A casa no mar cerúleo

A casa no mar cerúleo TJ Klune

Resenhas - A casa no mar cerúleo

Leo 28/04/2024

"você não gostaria de estar aqui?"
Esse livro estimulou em mim todas as emoções das quais se é possível sentir um ser humano. o capítulo 14 é uma verdadeira montanha russa. as crianças são apaixonantes, especialmente o sal, o texto que ele escreveu sobre ser apenas papel me tocou profundamente. linus e arthur formam um dos casais mais lindos que eu já conheci. foi uma leitura muito especial pra mim.

Lidyanne.Barreto 27/04/2024

Um livro que me surpreendeu, comecei sem pretensão e foi uma leitura gostosa, onde permite fazer várias analogias pra vida e tirar muitas reflexões.

Giaquelli 26/04/2024

Você não gostaria de estar aqui?
Quero começar dizendo: que livro mais fofo do universo!!! Porém, ao mesmo tempo, que livro cheio de lições!

Em um mundo com uma mistura de fantasia e distopia, a casa do mar cerúleo (2022) nos apresenta um universo onde temos pessoas ou seres mágicos, mas nessa história, especificamente, focada nas crianças. Ela começa com Linus Baker, um funcionário da DEDJUM ? Departamento Encarregado da Juventude Magica, mais especificamente um assistente social que tem como função visitar ?orfanatos? onde residem crianças que apresentam algum tipo de magia ou excentricidade. Essas instituições governamentais acolhem essas crianças, a maioria delas sem famílias, para viver e serem instruídas conforme a DEDJUM considera correta. Vale lembrar que esse órgão é especificamente organizado por humanos comuns.
E Linus é sem dúvida o humano mais comum: o típico homem de 40 anos solitário, pega o ônibus, vai todo dia para o seu trabalho, reside sozinho, tem uma gata, nenhum amigo. Sua vida o tornou extremamente metódico com seu trabalho e, talvez, exatamente por ter essa vida que o Alto Escalão (que é a autoridade mais importante do DEDJUM) decide escolhê-lo para uma missão especial: visitar um orfanato, fora dos registros, em segredo nível 4. O trabalho dele é passar um mês nesse orfanato, que fica em uma ilha afastada, para verificar e se certificar de que as crianças estão sendo bem cuidadas. E, claro, se apresentam um risco à humanidade.
Ao chegar na ilha, Linus se depara com as crianças mais raras que existem, algumas com a sua espécie praticamente extinta há anos, além de uma criança que podemos dizer ser de espécie única: o anticristo.
Linus então viverá o desafio de conviver com essas crianças de uma forma onde ele não interfira no dia a dia para poder avaliar se as crianças e o orfanato estão aptos e dentro das conformidades da lei e também sem se envolver para que seu relatório seja imparcial. Será possível?

Um livro lindo, com personagens apaixonantes, que te faz rir muito e onde aprendemos muito com a Inocência das crianças, que ao mesmo tempo traz muitas lições sobre preconceito e viver com o que é diferente.

Brulibooks 26/04/2024

A casa no mar cerúleo - TJ Klune
Sabe qual foi a minha vontade após terminar o livro? Resetar a memória para poder ler de novo pela primeira vez.
A casa no mar cerúleo é um livro de fantasia que, resumidamente, conta a história de um assistente social, um orfanato e seis crianças extraordinárias. Mas qual a relação entre eles? É isso que eu quero te contar (sem spoilers).

Linus é um assistente social responsável por avaliar orfanatos para o governo. Ele recebe a tarefa de avaliar um deles na ilha de Marsyas, onde vivem 6 crianças: uma gnoma, uma sprite, uma serpe, uma bolha verde não identificável, um canisomem e o Anticristo. Basicamente, ele precisa avaliar se o orfanato poderia continuar sendo lar dessas crianças, além de permanecerem sob a supervisão de Arthur, o responsável por elas.

Acontece que Linus, um funcionário que sempre segue as regras à risca, percebe que este caso será um pouco diferente. Não se trata apenas de crianças, mas de crianças extraordinárias, que são pré-julgadas apenas pelo que aparentam ser. E toda a narrativa prende o leitor a entendê-las por outro ponto de vista: por elas mesmas (e isso pode dar uma dor no coração em alguns momentos).

Conforme a história avança, podemos perceber também a mudança interna que vai acontecendo em Linus. E a evolução do personagem me fez pensar em como algumas mudanças ou situações são tão importantes (e necessárias) na vida. E a maneira como Linus passa a enxergar o mundo e a si mesmo após conhcer o orfanato é uma dessas ocasiões.

Eu poderia descrever aqui como os personagens contribuíram para isso, mas deixo para vocês descobrirem. O que posso dizer, é que, no todo, Linus aprende mais sobre a vida e sobre si neste período que passa com essas novas pessoas. Antigamente solitário e preocupado com regras e padrões, o Orfanato de Marsyas é o lugar onde ele encontra tudo que estava procurando, e talvez nem soubesse.

Além disso, as crianças de Marsyas nos ensinam sobre o amor sem julgamentos prévios, sobre a cumplicidade apesar das diferenças e, principalmente, sobre construir um lar onde todos, com suas singularidades, possam expressar e receber amor.

Nem preciso dizer que A casa no mar cerúleo entrou para minha lista de favoritos. A leitura fluiu e gostei da forma como o autor foi mostrando a importância de cada personagem para a construção da história. Demorei para ler porque sim, eu me apeguei aos personagens. E também acabei com uma fileirinha do meu marcador de página. ?

Letty 25/04/2024

Amorzinho
Só tirei uma estrela porque demorei pra engatar na leitura. Mas chegou em um ponto que ficou muito bom e a partir daí só foi melhorando. Queria também poder sair da minha vida monótona e encontrar um lugar mágico, com pessoas que me abraçassem assim como foi com Linus. ??

Lane 24/04/2024

Muito fofo
Uma história fofa e cativante que vale muito a pena ser lida, as crianças são umas gracinhas e eu amo muito a escrito do T.J Klune, como tudo chega a ser poético

tata 22/04/2024

Você não gostaria de estar aqui?
A leitura mais proveitosa do ano até agora.
Acompanhar as crianças, seus jeitinhos, vontades, medos e seus sonhos foi ótimo. O papel que o Arthur tem de manter elas seguras e de mostrar que elas podem ser elas mesmas sem medo ou julgamentos, a serem corajosas e a sonhar que podem ser muito mais do que é socialmente imposto a crianças mágicas. Se torna mais significativo quando entendemos todo o passado dele como um ser místico que passou um orfanato, de transformar um lugar que apenas o machucou e o trouxe traumas em um lar para outros iguais a ele.
o Linus é irritante, mas é bom ver o ceticismo e preconceitos deles se esvairem de acordo com o tempo que ele vai passando na ilha e na casa, vendo cada particularidade das crianças que as tornam únicas e, bem, crianças. O jeito que ele vai se apaixonando pelo Arthur e se importando com as pequenas coisas, deixando todo foco e pensamento de estar fazendo um trabalho de lado, aproveitando cada momento único, mesmo que bobo ao lado da família é algo bonito de ver ser construído, mesmo que de maneira lenta.

Acho que isso torna o sentimento mais real e sincero. Como ele saiu de alguém que só estava ali para fazer relatórios, verificar se o "orfanato" estava em bom funcionamento e que morria de medo do pestinha Lucy, para alguém que o colocava para dormir, comprava discos e sorvete, dava botões, mesmo que de plástico para o Theodore, incentivava o Sal a se abrir e que os sentimentos dele eram importantes, a ouvir o que ninguém mais podia, assim como Phee. A entender que os sonhos até mais bobos eram uma esperança de deixar para trás qualquer coisa negativa que nos foi dita. É tudo muito singelo, calmo (em partes, as crianças são terríveis), bonitinho de se ver florescer como o jardim da Talia.

Eu não estava esperando tanto assim do livro e me surpreendi de um jeito muito bom, mesmo com algumas ressalvas, ainda sim foi um 5 estrelas e favorito. Pensando seriamente em ler os outros livros do autor pra saber se são tão bons quanto A Casa no Mar Cerúleo é.

Wini.Donatti 22/04/2024

Impecável
Esse livro é tão improvável e tão bom: ?Não é grande coisa, mas acho que coisas pequenas podem ser igualmente importantes?.

Cecilia.Alcantara 19/04/2024

Espetacular!
Foi uma leitura incrível, apenas tirei meia estrela da nota porque foi um livro no qual demorei pra engatar, só comecei a gostar mesmo da história por volta das páginas 140 ~ 150, pra mim foi um começo maçante com alguns trechos engraçados. Tive que insistir um pouco, mas valeu muito a pena.

A Casa no Mar Cerúleo é um livro com o qual você termina com o coração quentinho, acreditando realmente que as pessoas podem mudar para melhor quando elas decidem tentar. Fala sobre preconceito, identidade e aceitação. Que você é muito mais que um simples rótulo.

Leitura super recomendada! (E para aqueles que pensarem em abandonar nos primeiros capítulos, persistam um pouco mais, não vão se arrepender!)

L1vef4ever 19/04/2024

Você não gostaria de estar aqui? ?
*LINDO.*

Um dos melhores livros que eu ja li, se não o nelhor, levando em conta comparado que o outro é de terror, gêneros diferentes É uma leitura reconfortante, posso dizer que no início foi chato e até fiquei um mês sem continuar o livro, mas se for ver, como Linus foi criando "personalidade" ao decorrer do livro, mostra que no início do livro era sem cor, preto e branco e ao decorrer foi criando cores, virando um livro e uma leitura que te dá um abraço quente.

O livro é de fato lindo, porém gostaria que também o autor tivesse escrito mais na relação de Linus e Arthur, senti que faltou escrever mais, principalmente no final, onde o que ele resumiu em alguns paragrafos poderia ser bem envolvido na história também.

Em conclusão, eu recomendo MUITO esse livro, ele fala sobre assuntos de suma importância e que realmente deveria sair desse livro e ir para a sociedade, mesmo que seja algo que já não tenham falado antes.

Uma definitiva obra de arte. Leiam, vale a pena, é foto e agradavel, leitura leve e boa e que ainda tem "comédia" as vezes.

yope 18/04/2024

Amei
Gostei da forma de escrita, maior livro esse mês que consegui ler sem perder o interesse. pretendo ler mais obras do autor com certeza

Camila1856 18/04/2024

A casa no mar Cerúleo, me surpreendeu positivamente. Diferente de tudo que já li, trás uma perspectiva diferente sobre nossas inseguranças, medos e pre preconceitos. Dei boas risadas, me emocionei e confesso, me tirou de uma longa ressaca literária.

Dessa_R 18/04/2024

Demora a nos pegar?
Mas quando a gente entende os personagens, por que Linus e Arthur agem da forma que agem, a gente se apaixona pela história.

Mesmo que no início seja uma leitura mais lenta, essa edição é linda e eu queria uma continuação para saber do desenvolvimento das crianças!