A gente mira no amor e acerta na solidão

A gente mira no amor e acerta na solidão Ana Suy

Resenhas - A gente mira no amor e acerta na solidão

Bookster Pedro Pacifico 26/04/2023

A gente mira no amor e acerta na solidão, de Ana Suy
Esse é um daqueles livros que eu acabo conhecendo por conta de indicações que eu recebo de vocês. O livro de Ana Suy começou a aparecer com frequência aqui nas mensagens, com pessoas dizendo: “Acho que você vai gostar, já que adorou o Talvez você deva conversar com alguém”. E resolvi confiar na opinião de vocês, já que em grande parte das vezes vocês acertam!

Ana Suy é uma psicanalista brasileira que decidiu escrever um livro para abordar temas tão presentes em nosso dia, como amor e solidão, sem deixar de utilizar seu conhecimento técnico e sua experiência no consultório e nas salas de aula.

O título chama nossa atenção, já que vivemos quase uma epidemia de solidão. É comum ouvir reclamações sobre a dificuldade de encontrar alguém para formar um par e viver o resto de nossos dias. Mas por que a sociedade se sente assim? Há uma carência maior? O problema está apenas no outro? Existe algo como alma gêmea? Seria o amor um sentimento oposto à solidão?

São questões como essa que a autora discute nos curtos capítulos do livro, em um bom equilíbrio entre temas técnicos da psicanálise e uma conversa com base em exemplos e referências com os quais conseguimos nos identificar. Apesar de ser uma escrita acessível, confesso que senti dificuldade em alguns trechos e precisei voltar para conseguir compreender - o que, provavelmente, é uma consequência do meu pouco conhecimento sobre o tema. Freud e Lacan ainda demandam uma concentração maior, hehe.

Não tenho como me prolongar aqui, já que as reflexões ficam por conta de Ana Suy. O que posso adiantar é que a leitura é muito interessante e que as discussões trazidas já passaram em algum momento pela sua cabeça. Temas atuais e que nos permitem conhecer melhor os nossos sentimentos.

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/Crbv0z4NF-F/

Ariene 06/02/2024minha estante
Começando agora ??

Aline 04/12/2022

Não é "auto-ajuda"
Confesso que tenho certo preconceito literário com livros de auto-ajuda que tentam nos ensinar como agir, como se a vida fosse uma receita de bolo a ser seguida, acontece que (e quem cozinha sabe disso kkk) mesmo seguindo uma receita às vezes as coisas desandam!!! Esse livro não faz isso, traz de forma prática e completamente acessível termos e conceitos discutidos na psicanálise. Diria que é uma leitura de apresentação e que a verdadeira elaboração acontece por nós mesmos. Escrever -bem- para leigos sobre assuntos acadêmicos é admirável. Ótima surpresa, recomendo!
GiArgia.Gschwendtner 04/12/2022minha estante
Não sei se colocaria como autoajuda e nem como podemos classificar esse formato de texto. E concordo como é uma leitura acessível, embora o tema denso pela perspectiva da psicanálise.

Aline 04/12/2022minha estante
Concordo!!!!! Quando li o título achei que fosse e só li porque me foi recomendado, fiquei feliz com a surpresa, porque esperava algo completamente diferente

Kemi 15/12/2022minha estante
esse livro literalmente surpreende, por isso é bom nunca ir apenas pela capa! Colocou todo meu conceito de amor de cabeça pra baixo?

Aline Bento 23/02/2024minha estante
Não li o que escreveu pois quero muito ler este livro. Você está gostando?

Vênus_Alice 09/04/2023

Solidão nem sempre é ruim
Há no amor um desencontro, nem tudo se encaixa, a pessoa não segue suas expectativas sempre, ninguém é o nosso reflexo.
Amamos o outro ou a nós mesmos, não pelas partes boas ou belas, mas quando aceitamos os defeitos também.
A solidão é necessária, para não nos perdemos nós mesmos em um relacionamento, conseguir ir de encontro ou outro e haver respeito.
A nossa cultura faz a gente desejar e esperar demais pelo amor, que seremos completos com ele, isso não passa de uma ilusão.

Lucas_Callisto 17/05/2023

O amor é uma flor roxa que nasce no coração do trouxa.
Esse é um belíssimo livro, e foi ele que me encheu os olhos para a psicanálise. O título me foi bastante atraente, pois se no amor nos sentimos preenchidos então por que também nos sentimos sozinhos? Insegurança? Insuficiência no recebimento da demonstração? Carência de amor-próprio? Excesso de tempo? Você acha que tem a resposta perfeita até passear pelas análises da Ana Suy.

É curioso pois não remete muito ao gênero de autoajuda, ele não te dá uma fórmula para solucionar sua falta, mas ele apresenta as teorias para esse curioso fato. Ao decorrer das explicações - acompanhadas de exemplos, você percebe como a Ana te ajuda a ampliar a visão através de seus estudos acerca da estrutura psíquica ligada à esses sentimentos.

Apesar de voltar alguns parágrafos para uma melhor interpretação, esse livro tem uma linguagem bem acessível e viaja por diversos pontos bons de serem abordados. Tenho várias marcações nele pois a Ana iluminou pontos onde eu não sabia que precisavam de luz. A narrativa percorre as nuances de muitas relações nossas, nas quais não acho legal de comentar aqui pois o prato cheio ela já entregou de bandeja.

?O amor e a solidão sempre andam juntos –? não são dois contrários, mas dois reflexos de uma mesma luz que é viver.?

fer 01/02/2024

Livro bem diferente dos que eu estou acostumada, talvez seja por isso que não me identifiquei tanto. Fala sobre vários assuntos de maneira rápida e certeira levando em conta as diferenças formas de amor e a solidão do indivíduo. Leitura rapidinha e relativamente fácil.

rach 01/08/2023

Muito interessante em várias abordagens, bem como frases de efeito e linguagem acessível, permitindo que leigos no campo da psicologia descubram faces e ângulos novos sobre um assunto tão corriqueiro e almejado.
Eddii 02/08/2023minha estante
Milagre voltou a ler, tem um tempo que não aparece no skoob

Eddii 02/08/2023minha estante
Milagre voltou a ler, tem um tempo que não aparece no skoob

rach 10/08/2023minha estante
Tá difícil conciliar a vida acadêmica e as leituras, já desisti da minha meta desse ano ?

Eddii 11/08/2023minha estante
Kkkk. Eu estava assim também. Coloquei as leituras pra hora do almoço aí deu certo. Mesmo uns 20 minutos, não deixa de perde o ritmo e antes de durmi tbm. Apesar de não gostar muito. Mas são os horários que dão certo.

Lai 07/04/2024

Leitura rápida e facil. Aborda conceitos da psicanálise, mas não de uma forma profunda. É um livro pra se intercar com aqueles de maior profundidade e conceitos técnicos. Nao é bom e nem ruim. É um livro ok

Ketelen.Miranda 07/05/2023

Não há amor que nos livre da solidão
Esse é aquele tipo de livro que a gente quer grifar várias frases, sabe?
A autora trás um leitura sobre o amor e a solidão sob uma abordagem da psicanálise. Cada capítulo foi um tapa na minha cara, a autora desmitifica aquele ideal que o amor tem que ser pra sempre ou que o amor vai preencher a falta que nos falta.
Mas o ser humano tende a viver sob a necessidade da falta ( ela explica isso bem melhor do que eu).
E ainda nos mostra que nunca estamos sozinhos pois sempre estamos com nós mesmos, então porque a solidão tem que ser ruim? Se a gente não suporta o fato de estar sozinho quer dizer que não suportamos estar com nós mesmos!
Recomendo essa leitura para todos! O amor pode acabar, outra pessoa não vai preencher a falta que existe em nós e a solidão não é algo ruim!

Maria.Heloisa 09/01/2023

Ana Suy me surpreendeu. Eu achei que o livro seria uma espécie de auto-ajuda ou manual, algo do gênero, e não é! Como estudante de Psicologia consegui perceber que a autora explica de forma didática alguns conceitos que são difíceis de entender.

biaandradezz 21/04/2024

Afinal, quais são as consequências?
Esse livro é uma psicanálise. A autora fez na forma de uma conversa bem descontraída para conseguir se aprofundar na mente humana.
Não é um livro ruim, mas não faz muito meu tipo, tem algumas reflexões, mas nada muito uau.

?O amor nos engana e nos leva a ?passar pano? para o outro, a olhar esse outro com certos ares de invenção.?

psinathaliahenriques 24/05/2022

Livro interessante e para todo os públicos.
Nos faz pensar como aprendemos o amor como felicidade plena. Não é bem isso.

Eva Ev 31/03/2023

Simplesmente ???
Se você já ouviu falar desse livro e pensa em ler ele para encontrar uma receita infalível contra a solidão, spoiler: isso não vai acontecer! Na realidade, essa leitura é muito mais sobre a aceitação de um vazio que é inerente à vida humana do que a dissolução dele.

A autora traz um estudo, nada complexo e super profundo, sobre a interdependência do amor e da solidão. Apontando que ao amar é essencial que você aceite o vazio, o desencaixe e a ausência de completude para poder manter a sua identidade e não sobrecarregar nenhuma relação com uma ilusão própria. Afinal, o amor é o encontro de duas faltas que não podem se anular.

Você vai começar esse livro tipo ?? e terminar ??, fazendo as pazes com o seu lugar solitário, consigo mesmo. E, acima de tudo, querendo viver nele para descobrir a si e ao outro.

Irena Wieliczka 27/12/2022

A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão
Ana Suy traz uma importante reflexão nesse livro e pode não parecer, mas amor e solidão caminham juntos.

Apesar de ter poucas páginas, esse livro é uma pedrada atrás da outra. Aprendemos sobre psicose, neurose, amor, solidão, paixão, ciúmes e tantos outros assuntos. Os temas são abordados de forma leve, mas com embasamento, o que nos faz ter vontade de ir atrás de Freud e Lacan para saciar ainda mais a nossa curiosidade.

Por fim, a autora encerra o livro com o melhor dos amores, aquele que nos salva de tudo (inclusive de nós mesmos): o amor da amizade.

Esse livro é sensacional!

cicireadss 25/03/2023

Eu amei o título
Teve várias passagens e trechos no livro que achei bem interessante, mas talvez eu estava esperando muito ou outra coisa por causa do título também. Os capítulos são bem curtos, ao longo do livro a autora tanto traz referências mais ?antigas? quanto também contemporâneas e mais da ?cultura pop?, o que é legal.
Talvez o fato dos capítulos serem muito curtos que achei que não houve um aprofundamento como eu esperava, e um tema que achei que poderia até ser mais discutido era o amor na amizade, que a autora colocou mais para o final de forma mais breve.
De forma geral, adorei conhecer o trabalho dela!