Romance Real

Romance Real Clara Alves

Resenhas - Romance real

Carolina.Dall 03/03/2024

Leitura fluida, a história é um grande clichê, em nenhum momento a trama te surpreende, porém é viciante e muito interessante de se acompanhar.

Para quem está procurando uma leitura leve e divertida (vale a pena)

livia | @librarycorridor 01/03/2024

Day e suas paranoias.
Esse não é um livro de romance clichê. Não é só sobre duas garotas que se apaixonam. Não, tem muito mais por trás de cada uma delas.

Dayana demonstra muita personalidade durante todo o livro, mas ao invés de ser mais um livro de amor, Romance Real é sobre a culpa e o perdão de si mesmo. Durante toda a leitura e vivendo nos pensamentos de Day, a única música que me veio a cabeça foi "Eu e Minhas Paranoias", do Lagum.

"E o meu mundo pesa
Vou me sabotar
Tudo dá errado mesmo tudo dando certo
Sei que a culpa é toda minha
Preciso relaxar"

Day não sente ódio dos outros, mas de si mesma. E desconta nos outros, porque as vezes é muito mais fácil a gente se fechar pra todos do que simplesmente deixar nossas barreiras caírem.

Esse livro me emocionou muito por tocar num assunto tão delicado que é pai e mãe, dor da perda e a omissão. Mas me emocionou ainda mais por ver Day superando tudo isso.

Por outro lado, temos Diana, com uma história de virar o mundo de pernas pra cima. Mas senti muita falta do desenvolvimento dela e gostaria MUITO de ler um livro com a visão dela.

Por fim, só posso dizer que foi um livro que me despertou MUITOS sentimentos e eu amei demais ler!

mariwhdj 28/02/2024

Lindasssss!!!!!
Eu amo livros assim!!!!
uma leitura leve, descontraída, divertida, cheia de sentimentos, PERFEITO!!
eu amei muito tudo, o plotzinho que teve, surtei MT, e eu amei as duas com todas as minhas forças, elas são mt fofas ??
enfim, obrigada clara alves por ter escrito essa perfeição, te adoro
beijocas

(resenha atrasadaa)

Jaque 28/02/2024

Muito Além de Um Conto de Fadas Moderno
Com uma escrita fluída, personagens bem construídos, e enredo bem desenvolvido, o conto de fadas moderno escrito por Clara Alves é um YA despretensioso, mas que prende o leitor do início ao fim.
Day a protagonista principal é muito bem construída, uma garota por vezes impulsiva e estourada, mas também cheia de carisma. É impossível não torcer por ela e por seu final feliz.
Um livro cheio de representatividade e diversidade, com uma protagonista gorda, negra e lésbica, mas não se engane, pois, aqui não há espaços para discursos clichês sobre esses assuntos, Day sabe bem quem é, e aprendeu como ser a dona da própria narrativa, o que me fez gostar ainda mais dessa história.
Mais do que um romance safico, o que permeia realmente esse universo são as questões familiares, o romance fofo e cheio de química entre a Day brasileira e a Di inglesa é apenas a cereja do bolo. Questões e temas complexos são abordados com sensibilidade e maestria pela autora, como luto, perdas, traumas, rejeições, abandono parental e fibromialgia.
Realmente um conto de fadas moderno com fortes referências ao filme Tudo Que Uma Garota Quer e embalado pelo som do One Direction, a grande paixão da Day (as epígrafes de cada capítulo receberam o trecho de uma canção da banda).
Pena que achei o final meio corrido e acredito que o desfecho seria mais grandioso se tivesse sido melhor trabalhado em mais algumas páginas, mas nada que desabone essa leitura tão gostosa.

Danielle 28/02/2024

Romance sáfico não é meu estilo de leitura habitual, mas os livros da Clare têm esse jeito de me deixar em paz. É como se eu encontrasse um refúgio neles, uma tranquilidade que me faz bem.

Sabe o que me irritou muito? É que, pra quem não domina o inglês, ler esse livro foi uma verdadeira saga. Às vezes, me pegava perdido, sem entender o significado de algumas palavras, e isso acabava com minha vibe de leitura.

E se desde o início os personagens simplesmente tivessem sentado e conversado numa boa, evitariam um monte de brigas bestas que rolaram. Fiquei agoniada com a falta de diálogo claro e tranquilo.

A Dayana... Ah, ela me deixou num dilema total. Em certos momentos, eu a odiava; em outros, amava. Mas, né, isso é meio que nos bons livros, mesmo. A implicância dela com a madrasta no começo da história era insuportável. Tive que fazer uma pausa e respirar fundo antes de continuar lendo. A Dayana é aquela típica jovem que fica toda revoltada depois de perder alguém querido e acaba explodindo com todo mundo ao redor.

18/02/24

Issa 27/02/2024

Que livro chato
Queria muito ter gostado, pq amei conectadas mas esse não me desceu. Achei muito sem sal e não me cativou, mas a leitura em si foi muito rápida e fluida (msm eu não gostando) por isso não abandonei mas me deu uma preguiça
marytw 27/02/2024minha estante
Primeira vez que vejo alguém falando exatamente o que eu achei sobre esse livro, tmj amg ??

R4vi 27/02/2024minha estante
A Clara é uma das minhas autoras favoritas, tô com um medo de comprar esse e não gostar também?

luixaap 26/02/2024

Mds
A personagem principal é insuportável, não tem nem uma reviravolta, fim previsível, personagens sem história completa que só foram deixados de lado, colocou uma doença lá só pra dizer sobre o pai da Geórgia, diana sem sal, história com o príncipe não foi muito bem aprofundada, palavrões sem necessidade, não sei porque manteve o nome da mãe em segredo, sem emoção, Dayana não sabe ouvir opinião dos outros, não sabe ser uma pessoa normal e acha que tá em um filme, o one direction ali não serviu de nada e eu gastei quase um mês inteiro lendo essa bomba, não comprem ?
carol!! 24/03/2024minha estante
voce conseguiu resumir inteiramente a minha opinião sobre essa bomba

Estela Fernandes 25/02/2024

Um livro com gostinho de fanfic :)
Eu não tinha expectativas nenhuma com esse livro, da Clara eu já li Conectadas e acabei um pouco decepcionada, mas como esse eu não sabia de muita coisa acabou que foi uma leitura gostosinha.
Li muitos comentários de gente achando a Dayana chata, reclamona, mimada? a real é que eu não acho nada disso pq eu consigo me colocar no lugar dela e pensar que ela só é uma adolescente tendo que lidar com uma grande mudança de país e de vida, perdendo a mãe que esteve com ela em todo momento e indo morar com um homem que ela só poderia chamar de pai por formalidade pq em criação ele não teve esse papel.
Os capítulos iniciando com músicas da 1D foram simplesmente demais, quem for fã deles vai com certeza adorar a leitura mais ainda. Gostei de tudo e gostei desse arzinho de fanfic que a história tem, uma das minhas partes preferidas foi quando a Day voltou ao Brasil e teve toda aquela jornada de esclarecer o sentimento dela em relação ao que aconteceu com a mãe dela, jurei que eu não iria chorar mas quando eu vi já estava com as lágrimas pelo rosto.

i08ly 25/02/2024

ROMANCE REAL ?
Que livro boom, que escrita boa, que história incrível!! juro que quando comecei a ler achei que iria odiar, tanto que abandonei ele por um longo tempo. Mas voltei a ler, e olha.. não me arrependo dessa decisão, se você gosta de um bom clichê, brigas familiares, uma boa fofoca e um casal incrível. Leiam essa obra, é sério vocês não irão se arrepender !!! ???

P . S : DAY VOCÊ É MUITO SORTUDAAAA !!

Athenna 25/02/2024

Peguei emprestado da minha noiva jurando que ia amar por ser sáfico, mas não rolou. Não to muito na vibe de romances adolescentes, então não funcionou. Não é um livro ruim, é até bonitinho pra passar o tempo e ler algo leve, so não é minha pegada no momento.