única coadjuvante, eu tive raiva - para dizer o mínimo - de absolutamente todos os outros personagens dessa história - protagonista inclusa. Mesmo que ela não mereça. Afinal, o "problema" dela, é que ela é boa demais para o mundo onde vive. Boa demais, altruísta demais. A bruxa dessa história nunca, jamais, faz decisões pensando no seu próprio bem-estar. Ela pensa nos filhos, no amante, nos amigos, mas nunca naquilo que ela precisa.

O que termina sendo algo bastante conveniente para Loki, o deus da trapaça, quando ela se apaixona por ele. Se bem que, para ser justa com o personagem, Loki nunca precisou enganar a bruxa. Ela sempre o amou sabendo muito bem quem, e como, ele era.

Esse encontro torna "No Coração da Bruxa" em um dos livros mais encantadores, revoltantes, emocionantes e de arrancar os cabelos que eu já tive o prazer de ler. Nada se compara a sensação de ter vontade de matar um personagem em uma página, só para sentir pena dele na página seguinte. De gritar "você é uma grande otária" para a protagonista, mas depois pensar "o mundo não merece essa mulher".

E, mesmo após finalizar a leitura, tenho dúvidas sobre os meus sentimentos acerca de muitas situações dessa história, mas não tenho a menor dúvida de que, de fato, o mundo não merece o coração o dessa bruxa.

JAssica290 26/03/2024

Vi potencial, resto do livro para mim foi uma tortura, a todo momento eu quis abandona.
Mas eu fui teimosa e insisti em terminar, quando Loki não está eu sinto que os outros personagens, inclusive a protagonista, ganham um destaque bem mais digno, a jornada da bruxa é realmente bem interessante, apesar de triste.
Me peguei odiando com todas as fibras do meu ser o Loki.
A coisa com esse livro é que, apesar de se passar em terras de gigantes e florestas de bruxas, você conhece os personagens. Você já teve um ex como o Loki, uma amiga como a Skadi e com certeza uma amiga como a Gerda.

Ratinha da Biblioteca 23/03/2024

#52semanasliterarias e #DLL2024
Uma versão da história que raramente é explorada é a de Angrboda, a mãe dos filhos de Loki, pouco conhecida por aqueles que apreciam ou já leram sobre a mitologia nórdica. Enquanto estamos familiarizados com as travessuras de Loki e o papel crucial de seus três filhos no Ragnarok, é raro encontrar relatos sobre Angrboda. No entanto, neste livro, a autora oferece uma interpretação linda, profunda e reflexiva sobre temas como amor, maternidade, parceria e amizade.

Após ter sido queimada três vezes por Odin e sobreviver, além de ter seu coração transpassado por uma flecha e arrancado do peito, Angrboda retira-se para o isolamento no Bosque de Ferro, e é lá que Loki a encontra e devolve seu coração, dando início a uma história de amor e sofrimento. Boda e Loki se casam, ela o aceita entre suas idas e vindas, entre Asgard e o Bosque de Ferro. Suas crianças começam a chegar: primeiro Hel, com as pernas mortas; então Fenrir como lobo; e por fim, Jormungand, a Serpente de Midgard. Estranhos e esquisitos como os pais, mas amados e cuidados por uma mãe que dedicou a vida para protegê-los. E gente, que delícia foi ler sobre essas criaturas ainda crianças! Ninguém nasce grande ou monstro. Independentemente da forma como vieram ao mundo, eram apenas crianças que brincavam, se amavam e compartilhavam uma vida em família. Tudo isso até que Odin os arrancou dos braços de sua mãe.

Bom, se você conhece a mitologia, sabe o que foi o Ragnarok, mas a descrição da Genevieve sobre como esses eventos se desenrolaram é magnífica. Mesmo Loki, odiado por tantos, revela uma faceta até então desconhecida para mim, ainda não gosto dele, mas consigo compreendê-lo melhor. E como Skadi disse: "Existe uma diferença entre entedimento e perdão. É possível ter um sem o outro."

E é isso gente, super recomendo essa leitura, não só para fãs de mitologia nórdica, mas também para aqueles que apreciam uma boa história, com uma mulher forte, guerreira, mãe e disposta a tudo, até enfrentar o fim do mundo, para salvar os seus.

Quotes:

"Mas agora Angrboda tinha Skadi para fornecer as plantas que tornariam os preparos palatáveis, e, de qualquer maneira, a bruxa não precisava mais das poções para afastar a fome - graças a Skadi, ela também tinha um estoque de carne-seca e algumas cabras para ordenha."

"Talvez não seja importante, então [...] Não importa realmente de onde viemos, não é? Estamos aqui agora. Somos quem somos. O que mais podemos ser?"

"- E realmente detesto ver você chorar e odeio ainda mais ser o causador das suas lágrimas.
- Antes de você aparecer, eu também não tinha certeza se poderia amar."

"Ela percebeu, naquele momento, que faria qualquer coisa por ele, e percebeu isso com uma ferocidade repentina que fez seu coração disparar. Qualquer coisa por ele - qualquer coisa pela criança dentro dela, pressionada entre os pais e evidentemente incomodada pelo pulso acelerado da mãe. Qualquer coisa por eles. Qualquer coisa. E, por algum motivo, aquilo a assustava, como se o pensamento em si fosse uma promessa que ela sabia não poder deixar de cumprir."

"Boda, falei para você desde a primeira vez em que nos encontramos que não quero ter nada a ver com as suas profecias deprimentes. Faço o meu próprio caminho: escolho o meu próprio destino. Você não pode tirar isso de mim."

Natália 22/03/2024

Perfeito
Demorei um pouco para fazer a resenha dessa história. Acho que precisava de um pouco de afastamento para poder me expressar corretamente.
Esse livro foi uma experiência encantadora. Com personagens marcantes, dramas envolventes e uma ambientação imersiva, No Coração da Bruxa ganhou meu coração.
A forma como Genevieve escolheu contar a história dos deuses a partir da perspectiva de Angrboda (Boda, para os íntimos) mexeu comigo. Essa é uma personagem altruísta, dedicada, forte, sensível, emotiva. Ela não é perfeita, mas tangível a sua maneira.
É o do tipo que você olha e sabe que tem uma história instigante para contar e que, principalmente, sabe contar essa história.
A parte 1 desse livro foi ganhando meu coração aos poucos, terminando num baque forte e terrível. Você compartilha a dor de Angrboda e todos os sentimentos que a acompanham. É muito mais pessoal e centralizado em um pequeno espaço, mesmo assim, com muitas facetas. Mas as partes dois e três nos mostraram uma faceta mais expansiva e comunitária da personagem. Em sua busca pessoal, ela nos apresenta o que mais ela é, do que foi e é capaz, e da profunda empatia que sente. Ela não é ingênua, mas forte, muito forte, e as vezes cruel, sem perder a própria alma e convicção. O final foi dolorosamente lindo.
Recomendo.

Vogel 10/03/2024

Primeiro contato com mitologia nórdica e simplismente adorei! Claro que achei confuso alguns momentos, tbm achei que a passagem do tempo poderia ser mais clara, mas no livro é muito bom! Os personagens são cativantes, e o livro flui super bem! Vale muito a pena a leitura.

Marta 28/02/2024

Uma história empolgante e imprecionante sobre mitologia nórdica..fiquei mais apaixonada do que já sou pela mitologia ....no dar um gostinho de quero mais qdo a história acaba ...amei

jupiter! 02/02/2024

Um livro especial.
Desde que li a sinopse desse livro soube que seria uma leitura muito boa. E agora escrevo isso com o coração de uma leitura mais do que satisfeita por um conteúdo de qualidade. A escrita é muito boa, os personagens, ainda que baseados em mitos nórdicos, conseguem ser interessantes de sua maneira e a protagonista, uma bruxa forte com seus problemas místicos, consegue manter uma conexão muito forte com o leitor, principalmente em seu papel de mãe. Muito bom!

Tassi 12/01/2024

Perfeito pra uma maratona ou sair da ressaca
Que escrita incrível, adorei a história as nuances , como o papel da Angraboda se desenrola a história dela com o Loki aí ai adorei, apesar de que sou suspeita pois adoro histórias vindas de mitologias. Leiam

Izaura Delfino 12/01/2024

Me encantei pela sinopse desse livro e nao sosseguei até ler. Simplesmente, perfeito. Bem escrito, uma história coesa, que se desenvolve no tempo certo. Personagens que fazem a gente querer continuar a ler mesmo depois de ter muita raiva ou sofrer muito por eles.

No final, é a história de uma mãe e o amor incondicional dela que rompeu tudo que tinha pela frente. Recomendo muito a leitura, o tipo de livro que deixa a gente querendo mais.

Maicon 10/01/2024

Ao negar informações para Odin, a bruxa Gullveig é punida, tendo seu coração transpassado e seu corpo queimado. Ao renascer, consegue fugir e assume sua nova identidade como Angrboda (a proclamadora de tristezas) e se refugia no canto do mundo onde se envolve com Loki, irmão de Odin, e com ele, trás ao mundo seus filhos que serão responsáveis pelo fim do mundo, o temido Ragnarok.
Eu me apaixonei pelo livro quando vi a sinopse, mas a primeira parte da história demorou a me segurar, porém a segunda parte me pegou de um jeito que não conseguia parar de ler. Com personagens provindos da mitologia nórdica, essa trama que envolve amor, amizade, luto, dor e superação consegue nos envolver e nos levar para uma realidade totalmente diferente.
Pamela106 04/02/2024minha estante
Muito leitor ?

Pamela106 04/02/2024minha estante
Muito leitor ?

Gabriella Porto 10/01/2024

Uma releitura muito bem escrita da mitologia
Eu não tenho muitas leituras mitológicas na minha trajetória como leitora, mas, esse livro definitivamente abriu as portas de um novo interesse. A autora consegue uma fluidez no texto raramente encontrada em histórias que envolvem qualquer mitologia. Apesar da quantidade de personagens, em nenhum momento o texto se torna confuso ou enfadonho. Foi uma leitura muito rápida, apesar de não ser um livro curto.

Angrboda é uma personagem cheia de nuances e a escrita de Genevieve provoca nossa empatia pela protagonista. Quase senti fisicamente o sabor do ensopado de coelho, as dores dos machucados, o frio da neve e o calor do fogo. O amor e o ódio por Loki, a tristeza e limitação nas interações com Hel e o instinto materno em relação a Fenrir e Jormungandr.

Leitura recomendadíssima, entrou pros meus favoritos.

É necessário também mencionar a edição (como sempre) impecável da Darkside. Segurar uma edição tão linda agrega muito à experiência de leitura. Nota máxima.

Niih 09/01/2024

?Conceda um desejo a uma mulher morta?
Apesar de ser um livro com a temática principal ser sobre a vida de uma bruxa, vemos que é voltado a mitologia nórdica.

Amei demais os personagens, confesso que odiei o loki todos os segundos nesse livro, mas entendo que ambos aceitaram que seria assim, amei o desenvolvimento familiar e fiquei extremamente triste com o final deles, eu queria mais? e até o último momento eu acreditei q o loki ia se redimir, mas não foi bem isso.
Amei o envolvimento que ela teve com outra personagem, achei necessário pra história, até porque a boda, dificilmente recebia amor, daqueles que ela amava.

De qualquer forma amei muito os poderes da big querida?