Os Crimes ABC

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

Mateus 01/03/2010

Os Crimes do ABC, diferentemente de todos os outros livros da Agatha Christie, possui um serial killer como assassino, matando pessoas em série e a sangue frio. Em todos os seus outros livros era apenas uma pessoa assassinada (ou mais de uma, dependendo do nível de desespero do criminoso), e talvez seja por esse ponto importante que esse livro me levou a ter uma grande curiosidade até chegar o final.
Hercule Poirot é desafiado por esse serial killer audacioso, e será que ele desvendará o caso? Pois é isso que você irá descobrir durante o livro. Mas se você está pensando que só pelo assassino ser um serial killer Agatha Christie mudou seu modo de escrever, está enganado. Continua do mesmo modo. Talvez se ela tivesse mudado um pouco, seria melhor. Seu jeito de escrever livros policias é bom para crimes misteriosos em pequenas famílias, mas não para descrever assassinatos em série de um serial killer.
Mas o livro é expetacular, o final é realmente incrível. E lembrem-se, como em todos os finais de livros da Agatha Christie, no desfecho sempre nada é o que parecee! Você pensa que já sabe toda a resolução do caso e então PIMBA!, tudo muda completamente. Recomendo.

Julia.Maria 22/04/2017

Um bom livro
Mais uma vez Agatha ganha mais espaço no meu coração. É incrível a brincadeira que ela faz na mente do leitor, durante a leitura você só quer ler e descobrir quem é o assassino. Apesar de não ser o melhor da escritora, este livro é uma obra prima em quesitos de mistérios, reviravoltas, escritas e personagens.

Luciane Nascimento 27/09/2017

Viva Poirot!
Ótimo livro e com um final surpreendente

Kath 15/04/2017

Um truque magistral!
Sempre que leio um novo livro de Agatha me vejo surpresa. Essa mulher tem o dom de me pegar desprevenida! Quem comprou esse livro foi minha irmã, ela virou fã da autora depois que eu mostrei a ela Os Quatro Grandes, para mim, melhor obra escrita por ela.
Em Crimes ABC somos levados por Hastings novamente a visitar o recentemente aposentado Hercule Poirot que recebe uma misteriosa carta informando um assassinado que ocorrerá brevemente, a carta é assinada por alguém que se intitula ABC. Poirot tem um mau pressentimento, mas não leva a carta a sério até que, uma senhora aparece morta em uma tabacaria. Sem pistas, sem impressões digitais, a única pista é um guia ferroviário ao lado da vítima ou próximo da cena do crime. O mais intrigante é que o assassino está claramente desafiando Poirot, insultando sua inteligência e é acompanhado nesse pensamento pelo inspetor Crome, um policial azedo que não concorda em trabalhar colaborativamente com o famoso detetive por ser incrédulo com seu intelecto. Agatha constrói uma narrativa que (primeira vez que vi num livro dela) alterna entre a visão de Hastings e a terceira pessoa, ela nos manipula e influencia mascarando o assassino aos nossos olhos de uma maneira tão magistral que não conseguimos duvidar dele até que Poirot o expõe. Novamente uma narrativa brilhante que pega nossa atenção para cada detalhe, qual a ligação entre as vítimas? Como o assassino as escolhe? Até o próprio Poirot sofreu um pouco para encontrar essas respostas.
Realmente brilhante!
Não vou me estender por causa do tamanho do livro, é muito pequenininho e posso acabar spoilando sem querer. Depois do Assassinato de Roger Ackroid esse foi um dos livros mais inusitados que li dela, fiquei completamente presa na história.

Luane 07/03/2013

Sipnose: Há um serial killer à solta, matando suas vítimas em ordem alfabética. A única pista que a polícia tem é um macabro cartão de visitas que o assassino deixa em cada cena do crime: um guia ferroviário aberto na cidade onde a morte acontece.
A Inglaterra inteira está em pânico com a sucessão de crimes – A: Alice Ascher, em Andover; B: Betty Barnard, em Bexhill; C: Sir Carmichael Clarke, em Churston – e o assassino vai ficando mais confiante a cada morte. Seu único erro é pôr à prova o orgulho de Hercule Poirot, um erro que pode ser mortal.

Opinião:Apesar dos livros de Agatha Christie repetirem sempre uma mesma fórmula ao serem escritos sempre consigo me surpeender com a descoberta do assassino é o caso deste livro onde Agatha conseguiu com exito nos direcionar a suspeitar de diversas personagens diferentes durante a trama para nos surpreender no final com a descoberta do verdadeiro culpado.
Um livro que para quem gosta de suspense e de investigação concerteza vale a pena ler.

19/07/2016

Romance policial sobre assassinatos em série que ocorrem seguindo uma ordem alfabética (nome das vítimas, conjugado com o nome da cidade onde residem).
O assassino, antes de cometer cada crime, envia ao Inspetor Poirot uma carta avisando o dia e o lugar onde ele ocorrerá. Uma espécie de desafio ao célebre detetive, que colocará sua inteligência ímpar em ação e correrá contra o tempo para solucionar mais esse mistério.
Mais um incrível romance da insuperável Agatha Christie.

Carlos Nunes 16/05/2018

Agatha nota 10!
Leio AC desde a adolescência e já li muita coisa coisa boa e outras nem tanto. Esse foi um dos títulos que nunca me chamaram a atenção. Mas após ver por aí tantos comentários positivos, decidi me aventurar e me deparei com uma das melhores tramas da Rainha do Crime! O livro tem uma temática e um desenrolar bem diferentes de tudo o que ela escrevera até então, um caso verdadeiramente desafiador para Hercule Poirot, e para nós também, já que conhecemos o autor do crime e sua forma de agir desde o início do livro. Mas, como tudo o que ela escreveu, as coisas nunca são o que parecem, e as surpresas se revelam apenas no final, deixando aquele gostinho de "fui enganado de novo"... Talvez aí esteja a receita do sucesso tão duradouro de AC: sempre vamos atrás de outro livro achando que iremos desvendar a trama.... Os Crimes ABC já estão na minha lista de melhores da autora!

Luna 28/01/2015

Resenha: Os Crimes ABC. (Leitura Janeiro)
* Sobre o Livro:
Está acontecendo uma série de assassinatos na Inglaterra, sendo que as vitimas são selecionadas em ordem alfabética e as cidades em que ocorre os crimes são escolhidas em ordem alfabética. E o serial killer sempre deixa na cena do crime um guia ferroviário ABC. A missão do detetive Poirot, obviamente, é descobrir quem é o serial killer.

* Narrativa/Desenvolvimento:
A história toda é narrada na visão do Hasting, que é o melhor amigo e ajudante do Poirot. Porém existe uma variação da narrativa, onde as cenas são narradas por uma segunda pessoa a qual não conseguimos supor quem seja. O serial killer consegue deixar uma cena de crime perfeita, onde até mesmo a unica pista é implantada por ele, o guia ferroviário.
Todos os personagens são necessários na trama, apesar das vitimas não terem nenhuma relação entre si. O final do livro é surpreendente, inesperado e ao mesmo tempo revoltante quando descobrimos quem é o serial killer e os seus motivos.

* Opinião Pessoal:
A Agatha consegue criar uma história fantástica e envolvente, ao mesmo tempo consegue nos prender e nos deixar apreensivos pela descoberta do assassino. As cenas são detalhadas de forma a suprir as necessidades. É um livro que vale a pena ser lido e que merece 5 estrlas.

site: www.tyciahadiresenhas.blogspot.com
Thyta 04/02/2015minha estante
Amei fiquei louca pra ler e livros de suspense é comigo mesmo =)

Thaís Alves 20/02/2012

Agatha Christie, como sempre, surpreendente! Um romance policial magnífico, que te prende; não dá vontade de parar de ler enquanto não termina o livro, enquanto o crime não é desvendado, e quando isso acontece, você fica maravilhado. Super recomendo, é uma leitura muito prazerosa, uma história incrível.

Cristiano G. 02/10/2010

Muito Bom.
Agatha Christie, uma vez, disse numa entrevista que queria ser apenas uma boa escritora de romances policiais. Acabou se tornando a melhor de sua época e uma das melhores do mundo! Já li outros dela, mas escolho esse para representar. Incrível como Poirot descobrte de que forma os crimes foram cometidos!
Vale a pena!

Maiah 13/12/2014

Gostei!
Os Crimes do ABC é um livro bem diferente de todos os que já li da Agatha Christie. E o fator que mais o diferencia dos demais livros da autora, é o fato de termos nessa história um Serial Killer.
O livro é narrado pelo capitão Hastings, eterno companheiro do Hercule Poirot. E tudo tem início com uma visita de Hastings a Londres, onde ele decide procurar seu amigo Poirot.

Poirot acaba então mostrando a Hastings um envelope que recebeu recentemente. Nesse envelope há uma carta para Poirot onde uma pessoa que assina por ABC, avisa que se ele realmente aprecia um bom mistério deve ficar atento aos acontecimentos que irão ocorrer na cidade de Andover no dia 21.
Apesar de Hastings acreditar que seja apenas uma carta de um louco, Poirot se mostra preocupado e curioso.

A primeira vitima do ABC é a Sra. Ascher, dona de uma pequena tabacaria em Andover. O crime aconteceu no dia 21, assim como foi alertado na carta que Poirot recebeu. E na cena do crime, próximo a vitima, os detetives encontraram um guia ferroviário ABC, com a cidade de Andover marcada. E assim foi o início de tudo.

Poirot continuou a receber correspondências do ABC, que indicavam as cidades de Bexhill e Churston, e assim aconteceu. Betty Barnard, foi morta em Bexhill e Sir Carmichael Clarke, em Churston.

Depois de muita investigação por parte da policia e de Poirot, os familiares das 3 vítimas decidem então se juntar a Poirot e ajudar na investigação, afim de evitar uma quarta morte. A partir dai conhecemos mais sobre as vitimas e sobre as pessoas que as cercavam através das interrogativas de Poirot.

Nesse livro, somos levados pela Agatha Christie, o tempo inteiro, a acreditar em uma coisa, que apesar de parecer muito óbvia, nos parece verdadeira. Mas como já é esperado nos livros da autora, o final conta com uma reviravolta que apesar de eu ter pensado nisso até um determinado ponto do livro eu acabei desistindo da ideia.
Tudo é desvendado e explicado com a maestria e genialidade do detetive Poirot, e todas as peças se encaixam como em um quebra cabeça.

Apesar de ter sido uma boa leitura e o final ter me surpreendido de alguma forma, o livro não é um dos melhores da autora. Mas mesmo assim valeu a pena a experiência de leitura.
Uma coisa que me desagradou nessa edição é que em vários momentos do livro o detetive Poirot fala palavras ou até mesmo frases em francês, e o livro não apresenta notas de rodapés com a tradução, o que acabou deixando algumas partes um pouco confusas.

No geral, recomendo esse livro a todos que gostam de Thrillers e a todos que gostam de ler Agatha Christie. Tenho certeza que a leitura agradará vocês!

site: http://www.livrosesonhos.com/2014/12/resenha-livro-os-crimes-abc.html

Soliguetti 04/03/2019

A Dama do Crime mostra a que veio
Agatha Christie, como todo escritor, passa por seus altos e baixos. Em alguns livros, é possível identificar o assassino já na metade da história. Não se pode dizer o mesmo de "Os Crimes ABC".

Nesse excelente livro, Christie nos apresenta a um curioso assassino auto-intitulado "ABC", que anuncia seus próximos crimes por carta a Hercule Poirot, desafiando-o a solucionar os casos. Há um importante detalhe: as vítimas e cidades dos crimes seguem sempre a ordem alfabética.

Num desfecho surpreendente, Agatha Christie mostra como é habilidosa em enganar o leitor, levando-o a crer que a solução do crime vai por um caminho apenas para nos dar um tapa na cara, no esperado desvendamento do crime por Poirot, e expondo um assassino que dificilmente algum leitor desconfiaria. É como se Christie risse de nossa ingenuidade.

Sem dúvida um dos melhores livros da autora, "Os Crimes ABC" é leitura indispensável para os amantes de um bom mistério de assassinato.

Mi 06/05/2010

Muito fraco!!
Embora eu seja uma fã incondicional de Agatha, tenho que admitir que este não é um dos seus melhores livros. Achei que faltou o suspense, o desenrolar surpreendente de fatos que tornam a estória dinâmica e nos fazem ansiar pelo seu desfecho.

Felipe 24/06/2011

Sinopse - Os Crimes ABC - Agatha Christie
Já aposentado, Hercule Poirot aceita o desafio de desvendar um assassinato cometido por um criminoso que se anuncia com cartas anônimas cheias de menosprezo. O assassino deixa junto de suas vítimas um guia ferroviário. Talvez seja um maníaco por estradas de ferro. Poirot persegue de pista em pista, de letra em letra, o rastro sempre alfabético do inimigo.

Os Crimes ABC - Agatha Christie

Ana Paula 31/08/2016

O livro narra uma estranha série de assassinatos ocorridos em ordem alfabética. As vítimas são pessoas cujas letras iniciais de seus nomes coincidem com as letras iniciais das localidades onde moram. Por exemplo, a primeira vítima é Alice Ascher, de Andover. Além disso, o assassino avisa o local dos crimes nas cartas que ele manda para Poirot assinadas de "ABC" e deixa ao lado de cada corpo o guia ferroviário ABC. Aparentemente, as mortes são aleatórias, pois nada parece indicar que exista ligação entre as vítimas. Porém, Poirot, com a ajuda de seus amigos, mostra que não é bem assim.