No Coração da Bruxa

No Coração da Bruxa Genevieve Gornichec

Resenhas - No Coração da Bruxa

Juju 06/05/2022

Angrboda, A Bruxa de Ferro
Angrboda teve uma vida passada como Gullveig, a única e poderosa bruxa capaz de realizar o chamado "seid", um ritual em que ao deixar seu corpo físico poderia assumir uma forma incorpórea e navegar pelas profundezas dos Nove Mundos e assim receber visões sobre o futuro dos deuses. A Odin, Pai-De-Todos, muito lhe interessava saber o destino que lhe aguardava, mas ao se recusar a partilhar suas descobertas, Gullveig teve seu coração arrancado e sobreviveu três vezes às chamas ardentes de uma pira. Cansada e enfraquecida ela deixou Asgard - reino dos deuses - e se abrigou no vasto Bosque de Ferro. Sentada às margens de um riacho se proclamou Angrboda - "proclamadora de tristezas" - ao homem travesso que lhe devolveu seu coração. Com Loki ela aprendeu a amar e desta relação teve três filhos estranhamente especiais, os quais desempenhariam um papel muito importante no futuro terrível que estava por vir. Em seus sonhos ela previu o Ragnarök, um evento catastrófico que traria consigo três invernos longos, uma batalha épica e o fim dos mundos. Embora Angrboda tenha sido feliz em alguns momentos, estes foram efêmeros e muitas vezes ela se viu só e angustiada, tendo perdido tudo até certo ponto, mas ainda assim se consagrou como uma mulher, forte, determinada e batalhadora que nunca desistiu de proteger àqueles que amava até o último suspiro.

Essa é uma história sobre mitologia nórdica. Todos os nomes citados no livro como Loki, Odin e Thor são de fato personagens que existem dentro dessa cultura específica, as famosas lendas que os vikings narravam a seus filhos e descendentes ao longo de gerações. A obra em si é demasiadamente triste e Angrboda desempenha um papel chave que deixa claro desde o princípio que sua jornada será árdua e bastante sofrida. Gostei muito da escrita da autora, mas em certos momentos senti que tudo progredia lentamente e várias páginas foram gastas com descrições um tanto quanto desnecessárias. Lá pela segunda parte do livro é que finalmente a verdadeira ação irá acontecer, temos uma mudança de cenário considerável e a trama se encaminha para seu momento crucial até atingir o clímax final na terceira parte. É uma história bonita sobre amor, maternidade e sacrifícios com uma personagem forte, persistente e destemida que sofrerá na pele a dor de inúmeras traições, mesmo tendo tudo para se entregar e simplesmente aguardar os mundos se consumirem em fogo, ela ainda retira forças e esperanças para lutar por seus filhos e perdoar seus inimigos. Isso por si só já torna a experiência de leitura bastante impactante e agradável. Ainda assim acho que eu esperava um pouquinho mais de reviravoltas ou até mesmo movimentação dentro da trama que se mostrou um tanto arrastada até engrenar e pegar ritmo, por isso a nota é 4.

Essa edição faz parte dos novos lançamentos do selo Dark Love e Magicae da editora Darkside Books.